【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
MESPERANCA
Membro Novato
# out/13 · Editado por: MESPERANCA
· votar

Mauricio Luiz Bertola, tudo bem?

Tenho uma strato Michael STM Series... a parte elétrica, blindagem e captadores são horríveis! Compensa trocar os caps pelos HotStack da Malagoli, refazer a blindagem e a parte elétrica, trocar tremolo e tarraxas por decentes? Tenho previsão de gastar 700 com a reforma.

Obs: O braço e trastes estão bons e um luthier que levei para regular disse que a madeira dela é boa (cedro rosa) mas........ eu precisava de mais opiniões....

Obrigado por enquanto...

Acrescentando.... ela é de 1999.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

MESPERANCA
Essa guitarra NÃO tem blindagem...
Trocar a ponte eu não acho que precise, a não ser que vc queira usar a alavanca, aqui, basta trocar o bloco e as molas. Tarrachas também não há necessidade, basta mantê-las apertadas, colocar as cordas corretamente e fazer os procedimentos de estabilização da afinação. Também não há a necessidade de trocar a parte elétrica, exceto os captadores. Recomendo o "hot stack" na ponte e Traditional Texas no braço e meio.
Abç

NEWHERO
Veterano
# out/13
· votar

Estou com uma grande dúvida quanto as guitarras fender mexico que estão vindo com ponte floyd rose. Gostaria de algumas explicações sobre como uma guitarra fender com braço de raio 9,5 suporta uma ponte de raio 12. Tenho duas fender american standard e deluxe. Ambas de raio 9,5 e cheguei a pensar em colocar uma floyd na standard, mas o meu luthier disse que não ficaria legal. Conclusão: Realmente não fica bom? As fenders mexicanas com floyd acabam tendo as cordas muito altas por causa disso? obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

NEWHERO
Realmente não fica bom?
Não, não fica.
As fenders mexicanas com floyd acabam tendo as cordas muito altas por causa disso?
Não, elas tem radiano compatível com a ponte e vice-e-versa. São portanto diferentes das "standards"
Abç

NEWHERO
Veterano
# out/13
· votar

Não, elas tem radiano compatível com a ponte e vice-e-versa.

Mas o site da fender diz que elas possuem o raio 9,5. E a ferragem usada é a ponte original floyd rose special de raio 12. Continuo sem entender como isso é possível... mas obrigado mesmo assim.

MESPERANCA
Membro Novato
# out/13 · Editado por: MESPERANCA
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelas dicas, irei segui-las! Falei da blindagem pois quando comprei (usada, em 2005) ela veio com tinta condutiva... me esqueci de citar...

Li no site da Malagoli à respeito dos Traditional Texas... eles não tem cancelamento de ruido né? devo me preocupar com isso?

Outras duvidas... ja trabalhou com uma destas? A madeira dela é realmente boa?

Estou pegando uma Tagima PR-200 como pagamento de uma divida, recomendaria algo? Alguma informaçao à respeito de qualidade dela ?

Obrigado por enquanto ...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

NEWHERO
As cordas do meio ficam então mais altas...
MESPERANCA
eles não tem cancelamento de ruido né? devo me preocupar com isso?
Não. Esse negócio de guitarra totalmente silenciosa é mito, e, na verdade, no contexto da música, ninguém percebe...
A madeira dela é realmente boa?
É razoável.
Tagima PR-200
Ainda não trabalhei com esse instrumento, mas recomendo apenas a ida a um bom luthier, que é de praxe.
Abçs

HortaRates
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, bom dia.

Possuo um baixo Shelter USA, com circuito ativo e captação P+J. O potenciômetro, aparantemente, de Blend, bixou, está rodando sem fim e causando ruídos.
O potenciômetro é daqueles duplos, com 6 terminais, de eixo curto, mas não há nenhuma notação no mesmo dizendo se é logaritmo ou não, nem o seu valor. A única coisa escrita nele são as letras CF.
Que tipo e qual valor de potenciômetro devo comprar pra substituir o defeituoso?
Agradeço desde já, abraço!

MESPERANCA
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

HortaRates
500K ou 1M
Abç

HortaRates
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado Bertola. Como não é de volume, seria linear, correto?

Abadia
Veterano
# out/13 · Editado por: Abadia
· votar

Eai Bertola,
Tudo bom?
Entao vou comprar uns Captadores de telecaster da GFS... E no site eles recomendam os potenciometros de 500k e falaram que para o maximo de clareza e melhor usar os de 1 Mega, qual voce me recomendaria?
Grato
Adabia

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

HortaRates
Não, logarítmico.
Abadia
500K
Abçs

Abadia
Veterano
# out/13
· votar

Abadia
500K
Abçs

Obrigado
Mas qual seria a diferença entre o de 500k e o de 1000k?
Grato Denovo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Abadia
1M "deixa passar" mais agudos. Não creio que seja necessário...
Abç

eliasg3
Membro Novato
# out/13
· votar

ai galera tenho uma ibanez grg 170dx ponte movel com microafinaçao.......uso cordas 011.....tm algum problema afina ela 2 tons abaixo.....

FSaara
Membro Novato
# out/13
· votar

Bertola, gostaria de tirar uma dúvida. To com uma Les Paul com dois humbuckers da Seymour Duncan e quando a chave está na ponte ele pega normalmente mas quando está na posição ponte/meio/braço e braço ele só funciona se eu abaixar um pouco o potenciômetro de tone, queria saber se vc sabe qual a raiz do problema...eu abri e verifiquei a instalação, nao há nenhum fio solto, a instalação foi feita por um luthier que customizou ela, mas percebi q o pote está virado no sentido da parede da cavidade, há uma blindagem e o os pinos estão encostando, seria um caso de curto??

NorwegianDoom
Veterano
# out/13
· votar

Fala Bertola! Toco uma Ibanez s470b há 3 anos e tô querendo trocar os captadores dela já que os que vieram de fábrica são muito fraquinhos.

Tenho dois grandes problemas como falta de ganho(corpo fino e ponte flutuante tiram todo o sustain) e som muito embolado.

Toco metal com bastante enfoque em Metallica, Megadeth, Avenged Sevenfold e Alter Bridge. E um pouco menos em Helloween, Blind Guardian, Black Sabbath, Ozzy, Scar Symmetry e Amon Amarth.

Pensei em por Seymours: Invader na ponte, um Hot Rail no meio e um Full Shred no braço.

Como não tenho muita experiência, preciso da opinião de quem sabe mais: Será que vai ficar bom? O que você acha? Sugere algo melhor?

Outra pergunta: Comprarei esses captadores lá de fora, sabe se me taxariam absurdamente, a ponto de não valer a pena? Seria melhor comprar aqui?

Agradeço demais, valeu!

Slash Hammett
Veterano
# out/13
· votar

Possuo uma Gibson LP Tribute com humbuckers e ela tem escala de baked maple. Lendo por aí eu descobri que é possível escurecer essa escala com óleo de limão, então eu pergunto:

1) Como fazer ou onde comprar esse óleo?
2) Posso fazer isso em casa? Como aplicá-lo?
3) Este procedimento acarretará em algum dano estético (p.ex pode manchar) ou à tocabilidade do instrumento?
4) O procediimento pode ser revertido?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

eliasg3
Não, mas vc precisa regulá-la em um bom luthier.
FSaara
Pode ser. Solte o potenciômetro e desencoste-o da parede e reaperte-o.
NorwegianDoom
Cara, esses capts são bons, isso basta (o invader tem uma saída bem alta); cabe à vc regular seu equipamento para que ele responda adequadamente.
Quanto à taxação, sim, se passar do limite (se não me engano é US$ 50), vc será taxado. Eventualemente pode ser que vc dê sorte...
Slash Hammett
Óleo-de-limão não escurecerá a escala, apenas dará essa aparência por conta da humidificação.
Abçs

Vanilson-sama
Membro Novato
# out/13 · Editado por: Vanilson-sama
· votar

Boa tarde.

Como vocês vêem, sou novo no fórum e não sei direito como as coisas funcionam aqui. Mas vejo bastante gente empenhada. E isso é o trabalho de verdadeiros músicos. Tenho um problema com meu velho Kashima e gostaria de saber se podem me ajudar. A corda "si" não aceita afinação padrão. O braço do violão já foi removido e recolado. A princípio funcionou, mas depois voltou o mesmo problema. Me parece que esses benditos Kashimas não podem ficar afinados se não estiverem em uso. Se alguém puder me instruir sobre como dou cabo disso, iria me ajudar bastante. De toda forma, muito obrigado desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Vanilson-sama
Provavelmente há um erro de construção em seu violão.
Se o braço já foi trocado... Não há mais nada à fazer...
Abç

Vanilson-sama
Membro Novato
# out/13
· votar

Muito obrigado, Mauricio Luiz Bertola. Vou ver o que consigo fazer. E a propósito, o braço não foi trocado, só retirado e colado de novo. E ficou perfeito. Pouco tempo depois, voltou o problema. Acho que ele voltou a ficar empenado. Por isso parece que não posso deixar o Kashima afinado se não estiver usando. A força das cordas acaba empenando o braço. Isso ocorre só com essa marca ou é comum a todas? O violão precisa ficar com as cordas frouxas quando não estiver sendo usando? Obrigado.

Metal_Owns
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A Jackson RR JS32 vale a pena? Tem custo benefício? A madeira é boa? Se for, vale a pena a troca de hardware? Levando em conta que quero RR's, com floyd, 24 casas.. Lembrando que não me importo com QUAL madeira for, desde que seja de qualidade..

E mesmo que você não considere que vale a pena, a floyd dela dá muita dor de cabeça ou teria que trocar imediatamente? Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Vanilson-sama
Por isso parece que não posso deixar o Kashima afinado se não estiver usando
Negativo cara, NUNCA se deve desafinar instrumento após tocar, isso empena o braço. O violão em questão é de má qualidade. Isso pode ocorrer, mas não é comum. Sinceramente acho que vc deve "aposentar" esse violão e comprar um Crafter ou um Yamaha, algo de qualidade superior.
Metal_Owns
É uma guitarra mediana.
Pontes tipo FR, mesmo as de boa qualidade, SEMPRE são uma possivel fonte de "dôr-de-cabeça".....
Abçs

NorwegianDoom
Veterano
# out/13
· votar

NorwegianDoom
Cara, esses capts são bons, isso basta (o invader tem uma saída bem alta); cabe à vc regular seu equipamento para que ele responda adequadamente.

Bertola, pode me dar uma ajuda maior quanto a isso? O que você quer dizer com saída bem alta? Como faria essa regulagem?

Obrigado!

gabiscap
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola estou querendo um valvulado. Testei o Blackstar ht5r mas não acho ele no mercado livre (quero fazer a base de troca por meus pedais sabe). Achei um Jet City de 20 w. Valvulado tb, dizem ser uma segunda linha da soldano. Você conhece esses produtos? poderia me dizer se são bons?
desde já obrigado pelas ajudas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

NorwegianDoom
Cara, não tem como ajudar. É vc quem tem que regular a sonoridade de seu equipo. Quanto ao Invader, como ele tem uma saída bem mais alta que os outros, o que vc tem que regular é a altura dele em relação às cordas e aos outros capts, de modo que essa diferença não fique muito gritante.
gabiscap
Jet City de 20 w
Cara, desconheço essa marca...
Abçs

gabiscap
Veterano
# out/13
· votar

Foi o que eu temia Bertola.
Tem o Blackstar ht5r, esse você conhece? tão pedindo 2200 nele. Acha que compensa? (caso conheça a marca).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

gabiscap
Cara, também não conheço esse Blackstar, apenas ouvi falar...
Cara, acho mais produtivo vc comprar um Pedrone Titan...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji