【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


fconde77
A distancia não deveria seguir um um padrão minimo,
E Gianóca tem isso???
Kkkkkk....
Quais as consequências de um cordal tão afastado assim ?
Na prática, nenhuma... Mas, se vc encostar o braço alí, pode usar como uma "alavanca".....
leofantinel
Use os Traditional "vintage" para o braço e meio e um Traditional "Texas" na ponte.
Abçs

AlefxD
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

viu o meu caso? to doido pra fazer logo isso, mas tenho receio de dar ruim depois :v

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


AlefxD
Acho uma má idéia....
Como o fconde77 falou, fazer um chanfro inclinado é menos problemático....
Abç

AlefxD
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

entendi, obg

clguitar
Membro
# fev/14
· votar


Obrigadíssimo, Mestre Bertola!

Ismah
Veterano
# fev/14
· votar


Bertola

Voltei a usar a alavanca tremolo hoje e as molas parecem as de um trem velho, os rangidos não parecem passar para o amp, mas é algo que me incomoda... Que posso fazer?

OBS CREIO, que isso se dê pela oxidação externa das mesmas

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


Ismah

Umas gotas 2 gotas(no máximo) de óleo de máquina sobre cada mola resolve.
Se usar em spray cuidado pra não lambuzar tudo em volta.

sugesto
Veterano
# fev/14 · Editado por: sugesto
· votar


PRECISO DE AJUDA URGENTE DOS LUTHIERS

Olá, bom dia.

Preciso da ajuda dos mestres luthiers, Maurício Luiz Bertola e Fábio Seiji.

Acabei de voltar de viagem e trouxe uma guitarra comigo. Escolhi ela pelo conforto e rapidez do braço, também pelo timbre, claro. É uma Hagström Super Swede. É uma guitarra canhota, e eu como todo canhoto, tenho muitos problemas pra encontrar guitarras decentes e com preço honesto no Brasil.

Bom, o problema é que ela é ótima, mas o luthier disse que não vai mexer nela. Disse que o tirante está "travado", e que não pode fazer nada. Eu sou pouco entendido do assunto em relação a tirantes, mas sei que a Hagström fabrica tirantes diferenciados para suas guitarras, assim como tarraxas, pontes... Eu vi isso antes de comprar, e por pouco desisti, mas muita gente na internet fala que é um tirante fácil de regular e extremamente confiável, que garante uma vida últil maior à guitarra, etc.
Tentei argumentar com o luthier falando que era um tirante diferente, quis mostrar sites, mas nada. Ele disse que posso tocar com ela, mas nunca vou poder regular a ação das cordas, trocar afinação... isso é uma coisa ruim pra mim, uso guitarra de ponte fixa justamente pra poder mudar a afinação quando quiser. Eu realmente preciso que a guitarra seja o mais versátil que puder, embora ela seja confortável agora.
Segundo o luthier, quando o tirante "trava", só na porrada pra destravar, e 90% das vezes, dá merda, o tirante quebra e fode o braço da guitarra. E como é uma guitarra que tem binding, teria que tirar a escala, trocar o tirante, refazer o acabamento. Falou que sai caro e ele mesmo não faz.
Esse luthier é de confiança e sempre levei minhas guitarras e violóes na oficina dele, desde moleque até hoje.

O que acham?
É possível regular esse tensor ou não?
Pra que entendam melhor a guitarra, vou colocar alguns links:

Hagström Guitars

Hagström Super Swede

Hagstöm "H-Expander" Truss Rod

Guias de como ajustar o tirante:
http://www.hagstrom.org.uk/images/CatSlim/Hexpander.jpg
http://www.hagstrom.org.uk/images/specs/DC75Bro_In1s.jpg
http://www.hagstrom.org.uk/expander_stretcher.htm

[EDIT] Segundo um folheto explicativo do H-Expander truss rod (tirante da Hagström), ele é um tirante normal, só que ele fica em volta de uma estrutura metálica, uma armação. Eles inventaram isso pra impedir que o tirante quebre. Mas que na prática, pra regular, é a mesma coisa. O que significa um "tirante travado"??

Bloody_Rage
Veterano
# fev/14
· votar


e aí galera,to com uma dúvida aqui que acho um pouco "boba" mas quero que seja esclarecido,normalmente toco guitarra com som limpo direto no amp (meteoro rx-100),uso uma strato ggx1s da giannini,sempre estranhei o captador da ponte ser MUITO agudo e magro,se aumentar um pouco o volume até arde os ouvidos,vi em um review dessa guitarra que é normal em stratocaster o cap da ponte ser muito agudo e normalmente não se utiliza tanto,já mudei bruscamente a EQ só q ñ fica legal com os outros caps,fica abafado e muito grave,gostaria de saber se é normal isso,que ñ se utiliza muito o da ponte e se é normal ele ser agudo.

clguitar
Membro
# fev/14
· votar


sugesto
O braço está com uma curva grande? Se está bom para tocar, eu não mexeria na guitarra.

Se a curva do braço estiver um pouco desconfortável, eu consideraria colocar cordas mais finas para reduzir a tensão aplicada no braço.

sugesto
Veterano
# fev/14 · Editado por: sugesto
· votar


clguitar
Cara, o braço tá sem curva nenhuma, ele tá retíssimo, a guitarra tá afinando beleza. Tá super confortável. Mas e essa história de tirante "travado"? Até que a ação das cordas não está ruim, mas e a afinação?
Porque eu gostaria de colocar outras afinações nela... Afinar em D, C#... fico com medo de descer a afinação assim, e o braço reagir mal... o que você acha?

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


Bloody_Rage

Estranho normalmente é o contrario, os singles são captadores mais agudos que os humbuckers por isso usam potenciômetros de 250k (quanto maior o seu valor, mais agudos eles deixam passar), verifique a instalação da sua guitarra... ou pode ser isso mesmo, seu humbucker ser agudo demais.

sugesto
Eu levaria sua guitarra a outro luthier para uma segunda opnião.

Bloody_Rage
Veterano
# fev/14
· votar


fconde77

não cara os meus caps são todos singles,eu vi no review dela que é normal ele não ser usado muito em som limpo por ser agudo demais,isso confere?

clguitar
Membro
# fev/14
· votar


sugesto
Se você baixar a afinação, é possível que a curva do braço vá para o lado contrário, ou seja, que a "barriga" da curva fique no lado da escala.

Você sabe se é possível afrouxar o tensor? Se for possível, não há nenhum problema, é só afrouxá-lo um pouco, pois o braço vai estar sob uma tensão menor das cordas.

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


Bloody_Rage

Foi mal, viajei aqui... imaginei que o seu modelo fosse o HSS. Bom essa SSS eu não conheço e não tenho como opinar sobre seus captadores.

Bloody_Rage
Veterano
# fev/14
· votar


fconde77

mas falando de strato em geral,é verídico isso de o cap da ponte ser agudo demais no som limpo e ´ñ ser tao usado?

sugesto
Veterano
# fev/14
· votar


clguitar
Ainda não sei se é possível afrouxá-lo. Segundo o luthier, não é possível fazer nada com o tensor, ele está "preso".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Ismah
Trocar as molas. Todas elas...
sugesto
Cara, procure um outro luthier para ouvir uma análise alternativa. Não economize. Se o braço está reto e sem trastejamentos, mesmo com a ação baixa, não mexa nele.
Bloody_Rage
Capts de baixa qualidade são assim. Sugiro que vc compre um "stack" e instale na ponte.
Abçs

sugesto
Veterano
# mar/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Poxa, Bertola... Ela tava ótima sim, mas acabei de perceber um trastejamento na 12ª casa, na 6ª corda. Mas a afinação tá beleza, ela segura numa boa. Você acha que com ela assim, mudar a afinação vai ser ruim? Baixar 1 tom? 1 tom e 1/2?
E mais uma pergunta pra finalizar: Você acha que existe esse negócio de tirante travado ou é um jargão de luthier? Eu queria realmente entender o que se passa com a guitarra.


Abraço e muito obrigado

Ramsay
Veterano
# mar/14
· votar


sugesto

Cara, trastejamento com a guitarra desplugada de um amp não existe.
Trastejamento só é real com a guitarra ligada num amp, simples assim...

sugesto
Veterano
# mar/14
· votar


Ramsay
Eu toquei com ela hoje algumas horas e realmente não tinha nada, tava perfeita. Agora à noite fui mostrar pro batera da minha banda a guitarra e percebi esse "trastejamento". Tava desplugada mesmo.
Amanhã sem falta vou confirmar isso com o meu amp.
Acho que tô um pouco desesperado do braço da guitarra estar fudido.
Valeu, abraço

Ramsay
Veterano
# mar/14
· votar


sugesto

Então, amigo, desencana.
Trastejamento com a guitarra desplugada pode acontecer quando a altura das cordas em relação ao braço está muito baixa, tipo 1 mm ou menos.
Mas, se vc liga a guitarra num amp e não nota trastejamento no som, então está tudo bem, simples assim...

sugesto
Veterano
# mar/14
· votar


Ramsay
Cara, o trastejamento se tiver, realmente é o de menos agora.
E esse tirante "travado"? E o fato de não poder mudar a afinação dela me preocupa.
Mas eu vou levá-la em alguns luthiers que me indicaram e ver como vai ser isso.

No site da Hagstrom, diz que o h-expander, tirante deles, é protegido por uma "barca" ou "carapaça" de metal, para que o tensor não fique em contato direto com a madeira. Justamente pra não empenar. O desenho que essa barca tem é feito pra dissipar a tensão e a madeira não sentir nada. Por disso que é seguro comprar uma Hagstrom antiga porque o braço dela não tá empenada, provavelmente nunca empenou. Apesar de que a minha é nova. Acho que o luthier viu que o tirante era diferente e ficou com medo de mexer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


sugesto
Cara, não é "jargão" não. Tirantes travam ou chegam ao seu limite.
Por isso vc tem que levá-la a outro luthier. Recomendo o Mestre Sérgio Buccini (Sampa).
Abç

sugesto
Veterano
# mar/14 · Editado por: sugesto
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi. Mas em guitarras novas isso também pode acontecer?
Porque comprei a guitarra na loja, zerada. São Paulo tá um pouco fora de mão pra mim (estou em Brasília). Espero que não precise levá-la até lá para resolver esse problema.

Obrigado pela ajuda, grande abraço.

Ticoty
Veterano
# mar/14
· votar


Tenho uma Epiphone Ultra 2.... É uma guitarra muito boa, mas ela não consegue segurar a afinação como eu achei que iria segurar. Trocando apenas as tarraxas Groover que já vem por Gotoh com trava 3x3 meu problema seria resolvido?

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar


Ticoty

Use cordas novas e aperte os parafusos das tarraxas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


sugesto
Isso aí é caso de troca - Direito do Consumidor...
Ticoty
Não é problema das tarrachas, mas sim por vc não colocar as cordas corretamente, as porcas e parafusos das tarrachas não estarem devidamente apertadas e vc não fazer os procedimentos de estabilização da afinação ao colocar as cordas ou reafinar.
Abç

Ticoty
Veterano
# mar/14
· votar


+1 motivo pra mim parar de levar no luthier que eu estava levando... -.-'

Estava até achando estranho porque vi falar tão bem das Groover... ;S

Qual seria a maneira correta de fazer tudo isso que eu preciso fazer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar


Ticoty
Cara, a postagem acima é auto-explicativa.
Mantenha apertados os parafusos e porcas das tarrachas, coloque as cordas corretamente, sem "embôlos", com poucas voltas nas hastes e laceando-as. Depois de afinar puxe as cordas e refaça a afinação, repita esse procedimento em todas as cordas e quantas vezes for necessário para a estabilização. Mantenha os sulcos da pestana lubrificados com grafite em pó.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji