【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Outra opção seria um Precision SX original por R$ 900,00.

O que me impressiona e como sobram marcas fazendo JB e modelos mais "modernosos" de JB, PJ etc, mas poucas são as opções de bons Precisions no mercado...

Calils
Veterano
# jan/16
· votar


Bertola, tudo bem?
Tenho algumas duvidas sobre uma Giannini SuperSonic:

A começar pelo ano dela, tudo indica que seja do início da década de 90, mas algumas coisas me confundem, como o endereço escrito no headStock que é o da Frabrica da rua Carlos Weber 184 em SP...

Li em diversos lugares a respeito da qualidade dessa guitarra e encontrei opniões bem divergentes, então gostaria da sua, e também uma ideia de preço no mercado

Segue aqui algumas fotos dela

Valeu!
Abraços

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


Obrigado mais uma vez Bertola
Eu pesquisei antes de comprar a madeira, e mais de um site afirmava que cedro rosa era indicado para corpo e braço de guitarras, mas agora que você falou que não é apropriado desanimei um pouco.
Não tem longarinas, mas a escala é em ipê, eu instalei esse tensor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707832947-tensor-duplo-95mm-c-d uas-vias-pra-guitarra-com-bala-allen-_JM
será que mesmo com o tensor o braço não vai aguentar as tensões das cordas?

fconde77
Veterano
# jan/16 · Editado por: fconde77
· votar


Calils

O lado ruim das Giannini antigas era o controle de qualidade, principalmente nos materiais utilizados e alguns erros de construção... Então dizer que ela é boa ou ruim somente testando.

O que me chamou atenção nessa são essas marcas longitudinais bem destacadas no corpo, provavelmente por conta das emendas na madeira, e me chamaram atenção justamente por já ter visto, mais de uma vez, apresentando problemas e a emenda descolar.

Não estou dizendo que isso vai acontecer, que é um problema e tal, essas marcas podem ser apenas o resultado da madeira trabalhando depois de tantos "X"anos.

Calils
Veterano
# jan/16
· votar


fconde77

Poxa cara você me assustou, eu até tinha esquecido de perguntar o que poderia ser essas marcas, sabia que tinha algo relacionado às emendas mas não sabia que elas podiam chegar a descolar, se esse for o caso, como proceder?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Calils
Como o fconde77 falou, Giannini alguma é confiável, a não ser que seja detidamente avaliada por um liuthier experiente.
Essas marcas demonstram um grave problema de colagem (devido ao inexistente controle de qualidade e péssimos materiais).
Se é sua, consulte imediatamente um luthier habilitado. Se forcomprar, esqueça...
Renan_Nunes
Quem te falou isso apenas quer vender...
Abçs

Calils
Veterano
# jan/16
· votar


Muito Obrigado, fconde77 e Mauricio Luiz Bertola

Outra coisa, Estava pensando em levar ela em um Luthier para ver a ponte e a parte eletrica também... Qual seria uma margem de preço para arrumar esse problema na colagem? Acho que a grande questão para mim é se ela vale todo o investimento, na realidade, o som dela nesse estado me agrada muito, superou para o meu gosto inclusive o de uma squier que tinha antes, existe alguma lógica nisso? Digo, as gianninis, embora sem controle de qualidade, usavam algum material bom?

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


Obrigado Bertola, agora o braço já está pronto, espero que o tensor suporte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Calils
se ela vale todo o investimento
Depende do que seu luthier vai avaliar...
Digo, as gianninis, embora sem controle de qualidade, usavam algum material bom?
Nessa época, não. Esses capts, por exemplo, são sofríveis...
Renan_Nunes
I hope so...
Abçs

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


Renan_Nunes
Mauricio Luiz Bertola

Já vi braços em Cedro, principalmente em violões de série estudo e até em violões de luthier, apesar que braços de violões eruditos são mais curtos e largos em relação aos de guitarra.

Para uma confecção mais segura de braços de guitarra em cedro:
- De preferência para cedro de oriundo de demolição, pq já esta estável e seca
- Confeccionar o braço usando a técnica de "sanduíche" com outra madeira mais resistente(ex.: Pau-Marfin, Pau-Ferro, Roxinho), exatamente como uma longarina pra dar maior resistência.
- Outra alternativa é a peça selecionada para confecção do braço ser cortada no sentido longitudinal e colada com a direção invertida "⥔ ⥕". Apesar de não confiar 100% nessa alternativa acho até válida mas não muito para guitarras pelos motivos que citei acima.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/16
· votar


Pessoal, tenho uma Cort KX5 FR e apesar de ser uma boa guitarra estou percebendo que as ferragens dela são bem delicadas. Um dos parafusos que trava o clamp do lock nut espanou na cabeça, ou seja, não dá para girar, mas isso é o de menos, o problema que me preocupou foi que a bucha (ou pivô, não sei o nome ao certo) onde entra a alavanca teve duas pequenas rachaduras devido à força exercida nas alavancadas, veja bem, é onde entra a alavanca, ali onde gira o copinho pra dar aperto e não os dois pivôs da ponte, eu queria saber se esta bucha da alavanca pode ser substituída e como eu removo ela, ou é algo que só um luthier pode fazer?

Grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


fconde77
Pois é. Braço de cedro para guitarra sem reforços de longarinas, é arriscado...
lucas.motorbreath
Não tem como substituir não... Vai quebrar até incapacitar a ponte para a fixação do "copinho"...
Abçs

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então o que danificou não foi o copinho e sim o bocal onde entra a alavanca, mesmo assim não tem como substituir? Pois eu vi anúncios no MercadoLivre, segue a foto:

Foto do bocal
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714283376-bucha-pivot-alavanca- floyd-rose-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


lucas.motorbreath
O problema é saber se essa peça aí pode ser colocada na sua ponte, e, se a de sua ponte pode ser retirada...
Leve a um luthier.......
Abç

Xoole
Veterano
# jan/16 · Editado por: Xoole
· votar


olá ... sei que não estou no topico de pedaleiras masss aqui é onde o pessoal que mais entende e tem experiencias se encontra - nos outrostópicos antigos encontrei alguma coisa mas opinioes de iniciantes e talz ...

vamos ser diretos : POD HD 300 para usar em amp no palco e microfonar , alguém ja testou isso ? fica bom ? fica + ou - ?

outra pedaleira para indicar ?

uma vez tive uma boss gt-10 e usava assim , na época nao tinha mta experiencia ... vendi por que tive oportunidade de comprar um booom amp all tube , masss agora busco praticidade .. mas não quero um som de plástico tbm rsrsrs

provavelmente será usada em um SS

desde já agradeço as opinões ok

forte abraço a todos !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Xoole
Essa pedaleira é legal.
O ruim dela é o display muito pequeno...
Agora, atente para o fato que pedaleiras como essa tem que ser programadas de forma mui dedicada para uma boa performance no palco.
Abç

Xoole
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado pela dica ... imagino que sim...mas vc ja presenciou o resultado ?

existe algo parecido para indicar ...do tipo Nova System Tc Eletronic ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Xoole
Cara, eu tenho um amigo que teve uma e depois pegou uma POD XT Live...
Não sou entendedor de pedaleiras específicas, mas minha experiência é grande, e as dicas são essas que dei.
Abç

Ramsay
Veterano
# jan/16
· votar


lucas.motorbreath
Me explica o seguinte: Na sua guitarra a alavanca é igual a de uma floyd rose tradicional, que tem uma rosca interna que é rosqueada na rosca externa do que vc chama copinho, ou é do tipo que tem uma rosca na alavanca e é rosqueada no buraco da ponte??

Se for do primeiro tipo eu confesso que não sei como vc conseguiu rachar mesmo com alavancadas fortes.
De toda forma essa peça da ponte tem um nome (que não lembro agora) e quase sempre elas são rosqueadas no corpo da ponte.
Então, eu sugiro que tire a peça fora, meça com cuidado o diâmetro e pergunte aos vendedores do ML qual o diâmetro das peças que eles estão vendendo.
Se for igual, compre.

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: leoavilaleo
· votar


Fala pessoal, de boa? Nao sei se é o lugar certo pra perguntar isso... Então, há muitas controvérsias na maneira de guardar a guitarra, eu li que usar o suporte de chão com apoio no braço pode empenar, enfim, estou guardando ela na bag dessa maneira: https://imageshack.us/i/plu0dVWoj
o bag é reforçado e a guitarra fica bem presa e acomodada ali dentro, deixo ele no L que fica entre o roupeiro a parede. Tem algum problema de deixar assim?Posso ficar tranquilo?
EDIT: dentro do bag: https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/921/ZkTyJ8.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


leoavilaleo
As cordas do instrumento, mesmo dentro de um case ou bag tem que ficr voltadas para o apoio.
Abç

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mesmo dentro de um case tem que ficr voltadas para o apoio

How do it?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Virando a guitarra para a parede...
Abç

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, eu vi nessas guitarras Michael e Hurricane que as madeiras do corpo são solidwood/hardwood, sem especificar se é de alder, ash e afins. Então, do que é feito o hardwood/solidwood?

fconde77
Veterano
# jan/16 · Editado por: fconde77
· votar


Gulherme Polar

hardwood/solidwood
Traduzindo: Ninguém sabe o que pode encontrar!!! Se um fabricante não especifica a madeira, desconfio até sé é madeira.

rodolfo872
Veterano
# jan/16
· votar


Olá Bertola , comprei a Guitarra , afinal acabei indo com a ltd-m200fm que o fconde falou entre as opções que dei. Confirmei que a ponte é gotoh , vi a caixa de onde foi comprada e peguei os manuais. Mas tem 2 coisas que acho que vou ter que arrumar , primeiro como você disse , as molas , tenho que trocar pois ela está soltando um pouco afinação , não sei se é o caso de trocar as travas também. E trocar as cordas que estão um pouco velhas como o cara me alertou , antes que danifique os trastes e também porque a mizinha e a corda si quando vou fazer bend em algumas casas elas parecem como se estivesse arrastando na madeira e li que isso pode ser só cordas velhas mesmo , porque não parece ter nada de errado nos trastes nem na madeira , porém como o dinheiro apertou um pouco após essa compra vou ter que esperar até dia 10-12 do mês que vem para fazer tudo isso levando num luthier. Mandar umas fotos da guitarra e da ponte só pra confirmar tudo. Se tiver mais algum conselho pra dar , será bem vindo. Em resumo eu adorei a guitarra , esse braço colado facilita muito tocar nas ultimas casas e a ponte tirando a desafinação , ela é beeem macia , precisa e a alavanca não dança quando encaixada.

Segue as imgs>>http://imgur.com/a/DVldi

Muito Obrigado pelas respostas até agora.

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: leoavilaleo
· votar


As cordas do instrumento, mesmo dentro de um case ou bag tem que ficr voltadas para o apoio.
podes me dizer o porque disso?

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


rodolfo872
Molas novas vão cair muito bem, mas a instabilidade pode ser também pelo fato dela estar com apenas 2...
O restante do que falou se resolve numa visita a um luthier.. Além da revisão/regulagem geral, peça pra hidratar a escala e dar um polimento nos trastes...É um serviço simples, porem, na minha opinião, chato... Mas aumenta muito o prazer na hora de tocar.

leoavilaleo
O tensor é regulado de acordo com a tensão exercida pelas cordas, se deixar a guitarra encostada na parede dese jeito, esse peso é mais uma força na mesma direção que as cordas estão puxando... deixar a guitarra de frente vai causas menos "stress".

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/16
· votar


fconde77
eu posso só virar a bag? tipo, deixar as costas viradas pra frente?

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


leoavilaleo
se a guitarra ficar como esta, no chão dentro do case, capa ou sacola de mercado que seja, deve ficar apoiada com as cordas de frente para a parede...

Como ela vai ficar dentro do Bag é irrelevante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji