【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# jan/16
· votar

Mestre Mauricio Luiz Bertola, preciso de sua ajuda...

Adquiri há meses um amplificador Giannini G65... nunca tive problemas, até que ele começou a desdenhar de minha pessoa sem mais nem menos... o volume começa a baixar do nada... aí, desligo e ligo de novo e volta ao normal, até que começa a baixar novamente. O que pode ser isso? Poderia compartilhar uma parcela de sua infinita sabedoria com esse pobre desgraçado que está praticamente metendo fogo no amplificador.

Abração!

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

então, eu pensei em tarraxas tulipa pq gosto daquele estilo vintage, mas ainda não sei uma marca com bom custo beneficio, ponte pois a dela ta meio detonada e mais pra frente captadores malagoli que ja ouvi dizer que tem ótimo custo beneficio. quando me referi a madeira falei mais em questão a sonoridade clássica das LPs. meu sonho como de todos é uma gibson, mas não vejo como palpável nem a longo prazo, mas gostaria de ter uma LP confiavel e com um timbre bonito. por isso a minha questão investir nessa golden ou perserguir uma LP melhor mas sem ser gibson.

abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

Kleber Blacklock
Esse circuito tá bixado. Procure um técnico porque tem, ou problema de trilha ou de capacitores ruins aí...
bruno_novatorj
tarraxas tulipa
Esse tipo de tarraxa não pode ser instalado nessa guitarra, apenas as do tipo blindado.
Essa guitarrinha é legal e vale à pena instalar uns capts desses nela:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1570-jogo_c_2_hh777_po nte_e_braco
Abçs

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tarraxas tulipa
Esse tipo de tarraxa não pode ser instalado nessa guitarra, apenas as do tipo blindado.

uma pena...desse outro modelo vi uma grover por 170,00. achei o preço bom, o que acha? os caps já ouvi falar muito bem desses mesmo e vou seguir sua dica. o que recomenda em relação a ponte com bom custo beneficio?
vou comprando as peças aos poucos e na próxima regulagem troco tudo.

abs!

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu, mestre!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

bruno_novatorj
Essa Groover é legal.... Wilkinson também...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

achei que pelos caps serem wikinson as ferragens também pudessem ser, mas pela qualidade delas acho que não são....e ponte recomenda alguma?

abs!

TomPianista
Membro Novato
# jan/16
· votar

Boa noite galera...compre uma pedaleira Me 80 sem fonte....e estou na dúvida por qual fonte devo comprar, vou colocar aqui um link de uma que achei interessante, queria uma opinião de vocês.

http://www.4garage.com.br/prod,idloja,16379,idproduto,4672243,fonte-pe daleira-ou-pedal-boss-psa-120zs?gclid=Cj0KEQiA_fy0BRCwiLaQ5-iFgpwBEiQA 884sOft1erp82nRJ72JycZ55xgYrTybEXgzH0VcpLGhpaekaAnNM8P8HAQ

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

bruno_novatorj
Qualquer uma...
A qualidade só difere para as marcas mais caras...
TomPianista
Essa fonte é para 6 pedais e vc só precisa de uma para um só e que seja compatível em voltagem e amperagem com a ME80.
Abçs

doubletalking
Veterano
# jan/16 · Editado por: doubletalking
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Sei que já fiz muitas perguntas, mas se puder me responder mais uma dúvida.

Esse tampo de Flamed maple, poderia ser classificado em que? 4A? 5A?? ou menos que esses??

Vídeo: https://vid.me/sNHv
Muito Obrigado.

FSaara
Membro Novato
# jan/16
· votar

Bertola, um cara, amigo meu, falou que cordas Flatwound não servem pra baixos normais ( com trastes ) isso procede?? Na verdade ele disse que não fica legal uma regulagem com esse tipo de cordas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

FSaara
Seu amigo nada sabe.
O que deve ser evitado são cordas roundwound em baixos sem trastes...
doubletalking
AAA
Abçs

pãr
Veterano
# jan/16
· votar

Eu estou pensando em pegar uma nova guitarra, eu ouvi umas e gostei de uma com floyd rose só que eu troco de afinação com uma certa frequência por tocar musicas de varias bandas e estilos. Compensa ter essa dor de cabeça na hora de afinar a só por eu ter gostado dela?

joao b.
Veterano
# jan/16 · Editado por: joao b.
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa tarde Mauricio,

Tenho uma guitarrinha eagle strato antiga, e recentemente comprei uns caps antigos de uma Fender Southern Cross e instalei nela. Tudo estava funcionando normal, daí hoje no horário de almoço fui dar aquela bluesada e o captador do meio cortou o som do nada...

Retirei o escudo e vi que não tem fio soltos, as soldas estão perfeitas e a chave seletora também está em ordem.

Liguei o captador direto no jack e pluguei, só faz um barulho grave e não capta o som da guitarra.

O que fazer nesse caso?

Se puder me ajudar, desde já, agradeço!

Abç

TomPianista
Membro Novato
# jan/16
· votar

Essa fonte é para 6 pedais e vc só precisa de uma para um só e que seja compatível em voltagem e amperagem com a ME80.
Abçs

Muito obrigado pela ajuda Mauricio Luiz!

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mestre Bertola, D'addario Exl e as cordas Giannini são equivalentes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

pãr
Afinar e "desafinar" (ir para outra afinação) em guitarra com ponte FR é praticamente impossível...
joao b.
Nada. Esse capt "já era"... Compre outro pois o custo de reenrrolamento não compensa para esse capt...
Porém, se vc tiver um luthier que entenda bem de capts perto de sua casa, retire-o e leve para fazer uma verificação (e não mais que isso...).
Gulherme Polar
Nem de longe...
Abçs

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Lá vai a pergunta maluca da vez: não tem um escudo preto (3 camadas PBP) pra strato HSS (11 furos Am) pra me vender? Pode ser um usado aí da sua oficina, se tiver.
Os captadores que comprei devem chegar, no máximo, segunda e o escudo da minha strato é SSS. Caso você não tenha eu tô pensando em cortar o meu; se tiver de fazer isso vou ter um buraco (que seria do parafuso do single da ponte) no escudo. Pensei em colocar um parafuso pra tapar, se for esse o caso. Se eu fizer isso vai atrapalhar blindagem? No caso de não atrapalhar, passo a fita de cobre por baixo desse parafuso ou atravesso a fita com o parafuso mesmo?
Abraço, cara!

PS: não acho HSS (11 furos Am) com 3 camadas em lugar nenhum, nem na minha cidade nem na internet... :/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

DimeMegadeth
Não tenho.
Compre aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706256032-escudo-padro-ibanez-r g250350ex350dx-espelho-_JM
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16 · Editado por: DimeMegadeth
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Vou dar uma olha agora. E amigo, eu calcei meu bloco com umas madeirinhas que preparei. Eu tenho uma placa de marfim, vou por ela no futuro, mas por enquanto deixei essas madeirinhas.
Mas deu uma forçadinha no bloco, olha as fotos:

Primeira Madeira (70%) de atrito e Segunda Madeira Junto (100%) de atrito

Como da pra ver, depois da segunda madeira, o bloco ficou mais pressionado de encontro a madeira da guitarra. Isso é de alguma forma danoso pra alguma parte do instrumento? Quanto ao efeito que deu, eu gostei bastante.

Se danifica de alguma maneira me diz por favor que vou tirar rápido hauehauhe
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

DimeMegadeth
Não danifica nada.
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# jan/16
· votar

Grande, Bertola! Valeu, amigo!
Abç.

eternansiedade
Membro Novato
# jan/16
· votar

Boa tarde, tudo bem?

Então, tô com uma guitarra que quando abaixo o volume dos pots fica um ruído bem alto e ainda sai um pouco de som. Com o volume alto, o ruído desaparece, mas quando diminui aumenta. O que poderia ser isso? Teria que trocar os pots?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

eternansiedade
Teria que trocar os pots?
Sim. E conferir o aterramento...
Abç

eternansiedade
Membro Novato
# jan/16
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu pelo retorno. Será que isso acontece por estar com pots linares e não logaritmos? Parece-me que o aterramento está ok, visto que quando coloco a mão nas cordas o ruído diminui.

jnninho
Membro Novato
# jan/16
· votar

galera, vou trocar segunda feira pela primeira vez as cordas da minha vintage afd paradise, o traste ta meio sujo e eu queria dar uma limpada, será que é seguro tirar todas as cordas, passar um óleo de peróba bem de leve num pano e esfregar no traste? se não, tem algum método caseiro facil e seguro de limpar?

Kywes
Membro Novato
# jan/16
· votar

Boa noite , ao realizar modificações em uma guitarra fora a troca de captadores qual modificação teria uma grande influencia no som?

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar

Kywes
Qual a guitarra e que modelo?

jnninho
pode tirar todas as cordas e proceder a limpeza sem problemas.

Snakepit
Veterano
# jan/16 · Editado por: Snakepit
· votar

Video da fabrica da Fender nos anos 50, provavelmente 59.

Tudo feito praticamente no olho, bem artesanal. Muito legal!

Será que quem aparece no video podia imaginar que hoje cada uma daquelas guitarras vale uma pequena fortuna?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar

eternansiedade
Será que isso acontece por estar com pots linares e não logaritmos?
Não.
jnninho
Para limpar trastes usa-se bombril.
Óleo de peroba é apenas para a escala.
Kywes
Grande, nenhuma. Pequenas, várias. Todas contribuem para o timbre final.
Snakepit
Conheço o vídeo em questão...
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji