【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

bielsupremo
Nenhuma possibilidade de eu fazer sozinho?
Vc tem 16 anos... Acho difícil que vc domine "de pronto" a técnica.
Para isso existem profissionais. Para fazer aquilo que outras pessoas não sabem. Se não fosse assim, 90% das pessoas do mundo seriam inúteis e deveriam morrer de fome...
Abç

bielsupremo
Veterano
# mar/14
· votar

Mesmo sendo novo curto fazer sozinho as paradas... Mas acredito que voce esteja certo... Quando eu arrumar uma guitarra mais "vagabunda" eu regulo ela sozinho que ai o medo é menor e vou pegando experiência aos poucos... Valeu pela dica ai

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

bielsupremo
Quando eu arrumar uma guitarra mais "vagabunda" eu regulo ela sozinho que ai o medo é menor e vou pegando experiência aos poucos...
De fato...
Abç

gL.
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mas isso é normal de acontecer? Esse fungo é proveniente do suor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

gL.
Sim, e da falta de limpeza do instrumento após o uso.
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/14
· votar

boa tardeMauricio Luiz Bertola! poderia retirar mais uma duvida?

tem um cara querendo me vender um corpo de sg maciço em freijo por 200 reais, é um bom negocio, essa madeira é boa pra sg?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

rhoadsvsvai
Sim, é.
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado!

gL.
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O estranho é que eu sou bem cuidadoso com todas minha guitarras, sempre que termino de tocar limpo tudo certinho. Muito estranho! Mas obrigado pela ajuda meu velho.

amilanezi
Veterano
# mar/14 · Editado por: amilanezi
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mestre Bertola, gostaria de uma dica sua sobre problema ruído de aterramento em uma Gibson Studio 2002.
Me recomendaram blindagem para resolver, mas ainda tenho dúvidas se isto resolverá o problema.

Criei um tópico para buscar ajuda e também relatar a evolução do caso para futuras consultas da comunidade...se puderes verificar e dar alguma dica ficaria muito agradecido.

Esse é o tópico que criei sobre o problema na intenção de conseguir ajuda.

o/

Milton.Jr
Membro Novato
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Estou montando uma guitarra (uma strato, 3 singles) e queria que fosse o mais tradicional possível na medida do possível. Estou comprando algumas peças mais caras, outras nem tanto, e o corpo eu iria comprar aqui no Brasil mesmo. Eu vi que uma tal de RDC Guitars de BH fabrica os corpos por um preço razoável, e estou em dúvida entre tres tipos de madeira: Cedro Rosa, Freijó e Marupá. Qual deles vc acha que pode trazer (o mais próximo) um timbre das stratos mais tradicionais? Não sei se vai influenciar, mas estou com um braço em Maple pra ela.
Obrigado e até mais!

davi.mafra
Membro Novato
# mar/14
· votar

Estou querendo comprar uma guitarra de boa qualidade do exterior, mas andei pensando e pelo valor que eu vou pagar porque não investir no mercado Brasileiro.
Sendo assim, gostaria que me indicassem luthiers com boas referências pra construir o meu instrumento.

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

amilanezi
Em 1º lugar verifique o aterramento da guitarra, depois o aterramento do amp, notadamente no da rêde elétrica. Se nada disso resolver, só aí faça blindagem. Atente para o fato de que guitarra totalmente silenciosa NÃO EXISTE.
Milton.Jr
Marupá ou freijó (que é mais pesado), o cedro-rosa proporciona um timbre mais "grave" (embora essas diferenças sejam bem sutís.
davi.mafra
Não entendi a sua dúvida.
Abçs

bob973
Membro
# mar/14 · Editado por: bob973
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Perguntei lá no tópico oficial pra quem quer comprar guitarra,mas como ninguém respondeu...

fica a pergunta:SX 57/62 ou Squier Affinity?

muito obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

bob973
São equivalentes. A SX é mais barata e os modelos Affnity da Squier melhoraram nos últimos anos.
Abç

bob973
Membro
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

vlw então. :)

davi.mafra
Membro Novato
# mar/14
· votar

Simplificando.

Ao invés de criar um tópico pra isso resolvi perguntar aqui:

Me fale o nome de alguns luthiers aqui do forúm, de boa reputação, que possam construir uma guitarra pra mim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

davi.mafra
De que cidade?
Abç

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Um amigo deixou comigo um Eagle Jazz Bass SJB003 (mão Fender) pra dar uma dar uma olhada, segundo ele estava a muitos anos guardado encostado num deposito da Igreja
Olhando rapidamente não vi nenhum empeno no braço, os potenciômetros estão chiando e serão trocados, assim como a elétrica que será refeita por já estar mexida e com fios remendados e isolados com Durex e fita Crepe.
Até ai tudo bem, mas as tarraxas estão com pontos de ferrugem assim como a ponte e os parafusos de fixação, regulagem de altura e oitavas... aparentemente tudo funciona, o problema é mais estético.
Falei com ele que era possível melhorar a aparência limpando com a Dremel, mas ele cogitou substituir tudo por ferragens da Wilkinsom que ele viu no Ebay por +- $27,00, economizando tempo e trabalho, mas em compensação a entrega demora em média 90 dias.

A minha dúvida é:

Vale pena esse investimento de ponte e tarraxas nesse baixo só por causa de pontos de ferrugem?
Qual seria o valor de mercado desse baixo original?

amilanezi
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grato pela sua atenção Bertola, sei que não deve ser fácil atender à todas as questões aqui do forum e tocar os trabalhos do seu dia-dia.

Em 1º lugar verifique o aterramento da guitarra, depois o aterramento do amp, notadamente no da rêde elétrica. Se nada disso resolver, só aí faça blindagem. Atente para o fato de que guitarra totalmente silenciosa NÃO EXISTE.

Tenho quase certeza de que o problema está no aterramento da guitarra, pois:

1- a guitarra chia no meu ampli em casa e no ampli do estúdio de ensaio.
2- tenho uma Vintage V100 Wine Red (muito boa por sinal) e ela não chia nas mesmas configurações.

Por isso, diria com certeza que o problema é na Gibson.

Já apliquei limpa contatos na toggle switch, pots e soldas, sendo que reduziu um pouco o chiado, mas ainda não está satisfatório e quando acionado algum ganho chia bastante.

A grande dúvida que tenho é se realmente a blindagem resolve o problema específico de aterramento....se ela proporciona a "massa de terra" adequada para o escoamento de corrente necessário para minimizar o ruído.

Outra dúvida seria se pode ser a captação dela com problema se existe alguma maneira de verificar a condição dos captadores. Medir a saída dá pra verificar algum problema neles?

Mais uma vez agradeço e peço desculpa por estar bombardeando com essas dúvidas todas, mas abri um tópico específico e tive poucas contribuições que ainda não me esclareceram 100%.

Grande abraço!

o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

fconde77
Isso depende se o cara vai ficar com o baixo ou não. Se ele for ficar com esse (bom) baixo, recomendo a troca; se não, a recuperação é mais jôgo. Deve valer algo em torno de R$ 400/450 depois de "acertado"
amilanezi
Outra dúvida seria se pode ser a captação dela
Quando capts dão problema, não é desse tipo...
A blindagem NÃO resolve problema de aterramento, apõe-se à ele; apenas pelo efeito "gaiola de Faraday" isola o sistema de interferências eletro-magnéticas externas reduzindo bastante chiados e ruídos.
Abçs

amilanezi
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A blindagem NÃO resolve problema de aterramento, apõe-se à ele; apenas pelo efeito "gaiola de Faraday" isola o sistema de interferências eletro-magnéticas externas reduzindo bastante chiados e ruídos.

Valeu Maurício!!!Muito Obrigado mesmo!!

Essa dúvida tava me matando....tava quase rasgando meu diploma de engenharia elétrica...hehe, pois li bastante coisa que defendia que a blindagem solucionava também problemas de aterramento!

Mas agora com sua confirmação fico mais confiante em focar no problema do aterramento do circuito como um todo.
Quando a o chiado é causado pela ineficiência do aterramento do circuito, a blindagem não resolve.

Agora posso focar em procurar informação sobre como melhorar o aterramento do circuito da bixana!!!

Mais uma vez agradeço!!!

o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

amilanezi
Exatamente.
Abç

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Maledito GuitarHero
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Disse que eu deveria trocar a captção, bom, eu tenho um amigo com um jogo de malagolis parado faz uns 3 anos ( eles são de 2008, fizemos testes e estão funcionando perfeitamente), ele iria me vender por um preço simbólico ( cerca de R$ 50,00) Acha que devo comprar e trocar ou devo pegar um novo que estão vindo melhores e terão os um ano de garantia ( até porque se estragarem, provavelmente seria um de cada vez e isso seria perfeito por 50 reais porque ai mandava trazer somente os que estragarem), o que acha, vale a pena?

Edit: A guita é uma sx sst62

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Yuri ycs
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pretendo comprar uma guitarra cort m600, ela e feita em mogno e escala em rosewood, pelo que eu saiba e a mesma madeira da gibson les paul, a duvida e: se eu trocar a captacao, ela ficaria com o som proximo da les paul? Tem alguma contra indicacao para essa guitarra? Ah, o recurso push pull (acho que e assim que se escreve) da pra tirar um som de "strato" nela?

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# mar/14
· votar

Yuri ycs

Quando for mencionar a pessoa, clique no nome dela e vai aparecer com um 2 b e ai o nome dele além de sair negritado, aparece pra ele que mencionaram ele em um comentário, ai fica mais fácil de responder.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Maledito GuitarHero
Sim, vale.
Yuri ycs
ela ficaria com o som proximo da les paul?
O som dela JÁ É "parecido" com o de uma LP...
o recurso push pull (acho que e assim que se escreve) da pra tirar um som de "strato" nela?
Não. Vais conseguir um som próximo de guitarra com (2) "single-coils".
Abçs

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Maledito GuitarHero
· votar

Mauricio Luiz Bertola Ultima pergunta do dia.

Meu amp te 65w, mas no falante esta escrito 50w, se for realmente 50w, queria colocar um de 75 a 100w, só pra ter o valor máximo de som e uma garantia que ele aguentará no som máximo sem estourar, além de uma melhora de qualidade visto que o meu amp veio com falante China, que é ate bom,mas, o que me fez decidir trocar mesmo foi essa coisa dos 50w com 65 w de potência.
Tem algum modelo pra me indicar, se poder pode ser um modelo mais caro e um mais em conta de 75 a 100w.Essas imitações de alto-falantes, são confiáveis? O que acha so Eminence Legend 1258?
Agradeço pelo auxilio de sempre.

Yuri ycs
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: Yuri ycs
· votar

Maledito GuitarHero
Valeu, hehehe
Vc sabe se tem algum topico ensinando essas coisas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Maledito GuitarHero
Compre o Legend 1258 ou esses aqui (entre em contato com o vendedor)>
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536335346-alto-falante-p-amplif icador-de-guitarra-classic-jensen-mod-_JM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji