【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É, mas eu não sabia desse detalhe quando regulei a primeira vez, e aí não anotei a curvatura.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Ismah
Mais uma razão para uma regulagem geral bem feita...
Abç

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Esqueci de dizer, o problema da corda solucionei... Aparentemente braço está uns 3 mm torçido. E a corda está sofrendo com o cap do meio, assim afastei um pouco e ela soa levemente desafinada, mais um pouco e voi la! perfect.

De fato, sinto que ela precisa de regulagem com certa urgência.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Ismah
Cara, se há torção do braço... cuidado!
Vc esta à ponto de perdê-lo...
Abç

Leozinhu
Veterano
# mar/14
· votar

Olá Bertola, eu gostaria de lhe perguntar se ja viu algum instrumento da Heaven's guitars, se sim, o que achou? é uma marca de nível tops, ou intermediária, ou com as iniciante? é que estou pensando em comprar uma..
desde já obrigado pela atenção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Leozinhu
Nunca ouvi falar...
Abç

vitorrock
Veterano
# mar/14 · Editado por: vitorrock
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá bertola eu andei olhando algumas guitarras interessantes e achei essas três:
Fender Blacktop HSH
Fender Blacktop HH
Fender HSH Modern Player

Fender HSH Modern Player é chinesa e a Fender HH e a HSH são mexicanas, mas a diferença de preço é apenas 100 dólares...
Obs: Meu tio mora nos EUA dai ele trás a guitarra pra mim...
Eu gosto de tocar heavy metal e hard rock e estava sentindo falta de um humbucker para os solos,pois minha guitarra é HSS... Mas outra coisa que eu gosto é o clean especialmente do captador do meio,ai fiquei em dúvida entre essas três...

O que você acha cara?
Abraço...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

vitorrock
Eu pegaría essa:
http://www.fender.com/series/modern-player/modern-player-stratocaster- hsh-rosewood-fingerboard-crimson-red-transparent/
Abç

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# mar/14
· votar

Bertola, Sei que é dificil, mas vamos tentar fazer uma média, como acha que estão vindo as novas sx sst62 e o que acha de um conjunto de 2 sinle coils traditional texas e um humb hh 777 blade, ambos cêramicos. Acha que com esses caps consigo uma versátilidade maior, e o fato de colocar pots de 500k pois dizem que o traditional texas não tem muito brilho.
E por ultimo, o que houve com o seiji? ( Essa é uma curiosidade, se não quiser responder, as outras respostas já estão de bom tamanho.)
Agradeço desde já.

Matheus Soares
Veterano
# mar/14
· votar

Vou descrever aqui minha situação:
Tenho uma Ibanez Gio GRX20 em bom estado,
Só está com 2 problemas, quando abro a agudo dela começa a dar um ruido e o volume tem que estar no maximo na guitarra senão gera ruido também
A grana pra mim está meio curto e estava pensando em fazer as seguintes modificações nela:
Fazer um blindagem com fita de cobre;
Dar uma olhada na elétrica dela;
Trocar o 2 caps gastando no maximo uns R$ 300,00 sendo eles
Malagoli Hb Hot e um Malagoli intruder na ponte e braço ou
Colocar por enquanto somente um captador melhor na ponte depois trocar o do braço
Oque acha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Maledito GuitarHero
Não me parecem ter decaído de qualidade não...
dizem que o traditional texas não tem muito brilho.
Equívoco...
Um "set" bem razoável para sons mais "hard".
Matheus Soares
Limpe os potenciômetros em 1º lugar, com spray "limpa-contatos" ou álcool isopropólico.
Fazer um blindagem com fita de cobre;
Boa medida...
Colocar por enquanto somente um captador melhor na ponte depois trocar o do braço
É uma opção se vc está com pouca grana...
Abçs

bezerrabru
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola. Tudo bom?
Tenho uma dúvida. Há guitarras que não tem "ponte" ou que os guitarristas tiram. Normalmente são guitarras que tinham ponte tone o-matic, e ai deixam a corda somente no Stop Bar, passando por cima do mesmo. Neste caso, como fica a questão das oitavas?
Obrigado.

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar

bezerrabru

A ponte em questão e o modelo "Wraparound".

Esse modelo não permite uma regulagem de oitavas muito precisas, mas Existem "Wraparound" com micro afinação da Schaller e Gotoh por exemplo, mas são caras, como a maioria dos produtos dessas marcas.

P.S.: A PRS fabrica guitarras com esse modelo de ponte, mas são instrumentos de altíssima qualidade e acredito que seja difícil encontrar alguma com algum problema de entonação com essa ponte, mas não quer dizer que vc não sofra na regulagem ao trocar de cordas (de 0.09 para 0.10) e/ou deixe a ação das cordas mais baixas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

fconde77
bezerrabru
Exatamente.
Abç

GRRS
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

Estou querendo montar uma caixa para contrabaixo levando em conta a portabilidade como fator determinante, mas sem comprometer a sonoridade

Olhando nos fóruns da vida, vi que você mesmo construiu uma caixa 1X15'' + 1X8'' e obteve bons resultados, tanto em questão de timbre quanto de portabilidade

Porém eu fiquei receoso de executar um projeto similar, já que os amps e caixas que usam 1X15" com os quais eu toquei geralmente eram trambolhos pesados e de difícil transporte

Pesquisando mais um pouco eu cheguei em um projeto similar, usando falantes 1X12" + 1X8" isolados e ligados em paralelo. Isso já estaria mais de acordo com a praticidade que estou buscando

Na sua opinião, uma configuração assim me proporcionaria volume e projeção de graves satisfatórios, ou eu teria que utilizar necessariamente um falante de 15", visto que este possui uma amplitude maior de frequências?

Agradeço sua atenção

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

GRRS
Depende do uso e de sua concepção de som.
Para mim, os graves profundos e poderosos são "o meu" som. Assim, para tocar em lugares mais amplos eu não abro mão de falantes de 15".
Na verdade eu nem tenho mais essa caixa (1X15 + 1X8), pois foi roubada..
Agora, para lugares menores e ensaios, creio que uma caixa de 12pol, com um falante poderoso e bem projetada é o suficiente.
Dou como exemplo essa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547041436-caixa-1x12-para-baixo -cone-aluminio-300-rms-_JM
Abç

Jhonaton
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Jhonaton
· votar

Olá tudo bem?
Gostariar de saber se inverter os humbuckers da guitarra muda o timbre, ou foi só impressão minha, e principalmente após inverte-los preciso regular novamente alguma coisa?

SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar

Grande Bertola,

Aí vai a pergunta da vez: blindagem com tinta spray a base de ferro (a mesma usada para pintar painel de fixação de imas) funciona ???

Já li e vi varios comentários divergentes, no blog do Paulo May ele fez uma blindagem assim e já vi outros falando que além de não funcionar com o tempo piora !!!!

Então ?

Ramsay
Veterano
# mar/14
· votar

Jhonaton

Cara, inverter os humbuckers muda muito o timbre da guitarra, na maior parte das vezes pra melhor e as vezes pra pior.

Eu tenho várias guitarras com pelo menos um dos humbuckers invertido e a diferença é da agua pro vinho e, nas guitarras que fiz a inversão, elas simplesmente acordaram e houve uma enorme melhoria no som.
Isso é válido tanto para o captador do braço quanto o da ponte.

Ramsay
Veterano
# mar/14 · Editado por: Ramsay
· votar

SkyHawk

Se a sua guitarra utilizar somente humbuckers, a blindagem é desnecessária, porque os próprios captadores já fazem isso e tiram o "humm" do som.

Já se a guitarra utilizar captadores single, uma blindagem pode tirar um pouco, mas não muito, do ruído causado por esse tipo de captador.
E blindagem a base de tinta spray não é muito efetiva, porque ela tem alta resistência.
O ideal é blindar com fita de cobre ou alumínio (blinda menos).
Mas, não espere nenhum milagre da blindagem, porque isso não existe, simples assim...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Jhonaton
Muda sim.
Claro: Se vc desmontou sua guitarra (que é o que se tem que fazer ao mexer nos capts), há que regular de novo.
SkyHawk
blindagem com tinta spray a base de ferro
Nunca usei isso.
Atualmente, eu só acho efetiva blindagem com folha de cobre.
Abçs

SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar

Ramsay
Mauricio Luiz Bertola
Minhas guitarras são bastante silenciosas tanto as humbuckers quanto as single coil, é que estou montando uma teleca nova com 2 caps dimarzio um hotrails na ponte e um area T stacked no neck (ambos tem cancelamento de hum) acho que vai sem blindagem, se ficar ruim depois em faço.

Obrigado como sempre pela ajuda.

Jhonaton
Membro Novato
# mar/14
· votar

Ramsay
Mauricio Luiz Bertola
Obrigado achei que era em maior parte coisa da minha cabeça, e sem querer ser chato vocês sabem o quanto posso abaixar as cordas sem comprometer meu querido sustain? Vi o Juninho afran dizer uma vez que com 1,2mm não perdia, sera?
Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Jhonaton
vocês sabem o quanto posso abaixar as cordas sem comprometer meu querido sustain?
Use o método empírico...
Tentativa e erro, a base do método experimental, que sempre funciona...
Abç

ogner
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
No E-Bay vendem-se umas molduras de HB abaptáveis à "single-coils" e mini-hb's. Acho que essa é a solução. Ou então... Dremel...
Uhmmm, vou ver isso tb! Ja encomendei os Mini Humbs!
Valeu!!

gL.
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala mano, blz?
Apareceu(não sei se já estava assim pois não me lembro) na minha guitarra uma manchinha verde na parte de traz do braço, isso é normal? como faz pra tirar?

bielsupremo
Veterano
# mar/14
· votar

tenho certeza que já perguntaram isso pra voces pelo menos 9028490284029840 de vezes, me desculpa mesmo por estar perguntando isso, mas eu to pesquisando faz uma hora e não acho respostas concretas, como eu troco a espessura do encordoamento da minha guita de 0.009 para 0.010? Quer dizer, como é feita a regulagem? Li um pouco, procurei videos (isso não achei) e fiquei sabendo que deveria regular o tensor, e as oitavas (através dos parafusos presentes na ponte), Ah, um detalhe importante, minha guita é uma ibanez gio GRG 170 e não tem floyd, apenas ponte com tremolo. OBrigado desde já

bielsupremo
Veterano
# mar/14
· votar

tenho certeza que já perguntaram isso pra voces pelo menos 9028490284029840 de vezes, me desculpa mesmo por estar perguntando isso, mas eu to pesquisando faz uma hora e não acho respostas concretas, como eu troco a espessura do encordoamento da minha guita de 0.009 para 0.010? Quer dizer, como é feita a regulagem? Li um pouco, procurei videos (isso não achei) e fiquei sabendo que deveria regular o tensor, e as oitavas (através dos parafusos presentes na ponte), Ah, um detalhe importante, minha guita é uma ibanez gio GRG 170 e não tem floyd, apenas ponte com tremolo. OBrigado desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

gL.
Isso é fungo.
Vc terá que lixar e refazer o acabamento com verniz ou seladora.
bielsupremo
como é feita a regulagem?
Isso é com seu luthier. Leve à ele para e regulagem geral do instrumento e a troca de espessura das cordas.
Abçs

bielsupremo
Veterano
# mar/14
· votar

Nenhuma possibilidade de eu fazer sozinho? é que tipo assim arrebentou a mizinha aí comprei o encordoamento com a espessura errada sem nem perceber pois quando comprei tava numa correria que so, daí como prefiro de maior espessura mesmo resolvi trocar, mas não vou por enquanto não regular porque é claro que não vai funcionar e vai empenar o braço.... Daí
deixar a guita sem corda até segunda acho que também não é uma boa....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji