【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Eliseu_Augusto
Condor, Squier
Abç

Quadrado
Veterano
# fev/14
· votar


Mestre Bertola, mais algumas perguntas.

Eu comprei tarraxas Gotoh para minha Epipoca LP Standard chinesa, estou esperando elas chegarem pois comprei de site internacional. Enquanto isso estava vendo uns sites nacionais e vi a ponte e o cavalete da Gotoh vendendo por preços acessíveis.

Já que eu vou trocar as tarraxas é aconselhável trocar a ponte e o cavalete também ? Você recomendaria ?

E os potenciômetros? É bom trocar ou os que vem na já são bons o suficiente?

Por último você ainda está atendendo em Niterói ? Provavelmente levarei a guitarra para você depois que tudo chegar.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Quadrado
Trocar a ponte e o cordal sim, parte elétrica não é necessário
Sim.
Abç

bob973
Membro
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi.vlw :)

Chapulin
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: Chapulin
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O problema não é parafusos. O pino fica se soltando com muita facilidade da roldana. Não faz aquele "click" quando eu coloco. Li pessoas falando que usaram veda-rosca pra melhorar quando isso acontece. Mas achei meio zuado.. :/

vitorrock
Veterano
# fev/14
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
Me desculpem pelas imagens mal tiradas, a das cordas não consegui tirar da sujeira por que ela fica bem embaixo da corda, é uma sujeira preta, bem em baixo da corda SOL, e quando tem muita dessa sujeira a afinação das oitavas sobe, ai quando eu tiro essa sujeira a afinação desce,então eu sempre tenho que ficar no meio termo kkkk
Sujeira
Sujeira

Quanto à altura eu tirei mais algumas fotos:
Altura
Altura

Outra coisa que queria perguntar, é sobre os carrinhos, eu tenho estourado muito os bordões, sempre na ponte. Eu já passei pó de grafite, mas continua estourando... o que será?
Obrigado,abraço...

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


vitorrock

A sujeira deve ser da escala, quando vc toca a corda raspa na escala e a sujeira gruda nas cordas... limpe a escala que deve resolver.

Quanto a altura das cordas vou repetir o que o Mauricio Luiz Bertola costuma dizer e repetiu numa resposta na página anterior:
"A cordas devem ficar o mais baixo possível sem trastejar (aparecer no amp)."

Já as cordas arrebentando na ponte verifique se o carrinhos ou os parafusos que regulam a altura deles não estão com alguma "rebarba" ou canto vivo que possa provocar um desgaste prematuro.

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Já aproveitando a dica do amigo de cima de limpar a escola, gostaria de saber como limpar a escala! ;S

vitorrock
Veterano
# fev/14
· votar


fconde77
Putz cara muito obrigado mesmo pelas dicas... Abraço.

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty

Em escala escura vc pode passar bombril (seguindo os veios da madeira) depois hidratar com óleo de peroba ou limão.
PS.: Isole os captadores e tenha cuidado para que não os pedaços de bombril nã grudem ou caiam no captador ou parte elétrica.

Em escalas claras claras não passe nada abrasivo nem óleo, apenas um pano seco.

vitorrock
Veterano
# fev/14
· votar


fconde77
Para realizar a limpeza devo retirar todas as cordas? uma por uma?
Isso não causa nenhum dano ao braço?

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


vitorrock

Tire as cordas e deixe a escala livre pra poder trabalhar na limpeza, depois recoloque cordas novas. Assim não tem risco de dano, o ruim e quando fica sem cordas por muito tempo.
P.S.: Se sua ponte for Floyd Rose, trave antes de retirar as cordas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty
Se a escala estiver com crostas, limpe com uma esponja e Veja, depois seque a escala (deixe secar), depois de sêca, passe óleo-de-peroba.
vitorrock
Isso não causa nenhum dano ao braço?
Não, de forma alguma. O que não se pode deixar é o braço sem cordas durante muito tempo.
Abçs

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Óleo de limão, tipo aquele da Planet Waves, serve também pra limpar a escala?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Sim, serve.
Abç

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Hoje fui feliz da vida tocar guitarra e quando eu ligo a guitarra não saia som! É uma Epiphone Ultra II, então há 2 jacks de saída na guitarra. Testei o do captador acústico e funcionou. Apenas onde eu encaixo para o som de todos os captadores é que não está funcionando. Testei minha outra guitarra e saiu o som normalmente. Até onde eu sei os captadores da minha guitarra não são ativos (me corrijam se estiver errado). E ontem de noite eu tinha apertado os jacks porque estavam muito frouxos e nem cheguei a ligar a guitarra pra testar novamente. Quais os possíveis problemas que podem ter ocorrido e como proceder para concertar?

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pelas dicas ;)

fconde77
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty

Se vc apertou a porca externa do Jack, abra a tampa e veja se o jack não girou junto arrebentando a solda ou ficou encostando um no outro.
P.S.: Faça tudo isso sem a bateria do sistema acústico

IPC: se não for esse o problema espere a postagem do Mauricio Luiz Bertola ou leve direto a um luthier.

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/14
· votar


Bertola
Tenho uma guitarra que passou uns tempos sem corda. Não sei precisar o quanto, mas com certeza desde o fim do ano passado, mas acho que ficou mais do que isso. Agora peguei de volta e vou encordoar. Precisa de algum procedimento específico depois de tanto tempo sem as cordas?
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Ticoty
Provavelmente há um mal contato ou fio solto.
João Pedro Strabelli
Não.
Mas depois de colocar as cordas verifique se há empeno ou torção e trastejamentos.
Abçs

Quadrado
Veterano
# fev/14
· votar


Bertola

Além das tarraxas, cordal e ponte, valeria a pena colocar uma pestana graphtech de tusk ? é uma operação simples ou é arriscado demais (mesmo fazendo com luthier) ?

Abraços

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Me ocorreu uma dúvida hoje quando fui comentar com um amigo que iria começar a regular minha guitarra por conta própria... Bem, lembra que eu postei uma técnica que o Gustavo Guerra utiliza para verificar se o braço está torto utilizando uma régua de aço inox? Pois bem, na técnica dele o braço ficaria totalmente reto, certo? O ideal é exatamente isso ou é ter uma pequena curvatura?

CaioRobertoBR
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hj qnd fui ligar minha guita no ampli o sinal estava extremamente fraco, no canal clean ñ se escuta nada, só no drive q da pra escutar mas bem baixo msm. A guita estava normal até ontem. Ja testei e ñ é o ampli nem o cabo, ja abri a guita e todos os fios estão no lugar certo, nenhum solto. O que será que pode ser?

Obrigado.

Ticoty
Veterano
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77

Verifiquei aqui e não há nenhum fio solto e não vi nenhum mal contato. Apenas o jack de todos os captadores que está com problema. O jack só do captador acústico está normal.

Na minha cabeça isso não faz o menor sentido. Comofas? :S

GuiCCRE
Membro
# fev/14
· votar


Passei um produto em um violao fosco....e esta brilhando agr...me diz uma coisa, com o tempo o brilho sai? e outra parece que o tampo da uma leve inclinaçao do lado superior do cavalete, mas a açao de corda nem mesmo o cavalete esta alto e ja veio assim....o que pode ser?
Vlww

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Quadrado
É fácil, desde que a pestana esteje pronta.
Ticoty
reto.
Troca-se o "jack"
CaioRobertoBR
Provavelmente o amp...
GuiCCRE
com o tempo o brilho sai?
Sim
o que pode ser?
Excesso de tensão
Abçs

GuiCCRE
Membro
# fev/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e como eu posso resolver este excesso de tensao? vai diminuir sera esta inclinaçao? Brigadao por responder

jvrr13
Membro Novato
# fev/14
· votar


Eu queria uma ajuda de vcs, eu tenho uma Tagima Special T-736 com o amp Predator triefx da landscape, e eu queria trocar os captadores nela pra chegar mais proximo do som que eu gosto, eu queria tocar desde red hot até iron, metalica, ac/dc. Tava procurando um captador para a ponte que tenha um timbre com distorção boa e quando defasado pra tocar musicas com um clean de strato mesmo, e uma sugestão para os caps do meio e do braço.
Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


GuiCCRE
Usando encordoamentos mais leves e abaixando a altura das cordas.
jvrr13
Apenas coloque capts de boa qualidade.
O resto é com vc...
Abçs

Troubadour
Membro Novato
# fev/14
· votar


Bom dia, tenho algumas dúvidas em relação a madeiras.

1. Vou fazer uma telecaster com corpo de freijó, mas o bloco disponível para venda tem 35mm, para dar a medida de corpo de tele pretendo colocar um top de 7mm. Estou entre Jatobá e Maracatiara (com preferencia para maracatiara, que é mais desenhado). A minha dúvida é se esse top vai afetar muito a sonoridade da guitarra, e qual seria o mais recomendado para usar com Freijó de base.

2. O braço da guitarra vai ser de maple com escala em pau ferro, a princípio. Meu luthier ofereceu fazer um braço em Abiú, mas desconheço essa madeira e não achei informações sobre ela em nenhum lugar, ela é boa? qual são seus pontos fortes e fracos?

Mais informações: Para a captação da guitarra estou com 2 single coils Fender Custom Shop Texas Special.


Desde já agradeço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji