【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Vitor_Guitar
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola. Troquei as cordas da minha guitarra de 0.09 para 0.10, e agora ela começou a trastejar, porém o trastejamento dela não é audível no amp. O que fazer? Se ajudar em algo: as oitavas dela estão afinadas. Abraços e Valeu.

kzumoable
Veterano
# jul/13
· votar


Então o landscape predator ou o Staner gt 200 são boas pedidas ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Mateeeus
Boa guitarra, mesmo nível das Epis e CLP2.
Vitor_Guitar
trastejamento dela não é audível no amp.
Nada.
kzumoable
Sim.
Abçs

kzumoable
Veterano
# jul/13
· votar


Vitor_Guitar

O trastejamento não tem a ver com a regulagem de oitavas, e sim com a altura das cordas. Em algum ponto da escala, a corda está batendo no traste. Leve pro seu Luthier e peça pra ele regular a altura dos trastes, aumentar a atura das cordas. Pode ser também que com a troca do calibre das cordas, o braço esteja levemente torto, de qualquer jeito, a melhor solução é levar num Luthier.

kzumoable
Veterano
# jul/13
· votar


A propósito, você de Niterói Bertola. Quais Luthieres aqui você me recomendaria além de você? E o que fazer com aqueles que roubam peças ?? (Sim, Clésio)

NFA_METAL
Veterano
# jul/13
· votar


qdo se tira um braço de guitarra para dar manutençao (ex troca trastes, escalopar)... deve se desativar totalmente o tensor? como deve se proceder? deve se colocar a chave e girar no sentido anti horario de uma vez ate para, ou deve ser de pouco em pouco?
ñ sei se to falando besteira mas smp tive essa duvida..

kzumoable
Veterano
# jul/13
· votar


NFA_METAL

Pelas barbas de Odin, não cometa essa besteira, se vc fizer isso, vai comprometer o braço na guitarra. A não ser que ela seja neck thru, você simplesmente desaparafusa ela. O tensor serve pra controlar a curvatura do braço e se você girá-lo constantemente, irá literalmente quebrar o braço da sua guitarra.

leandrohage
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma guitarra Shelter Usa (California), corpo em basswood. comprei ela por menos de 100 dilmas, está novinha. pelo valor pago, vale a pena trocar as tarrachas, ponte c tremulo e o captador da ponte? dá pra se ter um bom instrumento dando um up nela? considerando custo dela + tipo de madeira.

Obrigado

Murilo Gonçalves
Membro
# jul/13
· votar


Bom, eu troquei as cordas do meu violão para 012(não são qual veio antes), mas, foi um encordoamento bem descartável mesmo. Agora eu quero trocar pra 013 porque quando troquei pra 012 o cara(na verdade uma loja que vende instrumentos e faz ajustes) a corda Mizona ficou encostando no braço do violão(não sei se posso chamar "trastejando") quando eu toco ela pressionando a 1ª casa. Se eu por uma tensão maior não aconteceria mais esse incomodo? Ele aguentaria uma "pressão maior"
Também, está acontecendo algo estranho na corda G quando eu toco a nota da 4ª casa, o som não se prolonga. Eu achei muito estranho, não sei se é porque as cordas já estão muito "enferrujadas" ou se é pela qualidade delas. As cordas já estão há uns 2 meses. Qual seriam as possíveis causas disso?
Em relação ao encordoamento, eu encontrei um site(AQUI) que vende os que eu quero, só que ele adiciona um frete absurdo para a minha região(cep-68901025) que fica quase 250,00 reais(total), será que é esse preço mesmo? Vcs conhecem outro site que venda esse encordoamento?

Valeu!!

Especificações do Violão

Crafter PRO DE-7
BODY STYLE
Dreadnought Cutaway
TOP
Solid Cedar
BACK
Mahogany
SIDES
Mahogany

eu sei aqui é pra guitarra, mas eu fui mandado pra cá vlw.

kzumoable
Veterano
# jul/13 · Editado por: kzumoable
· votar


leandrohage

Cara, é isso mesmo ?? 100 Reais ?? Se for isso, a pergunta é porque não ??? A média do preço dela é 355, você teria 255 de lucro pra gastar e o resto por sua conta. Tem outra questão, ta com dinheiro aí ?? Quanto vc tem ?? É o suficiente pra pegar um set de tarraxas Gotoh e ponte Wilkinson ?? Porque se for pra mudar, essas são as escolhas. E a captção ?? Pode ser uns Malagoli, Tesla se tu não tiver muita grana, mas se tiver é DiMarzio ou Seymour Duncan.

leandrohage
Veterano
# jul/13
· votar


kzumoable

rapaz é isso mesmo, paguei exatamente R$80 e uns quebrados nela. A guitarra tá nova, numa cor preta muito linda. O braço dela é escuro mesmo. bom pra investir nela posso gastar R$350 se realmente valer a pena. até pq o corpo dela é basswood e não sei se tem uma boa sonoridade pra stratos. a questao de trocar as ferragens já muda o som dela? meu sou louco pra comprar um tremulo q não desafina, pq essas guitarras de baixo custo não seguram afinacão qdo vc coloca elas pra tocar pra valer mesmo.

Lucas Groover
Membro
# jul/13
· votar


Olá pessoal! Falando em baixo custo, o que é mais recomendável:

Plugs P10 Santo Ângelo ou Amphenol?

vitorrock
Veterano
# jul/13 · Editado por: vitorrock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola tenho uma Giannini Strato 1H
Giannini GGX 1H
E eu estava pensando em talvez em colocar outro escudo nela H-H ou H-S-H. E a construção dela facilita,pois a construção é do tipo piscina (quadrada e cabe humbuckers) e eu também sinto muito a falta de um humbucker no braço. E hoje em dia só uso o captador do meio para sons limpos, nem o single do braço uso mais. Outra coisa é que eu gosto muito do som que eu tiro com essa guitarra, pro meu estilo mais heavy metal assim ela tem um som muito bom junto com a minha pedaleira, e só falta um captador humbucker no braço para solos.
Eu queria comprar captadores da malagoli, pois o pessoal falal muito bem desses captadores, e o custo benefício é ótimo...
Será que vale à pena fazer isso? Ou é melhor comprar outra guitarra ?
Outra pergunta, pra que servem aqueles parafusos que prendem as molas da ponte que ficam dentro daquela placa atrás da guitarra? o que acontece se eu mecher neles?
Abraço.

overset09
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Em média, quantas retíficas "suportam" os trastes de uma guitarra?

fconde77
Veterano
# jul/13 · Editado por: fconde77
· votar


NFA_METAL
Ao retirar as cordas a tensão diminui e o braço vai ceder, vc alinha o braço novamente para a instalação dos trastes e nivelamento, depois de recolocar o braço na guitarra e instalar cordas novas e afinar vc regula o tensor novamente.
P.S.: Instalação de rstes e nivelamento deve ser feito por um luthier.

leandrohage
Leve a um luthier para uma regulagem geral, peça para instalar 5 molas na ponte, apertar os parafusos das tarraxas, só depois disso analise o resultado antes de decidir pelo upgrade, já os captadores e uma questão de gosto pessoal, apesar de ter pago barato o investimento em captadores TOP como SD não considero um bom CustoxBenefício para essa guitara, opte pelos nacionais como Malagoli, Sergio Rosar etc.
Pontes e tarraxas tenho boas experiencias com as "Wilkinson"

Murilo Gonçalves
Antes de mais nada leve seu violão a um profissional habilitado, vc tem um violão que custa aproximadamente R$ 1.500,00 e não faz sentido economizar numa regulagem geral de um profissional habilidato.
Quanto ao Link o site não abre, mas gosto muito das D'addario da série Bronze.

vitorrock
Isso é com vc, avalie os custos dos captadores, escudo, potenciômetros, instalação etc e compare com os custos de uma guitarra nova a seu gosto... lembrando que sempre a possibilidade de instalar um hotrails no braço.
pra que servem aqueles parafusos que prendem as molas da ponte
Regulam a tensão das molas e consequentemente a ação da ponte, quanto mais apertado maior a tensão.

wilken
Veterano
# jul/13
· votar


Olá Pessoal!
Gostaria de alguma indicação de troca de captadores para minha Cort Viva Gold II. Estou pensando em utilizar captadores da Malagoli. Iria me atender bem?
Desde já obrigado!

olimpiojr
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá vou mandar envernizar o braço da minha guita, o ultimo cara que mandei pintar ela, ele meio que lixou o braço e não reenvernizou, isso que ele é luthier --", é certo comprar verniz naval para mandar por nele? Não vai ser a Escala e sim o Braço, procurei tópicos mas o único que achei era relacionado a envernizar a escala, espero que possa responder obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


olimpiojr
Não se usa esse tipo de verniz, mas sim verniz PU ou nitrocelulose.
wilken
Sim. Mas a pergunta é: Trocar porque?
overset09
Até o desgaste da "corôa" do traste.
kzumoable
Cara, eu não tenho como responder à essa pergunta, Sorry!!!
Abçs

kzumoable
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola

Recentemente botei uma mola a mais na minha guitarra. Sempre que eu toco os SI's (B) , a nota fica com um eco, sendo a guitarra desplugada, plugada não aparece. Mas eu não sei sé na ponte, no corpo. Como eu resolvo isso ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


kzumoable
Como eu resolvo isso ?
plugada não aparece
Então não existe problema algum.....
Aliás, esse "fenômeno" ocorre em Fenders "vintage", e faz parte da sonoridade da guitarra....
Abç

forneas05
Membro Novato
# jul/13
· votar


DeFender
depende da forma que vc quer usar no genero musica mais os captador de guitarra s com precos acessíveis sao captador humbucker eh muito bom

Mateeeus
Veterano
# jul/13
· votar


Bertola

Vc acha que existe algum problema a curto/longo-prazo em trocar as cordas de 0.9 para 0.10 em uma guita LP, ponte fixa?
abs

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, me responde uma coisa, quanto maior o calibre da corda, mais facil ela vai estourar? Ou é ao contrario?

Ah, e outra coisa, na minha guitarra, a ponte está inclinada, por exemplo, colada no copo na mizinha e em torno de 0.5mm na mizona, é algum problema para regular? Se for, são as molas dela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Mateeeus
A guitarra tem que ser re-regulada.
Agora, IMHO, usar 0.9 em LP.....!!!!
Thejapamuri
Cara, em 1º lugar corda não é cano de arma, portanto, não tem "calibre", mas sim espessura.
mais facil ela vai estourar? Ou é ao contrario?
Ao contrario.... Claro...
a ponte está inclinada
Como assim? Os carrinhos estão inclinados? (Nesse caso, numa ponte strato, é normal). Ou é a base da ponte? (nesse caso, numa ponte strato, está errado, numa ponte de LP é irrelevante).
Abçs

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hm... sobre as cordas, pequeno erro xP

É a base da ponte, em uma strato, o duro é que eu uso bastante alavanca, se for um problema, eu vou levar em um luthier da proxima vez.

E valeu ae pela ajuda.

Motoqueiro Alienigena
Membro Novato
# jul/13 · Editado por: Motoqueiro Alienigena
· votar


Pois bem aqui estou quase que a mando do MauricioBahia, que fechou meu tópico, não o culpo por fazer o certo, mas como preciso sanar a dúvida lá vai, mas antes gostaria de esclarecer a razão de não ter postado aqui antes...

E se quiserem me punir, vão em frente.. total green light, not that you need them.. but whatever...

Tive outras contas antes dessa e ja perguntei tons of things aqui, muitas mesmo, em alguma das vezes me senti ignorado ou até mal entendido por parte de quem respondia.


Meu baixo de 5 cordas que eu quero desfretar está com um pequeno problema, acredito que seja sério e não vou mecher nos trastes dele até resolver isso, pois acredito que seja sério, apesar de ja ter usado ele assim inúmeras vezes e até agora nada, aliás está assim a uns 6, 8 meses, mas quero a opinião de vocês.


"É muito grave dotô":
http://img18.imageshack.us/img18/6452/g47d.jpg

como dá para ver bem na juncão do braço com o headstock tem uma "emenda" algumas guitas e basses tem isso :/ e tá descolando...

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/13
· votar


Motoqueiro Alienigena
Cara, o nome disso é "colagem espanhola", e é uma técnica de construção como outra qualquer (utilizada pela Gibson, por exemplo). Acontece que, aparentemente nesse braço houve uma descolagem da emenda e a mesma foi recolada por alguém de forma apressada. Isso depõe contra este braço e qualquer utilização futura que se faça dele. Recomendo que esse instrumento seja levado a um luthier profissional que o descole e cole de novo de forma adequada, para, depois disso se proceder o "desfretamento".
e gostaria que deixar claro que não votei em você para top User FCC devido a mágoa. Se quiser me fazer de chacota vá em frete..

Isso não é questão minha... E, eu não "faço chacota" de ninguém aqui, apenas respondo à altura àqueles que agem de forma inadequada em relação às regras do fórum e à educação em geral....
Abçs

Motoqueiro Alienigena
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado, acho que vou vende-lo baratinho, não to afim de sair cassando luthier, além de eu usa-lo como canhoto com as cordas invertidas, e o baixo é destro.

Motoqueiro Alienigena
Membro Novato
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quanto mais ou menos sairia para arrumar?
Obrigado.

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O problema poderia estar nas molas? Ou nos parafusos? A ponte deve ficar um pouco fora da guitarra ou totalmente colada na guitarra, sendo que eu uso a alavanca dela?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji