【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
daimon blackfire
Membro Novato
# jun/14
· votar


e como eu faço tudo isso?

Luis A.
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola Bertola, tou com uma duvida quanto ao meu amp e talvez vc saiba me ajudar....

Tenho um Fender forntman 25r e ja ouvi varias criticas quanto ao auto falante dele. Realmente eu sinto uma falta de graves nele, e distorce muito fácil no clean quando eu passo o volume do 4....

Eu nao sei se isso é normal deste amp, antes dele eu tinha um rage 158, q possui menor potencia mas tinha um melhor desempenho....

Vc me aconcelha trocar o auto falante? Tem alguma sugestão de marca e modelo?

Valeu, abraço.

doubletalking
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Poderia me dizer que tipo de produto é esse que passam pra colorir quilted maple? e em que tipo de lugar posso conseguir? enfim, citar nome do produto e etc.



Obrigado.

A. Strateiro
Veterano
# jun/14
· votar


Bertola

Tenho 800 reais para pegar um amplificador e estou querendo pegar um hibrido que seja da Vox.
Estou na dúvida entre esses dois modelos abaixo, você os conhece? Poderia me indicar qual o melhor?

Vox Ad30Vt (Este inclui o footswitch) = R$ 800,00
Vox Vt 20+ ( Sem foot) = R$ 730,00

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


daimon blackfire
Pesquise aqui mesmo no FCC pois já dei VÁRIAS vezes essas dicas.
Luis A.
Cara, em 1º lugar pesquise a equalização de seu amo. Se vc colocar o grave "no talo" ele vai distorcer mesmo. Se o problema persistir, instale esses: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562177710-alto-falante-p-amplif icador-de-guitarra-classic-jensen-mod-_JM
doubletalking
verniz, com ou sem anilina...
A. Strateiro
O de maior potência...
Abçs

Luis A.
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, vou ver se mês q vem faço a alteração, depois te digo o resultado....

Abraço.

ventilador
Membro Novato
# jun/14
· votar


Eai, tenho uma tagima 635 made in brazil e ela tem o chiado normal dos captadores single coil mas tem dois chiados o dela e outro, que o dela se colocar a mao nas cordas para mas o outro nao ..mas dai se eu mexo na folga da chave seletora..esse outro chiado para !..o que pode ser isso ?

Vonder
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Vonder
· votar


Bertola, espero não estar incomodando, mas se possível dê uma passada no tópico de caps e esclarece minha dúvida, por favor.

Obrigado.

Cepeda
Membro Novato
# jun/14
· votar


Olá Bertola

Tenho uma antiga tagima TG-635 ano 2002 original e vou começar a mexer nela.
O corpo é Maupá sem emendas e o braço é Maple (parafusado)

Vi o tremolo Bladerunner da Super Vee, com aquela tecnologia de pivotar em uma mola/chapa de metal, me interessei nele porque eles alegam o seguinte:
-Não preciso mudar a furação do corpo (6 furos)
-Aumenta o sustain
-Melhora muito a estabilidade da afinação (em relação ao tremolo de 6 furos tradicional)

Tenho as seguintes questões:

-Já viu esse tremolo? É uma boa opção?

-Em alguns vídeos vi uma grande diferença no sustain da guitarra, posso conseguir um bom sustain em um corpo em Marupà também? Sei que isso depende de inúmeros fatores além do corpo e ponte, mas quero apenas saber se a madeira seria um limitante ou não.



Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


ventilador
Problema na chave. Troque-a.
Cepeda
Já viu esse tremolo? É uma boa opção?
Desconheço esse dispositivo.
mas quero apenas saber se a madeira seria um limitante ou não.
E porque seria?!
Abçs

ventilador
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: ventilador
· votar


mas tipo depende de como ela ta na frente do amp ela chia..se ela ta deitada nao chia se ta normal no colo chia..como tu mexe ela ela aumenta ou diminui o chiado..o que é ?

ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como tenderia a ficar o timbre de uma telecaster com o corpo em mogno?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


ventilador
Cara, isso é normal por conta de interferência e cabo e/ou capts ruins. No "post" anterior vc deu à entender que ao se mexer na chave aparecem ruídos. Quando isso acontece, a chave está com defeito.
ederfreire
Um pouco mais grave que o normal...
Abç

ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual madeira voce indicaria para um timbre mais equilibrado?

ventilador
Membro Novato
# jun/14
· votar


sim, na folga do seletor eu me refiro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


ederfreire
O que vc chama de "equilibrado"?
ventilador
Cara, se a chave tem folgas, está pifada ou em vias de pifar. Troque-a por uma de qualidade superior.
Abçs

ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como voce disse: "Um pouco mais grave que o normal...", eu gostaria de saber qual a madeira soaria de forma mais equilibrada, por exemplo: uma madeira que não seja muito grave nem muito aguda, mas na média.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


ederfreire
Marupá, freijó
Abç

ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
OK! E teria alguma madeira nacional que seria similar ao alder? Ou qualquer outra madeira que é encontrada mais facilmente aqui no Brasil? Porque estou querendo montar minha propria guitarra..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


ederfreire
Já citei: freijó.
Abç

Funkadelics
Membro Novato
# jun/14
· votar


Olá a todos.

Gostaria de saber se posso mudar o encordoamento da minha guitarra para 0.11 sendo que uso atualmente 0.10. Estou procurando um som mais encorpado, bom pra solos mas também para bases tanto mais suaves quanto para bases mais "agressivas".

Sei que talvez vocês vão recomendar levar a guitarra para um luthier para regular o tensor e etc.. Mas tenho receio, pois por exemplo: Levaram o violão da igreja (onde eu toco) para dar uma regulada, trocaram as trastes, arrumara o braço e deram outros ajustes, demorou de 2 pra 3 meses, sendo que quando foram tocar o captador não estava funcionando, mas ok. Um amigo levou e já está a 2 meses e até agora nada.
Queria saber se é normal essa demora, pois fico com medo de demorar e eu ficar sem minha guita por muito tempo.

Desde já, Obrigado!

Ederson46
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já fucei a internet toda, os tópicos aqui do cifraclub, procurando algo sobre regulagem de altura dos captadores de Telecaster toda vez q encontro só fala de stratocaster, vc pode me ajudar??

lhe agradeço!

fconde77
Veterano
# jun/14 · Editado por: fconde77
· votar


Funkadelics

Independente do problema que vc´s tiveram com o violão, esse não e motivo suficiente pra deixar de levar a guitarra ao luthier para regulagem do tensor.
Procurem outro profissional!!!

Ederson46

É a mesma coisa para a telecaster.... deixe a uma distância de aproximadamente 4mm, sendo que o lado das "mizinhas" pode ficar um pouco mais alto.

Mas essa distância não é uma formula mágica, vc pode tirar como uma distância ideal algo em torno de 3 à 6mm... Os 4mm é apenas um ponto de partida pra regulagem que vai depender da combinação e tipos de captadores.
Ex: Vc tem um captador de saída baixa no braço e um alto ganho na ponte, vc vai deixar o do braço mais próximo e o da ponte mais afastado para equilibrar o som.

Ederson46
Membro Novato
# jun/14
· votar


fconde77
Obrigado, abç

fconde77
Veterano
# jun/14
· votar


ederfreire

Por experiência própria eu te falo... O freijó é uma madeira bem pesada então e bom começar a cogitar com seu luthier algumas câmaras internas para o alívio de peso.

Regisbarcelos
Membro
# jun/14
· votar


Boa noite Bertola. Já ví uns relatos antigos que você fez dizendo que a maioria das squier eram de compensado como as bullets e affinitys. Recentemente ouvi relatos de pessoas que dizem ter comprado essas series e que estariam vindo com madeira mesmo. Sabe dizer se isso procede? Grato.

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar


Funkadelics
Meu luthier que é bem ocupado gasta em média 1 semana para me devolver um instrumento que foi para regulagem ou um reparo simples como refazer uma elétrica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Regisbarcelos
Sim, a manufatura dessas guitarras melhorou bastante (as Bullets nem tanto...).
Funkadelics
Em 1º lugar vc deve procurar um profissional habilitado, em 2º lugar, a demora depende da carga de trabalho do profissional, o que não exclui que vc o questione e pergunte,e, se não aprovou o serviço, retorne e peça novo serviço.
Em 3º lugar, sim, sua guitarra precisará ser re-regulada para a nova espessura de cordas.
Ederson46
Vc deve seguir as seguintes regras: O capt da ponte deve ficar mais próximo das cordas que o do braço (regra não mandatória). Nada de "colar" o capt às cordas, nem de deixá-los muito afastados. Use o bom-senso e os seus ouvidos.
Abçs

flavio
Veterano
# jun/14
· votar


Bom dia Mauricio Luiz Bertola!

Cara, estou na minha veeelha saga com a minha Music Man, que desafina sempre que uso a alavanca (o menor uso possível), subindo o tom das cordas. Acontece que a Music Man me enviou de cortesia (empresa muito séria por sinal, o melhor pós venda que já vi) uma ponte nova com pivôs. Mandei para o meu luthier de confiança (Jacimário de Salvador, competência e honestidade nota 1000) e o problema não foi resolvido...Já trocamos a ponte e os pivôs, ajustamos o nut(sempre lubrificando ele e também lubrificamos a parte do pivô em que a ponte fica flutuando), fizemos uma regulagem geral na guitarra e nada... E o engraçado é que desafina todas as cordas! A guitarra é uma Music Man JP com tarraxas com trava, Certifico sempre de manter as cordas esticadas, conforme recomendação da marca. A única coisa que não trocamos foram as molas.Infelizmente o Jacimário está de férias, então resolverei por mim mesmo. Já testei com 3, 4 e 5 molas, mas o problema persiste. Será que pode ser mesmo as molas, já que foi a única coisa não trocada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


flavio
Sinceramente flavio, só há essa explicação...

Jacimário é 1000 mesmo!
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji