【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# jun/14 · Editado por: sobrevivente
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta, acho que o braço será de maple então. Outra dúvida com relação ao PRS Custom. O mesmo cara que me falou do braço da guita que ele mandou fazer me falou sobre o peso da guitarra, que ficou bem pesadinha. Penso em mandar fazer umas câmaras internas no corpo de mogno para dar uma aliviada no peso. Até onde isso poderia infuenciar na sonoridade da guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


sobrevivente
Sim, influencia.
Abç

Will Bejar
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí, mano, beleza???
Seguinte, tava vendo algumas fotos na internet e tô achando estranho...
A minha Fender Am. Traditional está com oitavas bem afinadas, exceto pela E grave que não consigo acertar de jeito-maneira... e o saddle já tá no talo!!!

E eu fico encucado pq os saddles na grande maioria das fotos ficam meio que "regulares".
http://www.custom-guitar-shop.com/img/Images/strat/fender-stratocaster -signature-robert-cray-inca-silver.jpg

Sei que no final das contas, o que conta é a guitarra estar afinada, mas, pq não ficaria a minha guitarra (ou outra qualquer) com os saddles mais menos nesse desenho???

As notas à partir da 13ª casa tem de afinar perfeitamente também, certo?

Valeu, mestre! Grande abraço"""

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Will Bejar
E eu fico encucado pq os saddles na grande maioria das fotos ficam meio que "regulares"
Pode ser que sim... E pode ser que não...
As notas à partir da 13ª casa tem de afinar perfeitamente também, certo?
Cara, instrumento temperado (com trastes) regulares, nenhum fica afinado 100%.
Não é à toa que se inventaram processos, como o buzz feiten, o da Yamaha e os "fanned frets" para se obter afinação perfeita, o que é quase impossível com o sistema padrão (de 95% dos instrumentos do mercado).
Abçs

gui2361
Membro Novato
# jun/14
· votar


Cort evl 5

Fui recomendado por um colega a postar aki ...
Bom , não encontrei nenhum tópico e especifico sobre essa guitarra a

"obs: o modelo é diferente das mais conhecidas como a KX 5 BKM e kx5 fr " É o modelo da série evl da cort ...

Não existe muito review na internet , é quase nulo , a única diferença entre ela e a evlk4 me parece ser as marcações em pentagrama
aqui vai as suas especificações especificações

Cort EVLk5

Corpo em Mogno
• Braço em Hard Maple Canadense
• Escala em Rosewood
• Captação EMG Hz-H4
• Tarraxas Die Cast
• Ponte Tremolo Double Locking Ⅲ
• Hardware BN (Black Nickel)


Ai me deparei com a evl k4 que por sinal não se encontra mais em lugar algum para comprar só encontro usada

Cort evlk4

• Corpo em Mogno
• Braço em 3 peças de Hard Maple Canadense
• Escala em Rosewood
• Captação EMG® HZ-H4 (H-H)
• Tarraxas Diecasting
• Ponte Tremolo Double Locking III

Eu nunca toquei nessa evl k5 alguém que já teve uma experiência com essa guitarra pode me dizer se ela é praticamente igual a evl k4 e se vale a pena comprar ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


gui2361
Basicamente são a mesma guitarra com pequenos detalhes de acabamento.
Abç

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, existe a possibilidade de cobrir qualquer humbucker com aquelas capinhas lisas pretas estilo EMG?

Digo, comprar tais capinhas e simplesmente cobrir o captador, como se fosse uma nickel cover.

Valeu.

luckasgibson
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cedro e louro faia são uma boa combinação para o corpo de uma les paul?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge
Não.
Embora hajam capinhas para HB semelhantes às de níquel, mas pretas. Procure no E-Bay.
luckasgibson
Loro faia apenas para tampo, nada mais.
Abçs

gui2361
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado !!!!

outra duvida se não for incomodar , existe algum outra marca de floyd rose que seja mais barata em relação a custo e beneficio ou só existe gotoh mesmo ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


gui2361
existe algum outra marca de floyd rose que seja mais barata em relação a custo e beneficio
Os dois conceitos são excludentes meu rapaz...
Abç

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


gui2361

Em relação a custo/benefício existem as Wilkinson que são mais baratas e quase tão boas quanto as Gotoh.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
Sim, Mas as melhores mesmo são as Schallers alemãs (depois das FR's originais norteamericanas).
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem como afinar o braço da guitarra, e uma clp2, o braço dela e gordo, se tiver como me de umas intruçoes pra isso, gosto muito da pegada das ibanez, sera que tem como chegar pelo menos perto? Dei conta de arrumar o esquema da ponte, coloquei uma wilkinson flutuante de dois pivos, o braço foi construído errado, eu retirei a escala e mandei plainá-lo ficou otimo, dai comprei uma escala de brauna. Estou esperando ela chegar, to aprendendo muita coisa reformando essa guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Tensoohvisky
Até dá, mas é anti-econômico...
À bem da verdade, eu acho que é vc quem tem que se adaptar à guitarra, e não ao contrário...
Abç

overset09
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jun/14

Pessoal, um assunto off topic, mas procurei e não encontrei.
Vou começar a utilizar a afinação open G e gostaria de saber as formas dos acordes.
Alguém sabe onde posso achar?
Muito obrigado! Abraços!
A afinação open G fica assim:
1ª) d
2ª) B
3ª) G
4ª) D
5ª) G
6ª) D

Xoole
Veterano
# jun/14
· votar


falando em equipos ... epiphone nighthawk ... é uma boa ?? alguém tem algo a dizer sobre ela , de bom ou de ruim ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Xoole
Nunca gostei dessa guitarra. Um "híbrido" que não deu certo. Não é à toa quer saiu de linha (além de feia...).
Abç

Xoole
Veterano
# jun/14
· votar


Bertola

pois é ... pensei isso tbm ... valew pela dica

Flavio Jr.
Veterano
# jun/14
· votar


Olá
Tenho um Strato american standart 2013 e está estourando as cordas primas bem no carrinho com facilidade..
oque pode ser?

Lucaster
Membro Novato
# jun/14
· votar


Flavio Jr.
Deve ter alguma rebarba afiada lá
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Flavio Jr.
Deve ter alguma rebarba afiada lá
2
Abç

cheidpulga
Veterano
# jun/14
· votar


Maurício Luiz Bertola
Você já trabalhou e tocou em guitarras com captadores ativos? Gostei muito e só ouço falar bem deles, você tem alguma observação a fazer a não ser a questão de se eles queimarem já era. Estou entre eles e um set VanZandt pra minha Fender Contemporary.

Thaygor12
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei um kit de cabos sem solda da George ls e gostaria de saber se, até para utilizar em pedais que não entram na "cadeia" precisaria utlizar cabos bons?

Por exemplo, o cabo que vai no pedal de tap externo do delay ou o que vai no afinador polytune (pois utilizo na saída "tuner" do meu pedal de volume, teoricamente tb não entra nessa cadeia de sinal).

Abs.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vamos a uma pequena dúvida aqui. Primeiramente, é inviável a indicação de um luthier. Não tem nenhum onde moro.

Comprei uma strato Vintage V6, e hoje fui trocar as cordas originais dela por 010. Até aí tudo tranquilo, sabia que ia ter que regular altura, oitavas, mexer no tensor, tudo beleza. O problema é que a ponte, que estava paralela ao corpo, ficou inclinada, e quando fui tentar regular os parafusos que dão tensão às molas, lá atrás, não dá! Tá extremamente duro e eles simplesmente não apertam mais do que já tá.

Tem alguma solução? Adicionar mais uma ou duas molas? Ou pode deixar a ponte levemente inclinada mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


cheidpulga
Sim, já e não gosto.
Acho a sonoridade meio "pasteurizada". Óbvio que grandes guitarristas usam esses captadores, tais como o David Gilmour, o Zakk Wilde e o Steve Lukhater, mas eles, além de talento ímpar e domínio total do instrumento, possuem uma aparelhagem absurda! (e sabem usá-la).
Thaygor12
Sim, é óvio. Cabos são um dos "nós" da cadeia sonora.
GuitarristaDoNickEstranho
Coloque mais molas. Aliás, o ideal é usar sempre 5 molas.
Abçs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Beleza então. Atualmente tem 3 apenas.

Vou comprar mais!

Valeu!

daimon blackfire
Membro Novato
# jun/14
· votar


eu acho que isso não tem muita relação com o assunto do tópico, mas é normal a guitarra desafinar quando eu faço bends?

Lucaster
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Lucaster
· votar


daimon blackfire
Não é normal,já levou no luthier p regular?Ou então dá uma apertada nas tarraxas,em último caso vai ter q trocar pq afinação é realmente essencial.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


daimon blackfire
Se as cordas estão colocadas erradamente, se não foram feitos os procedimentos de estabilização da afinação, se as porcas e parafusos das tarrachas estiverem frouxos e se a ponte estiver desregulada; sim.
Portanto, faça tudo isso.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji