【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


lindoso
On-on.
Detalhe: Ali está representado um pot do tipo "push-pull"
Abç

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Seguinte Mestre, sou guitarrista de natureza, fiz aulas de baixo alguns anos atrás mas vendi o que eu tinha. Agora to na onda de gravar uns sonzinhos em casa, pra mim mesmo, sem o menor inuito de fazer grana, vender ou qualquer coisa.
Agora tô querendo pegar um baixo novamente. Pensei no tagima tbm5. Toco sludge metal, uso guitarra de 6 cordas afinada em C e drop Bb e uma de 8 afinada em F#, por isso pensei num de 5 cordas.
Aí surgiram as dúvidas: rola afinar um de 4 cordas 2 tons abaixo ou é melhor pegar um de 5 cordas mesmo?
Esse tagima ( http://www.tagima.com.br/produtos/baixo/TBM-5.php ) presta? Digo no sentido de confiabilidade, construção e robustez?
Se não, alguma indicação até uns 800 pilas?


Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


d.u.n.h.a.
sludge metal,
Desculpe, mas não sei o que é isso...
Cara, compre o de 5 cordas logo...
Esse Tagima é um baixo legal pra começar
Abç

bob973
Membro
# fev/14
· votar


Vi no Ebay uma Gibson Chinesa por 330 dólares.o cara me disse q é uma réplica.segue o link: http://www.ebay.com/itm/Les-Paul-1959-R9-Tiger-Flame-Electric-Guitar-F rets-Binding-chitarra-elettrica-/221369017985?pt=Chitarre_Elettriche&h ash=item338a9f2681

o que eu preciso saber antes de comprar uma dessas?

clguitar
Membro
# fev/14
· votar


bob973

Dá uma olhada nos vídeos deste cara, ele tem vários reviews de guitarras fake chinesas.
http://www.youtube.com/channel/UCc0X6O--9ahFR2mD6cSjtFg

fconde77
Veterano
# fev/14 · Editado por: fconde77
· votar


bob973

Vc já sabe o que precisira saber... é falsa isso já basta pra vc desistir da idéia,
Se vc parar pra pensar que uma guitarra de marca como Cort, Ibanex ou mesmo SX que tem um nível de controle de qualidade pra garantir uma determinada qualidade e consequentemente um nível de preço dentro do mercado que eles planejaram para posicionar a sua marca, sempre que chega em nossas mãos levamos a um luthier pra regulagem e em alguns casos trabalho nos trastes para nivelar ou acertas as pontas que sobram da escala que ainda estão muito vivas.
Agora em guitarras Falsas eles não tem compromisso com a marca apenas com o lucro e o controle de qualidade e muito baixo ou até zero, então a chance de vc receber um belo enfeite de parede é muito grande, pq os custos que vc terá pra corrigir os defeitos de fabricação podem ultrapassar o custo de uma guitarra nova.

Sem falar que o som de uma guitarra falsa nunca será igual a verdadeira.

P.S.: Sua guitarra pode ainda ser retina na receita por se tratar de um item falsificado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


bob973
Falsificação é crime...
Abç

bob973
Membro
# fev/14
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela respostas e atenção de vcs.ja desisti da idéia.vlw.

MegaXR
Veterano
# fev/14
· votar


Pessoal,
Estou com uma Epiphone SG G-310, mudei os captadores pra Seymour Duncan 59 e JB.

Também mudei toda a parte elétrica dela, potenciometros pro original da Gibson SG Standard.

Curti bastante as mudancas, mas estou interessado em trocar o braco e as tarrachas, o que vocês acham? Se sim, que madeira recomendam pra essa troca?

Ah, também tenho interesse em trocar essa ponte, estava pensando em realmente modificar pra uma ponte mais firmeza, tipo Bigsby.

Que vocês acham?

Tenho outras guitarras, mas gosto bastante dessa epiphone, só quero melhorar ela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


MegaXR
Estou com uma Epiphone SG G-310, mudei os captadores pra Seymour Duncan 59 e JB.
Cara, vc colocou captadores cujo preço é quase igual ao da guitarra inteira??
mas estou interessado em trocar o braco e as tarrachas
Porque? Está torcido? As tarrachas quebradas?
tipo Bigsby.
A mais barata que encontrei no ML custa R$ 350/400...
só quero melhorar ela.
Uma guitarra de baixo custo, qualidade idem, braço aparafusado (o que foge do padrão para esse tipo de instrumento), etc.... Sinceramente, não vejo um motivo plausível para gastar tanta grana em uma guitarra como essa, fora de uma boa relação custo-benefício.....
Abç

Siltonio
Membro Novato
# fev/14
· votar


Olá pessoal, bom dia!!

Não precisaria nem dizer, mas sou novo por aqui...

Preciso de uma ajundinha. Quero descubrir o nome de um acessório usado na guitarra para produz um som paracido com o do slid. Já ouvi algumas musicas que os caras usam "ele". Mas não sei o nome. Alguem poderia me ajudar?

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


Siltonio

Não sei ao certo que vc procura, mas se for +- o que estou pensando conheço esses 2 acessórios:

Slide

Ebow

MetalJames
Membro
# fev/14 · Editado por: MetalJames
· votar


Bertola, mestre! Me tira uma dúvida por favor cara!



Se liga na ponte da minha guitarra: http://imageshack.com/a/img716/522/pcwk.jpg
http://imageshack.com/a/img822/8194/5zrw.jpg

Eu que regulei, você acha que tá nivelada e legal?



Se liga na altura das cordas e no braço:
http://imageshack.com/a/img812/1763/bgig.jpg (cordas soltas)
http://imageshack.com/a/img560/6646/5ebg.jpg (cordas presas na primeira e na última casa, a guitarra tem 24 casas)
http://imageshack.com/a/img819/5137/zdka.jpg (cordas presas na primeira e na última casa, a guitarra tem 24 casas)

Eu tou sem saber se o braço ta empenado ou regulado errado, pesquisei MUITO mas tem MUITA contradição aí eu decidi vir aqui pedir tua ajuda. Eu medi com uma régua as cordas soltas e deu 2mm de altura. Com as cordas presas dá 1mm, passei um cartão de crédito e ele sobe a corda uns 0,5mm mais ou menos. Tem algum problema? Algumas cordas trastejam, a G e a B, bem pouco mesmo, detalhe que elas tão velhas (a Ezinha não tá velha).



Me ajuda cara! Por favor! Se precisar da foto com o cartão eu posto também! Valeu!


EDIT.: Tentei abrir aqui as fotos e elas abriram enormes, clica com o botão direito do mouse e escolhe "Abrir link em uma nova janela" que vai :)

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


MetalJames

A ponte parece estar nivelada e pelas fotos da altura das cordas não dá pra dizer muito se o braço esta torcido ou não.
Só fato de estar trastejando já é um bom motivo para levar ao luthier, além do mais guitarras com pontes Floyd Rose são realmente muito chatas pra regular , o luthier pode avaliar melhor o que realmente precisa ser feito.

MetalJames
Membro
# fev/14
· votar


fconde77

Opa amigo, muitíssimo obrigado pela ajuda! Rapaz é que não tem luthier aqui perto kk eu tou me virando sozinho... Realmente as guitarras com floyd são muito frescas mesmo (qualquer coisinha já desregula).

Rapaz, você sabe quanto você usa de mm na casa 12 em sua guitarra? É só medir com a régua, os espacinhos brancos que derem é o tanto de mm que você usa. Eu queria saber a altura mais comum... eu me sinto confortável ao tocá-la. O trastejamento é quase nulo, creio que sejam as cordas gastas. Acho que trastejamentos assim são até normais, você não acha? Sua guitarra é assim? Desculpa se pergunto muito kk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Siltonio
Ou é slide ou E-Bow, como o fconde77 disse.
MetalJames
Pelas fotos não dá pra ver. Só uma avaliação "in loco" pode resolver...
A cordas devem ficar o mais baixo possivel sem trastejar (aparecer no amp).
Abçs

MetalJames
Membro
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa Bertola, valeu mesmo. Você poderia me dizer quais as 3 formas de ver se o braço tá empenado? Eu vi nesse tópico você dizendo que conhece 3, mas você não as citou, quais são (uma eu sei que é com a régua e o braço sem corda alguma)? Se tiver empenado eu vou ter que procurar um luthier mesmo. Eu procurei em vários locais mas são opiniões variadas! Me confundi bastante

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


MetalJames

O tópico é antigo, mas tem algumas indicações de luthier em João
Pessoa
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/217331/

Chapulin
Membro Novato
# fev/14
· votar


Nunca usei Strap Locker. A minha guitarra veio com esse sistema. Um tá ok, mas o outro fica soltando... É um perigo pra guitarra cair! Só estou tocando sentado. Eu posso desmontar, ou fazer algo para que ele segure? Pois até para encaixar está muito fácil ( o que nao deveria acontecer). Lembrando que é só um dos 2 que está com o problema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Chapulin
Retire o dispositivo, coloque cola de madeira no buraco do parafuso e preencha=o com palitos. Deixe secar e depois reaparafuse.
Abç

lindoso
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mauricio, daria para eu utilizar uma chave spdt on/on de tres terminais apenas no lugar dessa de 6 desse esquema que eu postei? ( http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=switch_f_bp )

Chapulin
Membro Novato
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Me desculpe, você entendeu errado, rsrsrs
Estou falando do dispositivo que fica preso na correia em relação ao que fica na guitarra. Quando vou plugar um no outro fica frouxo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


lindoso
Sim, dá.
Chapulin
Tem certeza de que não há porcas ou parafusos frouxos?
Abçs

bob973
Membro
# fev/14 · Editado por: bob973
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vi esse tópico,
( http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/142620/ )mas cada um diz uma coisa...qual é a real diferença entre Fender me xico e a japao?

vitorrock
Veterano
# fev/14 · Editado por: vitorrock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá bertola, eu queria saber o que seriam essas coisas nas cordas da minha guitarra, depois que eu toco sempre ficam essas "sujeiras" dai quando eu vou limpar as cordas ela desafina as oitavas, e eu tenho que trocar de corda quando isso acontece...
Cordas
Cordas 2

E outra coisa que queria perguntar é sobre a altura das minhas cordas, queria saber se elas estão muito altas...
Altura
Abraço...

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


vitorrock

Pelas fotos não da pra ver nada nas cordas, a unica suleira visível e a da escala.
Quanto ao limpar as cordas e ela desafinar deve ser pq ela esta precisando ser regulada por um luthier e aproveita a visita pede pra verificar a altura das cordas...a foto que enviou não dá pra ver.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


bob973
Questões de acabamento e tipos de manufatura e até mesmo de madeira do corpo.
vitorrock
A guitarra me pareceu totalmente desregulada e as cordas altas (só dá pra ver o ultimo traste).
Ela precisa de uma regulagem geral em um luthier habilitado.
Abçs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, você tem alguma opinião sobre esses novos captadores nacionais da LDR Pickups?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Não. Não conheço.
Abç

Eliseu_Augusto
Veterano
# fev/14
· votar


mestre, em qual telecaster vale a pena investir? que seja bem construida, componentes de qualidade, etc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji