【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

e aproveitando,o que voce acha dos captadores dela?
Jogue fora!!

kkkk..po cara ,essa me quebro..
achei que tinham um timbrezin legal..
vo juntar uma grana e colocar um set de muy grande nela.
por hr vo ter que me contentar com eles..
as coisas que ouvi desses caps é que tem um som aveludado..
e a maioria que diz que é bem fraco.

chega a ser pior que os xing lings atuais?costuma né..
vlw
abç

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# mai/11
· votar

Olá!
Preciso saber de uma coisa...
Minha guitarra ta reguladinha, levei ela no luthier há um tempinho, porém fiz a besteira de aumentar a numeração do acordoamento em 2 pontos, de 009 para 011. XP (não mandarei novamente minha mãe comprar cordas para min...)

O braço empenou... não muito porque não usei a afinação normal, deixei assim: B, F#, D, A, E e B. Aparentemente não tinha, pois a tensão nessa afinação era a mesma da afinação standard com 009, mas depois de um tempo o braço curvou um pouco...

Quanto custa em média para ajustar novamente o tensor dela, para deixar na tensão de acordoamento 009? Preciso saber pra poder juntar a grana. Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

Lucas Power Metal da Silva
Cara, pergunte a seu luthier....
Abç

MR__Bruno
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eu de novo.. hehe.
Estou quase finalizando a compra da minha les paul...
achei 2 guitarras penso eu que são boas mas em sonoridade construção etc.. Qual seria melhor :
Condor CLP2 ou Vintage v100 ?
Abç obg pela atenção.

Viics
Veterano
# mai/11 · Editado por: Viics
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eae Bertola, tudo bom?
Bem, ouvi vááários rumores sobre o uso das cordas por cima da ponte, em uma Les Paul, porém, só rumores mesmo.
Então, pergunto pra você: O que realmente acontece quando alguém faz isso?

H31T0R
Veterano
# mai/11
· votar

Aí gente aproveitando o tópico

e só pra eu ñ fazer outro
eu queria saber se dá certo trocar meu captador da ponte single comil de uma mg32 por um humbuncker da Ibanez
se ñ me digam uns captadores bons para uma strat
MR__Bruno

Respondendo sua pergunta meu professor tem uma vintage v100 novinha e eu vou te falar num é ruim ñ eu iria nessa mas eu nunca aquei na condor clp2

ta aí minha opinião

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

MR__Bruno
Ambas são muito parecidas. Compre a que vc achar melhor.
Viics
Nada demais. A tensão das cordas diminui um pouco.
H31T0R
Sim.
Abçs

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

H31T0R
véio voce pode colocar o captador que quiser..mass
se for colocar um humbucker troque o pot dele por um de 500k
se não não vai falar.pelo menos não como deveria.
att

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

theblackstrat
Cara, se a guitarra tiver a configuração H-S-S, (Hb na ponte), não se alteram os pots, pode ficar com 250K mesmo.
Abç

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
pode crer mestre,essa foi novidade pra mim.
sou leigo demais em eletronica e luthieria.
achava que qualquer humbucker pedia o pot de 500k.
sempre imaginei que um humbucker com pot de 250 devia ficar estranho,que não daria o som original dele.

obrigado pelo esclarecimento.

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

theblackstrat
Não fica "estranho".
Apenas fica menos agudo, o que pouco importa na posição da ponte...
Abç

guitarbeginner
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mestre, minha corda mizinha arrebentou quando eu dei um simples bend de 1 tom...estarei comprando minhas cordas novas amanhã e pretendo eu mesmo fazer a troca, por isso estou aqui, queria sugestões de marcas de cordas boas e sobre como qual afinador usar pra regular as oitavas, melhor dizendo queria saber os procedimentos pra regular uma ponte comum de Strato. Eu preciso tirar as molas? O que eu uso pra limpar a ponte, a escala e o nut?...mal ae querer fazer trabalho de luthier mas meu pai tem milhares de compromissos e se recusa a levar minha guita ao luthier e fora que eu não conheça nenhum na capital, pelo que sei vc é de Niterói.

Abraço e por favor uma ajudinha >.<

guitarg3
Veterano
# mai/11 · Editado por: guitarg3
· votar

Mauricio Luiz Bertola
existe algum captador da malagoli q se aproxima das caracteristicas do 500t e 490r da gibson?

o seymour duncan invader é um captador só? ou tem uma versão pro braço e outra pra ponte?

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

opa,encomendei um set de tex-mex pra giannini pro caso de não gostar dos originais,o que não vai ser difícil.
se eu usar as capinhas originais nos texmex altera a captação?
queria comprar um set de muy grande,mas to meio liso e ele custa 3 tex-mex.mas já é um up ótimo pra ela pois são bem quentes e estalados,já os usei em uma fender,pra ela tá tipo muito bom né não?

vou usar esses muy grande quando tiver cash pra mandar fazer uma strato em um luthier top.
att

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

guitarbeginner
Cara, marcas de cordas tem aos montes. Das comuns, prefiro D'Addario e GHS. Giannini é razoável.
mas meu pai tem milhares de compromissos e se recusa a levar minha guita ao luthier
Não posso interferir na sua relação com seu pai. Converse com ele sobre a necessidade imperiosa de levar sua guitarra a um luthier, ou vá vc mesmo, junto a amigos ou outros parentes, levar.
guitarg3
Sim, os Custom 57 Plus.
ou tem uma versão pro braço e outra pra ponte?
Sim.
theblackstrat
se eu usar as capinhas originais nos texmex altera a captação? Como assim? Que capinhas originais?
Abçs

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
realmente não falei direito.
se eu usar as capinhas lisas da giannini
nos tex-mex altera a captação?
att

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

theblackstrat
se eu usar as capinhas lisas da giannini
Cara, jogue esses capts fora!!!
Abç

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

kkkkkkkkkkkkkk
puts,já passou tanta raiva assim com eles?
tá = um amigo meu mecanico,se ver uma xlx 350 sai até correndo.

abç

fconde77
Veterano
# mai/11 · Editado por: fconde77
· votar

guitarbeginner

Diga o sua cidade, bairro ou região que a galera do fórum pode te indicar um luthier perto de vc, apenar que tem tópicos sobre o assunto e só pesquisar no fórum!

- O que eu uso pra limpar a ponte?
Pano seco e sem fiapos só isso, pode passar também WD-40 ou óleo de máquina... mas bem pouco e retirar o excesso com pano.
- Eu preciso tirar as molas?
Não, mas pode jogar um pouco WD-40 se a cavidade estiver pintada, nunca jogue WD-40 na madeira sem verniz ou tinta.
- O que eu uso pra limpar a escala
Se sua escala for escura com uma esponja de aço seca vc pode limpar a escala, principalmente perto dos trastes que fica um craca grudada ali, depois com fita isole a madeira da escala deixando só os trastes a mostra e pode usar um lustrador de metais pra dar brilho nos trastes, depois e só hidratar com óleo de limão. Mas cuidado, lembre de isolar os captadores pra que nenhuma palha de aço entre no captador.
Se a escala for clara só de um brilho nos trastes como falei acima.. e pode limpar os cantinhos com uma escova pra tirar aquela gordura dos dedos que acumula.
- O que eu uso pra limpar o nut
Não use nada, no máximo grafite em pó nas cavidades por onde passa as cordas, bem pouco, depois tem que limpar a sujeira do grafite que gruda que é um inferno, mas sai com borracha escolar(use aquela branca com capinha(Faber-Castell) que não é abrasiva, aquelas do tipo "Vermelha e Azul" vão marcar a pintura ou verniz.
- Como e qual afinador devo usar pra regular as oitavas
Na web tem vídeos que mostram como afinar. E melhor ir no Youtube pra assistir do que ficar escrevendo o procedimento aqui.

Mas vá a um luthier, ele vai regular toda a sua guitarra(ação das cordas, braço, ponte, altura dos captadores, etc além de uma revisão e dicas do que pode fazer) bem melhor que vc tentando fazer, sem falar que ele é um profissional com pratica e fica responsável por qualquer problema.
-

Kingeer
Veterano
# mai/11 · Editado por: Kingeer
· votar

E aí cara, queria saber o seguinte:

Tenho uma Memphis MSG-100 e reparei que os trastes dela estão muito mal colocados, e alguns até com uma pequena fenda, tem uns que dá até para ver a cola que fica embaixo dele, outros até prendem as cordas, então, o que acha? Tirar tudo o retificar qual seria a solução do meu problema? E quanto pagaria?

Abç.

fconde77
Veterano
# mai/11
· votar

Leve ao luthier para rebater os trastes e retificar se tiver necessidade, só isso!

Kingeer
Veterano
· votar

fconde77

Qual o preço "padrão" para esse tipo de serviço? E também acho que os trastes estão um pouco "alargados" na horizontal, e por exemplo:
Se faço um bend na corda E (Mizão) de vez em quando ela prende a corda.

Será que compensa mesmo mandar pro luthier, é porque aqui na minha cidade eu só conheco um, nunca vi seus serviços, e se ele fizer uma "cagada" na minha guitarra? Temo isso...

Obrigado por me ajudar.

fconde77
Veterano
# mai/11
· votar

Não faço idéia do preço do serviço, até pq varia muito de luthier p/ luthier (nem sempre qualidade tem a ver com preço) e cidade...
Mas se uma troca de trastes aqui no Rio, onde tudo é muito caro, ta na faixo de R$ 200,00, só pra regular deve estar bem menos... nunca precisei fazer isso.
Qual o Luthier da sua cidade... vi no google o Borges que faz violão e viola caipira ((34)3242-5154) e o Sebastião D'Souza ((34)3312-6786)mas não sei qual é a dele.

Kingeer
Veterano
· votar

Como conseguiu localizar o telefone desses luthier's?

O que eu conheço se chama Luciano.

fconde77
Veterano
# mai/11
· votar

Pesquisei no google: "luthier Araguari"

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mestre,lendo em outro tópico,vi que sua impressão
com os tex-mex é a pior possível..
que voce pensa ser o pior que a fender já fez..
baseado em que?
eu os acho muito quentes e quase texas specials..
voce os considera pior que os standards mexicanos?

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

theblackstrat
São excessivamente rascantes e com excesso de agudos.
Os Texas Specials são bons...
Abç

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
voce acha q pots de 500 atenuariam os excessos de agudos?
apesar de que é isso que eu acho massa nele.
ou ele ficaria fraco com pots de 500?
vlw,abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

theblackstrat
Ao contrário!Cara, quanto "maior" o valor (em K's) do pot mais agudos ele "deixa passar". 500K é para Hb's
Não existe isso de capt "ficar fraco" com esse ou aquele valor de pot (dentro de uma sdeterminada faixa, claro).
Se vc quer atenuar o excesso de agudos de um TexMex cerâmico, use pots de 200K. Se a madeira da guitarra for mogno ou cedro-rosa muito antigo e denso, às vezes nem precisa...
Abç

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
é de cedro,aquela giannini veia..
esse tex mex usa magnetos de alnico 5..
não sei se os antigos eram ceramicos
mas conforme o anuncio dele e as especificções que já tinha lido
ele é de alnico.

http://cgi.ebay.com/Fender-Tex-Mex-Pickups-Set-3-NEW-/310309541184?pt= Guitar_Accessories&hash=item483fe3d540

está errado esse anuncio?
abç?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji