【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
DimeMegadeth
Veterano
# jan/16 · Editado por: DimeMegadeth
· votar

E aí, pessoal!

¹Existe alguma diferença entre os string guides, daqueles de rodinha (dentre os de rodinha, apenas)?

²Quais os cuidados que eu preciso ter para comprar um nut novo? Só a espessura do braço ou algo mais?

³Alguém, por favor, sabe dizer se os singles coils mais simples da Spirit são melhores/piores/mesma coisa que os captadores originais das SX Vintage Series?

Obrigado, pessoal!

*****EDIT: se puderem indiquem nuts e string guides! Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

DimeMegadeth
1) Os "abaixa-cordas" com roldanas são claramente superiores.
2) largura do braço na região da pestana e dimensões do sulco de encaixe do mesmo. Ademais, ele terá que ser regulado, o que exige experiência...
3) Sim, são melhores...
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola! Não consigo comprar nada sem antes vir aqui te encher o saco primeiro! hehehe Meu GRANDE Obrigado, cara!
Abç.

rodolfo872
Veterano
# jan/16
· votar

Tenho uma dúvida em relação as pontes "floyd rose" , o que faz ela segurar a afinação primeiramente? São as molas? Se sim , então comprar molas gotoh e botar numa ponte média , faria ela segurar bem a afinação? Não entro na parte de durabilidade da ponte , só na parte de segurar afinação mesmo.

Dom Ruan rr
Membro Novato
# jan/16
· votar

Pessoal o case que tem formato do instrumento de uma SG serve para botar uma LP?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

rodolfo872
Cara, é todo o conjunto.
Ponte FR sem ser original ou de qualidade comprovada, não presta...
Dom Ruan rr
Não me lembro. Só experimentando mesmo...
Abçs

rodolfo872
Veterano
# jan/16
· votar

Vi uma RG470 Made in Korea , com uma ponte Takeuchi made in japan. Essa ponte é boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

rodolfo872
Sim, é legal.
Mas, ao enviá-la para seu luthier (assim que comprar), envie logo com um jôgo de molas novas de qualidade...
Abç

pãr
Veterano
# jan/16
· votar

Eu vou trocar o encordoamento da minha stratocaster onde uso 0.10, e eu estou pensando em testar o encordamento Ernie Ball Skinny Top Heavy Bottom que é hibrido, 0.10 nas 3 primeiras cordas e 0.11 nas ultimas. E eu estava querendo saber se eu precisarei regular a guitarra pra poder usar essa cordas? Eu geralmente toco em Drop C e Drop B mas as vezes também na afinação padrão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

pãr
Sim.
Abç

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721880047-jogo-tarraxas-trava-c romada-santo-angelo-jn07tr-3x3-ac0531-_JM

São confiáveis?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Gulherme Polar
Sim. Mas não espere a mesma qualidade de uma Gotoh, muito menos Schallers...
Abç

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Vou tentar Schaller então. Estão no mesmo preço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

Gulherme Polar
Vou tentar Schaller então. Estão no mesmo preço.
Como assim!!!
Então essas estão muito caras!
Abç

doubletalking
Veterano
# jan/16 · Editado por: doubletalking
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Quando os caras vão pintar uma guitarra com tampo em flamed maple, vejo em vídeos que eles passam uns corantes no tampo e tal.
Após isso, os caras já passam direto o verniz?

Porque quando é pintura sólida vejo os caras falando de passar fundo / base, etc..

Se tratando do maple, após o corante vai direto o verniz?

Muito Obrigado.

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Opaaa joia rapaz.... te perguntarr...
Aquelas fender stratocaster que tem as cordas mais afastadas, o famoso MIzão que quase sai do braço...kkk
Aquela ponte com os saddles mais afastados, é comum nas fender até final da decada de 60?... Porque todas mais novas que isso..sempre vejo o modelo mexicano (cordas mais juntas), exceto modelos reliquias, ou alguma vintage especifica...
Mas esse modelo de saddles foi usado como padrao durante decada de 50 a 60?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

doubletalking
Isso não é "pintura", mas aplicação de verniz, que pode ser PU ou Nitro.
Nesse tipo de acabamento vc aplica a seladora (com ou sem corante) e o verniz, ambos em várias demãos e lixagem e polimento.
Juliano P
Os carrinhos Fender, até os anos 80 eram esses:
https://www.google.com.br/search?q=Fender+vintage+saddles&tbm=isch&tbo =u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiiraqf8LDKAhXMHZAKHQ1zAjoQsAQIHw&biw=16 00&bih=773#imgrc=ji9NqWc1ahLPoM%3A
Abçs

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
SIm...esse estilo vintage eu sei que foi modificado em algumas americanas mais modernas depois...por aqueles carrinhos mais lisos etc...
Mas mesmo esses carrinhos vintages, existem uns mais largos que outros..
Já vi fender vintage com as cordas mais pertos...e carrinhos vintages com ate 5mm (1mm) por corda a mais de espaço...com o mizao que quase sai do braço...tipo a fender SRV...etc
Fender rory gallagher tb tem...mas algumas outras reliquias não...
Eu tenho duas stratos com carrinhos vintages...uma as cordas passam exatamente em cima do polos dos captadores do braço...o mi e o mizao...a outra praticamente as cordas passam por dentro dos polos...dá uma diferença boa....
Eu só queria saber quando a fender usou esse padrao...parece que todas de 1960 e poucos pra baixo eram assim...dps até as vintages mais novas que isso mudaram...nao sei hehehehe
mas obrigadooooo!

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não sei se por essas fotos dá pra ver...mas vou mandar 2 links
http://www.andybabiuksfabgear.com/wp-content/uploads/2011/02/Fender_St evie_Ray_Vaughan_Custom_Shop_Number_One_FabGear.jpg

https://reverb-res.cloudinary.com/image/upload/a_exif,c_limit,f_auto,f l_progressive,h_620,q_75,w_620/v1409789273/lhwuuwbmcfsrdvkkzllo.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

Juliano P
Ambas estão corretas...
Abç

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Sim, procurei no ML e tavam quase no mesmo preço.

rodolfo872
Veterano
# jan/16
· votar

Opa , Boa Tarde , essa semana estarei indo ver a LTD-M200 que falei , o cara me mandou umas fotos da ponte , da pra confirmar que é gotoh vendo o formato como aparece nas fotos? Eu vou ter certeza assim que ver ela , vendo o nome dela gravado em algum lado , mas a ansiedade ta matando já.

http://imgur.com/a/RjMbh

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

rodolfo872
Não dá pra saber...
Abç

JoãoPW
Membro Novato
# jan/16
· votar

Opa beleza, há duas semanas tem acontecido algo estranho com minha eagle
Eu estou tocando com qualquer cap daí o som meio que abaixa, as vezes até " desliga ", mas dando uma batidinha na chave ou no controle do volume volta ao normal
Obs. Não é do amp nem da rede elétrica pois ja testei num outro amp em outro lugar
O que pode ser?
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

JoãoPW
mas dando uma batidinha na chave ou no controle do volume volta ao normal
Troque chave e proceda a limpeza dos potenciômetro...
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mais uma dúvida, amigão!
Os string trees que comprei chegaram. Eles são desse tipo: http://www.chguitars.co.uk/media/catalog/product/cache/1/image/9df78ea b33525d08d6e5fb8d27136e95/r/o/roller_trees.jpg .
Procurei em fotos na internet de que maneira colocar eles na guitarra; se com a parte do "T" virada pra o braço da guitarra ou se virada para o lado contrário. E descobri que alguma pessoas colocam para um lado, outras para o outro e outras, ainda, colocam cada um para um lado.
Algo me diz que isso tem a ver com a tensão que fará nas cordas; correto?
Se puder me jogar uma luz nessa ideia te agradeço mais uma vez!
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

DimeMegadeth
Na verdade tanto faz. Eu instalo com os roletes voltados para a pestana.
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar

Valeu! Se tu faz assim, vou fazer também! haeuhaue
Abç.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar

Essa semana peguei minha golden que havia deixado no luthier para uma geral, sempre desejei uma LP, mas os preços exorbitantes da epiphones, vintages e principalmente as gibsons me fizeram garimpar o mercado e achar essa golden gld por 250,00. Ela tinha alguns pontos a fazer, nut quebrado, chave seletora precisa trocar, jack com mal contato e cordas, além de um oxidação e algumas ferragens. agora falta só trocar a chave seletora. A minha duvida é a seguinte. vale a pena investir em upgrades nessa guitarra a longo prazo? tenho em mente de ficar com ela independente do que venha a aconteça. gosto muito das tarraxas tulipa estilo vintage e penso futuramente em uns captadores bem característicos das LP classicas. Vi tb que as LPs em maioria são de mogno, mas essa é de basswood com tampo em maple, isso de alguma fora tira a caracteristica classica das LP?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

bruno_novatorj
vale a pena investir em upgrades nessa guitarra a longo prazo?
Desde que se respeite uma boa relação custo-benefício. Gastar demais, não vale à pena.
LP de tília (basswood) é uma coisa; de mogno, outra. Isso não significa que vc não possa produzir uma boa sonoridade com sua Golden.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji