【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
beto_mouse
Veterano
# mai/11
· votar

Sr Bertola

Gosataria de saber como e o q preciso para fazer uma revisão na eletrica de minha guita pois moro em crateús e não existem luthiers aki, eu comprei ela á pouco tempo, porem, o seu antigo dono à tratava mt mau, dai ele me vendeu ela por 900 pila pq ele tocava baixo,
grato pela compreensao
(ela é uma ibanez rg250 japoneza)

MMJr
Veterano
# mai/11 · Editado por: MMJr
· votar

Bertola e Seiji...

O cara resolveu ou criou um problema....???

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261071/

Valeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

beto_mouse
Apenas "dispare" spray limpa-contato nos potenciômetros e na chave.
MMJr
Não tem problema algum. Eu mesmo já construí um baixo (que uso) com tarrachas ao contrário....
Abçs

beto_mouse
Veterano
# mai/11
· votar

+ ai no caso eu terei de abrir o escudo né,
pois o problema maior está no cap do meio,
e + uma pergunta, o sr realiza pinturas? é pq
eu tbm tava querendo dar um grau na pintura dela
será q podia fazer + ou - um orçamento, pq aki em crat,
num tem nd rsrsrs

MMJr
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado...

Vou copiar sua resposta no topico original....

Valeu....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

beto_mouse
Sim, tem que abrir.
Se vc não sabe, não faça, ou peça ajuda.
Não faço pinturas. Qualquer pintor automotivo caprichoso e competente, faz.
Abç

guitarg3
Veterano
# mai/11
· votar

boa noite Mauricio Luiz Bertola, tudo bom?

Possuo uma Epiphone Studio e estou querendo trocar a captação dela.. estava pensando no Seymour Duncan Invader.. eu vi esse video no youtube q o cara diz ter usado esse cap para gravar.. http://www.youtube.com/watch?v=qjRc_85h61M

Eu consigo um timbre assim com esse cap? ou ele é mais estridente e grave? pq eu vi vários outros vídeos dele na internet q ele soava estridente de mais.. não sei se é porque os videos a distorção estava saturada d mais...

e mais uma dúvida.. esse seymour duncan invader tem distinção entre a versão dele para a ponte e outra para o braço ou é uma versão só que serve para as duas posições? Pq eu procurei em sites de compra e não achei tipo.. invader bridge e invader neck..

obrigado pela ajuda!

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11
· votar

Oi Bertola! Tudo bem?! =]

Últimamente minha guitarra começou com um problema que nunca tinha acontecido antes com ela [e que eu nunca tinha ouvido falar também]...

O que acontece é que o harmônico da 12ª casa [só da 'Mizinha' e da 'Sí'] não está afinando com a nota "solta" natural das cordas! Nunca tinha ouvido falar nisso... o.ô

Já tentei regular as oitavas, mas justamente nessas duas cordas [Mí e Sí] os saddles já estão totalmente 'soltos' e, ainda assim, a nota pressionada na 12ª casa continua baixa em relação ao harmônico da mesma! =/

Você teria alguma ideia [assim...'à distância'] do que estaria acontecendo e do que eu poderia fazer para resolver o problema?? :S

Desde já...muito obrigado!!! ;]

Um abraço!!! o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

guitarg3
estava pensando no Seymour Duncan Invader
Acho um captador muito caro para uma guitarra que não vale muito.......
Eu consigo um timbre assim com esse cap?
Isso vai depender do seu equipamento, das suas regulagens, dos seus pedais, das suas cordas, dos seus cabos..... E de vc mesmo.....
ou ele é mais estridente e grave?
Esse captador, por conta de sua alta saída, tem exatamente essas características......
Floyd N Roses
Geralmente isso acontece com encordoamentos velhos.....
Outra coisa: Não entra harmônico na regulagem, apenas corda solta e corda prêsa (no 12º traste).
Abçs

Invalid User
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fala mestre! Vale a pena pegar uma Fender Squier para fazer upgrades? Falo em trocar quase tudo mesmo. Antes de você sugerir, não pego shelter pois não achei nenhuma preta (ou branca) com a escala em maple, como eu gostaria. Questão estética. Se souber de outras guitarras com essas exigências, tá valendo também! Grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

Invalid User
Se for uma Standard ou Classic Vibe, vale...
Abç

Invalid User
Veterano
# mai/11
· votar

Os preços dessas já são salgados demais. Não conhece alguma outra marca que seja em conta para fazer upgrade, preço razoável, braço maple, cor preta (branca, vinho, que não seja alguma-coisa-burst)? O que me interessa mesmo é a madeira do corpo e o braço não serem tão vagabundos. To pesquisando mas tá difícil.

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Geralmente isso acontece com encordoamentos velhos.....

Engraçado...porque isso começou a acontecer justamente quando eu troquei o encordoamento! Mas realmente acho que já tá na hora de trocar ele de novo! :P

Outra coisa: Não entra harmônico na regulagem, apenas corda solta e corda prêsa (no 12º traste).

É...eu que me expressei mal! Eu ia falar que "apesar de a regulagem não afetar os harmônicos, já tentei regular...", mas acabei esquecendo... ^^

VALEU MESMO pela explicação cara!!! ;D

Abraço!!! o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

Invalid User
Só as SX SST57 mesmo...
Abç

claudio.oc
Veterano
# mai/11
· votar

Prezado Bertola,

Tenho uma tagima t-zero special e quero trocar os captadores e tarrachas. O captador da ponte é um humbucker comum ou f-spaced ? No captador do braço tambem tem alguma diferença de formato ? E quais tarrachas voce me indicaria para ela ? Muito obrigado.

Abs.

Biologista
Veterano
# mai/11 · Editado por: Biologista
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Louro-rosa pode servir para corpos (mas não gosto)
Bertola, esse louro-rosa é o mesmo louro vermelho / louro pardo, Nectandra rubra? O "timbre" dessa madeira parece com alguma outra mais conhecida?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

claudio.oc
Não recomendo "up-grades" muito caros nessa guitarra. Não valerá à pena.
Tanto faz, mas o ideal são os F-Spaced para a ponte.
Não há qualquer diferença no braço.
Tarrachas Condor.
Biologista
O louro que usei é o canela. O timbre é "duro" e excessivamente agudo, lembra bôrdo (maple).
Abçs

claudio.oc
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

A minha ideia seria colocar um Malagoli Traditional HB hot na ponte (nao f-spaced) e um GFS lil Killer no Braço. São captadores baratos e acho que melhoraria muito o som. As tarrachas condor sao interessantes. São upgrades de baixo custo. Voce acha que vai ficar bom ? Um outra duvida, sempre que a ponte for estilo floyd Rose, o ideal é que o captador da ponte seja F-spaced ou nao faz tanta diferença ? Obrigado pela ajuda.

Abs,

Claudio

Biologista
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
O louro que usei é o canela. O timbre é "duro" e excessivamente agudo, lembra bôrdo (maple).
Abçs

Então acho que é o mesmo. Ele atende o nome de: Cambará-rosa, Canela-vermelha, Gamela, Itaubão, Louro, Louro-canela, Louro-gamela, Louro-mogno, Louro-rosa, Louro-vermelho, Mogno-tabasco-falso.

MR__Bruno
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ola
O Violão Strinberg Folk AF 65C é um bom violao ?
Abç

rodmetal
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Você poderia me responder essa dúvida:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/260974/

É que fiquei em dúvida diante da sua colocação.

Um forte abraço e obrigado.

StratoBlues
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mestre, uma dúvida:

Com um captador comum, posso fazer capinhas iguais as encontradas nas PRS 513 (capas sem polos expostos nem molduras, aparentando um capt levemente alongado longitudinalmente) com captadores "não-PRS" sem grandes alterações sonoras?

Abraço, e muito obrigado.

beto_mouse
Veterano
# mai/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Uma duvida, como eu faço pra lubrificar a ponte floyd rose da minha guitarra, que tipo de lubrificante eu posso usar, é porque ela está rangindo muito,
grato pela compreensão

fconde77
Veterano
# mai/11
· votar

beto_mouse

Cara pode usar WD-40, vc pode ver mais dicas nesse ídeo do Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=0n_1HU0Ox5Y

beto_mouse
Veterano
# mai/11
· votar

fconde77

vlw brou!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

claudio.oc
Um outra duvida, sempre que a ponte for estilo floyd Rose, o ideal é que o captador da ponte seja F-spaced ou nao faz tanta diferença ?
É apenas ideal.....
MR__Bruno
Não sei...
StratoBlues
Em princípio, não.
beto_mouse
WD-40 (aplique com cuidado para não pegar em outras partes da guitarra), ou óleo-de-máquina.
Abçs

theblackstrat
Veterano
# mai/11 · Editado por: theblackstrat
· votar

Mauricio Luiz Bertola

oi mestre,no meu tópico sobre a reforma da stratosonic,
voce me deu o tok pra trocar a ponte e tals,ela não chegoum
ainda mas tem um grande bloco dourado atrás.tem chance de ser gotoh ou alguma japonesa boa da época não?peça antiga é massa,só quero trocar se for tosca mesmo.as pontes antigas gotoh tem aguma indentificação?
ee,no caso de ter de trocar mesmo,voce sugere fender vintage ou 2 pivos??acho a 2 pivos bem feia..ela é bem mais estavel né..?

ahh..quanto as tarraxas a fender/shaller com trava serve bem né?
vou guardar a anos 70,comprei porque acho muito bonitas.

e aproveitando,o que voce acha dos captadores dela?são daqueles lisos,pra eu que não sou pró.dão um timbre legal em casa?valeww
obrigado.

miiix
Veterano
# mai/11 · Editado por: miiix
· votar

bom eu tenho uma duvida..e to presisando de uma ajuda
ontem de tarde comprei uma guitarra shelter nashville les paul
dai ontem de noite percebi que quando eu toco em qualquer corda
apartir da 7° casa da um barulho estranho tipo berimbau '-'
esse barulho da por que a corda incosta no metal que divide as casas
queria saber o pq de incostar e da o tal barulho
e queria saber se devo levar no luthier ou ir na loja que comprei
obrigado (:

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/11
· votar

theblackstrat
e aproveitando,o que voce acha dos captadores dela?
Jogue fora!!
miiix
1º mandamento: Comprou guitarra, leve IMEDIATAMENTE ao luthier. Fim-de-papo.....
Abçs

miiix
Veterano
# mai/11
· votar

vlw ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji