【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar

Humbucker no braço e single na ponte? Nunca vi uma tele assim, apenas com 2 humbs. Se usar um escudo, você pode usar um corpo desse tipo de tele.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar
esse cara do ml faz corpos de peça unica de cedro.
muito bem acabados.braço também..
ele faz com a furação de captadores que voce quiser .
att

Nilo Dantas
Veterano
# jun/11
· votar

Ou você pode usar um humbucker com tamanho de single, como o SD Little '59.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

theblackstrat
A tarracha pra canhoto é diferente sim, mas nada impede de vc usar as "normais".
pacificguitar
Cara, guitarra nenhuma, mesmo com uma "Floyd-Rose" ou Kahler originais tem 100% de estabilidade de afinação com uso de alavanca.....
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Grimc
Humbucker no braço e single na ponte? Nunca vi uma tele assim, apenas com 2 humbs. Se usar um escudo, você pode usar um corpo desse tipo de tele.
http://www.fender.com/en-BR/products/search.php?partno=0137502306

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar

Grimc,

Eu estava pensando na guitarra do Mike Stern, a Yamaha Pacífica Signature, que tem um Hot Rails na Ponte e um 59 tamanho normal no pescoço. É uma p...guitarra. um amigo tem e eu gostei mais do que minha ex-tele american standard. Tem a Hot Rod 52' também que é f...mas está fora do meu alcance por enquanto!!

Desculpem os palavrões rsrs

Maurício,

Eu imagino que não haja 100% de estabilidade. Se essa BFG funcionar com o mesmo percentual de instabilidade das outras, blz. Mas nos sites gringos, alguns usuários dizem que pela construção e angulação do braço da Gibson, diferente das PRS e Fender que, segundo esses mesmos caras, são mais estáveis, seria melhor a gibson ter colocado Floyd do que tremolo. Eu particularmente nem queria tremolo, mas a BFG sem tremolo saiu de linha. Só tem uma verde horrível(para mim) parecendo um acidente radioativo!! Nome: Gator rs

theblackstrat,

acho que achei o cara e perguntei a ele, mas só sobre o corpo. Vou perguntar sobre o corpo e pescoço. Espero que tenha aquela opção de prender as cordas atrás que agora não me lembro o nome...through-body eu acho. E, ou eu vou fazer como a do Mike Stern, ou como a Hot Rod 52', ou com 2 mini humbuckers.
Cedro é realmente bom para tele? Desculpe a ignorância. Sempre preferi o ash, pelas características e beleza da madeira(lá ele!).

Nilo Dantas,

Enquanto eu tinha minha tele, eu ia comprar esse little 59, acho ele muito bom. Se eu fizer a tele com dois mini humbuckers, provavelmente vai ele, na ponte ou no braço!

Abração e obrigado a todos!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar
acho que o cedro é bom pra qualquer estilo..
pode não ser identico ao som do ash..mas
um corpo inteiriço de cedro é massa..
eu faria com 2 minibuckers..ou stack..
vlws

JoaoPauloGuitar
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Você conhece algum luthier aqui em suzano?

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar

theblackstrat,

Eu nem sou tão caxias com essa coisa de peculiaridades de cada madeira...só não vale madeira ruim ou muito exótica...que ai é outra estória. Mas as usuais, eu sempre acabo achando meu (humilde)jeito, e meu (humilde)som com algum tempo tocando nelas. A N.Zaganin faz em cedro, então com certeza deve ser bacana a madeira.

Vou correr atrás do cara lá do sul pra ver se fecho com ele.
Valeu a dica.

Abração

pacificguitar
Veterano
# jun/11 · Editado por: pacificguitar
· votar

Gostaria de saber com que frequência a guita com tremolo desafina, fazendo uso moderado tipo Jeff Beck. Eu nunca tive guita com tremolo...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar
em termos de qualidade o cedro é top..não se preocupe..
e é em uma peça sem emendas..
vai ficar uma puta guita pode ter certeza!
vlws

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

JoaoPauloGuitar
Não conheço.
Abç

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar

valeu theblackstrat. Vou ver lá com ele! Obrigado.

Irenicus
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

Vc recomenda algum atenuador para amps valvulados?

Obrigado.

Grimc
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Nossa, essa tele deve ter um timbre bem interessante.

Falando em captadores incomuns, eu construí o corpo para minha guitarra em Cedro, mas ainda não fiz a furação para os captadores.

Como eu tenho um kit de dois p90 Cabrera aqui, eu pensei em testar na minha strato. Acredito já ter visto o Andy Fairweather Low com uma guitarra assim.

Será que vale a pena? Como o formato desses captadores é diferente, eu não poderia usar outro tipo de caps nessa guita mais tarde, então, fico meio inseguro.

Acredito que o timbre vá ficar semelhante ao de uma les paul, já que o Cedro, que eu me lembre, tem uma característica sonora semelhante à do Mogno...

emachado
Veterano
# jun/11 · Editado por: emachado
· votar

Bertola

Acabei de montar minha guita e ficou uma sonzeira!!!
Minha maior preocupação era com a escala e suas medidas e ficaram perfeitos.
Valeu por todas as dicas.
Agora vou começar a empreitada com o rick 4003.

Preciso investir em ampli:
é interessante uma "potência" (não sei o nome exato), uma mesa de som de 8 ou seis canais e um falante de 12"?
Pergunto , pois quero algo que suporte a guita e baixo para ensaios e estudo em casa sem que o som fique ruim ou é um "tiro de canhão em passarinho"?

Ou convém um outro esquema/ampli combo talvez para segurar as guitas e baixo?

Saudações

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

Grimc
se voce instalar direto na madeira vai ser o modelo strato p-90.
mas se voce fizer a furaçao hsh ou piscinao de ramos,voce pode montar um escudo p90,quer dizer..nao sei se eles tem como
ser usados com escudo,mas deve ter,,
daí se voce quiser mudar depois voce muda..
vlws

Grimc
Veterano
# jun/11
· votar

theblackstrat

o problema de furar pra HSH é que os captadores iriam ficar muito distantes um do outro, creio eu...

E se eu fizesse piscinão, a guitarra ia ter um pouco de perda de timbre...

Fico dividido entre usar uma captação convencional ou arriscar uma experiência, rsrsrs

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

Grimc
é um dilema mesmo..heheh

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

emachado
Cara, nada disso.
Compre um bom amp de baixo. Isso basta.
Irenicus
Não conheço.
Grimc
Vale MUITO à pena. Os P90 são excelentes capts.
Abçs

Grimc
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu, acho que vou arriscar então!

Quem não arrisca não petisca!

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar

mestre, para aquele mesmo projeto low price meu, qual seria melhor (não economicamente falando) : uma ponte estilo wraparround ou
essa ponte com esse tail piece?
flws
PS: estou vendo os braços lah da eden, vou ver se acho um com 24 trastes legalzinho...

GRRS
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

Gostaria de saber se cobrir inteiramente com adesivos uma guitarra sem acabamento nem pintura, influencia muito o timbre...

Tambem gostaria de saber se vale a pena construir um braço de strato com roller nut

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Bonnerfl
Compre a "wraparound" da Guitarfetish...
GRRS
Não influencia nada, mas não meu entender, não é adequado; por uma série de razões.
Vc não precisa "construir" braço com "roller-nut"; apenas compra um pronto e instalar esse dispositivo.
Abçs

iTzDiilson
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa noite Bertola, recentemente comprei uma LTD EC-100QM, tive de escolher entre ela e uma Epiphone SG G310, gostaria de saber se eu fiz uma boa escolha e se a LTD EC-100QM é uma boa guitarra.
Abraços.

GRRS
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado cara, eu só tenho mais algumas duvidas:

1 - Colar os adesivos influenciaria em que, mais especificamente? Seria melhor passar um verniz ou selador antes de colocar os adesivos?

2 - Compensa o uso do roller nut, ou uma pestana bem fabricada em graphtech ou osso tem o mesmo efeito?

Pergunto essas coisas pois estou pesquisando alternativas para um projeto de parstcaster... Os adesivos viriam a calhar porque eu sou pão duro e preguiçoso pra pagar ou fazer um acabamento decente (hehehe), e o roller nut veio da ideia de utilizar um tremolo bem a lá Jeff Beck (na signature dele vem com isso)

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

iTzDiilson
Me parece melhor que a G310, que conheço bem e que não vale o que cobram por ela...
GRRS
Sinceramente... Pra que vc quer fazer isso cara?
No meu entender é de péssimo gosto, datado, e parece guitarra de punk... Nada contra os punks, muito pelo contrário! Mas a gente cresce, muda, e passa a ser meio esquisito vc subir num palco com uma série de adesivos velhos na guitarra... Por isso algo "clássico" nunca sai de moda... Porque não é moda...
Vc pode fazer um acabamento muito barato, rápido e fácil, usando apenas seladora e cêra.
Só compensa se vc for usar alavanca. Se for o caso, recomendo o "roller-nut" - Leve para seu luthier instalar.
Abç

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Compre a "wraparound" da Guitarfetish

http://www.guitarfetish.com/Chrome-Badass-Style-Intonatable-wraparound -bridge_p_153.html
essa?

vlw

LipeGuitarrero
Veterano
# jun/11
· votar

Fala bertola, como se coloca as cordas nessas tarraxas fender vintage?

http://imageshack.us/photo/my-images/816/20110622181101.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/534/20110622181048.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/853/20110622181041.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/864/20110622181121.jpg/

GRRS
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado cara,

A intenção era ficar com aparencia rústica, mal acabada, tosca e caseira...

Tipo a frankenstrat, ou a viper do phil x. Mas vc tem razão, acho que pintando de cores mais tradicionais vai ficar bem legal...

De qualquer jeito, obrigado pela atenção.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji