【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

bob973
alder chinês é MUITO diferente do autentico
Cara, existem muitas espécies de amieiro... Isso não importa... Ademais, as fábricas chinesas compram estoques de madeira do mundo todo.
não estou comprando uma guitarra feita de basswood?
Cara, qual é o problema com a tília? Isso não existe...
e quais pontos fortes e fracos do
basswood e do alder chinês ?

Isso também não existe. O que existe são madeiras diferentes, que proporcionaram certas diferenças (sutís) de timbre (mais grave para a tília e mais "aberto" para o amieiro. Nada mais...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

HortaRates
Tem outras coisas também: A espessura do corpo (quanto o mais próximo dos 45mm, melhor), o alinhamento dos trastes (que um luthier depois resolverá, mas, quanto menos trabalho, melhor...), a existência de vãos na trócula, se o braço apresenta empenos ou torções, falhas de acabamento... E principalmente o teste dos dedos e dos ouvidos...
Abç

HortaRates
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

A aí Bertola, beleza?

Como se avalia se os trastes estão desalinhados ou o braço torcido? Quais são os "sintomas"?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

HortaRates
Trastes desalinhados vc tem que olhar para a escala de frente e vais perceber se há trastes mais altos e mais baixos que outros. Desalinhamento "horizontal" é muito mais difícil, só com um padrão mesmo, mas vc perceberá pois a guitarra não vai afinar...
Braço torcido a mesma coisa e vc percebe uma curvatura para um lado... Esse braço, "já era"...
Abç

HortaRates
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ok, muito obrigado!

Voltzinho
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É muito arriscado tentar fazer uma retifica de trastes em casa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Voltzinho
Sim. Isso é serviço para um luthier experiente...
Abç

busterchair
Veterano
# out/13
· votar

Olá Bertola,

Como dito anteriormente, meu violão de aço está com as cordas baixas e acredito que este seja o motivo do trastejamento nas cordas mais graves.

Vou levá-lo no luthier mas gostaria de saber o seguinte: Para que se cesse o trastejamento é necessário elevar a altura das cordas? O violão tem uns 8 anos e não sei se preciso também trocar alguma peça (desgaste na pestana, etc.)

Abc,

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

busterchair
Provavelmente troca-se ou reajusta-se a pestana.
Abç

bob973
Membro
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado pelas respostas.me ajudou muito,mesmo.

jigo__
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ola amigo, gostaria de saber quais são as chaves allen que eu preciso pra regular minha floyd rose e o tensor da minha guitarra?? preciso saber pra montar uma caixa de ferramentas pra viajar com minhas guitas...

abçs e obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

jigo__
Apenas compre um jogo delas:
http://www.brasutil.com/produto/Chave-Allen-Jogo-08-Pecas-1,5Mm-a-6Mm- --Stanley/7109/?utm_source=google&utm_medium=googleshopping&utm_campai gn=feedxml&gclid=CJuHmLz0proCFfFj7AodXRkAxA
Abç

jigo__
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw bertola mto obrigado!!

SkyHawk
Membro
# out/13
· votar

Grande Bertola,

Preciso de ajuda com as tarrachas para a Squier Deluxe !!! Quero um jogo com trava que tenha encaixe perfeito, sem qualquer tipo de adptação. Não estou olhando custo, topo pagar caro.

Um amigo me deu um jogo de schaller 6 em linha, de aço fosco, com trava, fiquei todo animado, tirei as cordas, e certo que era perfeito tirei as 6 tarrachas logo de cara, quando fui colocar a primeira vi que não servia. No diâmetro ok, mas os dois furinho de baixo não alinhavam pois as Schallers são mais compridas ...... Fiquei na maior frustração, pelo menos não paguei pelas tarrachas que custam mais de 400,00. Vou devolver e agradecer....

Qual eu compro ? pode me ajudar ?

HiT123
Veterano
# out/13
· votar

Bertola, já testasse o amplificador Borne Strike g1250? Tava atrás de um Maverick ou Digitech 3012 mas não to achando, com falante de 12" nessa faixa de preço só achei o Borne, pra usar com pedaleira ele fica legal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

SkyHawk
Cara, o problema é a "argolinha" do parafuso de fixação traseiro.
Retire uma das tarrachas antigas e, ao comprar as novas, leve a antiga como padrão.
HiT123
já testasse o amplificador Borne Strike g1250
Não; mas já ouvi opiniões favoráveis.
pra usar com pedaleira ele fica legal?
Isso não existe cara. Cabe à vc programar a sua pedaleira à contento...
Abçs

HiT123
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu! Vou nele mesmo

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Você já viu algo sobre o sistema solderless da Malagoli?
Tô pensando em colocar na minha guitarra Vintage V100 AFD Paradise, para facilitar futuras trocas de captadores, visto que eu sou um tremendo desastrado usando ferro de solda, e não tem luthier aqui onde moro. Acha uma boa ideia? Tem alguma desvantagem desse sistema em relação ao modo normal da parte elétrica da guitarra?

Outra coisa que fiquei em dúvida foi sobre a qualidade dos componentes desse sistema. Se não me engano, devem ser usados os pots produzidos pela própria Malagoli. Sabe alguma coisa sobre a qualidade deles?

Mandei um e-mail pra eles também, estou aguardando respostas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Cara, eu nunca usei isso, portanto, não posso opinar.
Quanto a usar pots da própria Malagoli... Isso é bobagem...
Abç

Metal_Owns
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Qual a diferença da Condor Clp II para a Condor Clp II S?

Já vi comentários que a Clp II S tem braço parafusado, mas um amigo meu tem uma, e é braço colado..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Metal_Owns
Qual a diferença da Condor Clp II para a Condor Clp II S?
Nenhuma.
A CLP3 é que tem braço aparafusado.
Abç

Metal_Owns
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E qual das 2 seria superior uma da outra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Metal_Owns
Nenhuma.
Abç

BLS
Membro Novato
# out/13 · Editado por: BLS
· votar

Deixa quieto ...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

BLS
?

BLS
Membro Novato
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Nada não, é que ia fazer uma pergunta e acabei respondendo a mesma kkkk

Kleber Blacklock
Veterano
# out/13 · Editado por: Kleber Blacklock
· votar

Mestre Mauricio Luiz Bertola,

Tenho apenas uma guitarra com ponte Floyd Rose. A banda cuja qual faço parte toca meio tom abaixo. Uma de minhas opções é regular a ponte para afinação meio tom abaixo, porém, isso me restringiria a usar essa guitarra unicamente com essa banda. Se eu manter a guitarra regulada em tom original e apenas afiná-la meio tom abaixo quando for tocar com essa banda, além do desconforto da ponte baixar um pouco, terei problemas com a guitarra desafinando ou com alguma possível avaria dela? Outra dúvida: o ato de mudar a regulagem da guitarra para diversas afinações diferentes causaria desgaste considerável à guitarra (ex.: parafusar as molas mais para dentro do corpo da guitarra e desparafusàr para afinações diferentes)?

Agradeço desde já!

Kleber Blacklock

jnninho
Membro Novato
# out/13
· votar

galera, n sei se esse é o tópico certo..
queria saber se os cabos de guitarra feito com aquele tecido que é tipo uma corda, esses cabos são muito inferiores aqueles que sao de borracha?
paguei 100 conto num da santo angelo, e é desse que parece uma corda
a qualidade do sinal cai muito? ou só a vida util dele?

Veterano
# out/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Quanto a usar pots da própria Malagoli... Isso é bobagem...

Ih, cara... Acabei não entendendo muito bem essa parte da resposta. Você quis dizer que pode usar sem ficar paranoico achando que não tem qualidade?

Enfim, eu tinha perguntado porque vi tanta gente falando dos pots Alpha e CTS que fiquei pensando se esses da Malagoli teriam uma qualidade comparável.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar

Kleber Blacklock
Cara, o ideal é vc comprar outra guitarra, deixando uma especificamente regulada para tom abaixo. Ficar mudando tonalidade é prejudicial ao braço.
jnninho
Não são não.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji