【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
cheidpulga
Veterano
# mar/16 · Editado por: cheidpulga
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Um amigo meu aqui está vendendo uns captadores PRS Modern Eagle, ou seja, captadores comprados nos EUA que são os mesmos que vêm nas obras de arte PRS Modern Eagle, R$ 500,00 o par. Você acha que compensa gastar eles em uma PRS SE Custom 24?

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E aí!
Cara, quando estava dando a última solda de terra no pot, encostei o ferro de solda no cabo captador...
Daí só passei uma fita isolante e colei o cabo embaixo do captador com silicone. Depois que montei, senti um chiadinho no captador, dependendo a posição que eu ficava em relação ao amp. E algumas posições chiava, outras não; mas todas que choavam, chiavam só nesse captador que queimei o fio.
Pensei em cortar o fio, abrir ele por baixo e refazer as soldas internas, ou só tentar isolas com um pedaço de fita isolante, fita de cobre por cima e depois outra camada de fita isolante por cima. O que você acha, man?

Uma foto da babaquice que eu fiz.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

LucasGuitar9712
Não conheço...
cheidpulga
Sim, são excelentes captadores.
DimeMegadeth
Não há muito o que fazer exceto isolar muito bem...
Abçs

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Nao tem como trocar o fio então?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

DimeMegadeth
Como está, não.
Deu sorte de não inutilizar o capt...
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pultz! Valeu a força, man.

Abç!

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar

Não sei se já perguntaram isto porque o tópico e grande e não li inteiro queria saber qual o espaço correto entre as cordas na pestana de guitarras com braço de strato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

Amago
O mais baixo possivel sem trastejar...
Abç

Ramsay
Veterano
# mar/16
· votar

cheidpulga
Esses captadores PRS modern eagle são captadores de baixo ganho e com som bem vintage.
O modern está só no nome.
Inclusive eles são bem inferiores aos captadores que vem na PRS SE Custom 24.
Por isso, não aconselho a compra.

pãr
Veterano
# mar/16
· votar

estou de olho em uma Ibanez RG Premium, e eu queria saber se o tampo e a escala em rosewood podem deixar a guitarra com o som um pouco mais puxado para o mogno, ja que toco predominantemente metal? Estou fazendo essa pergunta pq não poderei testa-la, pq só a encontrei em uma loja no RJ.
Abç

fconde77
Veterano
# mar/16
· votar

pãr

Apenas a escala em sí influenciam muito pouco o timbre.

Agora guitarra com tampo em rosewood nunca ví, nem nos modelos ibanez.

Não sei se serve como regra, mas tenho uma Ibanez serie S(S770) com corpo em mogno e o tampo é apenas uma folha bem fina, fina mesmo, coisa de 1mm, e só tem função estética.

Arthur J
Membro Novato
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma guitarra MICHAEL sunburst exatamente igual a essa neste anuncio:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745915211-guitarra-michael-lesp aul-novissima--_JM

Gostaria de saber se compensa eu dar uma repaginada nela.Tava pensando e pintar ela de preto fosco com uns detalhes laranjas ou verde e colocar umas tarraxs com trava e 2 captadores emg 81 e 85 qual a sua opiniao?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

Arthur J
Não.
Abç

Arthur J
Membro Novato
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Dá pra pintar um escudo prata da RG350EX em laranja fluorescente ou não fica um trabalho bom e é melhor comprar um pronto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

Arthur J
Pintura em escudo dá certo até certo tempo. Depois descasca....
Vc pode usar tinta de marca têxto e depois aplicar verniz PU spray monocomponente por cima.
Abç

Arthur J
Membro Novato
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Com esse spray a pintura não descasca?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

undefinedArthur J
Proteje mais. Só isso...
Abç

Arthur J
Membro Novato
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Se eu comprar um pronto nessa cor feito por um luthier vai descascar tb?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

Arthur J
Se pintar, qualquer que seja o processo, vai descascar, mais cêdo ou mais tarde...
Abç

GuitarHome
Veterano
# mar/16 · Editado por: GuitarHome
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, tudo bom?

As cordas do meu violão de aço estão um pouco altas, o que está me exigindo um esforço um pouco a mais do que o normal e gostaria de baixa-las um pouco.

Nas três primeiras casas (observando o mizão) as cordas estão numa altura legal, a partir da 4a em diante ela já dá uma boa aumentada e assim até o fim do braço ficando cada vez mais alta. Da primeira casa para a segunda já tem uma uma diferença bem considerável de altura, a altura da primeira casa está mais do que ideal, gostaria de deixar as cordas exatamente nessa altura em todo comprimento do braço. Quando pressiono a primeira e última casa no mizão, a corda fica bem próxima do 12o traste e não chega a encostar.

Esse é um problema que conseguiria resolver dando uma regulada no tensor? Faz alguns anos que não regula tensor dele.
Vou trocar as cordas dele essa semana e gostaria de tentar eu mesmo dar uma abaixada nas cordas e ver como fica.

O que você me sugere? Apertar 1/4 de volta e ir vendo como fica?

Valeu

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

GuitarHome
A questão aí é uma regulagem, não apenas do tensor (aperte-o 1/4 de volta), mas também do rastilho.
Abç

GuitarHome
Veterano
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, obrigado pelas dicas. Dei uma apertada no tensor, o braço ficou mais "reto" e deu uma pequena melhora. Mas constatei que realmente o rastilho é o problema, principalmente nos bordões, onde a ação está incomodando mais.

A dúvida que surgiu agora seria, vi que um rastilho novo é barato. Será que consigo fácil um rastilho com as mesmas dimensões do meu violão sendo necessário apenas trocar um pelo outro, ou sempre ele vai precisar ser adaptado? No caso se não fosse difícil conseguir, eu mesmo trocaria. Ou apesar de não parecer, é mais fácil lixar o rastilho que já está instalado nele?

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

GuitarHome
Não.
O rastilho deverá ser retirado e sua altura diminuída.
Cuidado pois a altura dos bordões tem que ser maior que nas primas...
Abç

Rafiki GP
Membro Novato
# mar/16
· votar

Pessoal, postei uma pergunta parecida em outro tópico, mas acredito que esse seja o mais apropriado.. Preciso de uma ponte e de um jogo de tarraxas pra minha condor RX20s, podem me indicar algumas que dêem conta do recado tendo em mente o custo/benefício?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

Rafiki GP
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702946908-jogo-de-tarraxa-tarra cha-cromada-6-em-linha-para-guitarra-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700371643-ponte-p-stratocaster- kit-completo-somos-loja-nf--_JM

Rafiki GP
Membro Novato
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado mestre. Adorei o custo! Hahaha
Abç

Arthur J
Membro Novato
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mano do céu de ruim husuhshus minha ponte gotoh chegou hoje e ele é bem maior da que veio na minha RG350EX até o lugar onde coloca as molas é o dobro do tamanho o que eu faço?

doubletalking
Veterano
# mar/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

A Madeira Curupixa é uma boa madeira para construir corpos de les paul?

Uma vez li não me lembro onde, que ela possuía características semelhantes ao mogno, isso procede??

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar

Arthur J
Seu luthier deverá aumentar as cavidades e refazer o acabamento do instrumento.
Vai sair caro...
doubletalking
Sim, mas só posso falar porque ouví isso de outros colegas luthiers, pois eu nunca usei essa madeira.
Abçs

lucas.motorbreath
Membro Novato
# mar/16
· votar

Pessoal, estava pensando em colocar um Malagoli HH777 na ponte da minha Schecter Omen 6, eu uso ela em C#, não gosto muito do captador original da Schecter por isso queria trocar, preciso de harmônico e ganho alto, ouvi falar bem desse HH777, mas tenho algumas dúvidas. Eu uso mais o da ponte mas se eu manter o original no braço vai ficar ruim? Pois o HH777 é Alnico e o Schecter é Cerâmico...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji