【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Carlos-Ot
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É já fui alertado quanto a isso, vou tirar uma tarracha original e vou levar junto pra comprar, obrigado novamente bertola, qualquer dúvida eu venho aqui te perturbar denovo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Carlos-Ot
Positivo.
Abç

jhonny.bear
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ola Bertola, tudo bem?
bem, sou um grande admirador seu (sem querer ser puxa saco), a verdade e que 80% das vezes concordo com suas idéias!!
Então gostaria que vc me ajudasse a montar meu set de pedais (ainda não tenho nenhum mas em breve começarei a montar meu set).
Bem meu baixo e um condor xb 225a, meu ampli e um meteoro demolidor 80 watts. Esse set me satisfaz pra onde eu toco no momento (igreja e casa) em shows uso o ampli do evento e ensaios uso o do estúdio!!
mas ultimamente tenho sentido a necessidade de melhorar o meu timbre então a solução que me veio a mente foram os pedais!!
Os pedais que pretendo comprar são:

equalizer (groovin beq200)
envelop filter (efx dual filter)
chorus (groovin chb300)
reverb machine (behringer rv600)
ultra di (behringer)

pretendia liga-los nessa mesma ordem de cadeia!!
O que vc pode me dizer a respeito do meu equip atual e do set que pretendo montar? Os pedais são legais ou vc acrescentaria/trocaria algum (ou todos)?
Desde já obg e desculpe o jornal!!
Abc

jhonny.bear
Veterano
# jun/11 · Editado por: jhonny.bear
· votar

edit

jhonny.bear
Veterano
# jun/11 · Editado por: jhonny.bear
· votar

edit

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

jhonny.bear
Cara, em 1º lugar tem o problema do amp... Embora vc use-o apenas em casa, essa série da Meteoro consegue ser pior que as anteriores...
Quanto aos pedais, Eu ligaría nessa ordem: Eq (no caso desse amp é muito necessário) > Chorus > Envelope > DI. Reverb eu não vejo necessidade (delay, talvez).
Acrescentaría um Compressor (1º lugar na cadeia).
Abç

Joel_ESP
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Quanto a construção da minha Les Paul, devo passar alguma coisa na escala, ou deixar na madeira pura mesmo?
Abç.

fconde77
Veterano
# jun/11
· votar

Joel_ESP

Acompanho o tópico da sua Guitarra e pelo que me lembro a escala é escura, se não estiver com os trastes ruins ou com a escala danificada (lascas), não passe nada! Apenas limpe e hidrate.
Agora se apresentar qualquer problema desses que mencionei acima leve a um luthier.

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Opa Bertola, tudo bem cara?
a minha pergunta é a seguinte,
qual captador devo colocar na minha shelter nashville 300 pra ficar sem muito ruidos?
Abração..

emachado
Veterano
# jun/11 · Editado por: emachado
· votar

Bertola

Tenho lhe perguntado sobre baixos, pois estava em dúvida sobre qual modelo vou experimentar para uma próxima construção (apenas como hobby).

Decidi, apesar de saber que vou penar com os preços, pelo rick 4003: sonho é sonho...

No site da marca eles indicam que a espessura do corpo é de 31,8mm. É isto mesmo, ele tem o corpo mais fino do que o padrão usual?

Estou tendo dificuldade para encontrar desenhos e esquemas para este baixo. Se não conseguir vou para a impressão de fotos e ajusto seguindo a proporção de uma peça ou região que tenha uma medida segura.
Na explorer que estou terminando (polimento e instalação dos caps) fiz isto. Com base no nut de 1" e 11/16 (42,9mm), bem como da distância entre o nut e 12º traste, ajustei todas as medidas de uma foto e usei para ajustar alguns detalhes em planta impressa que havia conseguido.

Como tenho alguma experiência com trabalho com chapas de metais e usinagem, vou tentar construir a ponte, abafador e knobs por conta e mandar cromar.

As tarraxas creio que consiga aqui com preços mais justos, mas os caps vai ter ser mesmo via e-bay.

Aquela peça metálica que vai sobre as cordas do cap da ponte tem qual função? Ela não interfere no magnetismo entre cordas e caps? Pois se isto acontecer, poderia até fazê-la com outro material não magnético.

Pode ser uma boa opção inserir uma longarina de ipê ou roxinho no centro do neck-thru? Penso em utilizar dois tensores também.

Me desculpe mestre pelo texto imenso, mas já estou com síndrome de abstinência de serragem e pó de madeira.

Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Joel_ESP
Deixar pura, bem polida.
ZoSo of Zeppelin
Cara, em 1º lugar não existe "guitarra sem ruídos".
Um bom capt da Sound/Malagoli Traditional já seria bem adequado.
emachado
Cara, não existem desenhos dos Ricks disponíveis facilmente por aí. Creio que o ideal seria utilizar um molde ou fazer o desenho a partir de quadriculação respeitando as medidas como vc mesmo já falou.
Na verdade a espessura dos Ricks varia. As cópias da Giannini tinham 40mm, o que acho adequado para esse baixo. Lembre-se de que ele é um "neck-thru", portanto a espessura do corpo influi menos.
A escala dos Ricks é de 33 1/3 pol. (e não 34pol), fique atento à isso. Não há a necessidade de utilização de 2 tensores, pois é chato de instalar e pior ainda de regular; use apenas 1 mesmo. Longarinas de roxinho e escala em ipê seriam muito bem vindas.
Quanto a peça, é o "abafador", ela altera sutilmente algumas frequencias, é um excelente apoio e proteção para os capts (eu uso direto em meus baixos!).
Uma boa opção é vc utilizar os captadores Stellfner Stellbass ou Bassbucker nesse seu Rick, são bons e baratos...
Abçs

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá! Sou novo no fórum, mas já fui informado de sua excelente reputação e disponibilidade em responder à galera. Então, eis minha dúvida:

Tenho uma Tagima T635 original, já regulada por um luthier há uns 8 meses. Estou percebendo a ação das cordas levemente alta a partir do 10º traste, porém, a afinação das oitavas está ok e o braço não parece estar empenado. Acabei de verificar a distância entre a corda e o traste (espaço que sobra entre a corda e o topo do traste) na Mizona e encontrei o seguinte: 1º traste: 1,5mm - 12º traste: 2,5mm - 22º traste: 2,5mm.

Tenho uma outra guitarra (aria pro II Magna) que a ação está quase 1mm mais baixa e ela é bem mais confortável pra tocar.

Sei que o raio da escala interfere na ação das cordas, mas:

Será que dá pra dar uma regulada melhor?

É possível o braço da tagima estar desalinhado? Pergunto isso porque com a aria, o luthier colocou um pequeno calço entre o braço e o corpo da guitarra, o que melhorou demais a pegada e as cordas parecem estar mais paralelas ao longo do braço.

Obrigado e abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

rolnston
Cara, "desalinhado" é um braço cujo angulo horizontal em relação ao corpo está errado, fazendo com que as cordas saiam da escala.
Seu braço está empenado, e o que vc deve fazer IMEDIATAMENTE é leva-la a um luthier competente, que poderá, ou não, instalar um calço, regular tensor, "rebater" trastes, etc.
Abç

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu! Vou levar em um luthier. Ok agora entendi esse lance de desalinhado!

Abraços!

Joel_ESP
Veterano
# jun/11
· votar

ZoSo of Zeppelin
Mauricio Luiz Bertola
Ah sim, obrigado.
Pois a textura dela é bem diferente da escala da minha Strato.
Abç.

o malmsteen modesto
Veterano
# jun/11
· votar

bertola

por favor eu tenho um violão giannini e eu gostaria de saber se a idade das cordas influenciam na afinação delas pois eu comprei um jogo de cordas e quanto mais tempo elas tem mais as oitavas ficam desafinadas ou isso poderia ser um empenamento no braço do violão ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

o malmsteen modesto
se a idade das cordas influenciam na afinação
Sem dúvida.
Troque as cordas.
Abç

Geist
Veterano
# jun/11
· votar

Eu Tenho uma Dolphin trato(já falei dela aqui antes) e queria trocar pelo menos o captador da ponte. Eu pretendo colocar um Hot Blade da Malagoli. Tem problema trocar apenas um captador? Quanto custa para um luthier colocar o captador novo mais ou menos?

LipeGuitarrero
Veterano
# jun/11
· votar

Fala bertola, comprei um kit multi tone da malagoli, 3 caps single.
Tenho um par de 59+HH777 também da malagoli, então decidi instalar o HH777 na SX SST57 na ponte até eu comprar a lespaul e refazer a troca de caps.

Minha duvida é a seguinte, tenho que trocar os potenciometros da guita para 500k só para instalar o HH777?

Qual a diferença que um pot de 250k e 500k faz num humbucker?

emachado
Veterano
# jun/11
· votar

Bertola

Valeu pelas dicas.

Só mais uma pergunta: neste rick seria interessante utilizar nas asas, laterais do neck-thru, pau-marfim ao invés de marupá?

Tá difícil de encontrar por aqui. Tive apenas duas opções: uma prancha que o vendedor garantiu ser caixeta e outra de freijó mas em espessura 3cm apenas.

Estou quase indo de freijó colado para as asas, mas creio que sairia demais da sonoridade do rick que procuro.

Bem, vou aguardar mais um pouco e ir até o Gasômetro, região de São Paulo que concentra algumas madeireiras.

Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Geist
Não tem problema algum.
LipeGuitarrero
Não tem que trocar nada.
emachado
Não. Pau-marfim é mui pesado. Use marupá ou caixeta mesmo; pode usar freijó também, pois elas pouco interferem na sonoridade geral, até porque é um "neck-thru"...
Abçs

Calime
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, o que vc conhece o amplificador Carvin MTS 3200? Se sim, o que me diz dele?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Calime
Não conheço pessoalmente, mas sei ser um bom amp.
Ele tem 100WRMS, o que é francamente excessivo, a não ser que vc vá tocar em estádios de futebol...
Abç

Calime
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Talvez acabe pegando, por conta do valor que estão pedindo em um praticamente novo. Vlw!

erdnaxela
Veterano
# jun/11
· votar

e ai bertola beleza , depois de 2 anos o mini fuzz ta funcionando a todo vapor.

só uma pergunta os falante jensen tem sensibilidade de 94db o que diferencia dos eminence que tem 102db em materia de som. o falante jensen é o c12q.

ABC!!

Skider
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Blz cara?

Seguinte... Tenho um Padrão HB SC HB, Qual a altura que devo deixa-los?

Nota: Minha guitarra está sem sustain nos H.A's e nas últimas casas;

luisw
Veterano
# jun/11
· votar

Bertola, bom dia

Tem um novo baixo da condor a venda por 600 pregos no ML (novo). Se você pudesse dar sua opinião, mesmo caso não tenha visto o instrumento pessoalmente, só pra ter uma noção se o instrumento é feito de bons materiais e se tem bom custo benefício.

BAIXO ELÉTRICO 5 CORDAS JAZZ BASS
CORPO: BASSWOOOD
BRAÇO: MAPLE
ESCALA: ROSEWOOD
TRASTES: 21
TARRAXAS: CONDOR JAZZ BLINDADA (CROMADA)
PONTE: CONDOR JAZZ MODEL (CROMADA)
CAPTAÇÃO: 2 JAZZ BASS CONDOR (CERÂMICO)

Retirado de http://www.condormusic.com.br/baixo/contrabaixo-5-cordas/897-cjb-25.

A captação é passiva, certo?

Agradeço a ajuda, grande abraço

Leozao123
Veterano
# jun/11
· votar

Existe uma captacao que permita eu tirar dum violao jumbo (EJ-200 Acoustic) um som mais aveludado e menos estridente ?

fconde77
Veterano
# jun/11
· votar

Leozao123

Cara, já uma viu o Fishman Aura SixTeen?
Seia +- isso que procura

Leozao123
Veterano
# jun/11
· votar

entao, mas este pedal nao possui o equalizador, no caso de tocar em um barzinho qual seria o melhor ?

da pra combinar uma captacao ativa da lr baggs com um equalizador ?

abrass

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji