【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
sugesto
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Verdade. Comprei a guitarra na França, mas já mandei um e-mail para a Hagström. Vou correr atrás. Obrigado pela ajuda! Bom carnaval pra você e pra família!

SkyHawk
Membro
# mar/14 · Editado por: SkyHawk
· votar

sugesto
Vi que vc é de Brasilia, temos ótimos profissionais aqui na cidade. Eu acho muito dificil uma guitarra nova estar com um tirante travado. Procure algumas indicações e não aceite esse blá blá blá. Também não tente fazer nada você mesmo.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Seguinte, eu fiz a elétrica de uma guitarra apenas uma vez e não deu muito certo haha
Agora tô querendo por uns quad-rails que eu tenho parados numa explorer minha e queria saber se esse esquema aqui ta certo: Esquema
Se sim, qual é o tone e qual é o volume? Quais fios posso usar para fazer as ligaçoes entre pots e entre os pots e o jack?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

d.u.n.h.a.
O "pot" de tone é o que tem o capacitor.
Abç

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O que havia me ocorrido...

mas como não uso muito elas (sei eu diabos pq comprei uma guitarra com tremolo se não uso isso), se faz essencial a troca?

onde encontro molas de qualidade (ML tem as toneladas)?

como faço a troca propriamente dita?

sugesto
Veterano
# mar/14
· votar

SkyHawk
Poisé! Ainda não consegui engolir essa história!
Já me indicaram o Edu Brito e o Haroldinho... se quiser me indicar o seu, fico muito agradecido! Abraço!

SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar

sugesto
Com o Eduardo vc está muito bem atendido. Ele também é a minha recomendação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Ismah
Compre da Gotoh.
como faço a troca propriamente dita?
Tirando as antigas e colocando as novas... Para isso vc precisa folgar os parafusos da presilha das molas ao corpo.
sugesto
Foi o que citei acima: Procure uma 2ª opinião...
Abçs

sugesto
Veterano
# mar/14
· votar

SkyHawk
Quinta vou levar a guitarra lá, já falei com ele. Por telefone ele disse que não entende essa história de "tirante travado". Estou cruzando os dedos!

Mauricio Luiz Bertola
Com certeza! Fiquei meio desnorteado quando o luthier disse isso, porque ele sempre cuidou dos meus instrumentos, a alguns anos já. Quando ele falou isso, fiquei com a sensação de que tinha jogado meu dinheiro no lixo. Estou esperando o carnaval passar e vou procurar a opinião de outros. Creio que cada profissional tem seu forte. Obrigado pela ajuda!

GuiCCRE
Membro
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sou aquele cara do tampo empenado....eu baixei a tensao das cordas e abaixou o empeno......quanto mais ou menos custa p arrumar isto ai, e deixar reto, zerado

Felippe Rosa
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde, queria saber se o modo como os fios são soldados nos potenciômetros e o esquema de ligação interfere no funcionamento dos mesmos, comprei os potenciômetros da malagoli, eu mesmo instalei eles me baseando no esquema de ligação anterior, e o mesmo problema persiste: Os tones só funcionam se os pots de volume estiverem no máximo, os de volume não funcionam bem também, só da metade pra baixo que muda algo...
Vou te mandar um MP.
Abçs

Lucas93Ibanez
Membro Novato
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ponte Floyd Rose Special presta?

To pra comprar uma LTD MH-327 que vem com uma dessas. Busquei pra caramba, uns dizem que é tão boa quanto a Floyd original, outros dizem que é um lixo. Vi gente falando que é boa, porem desgasta rápido por causa da construção em metal mais pobre, e era pra comprar tendo em mente que seria necessário repor depois.

Já tenho em mente a compra de uma Gotoh, talvez, após alguns meses de uso da guitarra.

O que achas?

Abraço!

_Dudu_
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
olá Bertola, comprei o casal de custon II da malagoli e coloquei na minha les paul com o seguinte esquema
mais infelizmente ja inverti os pots, fiz varias mudanças e não consegui deixa-la com volumes independentes, quando ponho uma distorção com muito ganho o volume mesmo no zero deixa passar um poco de som, sera que danifiquei os pots ? tem algum esquema diferente pra isso ?

SkyHawk
Membro
· votar

Grande Bertola,

Segui sua recomendação e coloquei 5 molas na minha strato (estava com 3), a estabilidade da afinação melhorou muito !!! E o timbre deu uma encorpada. Achei a alavanca pesada mas acredito que seja só questão de adaptação.

Obrigado como sempre.

SkyHawk
Membro
· votar

Como disse coloquei 5 molas e para regular a ponte soltei um pouco mais os dois parafusos da garra que segura as mesmas. Está me parecendo crítico pois os parafusos estão com um aperto muito superficial, estou com medo da rosca não aguentar a tração das molas e os parafusos soltarem.... O que faço ?

Chapulin
Membro Novato
# mar/14
· votar

Bertola, eu tenho uma Les Paul e comprei óleo de Peroba. Eu devo passar na escala ou na parte de trás do braço? É preciso ter alguma "proteção" em algumas partes na guitarra para passar? (tipo por fitas nos trastes) É necessário estar sem cordas?
Nunca fiz esse processo, por isso a pergunta. Abç

Saul Morello
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma Squier Bullet de 1997 não possui nenhuma alteração de luthier, com exceção da cor que era vermelho e foi pintada de preto, mas, de uns tempos pra cá eu venho percebido que o braço tem ficado esverdeado em algumas partes, como se estivesse apodrecendo ou sei lá o que, o que pode estar acontecendo? E vale a pena eu investir nela? Tipo, trocar ferragens, braço, parte elétrica e captação?

Quadrado
Veterano
# mar/14
· votar

Bertola, eu tenho uma Les Paul e comprei óleo de Peroba. Eu devo passar na escala ou na parte de trás do braço? É preciso ter alguma "proteção" em algumas partes na guitarra para passar? (tipo por fitas nos trastes) É necessário estar sem cordas?
Nunca fiz esse processo, por isso a pergunta. Abç

É para passar na escala amigo, somente em madeira que não seja envernizada. Se sua escala for clara, cuidado ! escalas claras se limpam com um paninho seco mesmo.

É bom passar quando for trocar as cordas, e somente se a escala estiver com um aspecto sujo

Não precisa de proteção, só não exagere na dose de óleo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

GuiCCRE
Aqui não se comentam preços cara...
Felippe Rosa
Parece que vc, ou comprou pots lineares ou de má qualidade...
Lucas93Ibanez
construção em metal mais pobre,
_Dudu_
Cara, não entendi muito bem o que vc quer...
SkyHawk
Achei a alavanca pesada
Não me venha com frescurísses de guitarrista de "hair metal" não cara, kkkkkkk........
Aumente o tamanho dos parafusos...
Chapulin
Na escala cara.. Não precisa "proteger" nada não. Sim, passe quando for trocar as cordas.
Saul Morello
braço tem ficado esverdeado em algumas partes
Isso são fungos cara, para tirar é preciso lixar o braço e reaplicar a seladora e o verniz. Isso não atrapalha em nada, portanto, lixe de leve com bombril e dê um polimento...
Abçs

SkyHawk
Membro
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu !!! Já tinha imaginado que seria algo nessa linha, amanhã passo em uma loja de ferragem e vou comprar parafusos mais longos.

Agora me conta porque tão pouca gente usa 5 molas ? Quase todas as pontes que vejo usam 3 e algumas outras com 4...

Outra diferença que não acho muita explicação é a colocação em paralelo ( | | | ) ou em triangulo ( /|\ ) ....

Pesquisei bastante e achei bem restritas as referências disponíveis sobre essa questão de molas nas pontes trêmulo.

E ainda tem um video de um luthier italiano que praticamente faz mágica regulando uma ponte de uma strato, acho que já deve ter visto esse a que me refiro, aquilo funciona mesmo ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

SkyHawk
Agora me conta porque tão pouca gente usa 5 molas ?
Modinha cara....
Outra diferença que não acho muita explicação é a colocação em paralelo ( | | | ) ou em triangulo ( /|\ ) ....

Eu prefiro paralelo...
aquilo funciona mesmo ?
Funciona. Mas tem que ter uma ponte e uma guitarra de qualidade...
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mesmo Malagoli?
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1378-potenciometro_500 k

São 2 logarítmicos e 2 lineares, volume e tom, respectivamente...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

Felippe Rosa
A Sound/Malagoli só distribui...
Abç

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/14
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, tô pensando em trocar o encordoamento da minha guitarra de 010 pra 011. Sei que vai precisar regular tensor e ajustar as oitavas, vou tentar fazer isso eu mesmo, visto que não tem luthier a menos de 100 km daqui.

Agora tem uma coisa, o nut já é meio apertadinho pra 010. Se eu tentar colocar 011 ali, provavelmente terei problemas com afinação, certo?

Tem alguma recomendação de como eu devo "gastar" as cavidades do nut, pra caber melhor a 011? Que material usar e tal...

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/14
· votar

GuitarristaDoNickEstranho
Se eu tentar colocar 011 ali, provavelmente terei problemas com afinação, certo?
Só se vc usar alavanca...
Use uma lima fina e pequena.
Abç

henriquefrizera
Membro Novato
# mar/14
· votar

Gente alguém conhece algum bom luthier de Vitória-ES? Eu levei para um luthier a minha Gibson Les Paul Standard para regular e mudar a tensão para .10 ele me devolveu a guitarra trastejando com as cordas um pouco altas e a afinação não segura nem 20 minutos e os parafusos enferrujaram provavelmente porque o local de trabalho dele era muito empoeirado. A guitarra é novinha modelo 2013 se alguém poder me ajudar ficaria grato, me endicaram o Adonis Junior.

henriquefrizera
Membro Novato
# mar/14
· votar

Se ninguém poder me ajudar será que eu consigo regular minha guitarra ou é muito arriscado? Pois não sei nada sobre regulagens,etc.

fconde77
Veterano
# mar/14
· votar

henriquefrizera

Eu procurava indicações de luthier aqui no fórum e com amigos da sua região... Vc tem que ter e mente que sua Gibson deve estar custando na faixa de R$ 3.000, e na minha opinião, não é uma guitarra nem investimento que vale apenas fazer experimentos de luthier ou deixar na não de de pessoas pouco habilitadas.

henriquefrizera
Membro Novato
# mar/14
· votar

A guitarra custa 7 mil reais na Itália(o modelo quilt maple AAA)(onde meu tio trouxe para mim), no classificados de musica do es no facebook tem muita gente falando bem de um luthier, o Adonis.
fconde77 o problema é que não sei regular,e não tenho um afinador adequado para regular as oitavas, nem coragem de mexer no tensor haha

henriquefrizera
Membro Novato
# mar/14
· votar

fconde77
o que você acha que devo fazer?Você é de Vitória/Vila Velha?Se sim leva sua guitarra para regular em que luthier?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji