【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
clguitar
Membro
# jul/13
· votar


Bertola

Sei que olhar as fotos não é suficiente, mas acho que, com sua experiência e conhecimento, dá para, ao menos, dar uma opinião preliminar abalizada.

Comprei um baixo Gibson EB-3 anos 70, que já veio com o headstock quebrado e recolado. O serviço foi feito no exterior, não no Brasil. Pelo que percebi, tem até uma espécie de pino ou parafuso para reforçar a colagem. O braço parece estar estável e o baixo não desafina. Não tenho problemas com ele, mas surgiu uma possibilidade de trocá-lo por outro instrumento, e quero ser o mais franco possível no negócio.

As fotos estão aqui. http://s1144.photobucket.com/user/ciroleal/media/Gibson%20EB%203%20-%2 0Gibson%20SG%20bass/DSC05267-1_zps0716e988.jpg.html?sort=6&o=7

Você teria como dizer se o serviço parece estar bem feito? Se não estiver, existe alguma forma de refazer cara demais?

Obrigadíssimo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Motoqueiro Alienigena
Não se comentam preços aqui. Consulte o seu luthier.
Thejapamuri
Cara, a base da ponte deve estar "pousada" no corpo. Essa "regulagem" se faz por meio dos parafusos de fixação da mesma.
clguitar
Cara, bem fixado parece estar, mas o serviço não foi feito por um luthier profissional por conta do acabamento.
Essa parte do braço teria de ter sido lixada e o acabamento refeito.
Quanto ao pino, isso é padrão, e reforça a colagem.
Se vc for vender ou trocar esse baixo (que tem alto valôr de revenda), explicite isso para o comprador.
Abçs

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


Bertola

Uma vez mais, obrigadíssimo pela valiosa ajuda! Abraço!

overset09
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Os trastes ''aguentariam'' 3 retíficas? Eles teriam vida útil para isso?
Uma vez por ano é comum passar por retífica ou a cada 2 anos?
Sei que é difícil responder, mas gostaria de ter uma noção a respeito disso.
Obrigado.

ogner
Veterano
# jul/13
· votar


fconde77
João Pedro Strabelli
Mauricio Luiz Bertola
Só dando um retorno aqui sobre o treblebleed:

Tirei o treble bleed e não mudou a eq dos caps com o volume no maximo. Ela continua com os agudos me incomodando, tenho que acertar no tone mesmo. E perdi o treble bleed, quando abaixo o volume a guitarra fica bem grave e nao fica legal. Resumindo o treble bleed só atua quando baixamos o volume da guitarra mesmo.
Vou voltar com o treble bleed.. Hehehe

Motoqueiro Alienigena
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tá okay, obrigado assim mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


overset09
Não há como responder à sua pergunta, pois cada caso é um caso...
A retífica deve ser feita quando os trastes apresentarem mossas ou "buracos". Agora, se esse forem excessivos, só trocando TODOS os trastes mesmo.
ogner
Mude o capacitor de tonalidade para um com o dobro do valôr. Verifique também se o pot de tone é de 250K (e não de 500K - se for esse valôr, troque-o por 250K), se for, compre um de 200K e instale.
Abçs

musicrock
Veterano
# jul/13
· votar


Boa noite.
Minha pergunta não tem nada haver com o tópico. Mas se alguém puder ajudar, fico grato.

Alguém sabe me informar um site, ou o site das próprias marcas, de como conferir pelo numero de série se o produto é original ou falso.
Grato

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu pela ajuda, eu consegui ajustar no corpo, tendo em vista que luthier aqui tem, porém, dinheiro não tem e é longe pra caramba :p

GTC
Veterano
# jul/13
· votar


galera preciso de ajuda.....

minhas duas guitarras, estão com os trastes estranhos.
os primeiros trastes (das duas) estão com marcas das cordas, parecendo q esfreguei elas nos trastes ( bends mt fortes, aparentemente). estão com as linhas das cordas "desenhados" neles. uma tem 3 anos de uso e a outra nem 1 direito

gostaria de saber se isso é prejudicial.....se preciso trocar eles...

mt obrigado :)

clguitar
Membro
# jul/13
· votar


GTC
Isso parece desgaste normal dos trastes. A solução é uma retífica (lixar os trastes para nivelá-los todos e depois refazer a coroa, que é a curvinha do topo dos trastes). Trabalho para um luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


GTC
se preciso trocar eles...
Isso é o que dá usar cordas velhas.......
Seu luthier deverá fazer uma retífica dos trastes. Se os sulcos forem muito profundos, deverá ser feito um retrastejamento.
musicrock
http://www.fender.com/support/articles/u-s-instruments-product-dating
http://www.gibson.com/en-us/Support/SerialNumberSearch/Default.aspx
http://www.ibanezrules.com/catalogs/reference/dating.htm
Abçs

Mateeeus
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola,
Vc acha que o braço pode empenar usando afinaçao 1/2 tom abaixo em uma LP, Vintage v100?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Mateeeus
Não.
Abç

Rock With Salad
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho algumas pequenas dúvidas:

-Cordas de maior diâmetro seriam, de alguma forma, mais facilmente quebráveis por conta da maior tensão gerada, ou sua maior massa compensa esse fator?

-Cordas em uma guitarra com escala mais longa seriam mais quebráveis também por conta da tensão? Quais os benefícios de uma escala mais longas, como, por exemplo, uma de 27"?

Obrigado!

GTC
Veterano
# jul/13
· votar


GTC
Isso parece desgaste normal dos trastes. A solução é uma retífica (lixar os trastes para nivelá-los todos e depois refazer a coroa, que é a curvinha do topo dos trastes). Trabalho para um luthier.

GTC
Isso parece desgaste normal dos trastes. A solução é uma retífica (lixar os trastes para nivelá-los todos e depois refazer a coroa, que é a curvinha do topo dos trastes). Trabalho para um luthier.

GTC
se preciso trocar eles...
Isso é o que dá usar cordas velhas.......
Seu luthier deverá fazer uma retífica dos trastes. Se os sulcos forem muito profundos, deverá ser feito um retrastejamento.

Abçs


ok obrigado então. daqui mais um tempo vou mandar retificar os trastes, e trocar os da velha pq já estão mt baixos eles...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Rock With Salad
-Cordas de maior diâmetro seriam, de alguma forma, mais facilmente quebráveis por conta da maior tensão gerada, ou sua maior massa compensa esse fator?
Não; ao contrário.
-Cordas em uma guitarra com escala mais longa seriam mais quebráveis também por conta da tensão? Quais os benefícios de uma escala mais longas, como, por exemplo, uma de 27"?

Um instrumento com escala de 27 polegadas não seria mais uma guitarra, mas uma guitarra-barítono, cuja afinação é diferente ( A D G C E A, ou B E A D F♯ B, ou C F B♭ E♭ G C )e as cordas mais espessas para aguentar o aumento de tensão (0.17).
Abç

sandro1909
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luis Bertola

E ae mestre blz ? Estou em dúvida entre 2 valvulados:

- Giannini Classic T, 20W, foots incluso, reverb de mola entre outros atributos, uns R$ 1.900,00;

- Horse Power, réplica fiel do 5E3 Fender Tweed Deluxe 57', com seus 12W, mas sem reverb, entre R$ 1.700,00.

Quais destes possui o maior custo benefício ?

Grato desde já !

Felippe Rosa
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde !
Gostaria de saber se, caso eu não encontre alguma marca que venda telecasters com o B-bender se compensaria instalar um ou não, se sim, você saberia se tem alguma boa marca para esse objetivo ?
Abçs !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


sandro1909
Cara, difícil dizer pois não conheço ess Horse Power. Eu iría de Giannini.
Felippe Rosa
Essa é a marca:
http://stringbender.com/bender/fenderb.php
Se compensa ou não, não sei. O que sei é que é um dispositivo bem trabalhoso de se instalar, que exige especialização do luthier e reacabamento da guitarra, por conseguinte, o custo é bem alto (se vc encontrar um profissional que saiba fazê-lo...)
Abçs

Felippe Rosa
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que sei é que é um dispositivo bem trabalhoso de se instalar, que exige especialização do luthier e reacabamento da guitarra, por conseguinte, o custo é bem alto (se vc encontrar um profissional que saiba fazê-lo...)
Abçs

E em relação a guitarra, seria prejudicial por conta da madeira retirada ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Felippe Rosa
Não. Até porque a escavação é uma necessidade da instalação.
Abç

sandro1909
Veterano
# jul/13
· votar


Cara, difícil dizer pois não conheço ess Horse Power. Eu iría de Giannini.

Pois, é , agora não sei. Ouvi falar muito bem dos Horse Power...

A vantagem deste modelo Deluxe 57, é que possui 2 entradas p instrumentos e 2 para microfone não ? E isso achei uma boa, mas o mesmo não possui reverb. Já o Classic T já tem reverb, mas apenas uma entrada.

Olha só o modelo original:

http://www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/fender-57-deluxe-12w -1x12-combo-amp


Que dúvida crel...

Vlw.

ricofelisale
Membro Novato
# jul/13
· votar


Tenho uma Epiphone DOT ES -335 do ano de 1997. Por ser desse ano podemos considerar que a madeira da guitarra está em melhor estado pelo tempo (16 anos)? A guitarra está em ótimo estado. O timbre dela melhora?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


sandro1909
A vantagem deste modelo Deluxe 57, é que possui 2 entradas p instrumentos e 2 para microfone não ?
Cara, isso não existe: Regra de Ouro: 1 AMPLIFICADOR, 1 INSTRUMENTO.
ricofelisale
Uns dizem que sim, outros que não. Não há nada conclusivo nesse sentido (pelo menos para instrumentos elétricos).
Abçs

Motoqueiro Alienigena
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, gostaria de me desculpar por te falado aquilo, fui muita imaturidade minha, me desculpe, não sei se isso vai adiantar alguma coisa, mas quero lhe pedir desculpas.

Muito obrigado por ter respondido minhas perguntas, e eu realmente não me atentei ao fato de não poder discutir os preços aqui.

Um abraço e até mais!

ricofelisale
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Motoqueiro Alienigena
Ok.
Abç

LLeitte
Veterano
# jul/13
· votar


[/b]Mauricio Luiz Bertola[b]

I need your help.

Então, eu raspei minha guitarra para pintar de outra cor, porem fiz muitos machucados nela, muitos, de 1 a 3 mm de profundidade. Passei a massa na pressa, lixei com 400 e 600 e depois passei o primer, porem, depois vi que os buracos apareceram outra vez, como se eu nao tivesse passado a massa direito (e nao passei), eu lixei bem e deu uma relevada muito boa nso buracos, sumiram 80 por cento. Agora quando passei a tinta, esperei secar e voltaram dinovo os buracos, porem nao to querendo raspar tudo dinovo pra tampar direito os buracos, voce acha que lixando bem com lixa 600 os buracos devem sumir? Teria alguma ajuda a me dar?
OBS.: Usei 350 ml de tinta PU preta e pintei tudo com spray, meu comp. deu besteira!
Aguardo e abraços!

fconde77
Veterano
# jul/13
· votar


LLeitte

qual massa que vc usou, se for massa plástica (usada em pituras automotivas) quando seca e normal ela afundar um pouco, então vc tem que reaplicar até nivelar.
Vc pode reaplicar a massa nesses buracos espere secar, lixar até nivelar 100%, dai vc pode repintar a guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji