【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Tico Aldrich
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estava pensando em trocar o captador da ponte da minha Strato S-S-S por um humbucker em forma de single.No caso teria que trocar o pot. por um de 500k ?

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar
coloca um invader na ponte e um 59 ou jb no braço entao que
fica mais nervosa..

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar
ou entao alnico pro 2..muito fino..
é o do slash..pode nao tocar muiiiiiiiiiiiito..mas tem um timbre muito massa

Grimc
Veterano
# jun/11
· votar

Eu colocaria um Alnico Pro II na ponte e um 59 no braço, acho que casaria bem

Grimc
Veterano
# jun/11
· votar

Tico Aldrich
Não é necessário, mas acredito que seria o ideal. Captadores de alto ganho, soam melhor em potenciômetros de alto ganho :-)

Grimc
Veterano
# jun/11 · Editado por: Grimc
· votar

Droga de double post

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

Grimc
eu acho que eu iria de alnico pro 2 nos 2..
ou casaria com um jb..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Leozao123
Não tem desvantagem alguma.
A ativa tem alimetação e maior controle de equalização.
É mais complexa de instalar...
emachado
Cara, "splitar" é anular uma bobina, ou seja: O capt fica atuando como um "single-coil".
Ligação "série-paralelo" é outra coisa. É o esquema que o Brian May usa na guitarra dele. Sinceramente não vejo utilidade alguma nisso.
"Splitar" não causa dano algum, desde que o capt tenha os 4 fios necessários para tal.
Cara, a blindagem deve se feita com folha de cobre ou folha de alumínio grossa. Vc liga tudo normalmente, e depois liga um parafuso com um fio na blindagem (e no corpo) e na carcaça do pot de volume. Nada mais. Blinde tudo...
pacificguitar
Amigo, acho que vc está procurando cabelo em cabeça de ovo, e deixando de explorar as possibilidades de seu instrumento a amplificador.....
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Tico Aldrich
Não.
Abç

CaioWT
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, você poderia esclarecer minha dúvida?
Por acaso você sabe qual encordoamento é melhor Ernie Ball - Coated Electric Titanium ou as Blue steel da Dean Markley?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

CaioWT
Cara, não sei.
Ambos são de mui boa qualidade...
Abç

CaioWT
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ok, muito obrigado

Stevenzin
Veterano
# jun/11
· votar

Olá, Bertola, algumas perguntinhas.

Estou com uma Superstrato aqui, e tá sem elétrica, e to querendo comprar tudo.

1- A chave dela é parecida com as de Les Paul, mas fica ''em baixo'' e não ''em cima'' como as de Les Paul. Mas como são parecidas ouy iguais, eu devo comprar chave de Les Paul mesmo? (3 posições)

2- E o Jack (é uma coisa que eu não faço a menor idéia de como seja e funcione)? A entre dela é em baixo do corpo (igual les paul e não strato). Ela tem uma proteção aparafusada no corpo com fio preso, aquilo é o jack? Outra coisa Jack stereo ou mono?

Obrigado e abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Stevenzin
Cara, como assim?
Essa guitarra só tem 2 capts? Ou tem 3? Se tem só dois vc pode usar chave de les paul (ou de tele, de 3 posições), se tem 3, tem que usar chave de strato de 5 posições.
Esse tipo de "jack" é comum, mono, como o de quase todas as guitarras.
Abç

pacificguitar
Veterano
# jun/11 · Editado por: pacificguitar
· votar

Unindo a sugestão do blackstrat e do Grimc, com a opinião do Maurício Bertola(agradeço a todas respostas), eu concordo com a coisa de explorar meus equipos, e vou fazê-lo, mais queria sugestões de outros guitarristas sobre a captação e/ou instrumento porque vou comprar minha guita em setembro, e quero chegar lá nos EUA com o máximo de informação possível, pois não quero ficar fazendo só isso no tempo da viagem. Eu estou interessado numa Gibson, mas não conheço Gibson com caps Seymour ou Dimarzio(salvo as customizadas claro), e com isso estou por enquanto inclinado em pegar a BFG. Na praia dos caps que blackstrat e Grimc sugeriram, posso testar umas schecter, que nunca toquei mas posso ter uma boa surpresa. Aproveitando o conhecimento dos senhores(e espero poder ajudar vocês futuramente também rs), tem 2 Gibson Studio com Caps 500T na ponte e 496 no pescoço, só que com 500T com coil split. Será que o 500T splitado dá um bom clean? Tenho perguntado a meio mundo rsrs

Obrigado Maurício, blackstrat e grimc pela ajuda e atenção.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar
cara se voce quer trocar pickups gibson por SD eu já acho vacilo..
o 500 splitado nao vai ser um single mas vai ser um timbre difrente.nenhum humbucker splitado fica = single perfeito..fica diferente..acho que se for comprar uma guitarra gibson tem muito
captador que vai te atender..
agora se comprar uma epi..ou outra intermediária vale a pena por
pickups tops,mas tirar pickups gibson eu acho bobeira..
mesma coisa se tirar captador original de american standard(fender)....guitarra fender americana e gibson quanto mais original melhor..
valeu..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

pacificguitar
Cara, captadores gibson geralmente não soam tão bem "splitados". Aliás, poucos HB's "splitados" tem um som "single" tão bom quanto um "single-coil" real.
Quanto a ter "som limpo", porque um capt de qualidade comprovada como esse 500T não teria?
Pelo que pude entender do que vc escreveu, vc quer um som limpo e claro, não é? Pois então, porque vc não compra uma guitarra como essa aqui:
http://www.gbase.com/gear/gibson-les-paul-special-gibson-les-paul-spec i
Ou essa:
http://www.gbase.com/gear/gibson-les-paul-gary-moore-bfg-2009-lemon-bu r
Ou mesmo essa:
http://www.gbase.com/gear/gibson-50s-tribute-les-paul-gol-2010-gold
O capt P90 é um single-coil de alta saída, nervoso mesmo, mas com um som claro e articulado.
Veja esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=X4UsB6ZZdKo&feature=related
Abç

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

sem intrometer mais..mas qualquer gibson les paul tem som bom
no clean e bom na distorçao..
algumas ótimas no clean e boas de distorçao
e outras boas no cleas é ótimas na distorçao;;
acho que todas fazem o serviço..
nenhuma gibson precisa de SD..
apesar de que os SD são muito finos..
alnico pro 2,jb ou 59 seria a pedida se fosse de SD..
mas os da gibson são foda..prefiro uma gibson original..
a nao ser que já venha com SD..
VLWMauricio Luiz Bertola
E pacificguitar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

theblackstrat
nenhuma gibson precisa de SD..
Concordo totalmente!
Abç

emachado
Veterano
# jun/11 · Editado por: emachado
· votar

Betola

Me desculpe, mas ainda estou em dúvida quanto às soldas na carcaça dos pots.

Se estas já estarão em contato com o material da blindagem o correto não seria levar todas as ligações de terra para um único ponto para evitar loops?

Ou devo fazer como nos esquemas da seymour e apenas conectar as cavidades blindadas (caps, controles, jack e chave)?

Me desculpe pela insistência Bertola, mas não vejo a hora de ver esta guita em ação, já faz 8 meses que a estou construindo.

Outra coisa, convém ligar um capacitor no fio terra da ponte para proteção contra choques? Os capacitores de 0,47 ligados no pot de tone são apenas para filtrar frequências ou têm também esta função?
Saudações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

emachado
Não cara, uma coisa é o terra do instrumento, outra é o efeito "gaiola de Faraday" proporcionado pela blindagem.
Estude esse artigo:
http://www.pisotones.com/Articulos/shielding.htm
Abç

emachado
Veterano
# jun/11
· votar

Bertola

Valeu, obrigado pela ajuda.
Amanhã vou fazer as ligações.

Obrigado

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar

Maurício e blackstrat,

concordo com vocês acerca da troca de caps na Gibson. Se fosse para pensar em Seymour eu consideraria uma Schecter, mas estou mais propenso a Gibson por outras razões(pegada do corpo e braço, madeiras). Uma das Guitas que Bertola indicou é uma BFG que é exatamente a que estou tentado a comprar, só que não a Gary, mas a nova com tremolo, apesar de estar inseguro com este trêmolo. Preferiria a antiga BFG preta. O Cap BB3 deve fazer uma bela base clean, e soar bem em base crunchada, o p90 dispensa comentários né?

A Tribute eu preciso tocar, mas como gosto de versatilidade(não que os p90 não sejam versáteis, ainda mais em locais diferentes como ponte e pescoço) acho que prefiro dois caps diferentes e com personalidade distintas. Na Guitar Player o Molina falou(se não me engano) que a Tribute não vem o cancelamento de hum e aconselhou a troca de um dos caps por um p90 da Dimarzio...acho que foi isso, mas como não viajo em troca de caps em guitarras desse nível, não me interessei muito. Mas com certeza vou testá-las!

Maurício,

sobre o 500T eu escuto frequentemente queixas sobre seu excesso de "ardido". Então fiquei encanado, mas vou testá-lo também. Gosto das classic, mas meu dindin está mais para uma Studio que lançaram com 500T ou a Studio Buckethead(se os switches vermelhos não incomodarem a vista quando eu os ver pessoalmente rsrs!

Obrigado pela ajuda Maurício e blackstrat.

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mestre eu gostaria de saber se esses braços da guitar fetish são confiaveis, eh para um projeto "low price" meu... vi uns topicos aki no fcc de um q veio torto e tals, so q me pareceu um caso isolado, gostaria de saber a sua opnião.

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Bonnerfl
Sim, são. O caso em questão é raro mesmo...
Confira também os braços da Eden Music (E-Bay), bons e baratos, mas demora pra chegar, pois vem de Hong Kong.
Abç

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

Bonnerfl
Mauricio Luiz Bertola
estou pensando seriamente num mighty mite com perfil em v
e trastes medios.por 90 dolares..
são melhores ou piores que os 2 já citados?
att

Grimc
Veterano
· votar

Olá, tenho uma strato SX aqui, e pretendo fazer um corpo para ela, em Cedro ou Freijó. Tenho boa habilidade com marcenaria.

O que seria melhor: Fazer todo o corpo em um bloco único de madeira, ou utilizar emendas, para aumentar a sua resistência e facilitar o trabalho?

Até que ponto as emendas podem influenciar o timbre?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

theblackstrat
Melhores. Mas mais caros.....
Grimc
Se vbc já tem uma SX, porque vais fazer um corpo pra ela?
Abçs

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
achei até barato..90 dolares..com nut,,trastes..só falta logo e verniz..
os outros sao muito mais baratos?
att

Grimc
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Por 2 motivos: por diversão, e porque quero usar o corpo em alder da SX para outro fim.

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji