【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Kywes
Membro Novato
# jan/16
· votar

Qual a guitarra e que modelo?
Sx stt 62

doubletalking
Veterano
# jan/16 · Editado por: doubletalking
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Refazer o binding de uma guitarra é um trabalho que fica muito caro geralmente?? tenho uma les paul que não curto a forma como foi colocado o binding, foge muito do modelo tradicional, se possível eu queria modificar para que fique da forma tradicional, que o binding vá até a junção do braço com o corpo. Segue imagem:

Foto 1

Foto 2

Também não curto a parte traseira da guitarra, onde foi feito aquele lance para facilitar alcançar as ultimas casas, seria viável modificar isso também? sei que são apenas detalhes estéticos, mas me incomodam. segue imagem:

Foto 3

Muito Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

doubletalking
Nenhuma dessas "modificações" a que vc propões são realmente necessárias. E pior, vão custar MUITO caro, sendo que a da trócula é impossível.
Se realmente te incomoda, venda a guitarra e compre outra.
Simples assim.
Abç

fconde77
Veterano
# jan/16 · Editado por: fconde77
· votar

Kywes

Além da troca da captação vale a pena:

- Travar a ponte e/ou instalar 5 molas(melhora o sustain, encorpa o som e aumenta a estabilidade da afinação),
- Um Nut de osso e um Roller Strings também fazem uma boa diferença(mais na estabilidade da afinação do que no som)
- Uma boa revisão e regulagem geral com um luthier de confiança...Peça para verificar a elétrica e se os potenciômetros estão com valores corretos, pq não é incomum encontrar potenciômetros "Xing Ling" com valores muito fora do especificado.

Qual modificação teria uma grande influencia no som?
Nada melhora mas o som do que a prática, conforto e confiança num instrumento !!!

jnninho
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
exato, quis dizer a escala msm.. posso passar tranquilo um óleo de peroba com uma flanela então? tenho que isolar os trastes?

Arthur J
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vale a pena por um JB JR da seymour duncan no meio com um set de invader's ?

doubletalking
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então, além disso que comentei, notei, e também me disseram que o binding está irregular, por exemplo, na traseira da guitarra, direção da ponte, o binding tem 1cm, já na direção de um captador a outro, o binding tem 6mm, enfim, bastante diferença, saca só:
Foto

Queria manter comigo essa guitarra, pelas madeiras dela. Mas tá foda, esse lance do binding com medidas diferentes, me disseram que teria que ser a mesma medida em todo corpo né?

2 - Troquei o nut achando que resolveria, mas a corda mizinha cotinua escorregando para baixo, e saindo fora da escala, será o que pode ser isso? não dá pra solar na mizinha que fica ocorrendo isso. Ela não escapa do nut.

obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

doubletalking
Essa variação aí ocorreu por conta do tampo. Foi uma opção de quem construiu. Não há como mudar isso.
Quanto à pestana, uma outra tem que ser confeccionada, de preferência em latão, com as distâncias entre os sulcos, revista, assim como o sulco do carrinho da ponte.
Abç

NoobsMar
Membro Novato
# jan/16
· votar

É o seguinte, quero montar uma jazzmaster com a maior qualidade que conseguir, só que não vou comprar direto uma fender por que o preço me parece alem da qualidade e ainda ter a minha própria guitarra montada por mim me atrai mais. Por ser bem novato nisso, queria pedir conselhos sobre se tudo que eu escolhi esta certo, aqui esta as peças que irei usar:
1.Corpo Modelo Fender Jazzmaster Em Freijó
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716004808-corpo-guitarra-modelo -fender-jazzmaster-em-freijo-_JM#questionText
2.Braço Modelo Fender em Marfim, com escala em jacarandá (mesmo vendedor do link acima)
3. Captador Seymor Duncan Jazzmaster Vintage Sjm-1n do braço e da ponte
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708157045-captador-seymor-dunca n-jazzmaster-vintage-sjm-1n-braco-usa-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708159384-captador-seymor-dunca n-jazzmaster-vintage-sjm-1b-ponte-_JM
4. Parte eletrica, estou em duvida, não sei se acho todos esses componentes no brasil, por isso iria importar, sera que encontro tudo aqui?
http://www.siglermusiconline.com/products/fender-vintage-traditional-j azzmaster-guitar-pre-wired-wiring-harness
5. ponte fixa e as tarraxas não escolhi, mas ai é só pegar uma marca muito boa

fconde77
Veterano
· votar

NoobsMar

1 - Vai gastar quase o mesmo, ou até mais que um Fender e nunca terá o mesmo valor de revenda de uma original.
2 - Não vi nada de especial nessa parte elétrica que não possa ser comprado aqui.

NoobsMar
Membro Novato
# jan/16
· votar

Obrigado fconde77. Mas a qualidade ainda é menor que a fender? Se for assim é melhor comprar mesmo

NoobsMar
Membro Novato
# jan/16
· votar

Obrigado fconde77. Mas a qualidade ainda é menor que a fender? Se for assim é melhor comprar mesmo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

NoobsMar
Mas a qualidade ainda é menor que a fender?
Depende...
Não conheço um luthier nacional renomado cuja qualidade de seus instrumentos não seja MUITO maior que os da marca Fender mais comuns...
Mesmo que vc compre tudo, a montagem deve ser feita por um luthier habilitado...
Abç
P.S.: Esses capts SD podem ser subtituidos com ótima relação custo-benefício por capts nacionais Sound/Malagoli, Sérgio Rosar, Stellfner ou Cabrera...
Abç

doubletalking
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu de novo rsrs, Mas agora é sério, um amigo meu notou um "erro". Uma Les paul deve ter a junção do corpo com o braço, no traste da casa 17 certo?? Se a junção está no meio da casa, isso seria errado, defeito?? em que isso compromete o instrumento??

olha a foto: Imagem - Guitarra Fuleira

Muito Obrigado, agora acho que não tenho mais nada a perguntar. rs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

doubletalking
Isso não compromete nada em princípio, desde que a ponte esteja instalada na distância correta do 12º traste.
Abç

NoobsMar
Membro Novato
# jan/16
· votar

Poxa, vida de querer guitarras é complicado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk É essa que eu quero:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710207224-guitarra-fender-014-1 600-classic-player-jazzmaster-loja--_JM

Mas olha o preço :O Moro em são paulo, se eu conseguir tudo e levar em um luthier legal acho que da pra ter algo bom assim até, ou não? Mas tipo se eu comprar as peças e eu mesmo montar tem problema? Tipo, tudo seria só encaixe, teria todos os buracos e tal, unica coisa mais dificil seria a parte eletrica, mas ai só seria um pouco de trabalho

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar

NoobsMar

Também pensei assim como você... até o dia que montei a minha e ví que o negócio é muito diferente do que imaginava.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294120/p12

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

NoobsMar
Tipo, tudo seria só encaixe, teria todos os buracos e tal, unica coisa mais dificil seria a parte eletrica, mas ai só seria um pouco de trabalho
Kkkkkkk............
Vai nessa...
Abç

morais.sc
Membro Novato
# jan/16
· votar

NoobsMar

A parte elétrica é, certamente, a mais fácil.

Ningen
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tô de olho em um Taylor 114ce.. 1.500,00

Porém, a ponte começou a descolar.. E o filho da mãe meteu super bonder hahaha

Trastes gastos, e gambiarra na estrutura (Fisman Presys+ no corpo)

Acha que compensa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

Ningen
Não...
Abç

Ningen
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

"E por 1.300,00?" rsrs

Depois de ver que os trastes estão usáveis. (Com retífica então ficam ótimos) Acabei fechando por esse valor..

Se, caso precise, consiga revender pelo preço que paguei, lá pro fim do ano, já fico feliz... (Vou dar um grau nele)

De qualquer forma, obrigado por se dar ao trabalho... Abraço.

Ah.. e a ponte só descolou nas extremidades... (vou postar uma foto daqui a pouco)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

Ningen
Cara, com essa grana você compra um bom violão novo...
Abç

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar

Boa noite a todos, estou fazendo minha própria guitarra, com corpo e braço em cedro rosa, estou na parte de preparação para a pintura, hj passei seladora no corpo, porém não no braço, pois vi que quando passei a seladora no corpo, ela o escureceu bastante. Vou pintar o corpo, mas o braço, eu gostaria de deixar na cor natural, e sei que tenho que proteger a madeira de alguma forma. Não sei se posso passar verniz incolor, ou se tem algum outro produto, ouvi falar sobre uma cera, mas não sei se pode ser usada nesse caso. Alguém sabe o que se passa normalmente em braços de guitarra com cor natural?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

Renan_Nunes
braço em cedro rosa,
Huuummm.... Se não for MUITO bem construído e com reforços, prevejo problemas...
Qualquer madeira precisa de seladora e verniz para sua proteção; e o escurecimento da madeira é inevitável.
Abç

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar

Obrigado Bertola, aplicarei a seladora e o verniz então. Quanto ao braço, instalei o tensor, abri o espaço no braço com a tupia, coloquei o tensor e depois colei a escala (ipê), foi assim que eu vi em sites mostrando a construção de um braço. Mas já que tocou no assunto, qual seria a melhor escolha de madeira para braço? se essa guitarra der certo, estou pensando em fazer a próxima com corpo em mogno. Qual seria a melhor madeira para braço?

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estou pra comprar um Condor P-Master sem captação, mas todo restante da parte elétrica esta ok, por R$800,00... acha que é um preço justo ou ainda assim esta caro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

Renan_Nunes
Pau-marfim e tauarí-branco. Mesmo mogno (se vc encontrar).
Cedro não é adequado para braços, pois não tem resistência estrutural para aguentar as pressões, a não ser que ele seja confeccionado com longarinas de roxinho ou ipê...
fconde77
Acho que ainda tá caro... Podia ser por R$600/700, pra vc colocar um Sound/Malagoli no lugar....
Esse baixo é de um cara da zona sul que o estava vendenndo com capts EMG?
Abçs

fconde77
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não, .... Ainda não vi o baixo pessoalmente, apenas entrei em contato já pensando em instalar um Malagoli.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

fconde77
É isso mesmo, eu confundí...
É esse cara mesmo.
Ele tem um monte de peças para vender, mas sempre à preço um tanto acima do de mercado...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji