【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

PEdroooo
De fato, as Gotoh e fender são melhores que os modelos "genéricos", principalmente no quesito durabilidade.
Abç

Irenicus
Veterano
# jun/11
· votar

Olá Maurício,

Gostaria de saber se o falante Jensen Mod é adequado para heavy metal e se é , no geral, um bom falante.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Irenicus
Cara, os Jensen são mais adequados à sons "vintage", blues, rocabilly, etc. Para Metal, os Celestions são mais indicados.
Abç

Irenicus
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Qual dos Celestions seria mais indicado? Vintage 30? G12H ? Outro ?

Obrigado.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mais eu teria que trocar o rastilho?
as cordas estao meio altas ateh,foi daí que eu tive essa ideia,será que da certo?
eu acho q eu vo compra um slide amanha quando eu for pega minha guitarra na loja

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

Irenicus
Pelo que me lembro, o G12H.
guizimm
Não há necessidade.
Abç

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar

guizimm

Cara, toca com a guitarra normal. Ja toquei com slide na minha com ação baixa e foi tudo certo... Era um Tubo de PVC cortado o slide.. hehe

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado

MR__Bruno
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, o ampli Peavey Bandit 112 é superior a um laney LV100 ? a potencia dele é muito pra tocar em casa ? abç

joaormrt
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola é o seguinte, tenho um Frontman 212R, um Marshall Guv'nor e uma Zoom G1...

Utilizo os pedais ligados no canal limpo do amp, porém hoje, ensaiando com a banda pintou uma dúvida e uma preocupação...

O amp tem 2 canais, o limpo, e o drive, quando se liga o drive, liga uma luzinha amarela, qdo se liga o more drive (que é no mesmo canal do drive), aparece uma luzinha vermelha acima de onde estava a amarela, aqui dá pra ver:

http://media.fmicdirect.com/fender/images/products/amplifiers/23165000 10_frt_wmd_001.jpg
Aquelas do meio ali...

Tocando, principalmente quando dou o boost q 'enjambrei' na G1 (lembrando q toco no canal limpo), aquela luzinha vermelha pisca, como se estivesse clipando....porém, fazendo testes, eu vi que o canal more drive ligado e com o volume no máximo, é muito mais alto do que o que eu uso no pedal no canal limpo, e que fica clipando....

Gostaria de saber se isso tem algum perigo....se os canais suportam volumes diferentes e tal...

Obrigado!
abraço

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar

MR__Bruno
desculpa pesca seu comentario,mais vc que um amp do porte de um peavey bandit 112 pra toca em casa?
pra isso vc devia pega um amp bem menor q compensa mais

NHS
Veterano
# jun/11
· votar

Olá Bertola,

Bom minha dúvida é a seguinte: Ano passado comprei um captador texas special (Neck) para colocar na telecaster, instalei normalmente e estava perfeito, então resolvi colocar um capacitor de PIO 0.47 no lugar do 0.33, dai notei que o som do captador estava diminuindo aos poucos, durou alguns dias até que finalmente o som sumiu por completo.

O capacitor pode ter influenciado na perda deste captador? Digo, muito remotamente tê-lo queimado? Ou ele ja veio com defeito?

Comprei outro captador texas e instalei, mas com o capacitor original e ja faz quase 1 ano e esta tudo ok! Tenho medo de trocar novamente e acontecer a mesma coisa. será?

O outro captador mandarei arrumar logo que possível para vendê-lo.

Agradeço sua atenção!
abraço

musicrock
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Andei lendo uns comentarios do senhor e outro usuário sobre pedals MXR em outro forum, logo, acredito que vc pode me oferecer mais informações.
E que meu meu set de pedal é todo MXR (01 carbon copy daleym 01 stereo chorus, 01 gt-od, 01 dime distortion, 01 smart gate, 01 equalizador 1m bandas, 01 Cry baby dunlop 535Q e um afinador fender pt-100 e uma fonte DC- Brick dunlop) os pedals estão nessa sequencia no meu case.

Ter um set de uma so marca ajuda em alguma coisa?

No dime ja testei varia equalizações e não gostei de nenhuma, acho muito pesado e sujo, e vc estava comentando sobre ele, é bom ou não é para tocar rock nacional?

Posso substituir o Dime pelo Distortion III? tem muita diferença entre eles?

Numa bandinha que sou integrante, rocamos J.quest, skank, CPM, Detonautas, capital inicial, oasis, guns n' rose, red hot..., que pedal de distorção vc me recomenda para tocar o som dessas bandas?

Qual pedal posso me desfazer do meu set MXR que vc acha que não é bom?

Posso incluir algum pedal boss tipo PS-6 harmonist (taiwan), no set, sem perda de qualidade, pelo fato de o boss ser taiwan?

No caso o afinador esta antes do delay (caixa amplificada staner - afinador - delay...guitarra), o afinador estando nessa posição não faz com que eu perca qualidade nos efeitos?

Por enquanto é isso. rsrs

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

MR__Bruno
Eu não diria superior, diferente talvez. É um ótimo amp SS, mas é mais adequado para ensaio ou palco.
joaormrt
Cara, se eu entendí bem, parece que o nível de sinal fica alto demais. Procure diminuir esse nível para evitar qualquer problema.
NHS
Muito esquisito isso, eu nunca ouví falar de tal coisa. De qualquer forma, troque o capacito para 0.033uF com esse capt e veja se o tal "fenômeno" ocorre. Se ocorrer, seu capt está com defeito...
musicrock
Não, é indiferente.
Esse pedal "Dime" é uma distorção pesada para tocar Heavy Metal.
Não existe isso de um pedal ser "bom pra tocar rock nacional". O pedal é o que ele é. Eu recomendo que vc use um clássico MXR Distortion + ou outro overdrive de qualidade equivalente.
Qual pedal posso me desfazer do meu set MXR que vc acha que não é bom?
Não tem nada de errado com seus pedais... Talvez vc não tenha experiência suficiente para regulá-los à contento.
Posso incluir algum pedal boss tipo PS-6 harmonist
Porque não?!
sem perda de qualidade, pelo fato de o boss ser taiwan?
E qual seria o problema aqui?
No caso o afinador esta antes do delay
Ou retire o afinador do set, ou coloque antes de tudo.
Não vejo porque usar "noise gate"... Geralmente é um pedal que atrapalha mais do que ajuda, assim como o compressor.
A ordem de colocação dos pedais é (em princípio): Guitarra > Afinador > Wah-wah > Overdrives > Distortions ou Fuzz > Equalizador (pode ser usado antes ou depois dos Ovr/Distr) > chorus (ou outras modulações) e delays.
Abçs

joaormrt
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sim, mas o que eu achei estranho foi o seguinte, utilizando isso que eu falei no canal limpo, ele fica mais baixo do que o canal sujo em um volume maior......
Isso não pode ser por causa da pedaleira digital ligada na entrada?

andrepaixao
Veterano
# jun/11
· votar

tô com uma guitarra com o braço um pouquinho empenado (, e estou usando cordas 0.09 e dá pra tocar, mas eu to pensando em comprar cordas 0.10 será que vai ficar legal?

caiodorn
Veterano
# jun/11
· votar

Olá!

Bem, eu tenho uma guita que é o meu xodó... e queria dar um leve upgrade no visual dela, pra ficar com cara de Jackson Soloist hehe.

Eu tava afim de trocar a marcação dente-de-tubarão dela por outra com as mesmas medidas, porém em madre-pérola, só por beleza (frescura hehe) mesmo.

Será que rola? Ah, a escala é de ébano.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

joaormrt
Cara, se vc usa pedaleira digital, há que se regularem os volumes dela com muito cuidado...
andrepaixao
Não. Leve sua guitarra a seu luthier para a regulagem de praxe para esse novo encordoamento.
caiodorn
Além de nada produzir, isso tem que ser feito por profissional competente e que vai cobrar caro, até porque, madrepérola é material caro e delicado.
Abçs

caiodorn
Veterano
# jun/11
· votar

Não sei o que tu chama de "caro", mas costumo adquirir esse tipo de material via eBay ou similares por preços atrativos... mas então quer dizer que PODE ser feito? Saberia me dar uma aproximação do valor da mão-de-obra?

obs.: "luthier", "profissional" e "competente" são tipo água e óleo aqui em Porto Alegre... hehe

MR__Bruno
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mas não terá diferencia de qualidade tocando com ele em casa néh ?
abç

XandeGuitarPlayer
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde, eu tenho uma Ibanez Jem e ela atualmente está com cordas .9 e eu estou querendo mudar para cordas .10. Você acha que seria necessário um ajuste no tensor da guitarra ou eu posso mudar tranquilamente?
E mesmo eu podendo mudar sem a necessidade de um ajuste, eu posso pedir para ajustarem mesmo assim? (só por segurança mesmo!)

Abraços

musicrock
Veterano
# jun/11
· votar

Não, é indiferente. NÃO ENTENDI ESSE INDIFERENTE.

Esse MXR Distortion + é bom para solo?

O pedal boss PS-6 harmonist made in taiwan é de boa qualidade?

Não vejo porque usar "noise gate"... Geralmente é um pedal que atrapalha mais do que ajuda, assim como o compressor. O PROBLEMA É QUE SEM O NOISE GATE MEU SET DA MUITO "HUM", E ISSO ME ENCOMODA PRA CARAMBA, AINDA MAIS SE USO BASTANTE GANHO NO GT-OD E NO DIME DISTORTION?

OUTRA PERGUNTA, TENHO UMA GUITARRA FENDER USA, COM CAPTADOR DIMARZIO: TONE ZONE NA PONTE, HS-3 NO MEIO E HS-4 NO BRAÇO, PARTE ELETRICA GOTOH (POTENCIOMETROS E CHAVE), A GUITARRA TA APRESENTANDO "HUM", ISSO ERA PRA ESTAR ACONTECENDO COM CAPTADORES DESSA QUALIDADE?, AINDA QUE EU JA TENHA DADO UMA REVISÃO NA PARTE ELETRICA.
GRATO

Spect
Veterano
# jun/11
· votar

musicrock
NÃO ENTENDI ESSE INDIFERENTE.

Não faz diferença.

ISSO ERA PRA ESTAR ACONTECENDO COM CAPTADORES DESSA QUALIDADE?, AINDA QUE EU JA TENHA DADO UMA REVISÃO NA PARTE ELETRICA.

Se tá dando algum tipo de chiado excessivo e você já revisou a parte elétrica, comece revisando outras partes do seu setup. Amplificadores, pedais, cabos, etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

caiodorn
Não comento preços.
Sim, pode ser feito por um luthier competente.
MR__Bruno
Cara, me responda porque vc quer um amp de 80WRMS (e que pode dar 100 com uma caixa extra!) para tocar dentro de casa?!
XandeGuitarPlayer
Não apenas do tensor (já que os braços da Ibanez são relativamente frágeis), como também da ponte (tensão das molas, entonação, etc).
musicrock
Cara, se vc tem um "set" de pedais todos da mesma marca, ou não, isso não faz diferença alguma...
Esse MXR Distortion + é bom para solo?
Isso não existe...
O "Noise gate" é um pedal que "corta" determinadas frequencias; portanto, ele atrapalha a sonoridade e a dinâmica. Há que regulá-lo com muito cuidado.
Quanto ao "hummer", se ele não for muito exagerado (fruto sempre de uma série de fatôres), ele não importa muito, até porque, não existe isso de guitarra totalmente silenciosa (o que vc escuta num CD NÃO é o som real, mas processado), portanto, "desencane" disso, não sem antes verificar TODO o seu sistema (cabos, ligação elétrica, amp, etc).
Como eu disse acima, "hum" é normal dentro de certos parâmetros. Recomendo uma revisão de parte elétrica, mormente do aterramento, e, se possível, blindagem. Consulte seu luthier acêrca desse serviço.
Abçs

FRSouza
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Opa, Bertola.. Andei vendo um review seu sobre a Shelter Les Paul.

Voce disse que os captadores dela sao fracos, gostaria de saber quais voce indica para um som com ganho mais alto, particularmente pra tocar metal. Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

FRSouza
Sound/Malagoli Intruder! Som porrada!!!
Abç

MR__Bruno
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Naao necessariamente tocar em casa. hoje eu toco só em casa mas tenho ideias de banda (ensaio,shows) queria pegar um ampli bom desde ja pra nao precisar trocar futuramente abç.

Lu_Soares
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, uma dúvida, tenho uma guitarra blindada tudo ok , se eu quiser instalar um set de caps EMG DG20, não é necessário "retirar" essa blindagem não né? Obrigado pela atenção.

Abç!!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala, véio!
Tenho umas dúvidas e gostaria da opinião de um luthier:

a) Tenho uma Fender Strato De Luxe 2010 que comprei praticamente 0km ( há tres meses ) e veio com cordas 0.09. Para trocar para 0.10 eu preciso levar em luthier para ajustar tensor e outras coisas que possam sair da regulagem devido à mudança do calibre da corda?

b) Estou pensando em colocar trastes jumbo ( ou extra jumbo) nessa guitarra aí de cima, e também em uma Gibson Les Paul Studio 2010 ( que comprei 0km no ano passado ) e em uma Gibson Nighthawk 1994 ( comprei 0km em 1994 !! ). Obviamente os trastes das duas primeiras não estão gastos, e até acho que o da Nighthawk também não. Mas é que o meu professor de guitarra afirmou que com trastes jumbo a digitação é mais fácil, os bends ficam mais fáceis e o conforto aumenta. Vale a pena fazer isso em guitarras novas? Os trastes da Les Paul Studio e da Strato De Luxe são tão diferentes assim dos jumbo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

MR__Bruno
Então compre, pois é um bom amp.
Lu_Soares
Não, não é.
Marcelo Bico
a) Sim.
b) Cara, eu discordo que trastes jumbe sejam "mais confortáveis" ou de "digitação" mais fácil ou lá o que seja. Na verdade, ao apresentarem desgaste, esses trastes apresentam problemas de afinação. Ademais, não vale à pena fazer isso em guitarras novas.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji