【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar

Eliseu_Augusto
Essa mesmo...
A que eu ví aqui tem escudo branco.
Abç

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Que tipo de cola?

danielsc
Veterano
# mai/14
· votar

Boa tarde, Pessoal

Tenho uma Condor CG300 com Floyd. Guitarra muito boa. Ela chegou da regulagem faz um tempo e a corda D desafinou. Foi muito pouco, mas não consigo mais afiná-la usando a microafinação. Não queria mandá-la para o luthier novamente porque ela está toda ok, apenas essa corda que não consigo afinar.

Pergunto: posso simplesmente "afrouxar" a trava do nut, afinar a corda normalmente com a tarraxa (como eu falei antes vai precisar mexer muito pouco) e depois colocar a trava novamente? vai desregular a ponte? vai alterar a afinação das demais cordas?

Obrigado

Eliseu_Augusto
Veterano
# mai/14 · Editado por: Eliseu_Augusto
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Show!! e o que me diz das CT10 e CT20 da Condor? e dessa CTX200 também!!
grande abs

Veterano
# mai/14
· votar

danielsc
Pergunto: posso simplesmente "afrouxar" a trava do nut, afinar a corda normalmente com a tarraxa (como eu falei antes vai precisar mexer muito pouco) e depois colocar a trava novamente?

Pode sim. Aliás, deve. Se não dá mais pra afinar pela microafinação, o procedimento é esse mesmo.

vai desregular a ponte?
Provavelmente sim. Acho que depende do quanto você vai mexer na corda e da qualidade da ponte também.

vai alterar a afinação das demais cordas?
Com certeza. Eu tenho uma Cort com floyd. Até bends fazem as outras cordas desafinarem (momentaneamente).

Regular floyd eu acho extremamente chato. Mas não é um bicho de 7 cabeças, não. Eu só não gosto porque leva muito tempo. Afinar cada corda, regular a ponte, depois afinar tudo de novo, regular a ponte, e daí até ficar tudo ok. É um saco! kkkkk

Mas é legal você aprender a regular por conta própria também, porque é bastante provável que precise de pequenos ajustes quando for trocar as cordas.

danielsc
Veterano
# mai/14
· votar

danielsc
Pergunto: posso simplesmente "afrouxar" a trava do nut, afinar a corda normalmente com a tarraxa (como eu falei antes vai precisar mexer muito pouco) e depois colocar a trava novamente?

Pode sim. Aliás, deve. Se não dá mais pra afinar pela microafinação, o procedimento é esse mesmo.

vai desregular a ponte?
Provavelmente sim. Acho que depende do quanto você vai mexer na corda e da qualidade da ponte também.

vai alterar a afinação das demais cordas?
Com certeza. Eu tenho uma Cort com floyd. Até bends fazem as outras cordas desafinarem (momentaneamente).

Regular floyd eu acho extremamente chato. Mas não é um bicho de 7 cabeças, não. Eu só não gosto porque leva muito tempo. Afinar cada corda, regular a ponte, depois afinar tudo de novo, regular a ponte, e daí até ficar tudo ok. É um saco! kkkkk

Mas é legal você aprender a regular por conta própria também, porque é bastante provável que precise de pequenos ajustes quando for trocar as cordas.

Valeu! Caraca, é pior do que eu pensava hehehehehe

Aquela técnica de apoiar a Floyd levantada com alguma coisa ajuda nesse processo?

Obrigado

Veterano
# mai/14
· votar

danielsc
Acho que não vai diferença no seu caso, já que você só vai afinar.

Alguns caras que eu vi fazerem isso era na hora de trocar as cordas, porque eles tiravam todas de uma só vez, o que não é recomendado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar

danielsc
Sim, pode.
Aquela técnica de apoiar a Floyd levantada com alguma coisa ajuda nesse processo?
É muito útil.
Cola branca.
Abçs

Veterano
# mai/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cola branca comum mesmo, daquelas que a gente usava na escola?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/14
· votar

Isso. É só para fixar mesmo...
Abç

Abadia
Veterano
# mai/14 · Editado por: Abadia
· votar

Olá Bertola, Tudo bom?

O que você acha da madeira PINHO, ja tem mais de 20 anos(é um armario velho)? é bom para alguma parte da guitarra? ou violao?

Abraço

senshi
Veterano
# mai/14
· votar

Postando aqui o que eu postei em outro tópico:

Comprei em março uma Vintage V6 Reissued Canhoto pelo walmart.com, mas por infelicidade a guitarra chegou com riscos e uma leve descascada no verniz. Foi efetuada a troca por outro modelo similar (que chegou segunda-feira 26/05) , mas novamente o produto chegou com algumas avarias como uma das tarraxas com um ralado(?) ou algo do tipo, não sei ao certo, e o que mais me incomodou foi o espaço existente entre o braço (finalzinho onde fica as últimas casas) e o corpo da guitarra, passando facilmente uma palheta por lá.

Minhas dúvidas são: É normal esse espaço entre o braço e o corpo? Esses itens são propícios para troca do produto? E pra quem tem o modelo: É normal o cap do braço ser deitado assim?

Fotos:
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Foto 9
Foto 10
Foto 11

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

Abadia
Não, não é.
Para corpos de baixo e guitarra, a única que é boa é a araucária. Certos tipos de pinho também, mas pra corpo maciço.
senshi
É normal esse espaço entre o braço e o corpo?
Sim, é. Não tem nada de errado aí.
Abçs

Abadia
Veterano
# jun/14 · Editado por: Abadia
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Bertola,
O jeito é pegar o armario de pinho que tem aqui em casa, e fazer um suporte para guitarra rs. E inventar alguma coisa com o resto.
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

Abadia
Pódiscrê!
Abç

hddigital
Veterano
# jun/14 · Editado por: hddigital
· votar

Boa noite Mauricio Luiz Bertola, estou com intenção de compra uma Guitarra T. Johnson Richie Sambora Strato como nesse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557010578-guitarra-t-johnson-ri chie-sambora-strato-_JM , mas estou em duvida se compra uma dessa ou uma tagima T635 , uma strato em uma faixa de preço de ate 700,00 desculpe minha ignorancia ,o que vc me aconcelha obrigado

667 bruna
Membro Novato
# jun/14
· votar

Bertola, mesmo se a memphis mlp 100 ter o braço parafusado ela continua sendo a melhor opção entre ela a msg 100? Pois eu fiquei com um pé atrás de comprar ela depois de ler alguns tópicos sobre.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

hddigital
Cara, eu não conheço essa guitarra não, mas me parece temerário comprar guitarra com ponte tipo FR de baixo custo....
667 bruna
Cara, compre o modelo LP de braço colado como essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561076637-guitarra-shelter-les- paul-nashville-305-modelo-2013-_JM
Abçs

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala, meu velho. Bom dia.

Gostaria de saber se já manuseou uma daquelas Stagg G300. Se sim, o que pode me dizer delas?

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

T. Forge
Prefiro as SX SSG STD... Bem melhores...
Abç

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mas na completa impossibilidade da aquisição dessas SX, essa Stagg seria uma boa opção?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

T. Forge
Não sei pois não trabalhei com ela. Agora... Aquele desenho é horroroso!!!
Abç

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Hahahaha. Inicialmente também achei aquela "bundinha" feia, mas aprendi a gostar.

Valeu de qualquer forma.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

T. Forge
Se vc achar a SX, compre, essa eu garanto...
Abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar

- Há como splitar o MiniHB Malagoli Custom 59 Rails?
- O que diferencia usar em série ou em paralelo?

- Compensa comprar uma guitarra (Telecaster) com um racho mínimo onde prede-se o escudo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar

Ismah
1) Se tiver 4 ou 5 fios, sim. Se tiver só 2, não.
2) Em série = Som de Hb. Em paralelo = Som parecido como o de single-coil (sem o ruído de 60Hz).
3) Escudos se trocam.....
Abç

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar

Grande Bertola,

Comprei um DI passivo para jogar o baixo direto na mesa só que estou na dúvida sobre a ligação. O DI tem uma entrada P10 onde está escrito 50 ohms, uma saída P10 também de 50 ohms, uma saída Canon XLR balanceada de 600 ohms, uma chave liga e desliga escrito Ground, e um switch escrito ATT -0db, -20 db e -40 db.

A dúvida é o que eu ligo aonde e que tipos de cabos eu uso ?

lufre
Veterano
# jun/14
· votar

Bom observei aqui na minha pobre guitarra, que bem baixinho de 2 em 2 segundos faz um som na caixa, tipo: tic...tic...tic. Fui mexendo no knobs e observei que quando fecha o tone esse som para. quando abre o tone todo aparece esse som. Problema de elétrica da guitarra, mal contado, ou cabo ruim?

doubletalking
Veterano
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Se eu mandar algum luthier fazer uma Les paul Usando Cedro Rosa, as diferenças serão grandes em relação ao mogno? pode me dar detalhes por favor? me explicar um pouco mais o que aconteceria nesse caso?
Obrigado.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tu tem algum esquema pra adicionar uma chave pra alternar entre série/paralelo além de splitar?

Tem 3 fios e a malha. logo deve ser o que deseja...

Uma pergunta ainda... posso deixar os fios dos caps longos ou isso não é recomendado? Com o tamanho que veio posso colocar a chave seletora no headstock...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji