【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
SuicideGuy
Membro
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mas como ela acabou de ser revisada, supomos que tudo isso foi feito ou que meu luthuier é muito ruim. O próximo passo seriam a troca das tarraxas então? Ou ainda pode ser tentado algo mais barato?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

SuicideGuy
Cara, esses procedimentos é VOCÊ quem tem que fazer, sempre (ou quando for necessário), não seu luthier.
Agora; se, mesmo com isso a desafinação continuar, aí sim, vc trocas as tarrachas...
Abç

valts
Veterano
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde
Estou com uma ibanez gio com 2 Humbukers, 1 volume e 1 tone. Os captadores são: HH777 ponte e Traditional HB Hot da malagoli...
A ligação está como esta aqui: Ligação

Na guitarra, tem uma chavinha tic tac para splitar os captadores mas só está colocada sem nenhuma ligação.
Como posso alterar a ligação para splitar os captadores utilizando esta chavinha?

Abraço

doubletalking
Veterano
# jun/14 · Editado por: doubletalking
· votar

Mauricio Luiz Bertola

doubletalking
Não tem problema algum.
Mas atente para o fato de que o cedro só poderá ser usado no corpo e não no braço, pois essa madeira não é adequada para esse míster.

Mas realmente então, terei algo bem próximo da sonoridade do mogno? Vale a pena? você aconselha?

Obrigado.

FABIOGELO
Membro Novato
# jun/14
· votar

fala Bertola, poxa estou numa duvida cruel entre uma Tagima t 635 com Captação Fender Custom '69 ou uma cort z44 com 1 captador gibson , qual delas e melhor construida melhor custo beneficio visto que gostei das duas e ambas me servem porem so posso pegar uma e tambem nao conheço muito desses captadores custom 69 so sei que o timbre e muito bom qual sera mais jogo?

valts
Veterano
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Apenas para complementar, a ligação que quero fazer é igual a essa: 2 Humbucker 1 volume 1 tone - split pushpull

mas ao inves de utilizar o potenciometro push pull, preciso usar uma chavinha tic tac...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

doubletalking
Mas realmente então, terei algo bem próximo da sonoridade do mogno?
Cara, isso é de somenos importância...
valts
https://www.google.com.br/search?q=split+coil+humbucker&espv=2&tbm=isc h&imgil=bltip-jhNcfQ2M%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn2.gst atic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcSLO6swYIXHTFzw5MX4f983WkQy LsheomkBY7zCP61lEEBs514hJA%253B400%253B400%253BOrSvHgfWJ1W0KM%253Bhttp %25253A%25252F%25252Fwww.guitar-mod.com%25252Frg_diag_general.html&sou rce=iu&usg=__moCFWTGMpXKK9kA2fW4G__gzj5I%3D&sa=X&ei=Lx6SU8qnM4uksQSml4 DADA&ved=0CC8Q9QEwBA&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=BtpAcoFw9 xoxwM%253A%3BO5jSQFpCF_ulYM%3Bhttp%253A%252F%252Fdeaf-eddie.net%252Ftd pri-drawings%252Fon-off-on-mini-toggle.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.td pri.com%252Fforum%252Ftele-technical%252F326197-coil-split-wiring-help -please.html%3B399%3B365
FABIOGELO
Cara, são guitarra TOTALMENTE diferentes... É vc quem tem que decidir...
Abçs

Xoole
Veterano
# jun/14
· votar

alguém aí sabe se ligar um amp em uma caixa externa fica bom ou perde qualidade ?? timbre ??

agradeço se alguém realmente disposto me ajudar

forte abraço a todos

EddieVanHalen
Veterano
# jun/14
· votar

Boa noite

Bertola, você conhece aquele amplificador Giannini Classic T? Vale a pena o preço dele? Gostaria muito de ouvir sua opinião sobre ele.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Xoole
Depende da caixa e do alto-falante, né...
EddieVanHalen
Cara, um amigo tem um. É um amp bem legal sim, com uma sonoridade bacana e bem alto.
Abçs

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar

SuicideGuy

Cara, apesar dessa guitarra ser feita na China, não acredito que as tarraxas dela sejam tão ruins assim a ponto de causar desafinação das cordas.

Das duas, uma, ou a guitarra tem problemas estruturais de construção (difícil, mas, não impossível) ou então é um problema na ponte e nas molas.

Eu sugiro duas coisas:
1) Troque as molas da ponte por molas Gotoh (custam 5 Reais cada).
2) Desaperte em meia volta todos os 6 parafusos parafusos que seguram a ponte pra permitir que ela trabalhe.
3) Afine a guitarra e nos retorne o resultado.

E vc não precisa de nenhum luthier pra fazer isso, porque é um procedimento simples que até uma criança faz.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

Ramsay
Bem lembrado...
Abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Meu passa lá no tópico de captadores. Abç

cheidpulga
Veterano
# jun/14 · Editado por: cheidpulga
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O captador está funcionando perfeitamente é só instalar, ele ainda está instalado na guitarra do meu amigo, porém queria saber se é normal ter que colocar o volume da guita no 4 para que o timbre clean fique mais bonito (e eu toco timbres mais cleans do que drives), pois colocando no máximo fica muito pesado e até crunchando, e também queria a saber vantagens e desvantagens que esse captador tem para os passivos.

Thaygor12
Membro Novato
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, vc vê algum problema em utilizar duas fontes em um só set de pedais?
O motivo é pq as voodoo labs não são bivolts. A t rex fuel tank Jr foi a única que encontrei que realmente parece ter as saídas isoladas além de independentes. Essa t rex tem 5 saídas (tenho 10 pedais).

Abs.

edneyhelene
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: edneyhelene
· votar

Bertola me da uma força por gentileza, é uma duvida bem boba e acredito que você poderá me ajudar:

Eu tava ajustando as oitavas da 7º corda da minha Jay turser, tem ponte bem semelhante com as lespaul...ai o parafuso dela saiu e junto 1 espécie de araminho...agora estou na duvida de como colocar de volta... existe algum segredo pra colocar o parafuso de volta com o arame? eu coloquei mas nao me parece estar correto...

A minha é igual essa do araminho...

foto da minha

hddigital
Veterano
# jun/14
· votar

Bertola gostaria de trocar os trastes da minha sx sst57 entao bem amassados, qual modelo comprar, gostaria de saber sem ter perigo de errar, obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

cheidpulga
Sim, isso é normal. O pot de volume é pra isso...
Thaygor12
No problems at all...
edneyhelene
Ele é bem chatinho de colocar, mas basta vc seguir a foto.
hddigital
Cara, isso depende de seu gosto pessoal... Mas o tradicional das stratos são os mais finos, embora os médios caiam bem
Abçs

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Como luthier experiente, poderia dar uma opinião concisa sobre este assunto lá no tópico específico?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/315412/

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

T. Forge
Respondido.
Abç

edneyhelene
Membro Novato
# jun/14
· votar

Bertola eu perdi o araminho kkkkkkkkkk e agora pra eu arrumar outro?

SuicideGuy
Membro
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Levando em conta um pouco dos seus conselhos na nossa última conversa, fiquei pensando em substituir os abaixadores de corda da minha Fender Modern Player Stratocaster por aquele modelo com um "roller". Dessa forma acredito que diminuo a área de atrito e contribuo para uma melhor manutenção da minha afinação. Como é um componente extremamente barato, acredito que valha a pena começar as tentativas por ele pra ver se já resolve o problema. Minha pergunta é. Existe compatibilidade com o modelo de guitarra que eu tenho? Existe algum detalhe técnico que eu tenha que saber antes de comprar? Acha que esse modelo de abaixador de corda é realmente superior e que vale a pena a compra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

SuicideGuy
Se é uma guitarra tipo Strato, com a disposição das tarrachas "6 in line", sim, é compatível. Sim, esse modelo é técnicamente superior aos "abaixa-cordas" fixos.
Abç

bicinh
Veterano
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Mauricio, boa noite!
recentemente comprei um kit de captadores ativos genéricos... porém os caps vieram sem potenciometros e etc. Não achei o pot de 25k aqui nas redondezas, entao comprei um de 20k e um de 50k.. instalei o de 20k porém notei que quando a guitarra ta perto do amp, gera bastante microfonia, prestando mais a atenção notei que só de encostar o dedo, o captador captava o barulho na madeira, até falando perto das cordas o som é captado.. Coloquei o pot de 50k e aumentou, microfonias exageradas e só de eu falar com a guitarra na mão, captava a minha voz. Estou usando só o pot de volume e o engraçado é que o timbre parece normal... Isso é dos caps ou dos potenciometros os quais estou usando? inclusive já testei sem os pots e fica praticamente a mesma coisa. Joguei dinheiro fora?

João Pedro Strabelli
Veterano
# jun/14 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Existe alguma ponte fixa que sirva em modelos Strato, que não precise de nenhuma adaptação? Simplesmente retirar uma e colocar outra.
(Pesquisei bastante na net e o que achei foi ou adaptação de Tune o'Matic ou algumas que me deixaram seriamente em dúvida)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

bicinh
Isso é dos caps
João Pedro Strabelli
Existe alguma ponte fixa que sirva em modelos Strato, que não precise de nenhuma adaptação? Simplesmente retirar uma e colocar outra.
Não.
Abçs

sobrevivente
Veterano
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá! Estou para mandar fazer uma PRS Custom 24 de luthier, e segundo as especificações no site da PRS, ela tem o corpo e o braço de mogno. Porém um cara que mandou fazer também uma PRS Custom de luthier disse que o braço de mogno é um tanto sentimental com relação à mudanças bruscas de temperatura (tem que regular constantemente).

Visto isso, o braço de maple seria mais indicado? Como esse braço se sairia com o corpo de mogno? Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

sobrevivente
o braço de mogno é um tanto sentimental com relação à mudanças bruscas de temperatura
Digamos que o braço em pau-marfim é menos "temperamental"...
A sonoridade vai ficar um pouco mais "aberta".
Abç

AttilaHuno
Membro
# jun/14
· votar

Bertola, já está fazendo serviço de troca de traste?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

AttilaHuno
Não, não estou...
Como disse antes, estou sem um espaço próprio de trabalho, e isso parece que (infelizmente) vai durar. Assim, estou restringindo (forçosamente) minha atuação apenas a regulagens e "up-grades" de peças. Serviços maiores e mais complexos estão fora de cogitação.....
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji