【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

bob973
1-uma guitarra para rock em geral
Isso não existe meu rapaz...
qual guitarra é melhor e porque:SX SST 57 62 OU Fender Squier Bullet(HSS)
SX.
Squier Bullet é de compensado...
Abç

gL.
Veterano
# nov/13 · Editado por: gL.
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vou encher seu saco só mais uma vez pra sanar essa dúvida de uma vez. Como eu disse anteriormente eu comprei 3 cap's da EMG -> 85/SA/81 pra colocar na minha ibanez que tem 1 tone 1 volume e uma chave de 5 posições, o kit que veio com eles pra estar fazendo essa instalação é para dois captadores e não três, logo, vou ter que fazer alguma adaptação. Veja se minha ideia está correta: os potenciômetros da EMG vem com aquela "base" em cima pra facilitar na hora de instalar, só que eu preciso saber oque aqueles "pinos" equivalem(onde eles são ligados no pot) para fazer oque está descrito no meu diagrama, veja o esquema que eu fiz pra simplificar oque eu estou dizendo(preciso saber se é isso mesmo):
ESQUEMA

*A trilha que desenhei de preto realmente é a trilha do potenciômetro
**O ground(terra) está ligado na carcaça(medi com o multímetro)

Obs.:Isso não é uma ligação que eu vou fazer e sim uma comparação com o meu diagrama que usa aqueles potenciômetros normais sem a base em cima.

Sabendo isso conseguirei fazer as adaptações necessarias para liga-lo igual ao meu diagrama:
DIAGRAMA

A uma outra dúvida importante: esses captadores correm algum risco de queimar se eu ligar algum fio no lugar errado?
Agradeço desde já pela sua atenção e pelas perguntas respondidas anteriormente. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

gL.
Cara, o link que vc mandou não abre aqui no trabalho.
Se a sua chave é de 5 posições, vc terá que inserir o capt extra no pino do meio da chave de 5 posições.
Faça uma pesquisa aqui:
http://www.emgpickups.com/search/wiring
Abç

bob973
Membro
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado.em relação as Squiers(em geral)são todas de compensado ou só as Bullet?

gL.
Veterano
# nov/13 · Editado por: gL.
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Você consegue ver imagens em quais links? Fiz upload nesse outro aqui: ESQUEMA
Só preciso ter certeza se aquilo que demonstrei na foto está correto(quais pinos da parte de cima correspondem ao terminais do poteciômetro), tem alguma maneira de ver essas fotos depois? Pois fiz bem explicado. Já dei uma olhada no site da EMG, já até mandei um email pra lá, mas nada de fato ajudou.
E esses captadores correm algum risco de queimar se eu ligar algum fio no lugar errado?

Obrigado.

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar

Caro Bertola,

Se for instalar o Bigsby B7 na minha Epiphone DOT o que faço com os furos onde originalmente ficam os pivos da stop bar ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

bob973
Só as Bullets...
gL.
Sim, está.
Não, eles não vão queimar, mas, se, ao testar, não funcionar, retire a bateria e vá refazer o sistema, pois existe um risco de dano sim.
Cara, trabalhar com capts ativos é sempre muito chato. Por isso que as fábricas (EMG) disponibiliza o circuito completo, cabendo apenas a instalação.
SkyHawk
Depende. Se a sua possui o bloco central que vai até a base da guitarra, não tem problema. Mas, se não for, vc tem que instalá-la onde está este bloco, que é o que vai sustentar a Bigsby. Cuidado com isso, ok...
Abçs

bob973
Membro
# nov/13 · Editado por: bob973
· votar

Mauricio Luiz Bertola

vc me falou que a sx tem um ótimo custo beneficio.mas entre a SX e uma Squier(sem ser as Bullets)qual sairia ganhando(levando em conta que a maioria das Squiers que eu achei eram em Basswood(é isso mesmo?as Squiers são todas feitas em Basswood?)e a madeira usada nas sx.é de qualidade,digamos razoavel?

e outra coisa:qual delas é mais fiel ao som se uma strato?

Junae
Veterano
# nov/13
· votar

Olá amigos luthiers, gostaria de fazer uma pergunta para vocês. Um amigo comprou uma gibson les paul standard no EUA e ela veio com esse defeito no binding do braço (foto no link anexo). Na verdade, a foto ficou bem mais detalhada que o defeito em si (zoom). Qual as consequências a longo prazo deste problema? Dá pra consertar, deixa como está ou é melhor devolver (difícil pq vai ter q voltar ao EUA). Ajuda aí galera. Grato.

https://imageshack.com/i/c85l6vj

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

bob973
Cara, as SX são muito boas pelo que se paga por elas. São tão boas quanto boa parte das séries da Squier, exceto pelos captadores.
Quanto a ser de tília (basswood) ou não, isso não tem muita importância.
Todas são fiéis ao som de strato.
uma coisa é IMPRESCINDÍVEL: que assim que comprar (qualquer que seja a guitarra), deve-se levá-la a um bom luthier para a regulagem geral inicial.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

Junae
Cara, esse tipo de site não abre aqui, mas defeito em friso é algo secundário, pois isso é apenas acabamento e em nada depõe contra a "tocabilidade" do instrumento.
Abç

Junae
Veterano
# nov/13
· votar

Obrigado Maurício. Me passa um site aí pra eu colocar a foto e te mostrar.

bob973
Membro
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

e no caso de uma Squier qual vc recomendaria?

e na SX qual captador?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

Junae
Aqui não adianta. Só em casa...
bob973
Cara, uma Squier Affinity, que é uma série equivalente às SX custa em média R$ 950 (nova).
Uma SX SST57/62, custa em média menos de R$ 500.
Com essa diferença vc coloca um novo jogo de capts (Sound/Malagoli Traditional, por exemplo) e ainda compra uns pedais ou dá entrada num bom amp.
Sacou?
Abç

Junae
Veterano
# nov/13
· votar

Quando puder ver, me dá um retorno. Obrigado pela atenção.

bob973
Membro
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
a ultima pergunta e ñ vou mais incomodar...kkk

depois da SX qual seria melhor indo por tabela:tipo ela custa + ou - 500.uma na faixa dos 600,700,etc...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

bob973
Condor GX50
Abç

bob973
Membro
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado

BLS
Membro Novato
# nov/13 · Editado por: BLS
· votar

Bertola, é possível diminuir a espessura do braço de uma Les Paul? me sinto melhor tocando num braço fino de strato, mas prefiro as LP's, e elas tem o braço meio gordinho kkk, vale a pena fazer isso?

Edit: O braço é colado.

overset09
Veterano
# nov/13
· votar

Bertola, comprei o pedal drive core da NUX e ele acabou de chegar. Fui ligar aqui e não funcionou. O led acende, porém nao sai som algum no amp.
Notei q o pedal acionado ou não corta o som da guitarra no amp, ou seja, não sai som algum. O q será isso? É simples resolver?

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, em outro tópico surgiu um assunto sobre a voluta que alguns modelos de Les Paul e construções similares de headstock possuem. Mas a dúvida não é exatamente sobre a voluta. A dúvida surgida foi em relação aquele tipo de construção em que o headstock é colado ao braço formando uma linha diagonal em relação à escala (montagem espanhola, seria isso mesmo?).

Eu sempre considerei esse tipo de construção do ponto de vista da economia na produção, mas derrepente isso pode significar um ponto positivo ao trazer mais resistência ou algo assim? eu queria ouvir sua opinião sobre isso. Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

BLS
Possível, é.
Mas é um trabalho para um profissional gabaritado.
overset09
Não sei cara... Verifique se ele não está com uma bateria gasta dentro dele ou se a fonte é adequada. Se não, troque-o, pois está na garantia, não?
rcorts
Cara, a "mão espanhola" foi estudada para aumentar a tensão das cordas na pestana garantindo maior definição das notas. Nada mais. Pode-se até não utilizar colagem alguma, como em antigos baixos e guitarras Giannini que eram "esculpidos" à partir de toras inteiras (Haja desperdício!), mas não é comum.
Abçs

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu! muito obrigado, mas quando tem essa colagem (aquela linha diagonal) entre head e braço isso pode afetar de alguma forma na resistência ou no timbre? Obrigado.

Pode-se até não utilizar colagem alguma, como em antigos baixos e guitarras Giannini que eram "esculpidos" à partir de toras inteiras (Haja desperdício!), mas não é comum

Realmente um absurdo isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

rcorts
Afeta a resistência sim, mas apenas à pancadas: É muito comum guitarras tipo Gibson (e Gibsons mesmo) quebrarem o braço. Esse conserto é comum e já fiz vários. O timbre não afeta
Abç

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola, muito obrigado, esclareceu bastante as minhas dúvidas.

Regisbarcelos
Membro
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Os captadores malagoli, em termos gerais, são melhores que os wilkinson e kent armstrong?

Grato

gL.
Veterano
# nov/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fiz a instalação aqui mas a chave seletora ta dando uns estalos quando muda a posição do captador... oque pode ser? o volume também ta um pouco baixo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

Regisbarcelos
Depende da série. As séries mais sofisticadas são melhores.
gL.
Fiz a instalação aqui mas a chave seletora ta dando uns estalos quando muda a posição do captador
Não sei... Pode ser a própria chave...
Abçs

gL.
Veterano
# nov/13
· votar

Ah... o volume muito baixo é normal? Tive que colocar o ganho no máximo pra conseguir ouvir alguma coisa, e quando eu toco fica chiando, quando eu não toco fica sem chiado algum. Isso é normal também?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar

gL.
Cara, estranho... Experimente fazer um terra do pot de volume para a base da ponte e veja no que dá...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji