【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
vitorrock
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite Bertola, eu tenho um violão de aço e gostaria de saber como posso regular as oitavas e a altura das cordas do violão... Principalmente os bordões, em qualquer casa que eu toco fica um pouco acima da afinação correta, já as primas estão soando afinadas. Eu li em outros tópicos e o pessoal tem dito que não é possível realizar tal regulagem, será que isso é verdade???
Muito obrigado, Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


vitorrock
Em violões não se regulam 8ªas.
Para regular a ação é necessário trabalhar a pestana e o rastilho.
Abç

vitorrock
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado, minha última dúvida é sobre alguns jogos de corda terem espessuras diferentes, por exemplo:
Comprei um jogo de corda .010-.050 pro meu violão (.010,.014,.022,.030,.040,.050)
Porém na loja também tinha um jogo ou .010-.047 (.010,.014,.023,.030,.039,.047)
Se da próxima vez eu colocar esse .010-.047 causarei algum tipo de dano ao violão?
E é normal não conseguir dar full bend em violões? Por que com guitarra .010 eu consigo normalmente, agora no violão é muito diferente, pensei até em mudar as cordas do violão para .009...
Abraço!

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu tenho um captador novo, na embalagem ainda, e desde que comprei deixo ele em uma caixinha, enquanto nao chegam os outros que comprei (pra trocar todos de uma vez só).

Agora quando abri a caixinha estava cheia de parafusos, que alguém que limpou aqui achou por bem colocar na mesma caixa.
O fato é; os parafusos (+ de 20) estavam todos grudados na caixinha do captador (que está com o captador dentro). Quando desgrudei eles da caixinha notei que eles permaneceram grudados entre sí. Isso de alguma maneira pode ter causado dano ao captador?

PS: é um single-coil de cerâmica.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


vitorrock
Toda vez que você muda a espessura do encordoamento, seja no violão ou na guitarra, você tem que regular. No caso do violão o tensor.
Sim, é mais difícil fazer "bends" em violão pela ação mais alta das cordas. Acostume-se. Aliás, isso nem é comum na técnica usual do violão de aço.
DimeMegadeth
Não.
Abçs

Hangar18
Veterano
# fev/16
· votar


vitorrock

Se vc gosta de dar bends e solar no violão cogite a idéia de escalopá-lo, fica muito melhor para esse fim. Eu fiz isso no meu. Só que não tem volta.

Abçs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Hangar18
Além de diminuir a resistência estrutural do braço...
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Amado Mestre... hehehehe

Se eu ligar o circulo à ponta da seta azul ou à ponta da seta vermelha, eu vou conseguir controlar a tonalidade do captador da ponte? Se sim: para que o agudo do captador da ponte seja filtrado pelo capacitor; devo optar pelo caminho azul ou tanto faz?
E, se sim pra tudo, é um bom negócio utilizar-se dessa ideia pra filtrar os agudos do captador da ponte (pelo capacitor ou nao)??


Desculpa a noobiesse, mas graças a ti eu entendo as coisas, Bertola!

Grande abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


DimeMegadeth
Cara, mais fácil e mais barato é utilizar um esquema de telecaster, com um volume e um tone masters...
Abç

mateuslee
Veterano
# fev/16
· votar


Olá
Pode ser uma pergunta boba, mas eu queria saber o nome/modelo de ponte equipado nas tagima pr200 e em algumas sx ky1.
E onde eu poderia comprar uma.
Obrigado.

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou estudar isso!! Valeu, cara!

doubletalking
Veterano
# fev/16 · Editado por: doubletalking
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho um conhecido vendendo uma guitarra de braço colado, sem ferragens, caps, e por aí vai, sem nada rsrs

estou pensando em comprar, mas o seguinte, estive com a guitarra em mãos, e me parece que a 1ª casa da guitarra, perto do nut e tal, possui apenas 1mm a mais que a 2ª casa, digo o tamanho da casa mesmo. a casa 1 e 2 possuem quase a mesmas medida, isso deve ser um erro certo? porém, quero saber se esse detalhe vai interferir a guitarra dar afinação corretamente e etc.. ?? Tirando isso, achei bem construída e tal...
Esse detalhe vai interferir em algo??


Muito Obrigado.

Renan_Nunes
Veterano
# fev/16
· votar


Bertola terminei minha guitarra, nunca tinha soldado nada na minha vida e fiquei feliz por ela ter ligado, mesmo com um ruído leve. Já deu pra perceber que o problema é no aterramento, porque se eu encosto no parafuso que prende o captador ou na chave seletora ou até mesmo na parte de ferro da pedaleira, o ruído para, porém já olhei a parte elétrica e todos os fios estão nos lugares certos. Gostaria de te perguntar como você costuma proceder nesses casos, tem alguma técnica para descobrir onde o aterramento está "mal feito" ou tem que desfazer a parte elétrica e fazer de novo? (ta chiando baixinho, mas não é normal, minha cort não chia assim )
OBS: Se eu coloco o TOM do captador do braço no zero, o chiado para também.

vitorrock
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pela atenção!!!
Hangar18
Parece ser uma ótima possibilidade, a única dúvida que eu tenho quanto a escalopar, seria quanto a execução de acordes... Eu vi bastante gente dizendo que quando o instrumento é escalopado ele favorece muito mais os solos e acaba perdendo muito em acordes, o que você acha?
Abraços

mandanudess
Membro Novato
# fev/16
· votar


Boa noite.

Possuo uma Squier Telecaster Custom HH.
Recentemente, comprei um pedal de distorção e percebi que, a partir de determinado ganho/volume, a guitarra começa a "apitar" (uma espécie de microfonia muito alta e muito chata).

Inicialmente, achei que era o pedal. Contudo, testei com outros 2 e o problema continuou. Testei com outros cabos, outra fonte e, até mesmo, liga-los em um estabilizador...

Nada adiantou.

Levei a guitarra em um Luthier da minha cidade (se é que podia chama-lo de Luthier, pois visivelmente no possuía um conhecimento aprofundado da matéria), e, só de tocar com ela por alguns minutos, disse que o problema eram captadores ruins. Aliás, segundo ele, toda a guitarra era ruim e recomendou a troca imediata. Muito estranho o atendimento dele, mas ok...

A questão é: eu sei que ela não é a melhor guitarra do mundo, mas está, na minha opinião, longe de ser péssima...

Aí fica a pergunta: o que pode ser a causa e como resolver?

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/16 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Mauricio Luiz Bertola
oi bertola, boa noite, e bom carnaval :D

Eu tenho uma epiphone les paul custom (lp de braço colado) , que ja tinha levado uma queda antes de modo que quebrou o headstock, o luthier conseguiu concertar mas teve que trocar a tampa do tensor.

Acontece que eu tava usando ela em um bag e alça do bag soltou, a guitarra imediatamente girou com o braço pra baixo e caiu no chão de ponta cabeça, de modo que, abriu uma rachadura enorme que vai do nut até mais ou menos a casa 5 no formato de " \ "

ficaria muito agradecido se pudesse me esclarecer algumas duvidas:

1) é perda total no braço, ou só é possível dizer quando o luthier olhar de perto? é mais provável que seja perda ou que tenha concerto?

2)caso seja possível concertar, eu vou ter alguma restrição quanto a calibre de cordas,afinação etc?

3) eu posso comprar um braço novo de les paul pela internet e pedir pro luthier descolar o antigo e colar o novo. ou eu tenho que levar nele? (tenho medo que o luthier tente me empurrar a ideia de que, ele mesmo tem que fazer um braço novo. pra tentar ganhar mais as minhas custas e, alem disso, tenho medo do prazo.)

4) se a melhor opção realmente for construir um braço novo, qual a media de preço que é razoável o luthier me cobrar? sei que é chato falar em valores, mas tenho medo de ser explorado.

Só não vou com você por que não moro no RJ, moro em belém do para, existem poucas opções de luthier por aqui.

Dom Ruan rr
Membro Novato
# fev/16
· votar


Pessoal preciso de uma fonte para pedais! So tenho 3 mais penso no futuro e como a fonte é algo importante quero comprar logo!
Eu tava pensando na landescape energy 10 mais parece que ela não tem saidas isoladas!
Li que a bbe é boa mais não acho no ML!

Sabem de algum site comfiavel que venda a bbe?
Alguém ai me recomenda alguma fonte?????

Não queria gastar muito mais se for necessário para melhor qualidade do meu som eu junto mais!!! Estou agora com r$300

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala, Mestre dos Magos!!!
Seguinte, vou fazer um aterramento aqui pro meu cubo parar com as sofrências dele. hehehe Meu cubo é um staner kute 60, alimentação com dois pinos.... Onde eu ligo o terra nele? Num parafuso? Na carcaça interna? Qualquer lugar??

Sei que essa pergunta foge do intuito do tópico, mas acredito ser coerente mesmo assim.

Obrigado, man.
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


DimeMegadeth
Ligue um fio na carcaça do amp e fixe-o num dos pézinhos do combo para prover um aterramento mais ou menos...
Dom Ruan rr
Eu uso Landscape de 5 e estou satisfeito.
rhoadsvsvai
Terá que ser feito novo reparo, com reforço. Não há restrições.
Vai ficar caro....
Tenha mais cuidado...
mandanudess
Captadores inadequados para a forma como você está usando (excesso de distorção). Covém também fazer uma blindagem.
doubletalking
É preciso medir com um padrão e régua de precisão a escala paa saber se não há erros de posicionamento dos trastes. Se houver, não compre.
Renan_Nunes
Refaça as soldas dos fios de aterramento. Todas as peças da parte elétrica tem que estar interligadas ao terra.
Abçs

mandanudess
Membro Novato
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O problema é que não estou com tanto ganho assim... Estou no low gain e isso está acontecendo... Isso é normal?
Vale a pena fazer upgrades nessa guitarra? Ou mais compensa comprar uma nova?

Renan_Nunes
Veterano
# fev/16
· votar


Obrigado Bertola

Dom Ruan rr
Membro Novato
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado! Irei comprar ela mesm!!! Estou analizando se compro a de 10 ou a de 5 !
No momento a de 5 esta muito mais que suficiente para mim mais é que penso no futuro!
Agradeço a opinião!

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Grande Mestre,

Tenho uma strato com 3 Fenders CS Texas Special que está timbrando bem com drive (ela tá bem gorda por sinal, principalmente porque adicionei o controle de tone ao captador da ponte), mas no clean e cruch falta o estalado clássico que tanto gosto nas stratos. Já melhorei muito essa guitarra ajustando altura dos caps, bloco grande, cordas .011, tarraxas Fender Deluxe com trava, nut de osso e fazendo tudo que aprendi em termos de regulagem, mas ainda não chegou no que quero.

O fato é que tenho 4 pots Alpha novos em casa, um de 500k e três de 250k, o de 500 mediu 525, os três de 250 estão medindo 249, 236 e 225 respectivamente, minha pergunta é: vale a pena instalar alguns desses pots para tentar abrir um pouco mais o timbre ? Se sim, quais eu uso e onde eu os coloco ?

Detalhe, são todos logaritimicos.

Não medi os que estão dentro do escudo mas imagino que não estejam com 250k pois o timbre está fechado para meu gosto. Quero abrir o timbre, porque para fechar é fácil só rolando o tone para baixo.

O que me orienta ?

Hangar18
Veterano
# fev/16
· votar


vitorrock
Hangar18
Parece ser uma ótima possibilidade, a única dúvida que eu tenho quanto a escalopar, seria quanto a execução de acordes... Eu vi bastante gente dizendo que quando o instrumento é escalopado ele favorece muito mais os solos e acaba perdendo muito em acordes, o que você acha?
Abraços


Cara, eu achei que melhorou demais pra solos e bends profundos e não piorou em nada para acordes.
Você tem a opção de escalopar a partir da casa que quiser, em guitarras é comum começar da 12ª pra frente
Mas como esse assunto é muito controverso e vai de gosto a melhor idéia seria você tocar em algum instrumento escalopado. O problema é que violão escalopado é muito difícil encontrar e o procedimento não tem volta.
Eu tenho uma guitarra escalopada e outra não, um violao escalopado e outro não. Daqui a pouco será tudo escalopado
Abçs!!!

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tô montando um mxr distortion plus da tonepad e nao sei onde ligar o jack p4/clip de bateria. Hehehhew Um fio (do jack p4/clip de bateria), Eu imagino, vai no "9v" (mas qual?)... E o outro? No ground??

Abraço!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


mandanudess
Não apenas um "up" de capts, como a blindagem também.
Não esqueça de verificar seus cabos e fonte de pedais...
SkyHawk
Verifique 1º os pots que estão na guitarra.
Depois, se for o caso, troque os de tone por 500K.
DimeMegadeth
Não sei cara, à muito tempo que nem sequer olho para esses esquemas...
Abçs

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre,

Eu uso 2 tones, volume, tone, tone, o primeiro controla o cap do braço e o segundo controla os caps do meio e ponte comutados. Coloco o de 500 em qual deles ? Imagino que no segundo que é o comutado, certo ?

E se fizer isso não altero nada no timbre do cap do braço, né ?

Desculpa a nova pergunta e, de antemão, meus agradecimentos aos seus sempre preciosos ensinamentos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk
Coloque nos 2 tones...
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
numa guitarra floyd rose, eu dou bend na mizona e faz um som de estalo, aparentemente do nut, isso desafina a corda, e se em seguida eu afogar a alavanca sobe meio tom, o que pode ser?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


lucas.motorbreath
Retire o "lock-nut" e verifique as suas travas, troque as molas e lubrifique o ponto de contato da base da ponte com os pivôs.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji