【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
lukas_alvs
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ok.

erickx
Veterano
# jun/11
· votar

fconde77
Mas no fórum tem indicações de um em Guará.
http://www.achiles.com.br/

O achiles é bom mas mete a faca.

Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado.

fconde77
Veterano
# jun/11
· votar

erickx,

Blz, mas não sou de Brasilia, moro no Rio e busquei a informação desse luthier no fórum pra ajudar... vc pode pesquisar outros mais em conta se assim preferir.

beto_mouse
Veterano
# jun/11
· votar

galera...
alguem sabe ai um luthier "confiável" em fortaleza?
pois moro em Crateús e ñ existe essas coisas aki.
obrigado pela compreensão

musicrock
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Preciso de sua ajuda, peguei seu e-mail nesse forum, e mandei um e-mail pra vc, por favor responda meu e-mail, morro no interior do amazonas (tefé), levei minha guitarra fender num luthier na capital (manaus), testei na hora, meio apressado e vi que nao ficou legal. por isso pesso que vc responda meu e-mail(guitar_rodney@hotmail.com) nele mandei as fotos em anexo da guitarra regulada.
Outra duvida. Que corda vc recomenda para eu usar na minha fender stratocaster: nig e a d'adario? 09 ou 010? se quiser me recomendar outra marca e outro calibre, melhor ainda.
Toco numa banda, os estilos são: forro, flash back, rock e rock por, swingueira, axe. Mais meu estilo preferido é o rock, toco os demais estilos por causa da grana, porque o rock aqui na minha cidade não tem força, são poucos adebitos. logo as cordas que vc for me sugerir é para tocar rock. gosto das cordas macias e baixas.
Desde já agradeço pela sua atenção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

musicrock
Cara, 0.10 sempre...
Abç

GRRS
Veterano
# jun/11 · Editado por: GRRS
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grande mestre Bertola!
Achei esse cara aqui dando sopa, e gostaria de saber se o preço esta bom.

Obrigado pela atenção e pela paciência de responder 3 vezes a msm pergunta, hehehe

Abs

musicrock
Veterano
# jun/11
· votar

Obrigado Mauricio Luiz Bertola
Quanto a marca pode ser nig ou d'adario mesmo?

musicrock
Veterano
# jun/11 · Editado por: musicrock
· votar

Mauricio Luiz Bertola

A ponte da minha guitarra é wilkinson gotoh e a tarracha é schaller com trava, quando uso a alavanca com vontade algumas cordas desafinam, com essa ponte e a tarracha com trava isso era pra continuar acontecendo? ou é melhor eu colocar um daqueles nut de floyd rose com trava e meu problema acaba?
Desde já agradeço sua atenção.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

musicrock
roller nut,roller saddles e string guides roller,tudo fender,ajudaria
bem,regulagem boa etc,mais que isso só o bertola mesmo.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
opa.qual removerdor eu posso passar no corpo da giannini antiga,
ela chegou aqui e náo era como eu pensava,achava que tava com
fundo PU lixado mas é uma tinta branca que o cara jogo de qualquer jeito em cima da original.nota-se que a cor da madeira é muito bonita,se eu deixar na madeira será que encontro uma peca bonita pra deixar só encerada ou é mais provavel achar remendos e muitas emendas?
abc

musicrock
Veterano
# jun/11
· votar

Theclackstrat
O luthier disse que se eu comprasse tambem esse roller nut fender meu problema acabaria. Minha guitarra é uma fender strato, troquei a ponte a a tarracha pq com as peças originais ela desafinava também, só que os carrinhos da ponte não eram roller saddles e a tarra original nao tinha trava. Mas vou comprar esse roller nut da fender, pra ver se meu problema acaba.
Abraço, valew

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

musicrock
ae ela vai ficar show ein..
vai ficar = uma strat plus..muito foda.
mas desafinar um pouco uma hr vai..
tem que manter sempre reguladassa pra alavancar muito..
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

GRRS
Sim, tá no preço.
musicrock
D'Addario cara....
musicrock
Cara, usar a lavanca de uma guitarra não é a mesma coisa que a alavanca de mudanças de marchas de um trator.... Elas desafinam mesmo, até se tiver uma "Floyd-Rose", se vc usar de violência....
theblackstrat
Use Pintoff e depois lixa grossa e depois vá usando cada vez mais fina. Se tiver emendas não é problema algum....
Abçs

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
problema náo é mesmo..
mas eu curto o visual na madeira quando tem uma emenda no meio certo,ou no max 2 emendas dividindo o corpo em 3 partes iguais..
quando tem uma emenda só pro lado quase acabando o corpo,ou muitas emendas eu prefiro pintado.
abc

fconde77
Veterano
# jun/11 · Editado por: fconde77
· votar

Bertola,

hj ao trocar as cordas do meu Violão (Eagle GL-36 cordas de aço) notei que o eixo das tarraxas esta com uma folga absurda... e vi que as tarraxas são um pouco diferentes, elas são fixadas no head com 2 parafusos em diagonal na parte de traz e na frente no lugar de porcas e arruelas tem uma buxa plástica pra fazer o acabamento, são +- como essas da imagem abaixo:

http://www.stewmac.com/product_images/1lg/0935/Economy_Covered_Gear_Tu ners_lg.jpg

Posso colocar uma tarraxa padrão 3+3 com porca e arruela no lugar dessas com essas buchinhas xexelentas (claro se a bitola do eixo for a mesma)... sei que vão ficar marcas dos parafusos anteriores, mas isso o luthier pode resolver caso me incomode.

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar

mestre, esta acontecendo uma coisa meio estranha com as minha guitarras: eu estou sentindo um diferença ENORME de sustain entre a minha strato phoenix e minha cort evl k4, so q a coisa estranha eh essa: a q esta com mais sustain eh a minha strato .Só q tem um porem: a strato esta com um jogo de cordas meio "mutante"... , foi assim: semanas atras minha G estourou (estava usando um jogo de cordas 0.12/0.11 NIG) dai ,por ela ser minha guitarra reserva, eu coloquei uma G 0.10 velha no lugar; mas eis q a mizinha estoura , dai coloquei uma B 0.10 no lugar;e não parou por a(NIG eh uma bosta mesmo...)i: a minha B estourou e tbm achei aki em casa outra G 0.10 no lugar; então meu encordoamento ficou assim:
e > B 0.10 afinado em e
B > G 0.10 afinado em B
G > G 0.10 afinado em G
bordoes normais de um encordoamento 0.12

então eu gostaria de saber
primeiro: se esse encordoamento ogro eh o suficiente pra produzir uma diferença enorme de sustain ou os caps da evl estão com problema (são emg hz)?

segundo: eu gostei tanto q acho q vou dar um jeito de arranjar um encordoamento desses (nem q eu tenha q comprar corda por corda separada) então eu gostaria de saber se esse encordoamento pode danificar o braço a longissimo prazo??, pois ele jah esta a quase um mes lah e nem sinal de torção, tratejamento nulo ,em nenhuma parte do braço, sem contar q ela simplesmente não desafina ! o unico ponto ruim eh q eu tenho uma tendinite leve, então realmente não da pra tocar por muito tempo com ela :( ,
mas se for o caso de ter a chance de dar merda futuramente, guardar ela com as primas (q são as cordas com mais tensão) afinadas 1 tom abaixo resolveria?

flw!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

fconde77
Cara, essas tarrachas não valem nada. Troque-as.....
O furo que ficar pode ser tapado.
Bonnerfl
Diferença dá sim.... Agora, como vc está descrevendo.... Só examinando a Cort pra saber...
Abçs

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar

mestre bertola

uma ligeira dúvida: tenho, digamos, uma tara por guitarras de formatos "radicais"
há algum modelo de corpo q vc me indique que não prejudique meu estudo??
(tenho uma strinberg fly v)
obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

strinbergshredder
Cara, o modelo explorer, além de ser a mais bonita dessas guitarras com formatos, digamos, "radicais", tem boa ergonomia.
Abç

strinbergshredder
Veterano
# jun/11
· votar

obrigado bertola, sempre disposto a ajudar os indagadores...
abraço e parabéns pelo ótimo trabalho!!!

cynide
Veterano
# jun/11 · Editado por: cynide
· votar

caro Bertola.

de um tempo pra cá venho percebendo que o braço da minha stringberg egs-210 está ficando com manchas verdes, no braço, próximo a colagem das madeiras, as manchas estão aumentando por toda lateral, mas ñ parece ser fungo ou sujeira, apenas a madeira que está ficando verde!, é normal mudar de cor assim? será que pode descolar com o tempo?

BobC
Veterano
# jun/11
· votar

Boa tarde a todos
Esse é meu primeiro post, mas já acompanho o forum faz um tempo.

Minha duvida é a seguinte: Tenho um Flying V e gostaria de trocar o corpo dela por um de modelo super strato ou SG.

É indicado fazer algo do Tipo?

Quais seriam as evetuais perdas?
Existe alguma loja nacional que venda só o corpo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

cynide
Isso aí é fungo... Pra sair, só lixando tudo e refazendo o acabamento...
BobC
Cara, como assim?
Não dá pra trocar corpo assim de guitarra, mormente se ela for de braço colado.
Se o braço for aparafusado, vc só podería trocar por um corpo modelo SG, pois o tamanho da escala do braço é o mesmo, mesmo assim, é mais fácil e barato vender sua guitarra e comprar outra, uma SG da Golden, por exemplo.
Abçs

BobC
Veterano
# jun/11
· votar

Entendi...

Blz vlw pela ajuda

L.K.R
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Grande Mestre,

Saberia me dizer se é possível sentir uma grande diferença de afinação entre uma guitarra com escala de 24 1/2 e 25 ?
Quero dizer, se eu usar cordas 011 em uma, na outra vou ter que usar 010 para ficar com a mesma "dureza"?

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
pra toca com slide e necessario regular o braço?tem que ter uma guitarra ou violão específico pra isso?ou tem como tocar com ele sem regulagem especifica?
pretendo tocar no violão mesmo pra aprende e depois vo pensa se regulo a guitarra pra isso(se precisa de regulagem),já que esse ano talvez mude de guitarra

Spect
Veterano
# jun/11
· votar

guizimm
pra toca com slide e necessario regular o braço?tem que ter uma guitarra ou violão específico pra isso?ou tem como tocar com ele sem regulagem especifica?
pretendo tocar no violão mesmo pra aprende e depois vo pensa se regulo a guitarra pra isso(se precisa de regulagem),já que esse ano talvez mude de guitarra

Mas hein? Não precisa de regulagem alguma. A não ser que as cordas estejam muito baixas, aí fica mais difícil controlar o slide e não deixar ele fazer aquele barulho metálico chato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar

L.K.R
Quanto menor a escala da guitarra, menos tensas ficam as cordas. Daí, vc decide.....
guizimm
Geralmente, para se tocar slide, usa-se uma ação alta, tanto na pestana, quanto no rastilho, principalmente para quem ainda está aprendendo. No mais, não precisa mexer muito não.
Abçs

PEdroooo
Veterano
# jun/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bertola, eu estava pesquisando sobre chaves seletoras e pots, e percebi que há uma variação absurda no preço de uma marca pra outra, por exemplo:

em uma distribuidora q eu pesquisei, a chave comum de 5p (sem marca) custa R$ 8 reais
a gotoh custa R$30
a fendder custa R$ 50
e a stewart mcdonald custa R$ 60

voce saberia me dizer se realmente há alguma diferença na qualidade das chaves? se há, qual voce me indicaria? o mesmo vale para os pots?

Muuuuuuito obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji