【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
leoavilaleo
Membro Novato
# jan/16
· votar


fconde77
ah, entendi, valeu cara! :D

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


fconde77 Obrigado pela dica de construção do braço, mas infelizmente ele já está pronto, agora é esperar e torcer para o tensor e a escala em ipê ajudarem a segurar a tensão das cordas. Mas se eu fizer uma outra guitarra depois dessa, vou usar uma das dicas que vc deu (ou vou fazer com outra madeira ), obrigado!!
Outra coisa, sobre blindagem de captadores, já coloquei a fita de cobre no vão dos captadores e atrás, onde fica a parte elétrica. Eu preciso colocar fita nas tampas traseiras?? (acho que sim, mas achei melhor perguntar)

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


Renan_Nunes

Se o acesso a elétrica for pela tampa traseira sim... Ela vai completar o circuito da blindagem( Gaiola de Faraday)

fconde77
Veterano
# jan/16 · Editado por: fconde77
· votar


Renan_Nunes

Se o acesso a elétrica for pela tampa traseira sim... Ela vai completar o circuito da blindagem( Gaiola de Faraday)
P.S.: Em captadores humbucker a blindagem não e tão crucial como nos single. Isso pq o ruido de 60hz dos singles acaba sendo anulado pela segunda bobina do captador humbucker, porém esse trabalho ainda é válido, mesmo o resultado não sendo tão perceptível.

Renan_Nunes
Veterano
# jan/16
· votar


fconde77 vou colocar dois humbuckers, sei que não são tão necessários, mas já que estou fazendo a primeira guitarra , quis fazer todos os passos, ainda mais esse sendo um passo tão simples, vou colocar a fita nas tampas agora, obrigado!!

Arthur J
Membro Novato
# jan/16
· votar


Galera tenho uma ibanez rg 350 com 2 humbucker invader e 1 JB JR da seymour duncan e quero trocar os pontenciometros. Qual marca devo comprar e qual de 250 ou 500. Preciso e 2 potenciometros 1 pro tone e 1 pro volume.Achei esse no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721233549-potencimetro-seymour- duncan-sdp-500k-_JM#questionText

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


Arthur J

A marca que quiser, mas recomendaria um desses:
- CTS
- Alpha
- Seymour Duncan

Todos de 500K

P.S.: Carinho esse potenciômetro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Arthur J
Compre todos de 500Ka, da marca Alpha.
Esse aí tá caro pra caramba!
Abç

Arthur J
Membro Novato
# fev/16
· votar


muito obrigado ela resposta guys.

Arthur J
Membro Novato
# fev/16
· votar


Pode ser 2 desse aqui pro tone e volume?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723118866-potencimetro-alpha-pu sh-pull-b-500k-guitarra-baixo-split-hb-_JM

P.S: o que é push pull?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Arthur J
Esse aí é do tipo "push pull".
É para fazer o corte de uma das bobinas dos HB's (se eles forem dedicados à isso).
Cara, consulte um luthier....
Abç

Arthur J
Membro Novato
# fev/16
· votar


nao tem luthier na minha cidade =/

Hangar18
Veterano
# fev/16
· votar


Fala Galera, se puderem me dar uma força;
Tinha um violão de aço aqui, um Hofma by Eagle velho e meio surrado(aqueles que vc leva para viagens e festas pra não se preocupar), com os trastes bem gastos e cordas um pouco altas.
Achei que não valeria o investimento mandar trocar os trastes e dar uma regulada, porque sairia quase o preço de um novo, então resolvi escalopá-lo em casa mesmo, com lixa, etc.
Melhorou bastante, não vou ter mais que trocar os trastes por conta disso.
O problema é que as cordas continuam altas, o rastilho já tá bem rasinho e quando eu aperto o tensor começa a trastejar. Tem mais alguma coisa que eu poça fazer para baixar a ação das cordas?
Vlw!!!

Hangar18
Veterano
# fev/16 · Editado por: Hangar18
· votar


Fotos da pestana, rastilho e altura das cordas:
http://imageshack.com/a/img923/8669/9sxB6Y.jpg
http://imageshack.com/a/img924/9400/3OpjKK.jpg
http://imageshack.com/a/img924/7687/gzqBi7.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Hangar18
Pelas fotos não há muito o que fazer não. Talvez aprofundar os sulcos da pestana e do rastilho; nada mais.
Abç

Ningen
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que cola você utiliza pra recolar pontes de violão, por exemplo?

Tem muita Titebond falsa por aí? (Mercado Livre)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Ningen
Titebond...
Abç

Renan_Nunes
Veterano
# fev/16
· votar


Boa noite a todos, comprei um captador humbucker tagima T classic, ele vem com 5 fios (sendo um malha), porém não vem com descrição dos fios, o site do fornecedor também não informa, mandei uma pergunta para eles mas não fui respondido. Sei que a função (positivo, negativo) varia de cor de fio de acordo com o fabricante, alguém aí sabe qual é o esquema desse T classic?? Ou sabe me dizer como faço para descobrir (isso se for possível)? Tenho um multímetro aqui caso seja necessário.

doubletalking
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sobre aquela pergunta que eu havia lhe feito da mizinha ficar escorregando pra baixo e saindo da escala. Se não estiver no nut o problema, e aí nesse caso? testei 2 nuts de osso nela, e também um de plástico, em todos continua acontecendo...

Ao fazer pull off / ligados, etc.. mesmo que não seja colocado força a corda desliza facilmente para baixo e sai do traste.
Estou desanimando já ;-)


Obrigado.

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, amigo! Eu deixo minha guitarra e Meu violão todos OS dias em supportes semelhantes a este. Me ocorreu agora que isso poderia forçar, de alguma maneira, OS braços dos instrumentos.. Força ou posso deixar nesses suportes Sempre??

Grande abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


doubletalking
Cara, não se pode definir algo como esse problema com precisão sem um exame detido. Leve sua guitarra a um luthier competente.
DimeMegadeth
Não força nada, desde que não hajam mudanças bruscas de temperatura e humidade e não pegue sol direto.
Abçs

Renan_Nunes
Veterano
# fev/16
· votar


Up, preciso saber, to esperando o braço terminar de colar pra terminar de fazer a guitarra (desde o corte do corpo e braço, tudo!)
Bertola me salva ^^
Boa noite a todos, comprei um captador humbucker tagima T classic, ele vem com 5 fios (sendo um malha), porém não vem com descrição dos fios, o site do fornecedor também não informa, mandei uma pergunta para eles mas não fui respondido. Sei que a função (positivo, negativo) varia de cor de fio de acordo com o fabricante, alguém aí sabe qual é o esquema desse T classic?? Ou sabe me dizer como faço para descobrir (isso se for possível)? Tenho um multímetro aqui caso seja necessário.

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!!
abç

Hangar18
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu!!

M3T4L3R0 M1L GR4UL
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: M3T4L3R0 M1L GR4UL
· votar


Quero uma guitarra boa, até R$1000,00 ( se existir uma guitarra pra metal que eu possa usar uns 6 anos tranquilo por até esse preço, eu compro), não curto muito as Strato's, eu tinha uma e dava choque, qualquer movimento a alavanca mexia e fazia um puta barulho na caixa ( estragava o som) ainda não sei que guitarra compra, eu gosto de LP's, Explorer, Flying V, aquelas Mg-100, GRX alguma coisa, pelo som, mas me indicaram um LP Epiphone Special II, não conheço o som original dela pois quando fui na loja só tinha uma com captor de metal mas gostei do corpo pequeno e leve, é um bom negócio eu pegar essa LP ou existe uma que faça um som pesado de boa qualidade? (Foi mal o textão kkkkk).

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mais uma mestre.. No caso de eu nao encontrar, de maneira alguma, um escudo com a exata furação da minha strato; tu indica fazer um furo novo nela? :((((((((((
Obrigado.

PS: só de pensar nisso meio que me estraga o dia... aiuehoiauhuohaiheoiu

abç.

fconde77
Veterano
# fev/16
· votar


b]M3T4L3R0 M1L GR4UL[/b]

Acho que vc deve pesquisar mais sobre os modelos de guitarras que citou. Quanto a sugestão dessa Epiphone Special II, sugiro que use a busca e leia atentamente os reviews dessa guitarra(que particularmente não acho boa).

Acredito que deva escolher uma guitarra com ponte fixa e dupla captação Humbucker(SG, LP) evitaria a Explorer ou FlyingV pq não são muito ergonômicas e até um pouco desconfortáveis.

De uma lida nesse tópico, depois pesquise os instrumentos s disposição na sua região, selecione as marcas e modelos que mais interessa e busque reviews e finalmente vá ás lojas teste bastante a guitarra antes de comprar e depois de fechar a compra leve imediatamente a um luthier.

P.S.:
1- Epiphone Special é de compensado e o Braço aparafusado.
2- Com R$1.000,00 vc consegue comprar uma boa guitarra tranquilamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


M3T4L3R0 M1L GR4UL
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-732783094-guitarra-ibanez-gio-g rx-20-_JM
DimeMegadeth
tu indica fazer um furo novo nela?
E qual é o problema disso?
Abçs

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sei lá, eu amo minha guitarra... aiuheoahiuehae
Abç.

DimeMegadeth
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sei lá, eu amo minha guitarra... aiuheoahiuehae
Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji