【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
Pode ser tudo isso, mas, principalmente o excesso de ganho e o posicionamento do amp em relação à guitarra.
Ramosdan
Cara, problemas com violões são mui recorrentes, e são mais chatos de consertar que os de guitarra. É por isso que, ao comprar um violão, é necessário testar o dobro.....
Abçs

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pode ser tudo isso, mas, principalmente o excesso de ganho e o posicionamento do amp em relação à guitarra.

Valeu Bertola.
Em relação a posição do amp, eu não tenho muito o que fazer pois, como eu disse, meu quarto é pequeno.
Existe alguma posição (ou algum jeito) que possa reduzir a microfonia além de não tocar de frente pro amp??

E a blindagem com fita de cobre influencia na questão da microfonia ou só age contra ruídos??

abç

Raul Valeiro
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia Mauricio, comprei recentemente uma Stratocaster modelo Tagima T635. Notei que ela estava a um bom tempo na loja, pois apresentava um leve enferrujamento nos parafusos do escudo. Ela veio bacaninha, porém uma semana depois decidi trocar as cordas e a guitarra começou a trastejar, aqui não tem luthier, e um conhecido que diz entender de construção deu uma regulada no braço dela, abaixou bastante as cordas e deixou trastejando tudo, porém no amplificador trasteja só um pouco, quase imperceptível. Ele disse que o braço empenou, pois eu a mantinha em um local um pouco úmido. Isso pode ser corrigido? Vale a pena eu comprar um braço de Maple por 200,00 e colocar no lugar desse?

E outra pergunta, se não for abusar... Os captadores Hot Rails da Seymour Duncan nessa guitarra vão deixar ela soando bem encorpada e grave pra tocar Hard Rock? Esses captadores realmente soam como Humbuckers verdadeiros ou são mais fracos em questão de peso?

Desde já, obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
Não tem muito o que fazer não. Diminua o ganho e os drives. A fita só atua no ruído.
Raul Valeiro
Cara, é por isso que se tem que levar guitarra a um luthier habilitado.
Empeno de braço pode sim ser corrigido, mas não parece o caso de sua guitarra, nem precisa comprar braço novo. Se não aparece no amp, não é trastejamento.
Cara, capts tipo "stack" ou "dual-coils" não soam como HB's "normais", mas, efetivamente dão um "gás".
"Peso" é um conceito relativo, e, em sí, nada tem à ver com os capts.....
Abçs

HortaRates
Membro
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia Bertola,

Um dos parafusos Allen que prender as cordas da ponte flutuante da minha guitarra está espanando. Tem algo a fazer? Creio que achar um novo parfuso será quase impossível.
Obrigado

metallicasnake
Veterano
# mai/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não tem muito o que fazer não. Diminua o ganho e os drives. A fita só atua no ruído.

Valeu Bertola
Obrigado pelas dicas mais uma vez!!!
Bom final de semana!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


HortaRates
Não. Compre outro novo.
Abç

andrelfbf
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola (dicas de qualquer um são bem vindas)

Tenho uma Golden Strato que ganhei com 14 anos, há 11 anos atrás. Foi minha primeira guitarra e não pretendo me desfazer dela.

A questão é a seguinte: gosto muito de tocar blues e quero modificá-la para este proprósito.

Minhas dúvidas principais são:

O que trocar? Apenas os captadores?
vale a pena trocar os captadores? terei um bom resultado mesmo sendo uma guitarra de qualidade inferior?

Pensei em colocar os Custom 50 ou Custom Alnico Blues da Malagoli, mas tb estou cogitando a idéia de pedir para alguém trazer um jogo de Fender Noiseless dos EUA.

O que você acha? Quais seriam as modificações necessárias para que eu possa tocar um bom blues nessa guitarra?

Seguem dois links com fotos, não é exatamente a minha guitarra, mas é idêntica:

http://img.clasf.com.br/2013/04/06/Guitarra-Golden-strato-201304060034 21.jpg

http://garagemusical.com.br/loja/image/cache/data/Golden%20Ouro%203-50 0x500.jpg

Obrigado, conto com dicas de todos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


andrelfbf
Cara, conheço bem essa guitarra.
Compre e peça para seu luthier instalar um jôgo de tarrachas dessas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-471439630-jogo-de-tarraxas-padr ao-kluson-estilo-vintage-novo-_JM
E esse jôgo de capts aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482619630-kit-malagoli-traditio nal-texas-singles-_JM
Abçs

Arimoxinga
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, existe verniz poliuretano em spray ou só em lata?

Valeu!

Forneria
Veterano
# mai/13
· votar


Mais uma vez obrigadão pela resposta, Bertola!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Arimoxinga
Term em spray sim, mas já faz algum tempo que não encontro.
Abçs

metallicasnake
Veterano
# mai/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ola Bertola
Resolvi trocar os pots de minha guitarra (cort x-5 HH), pois os mesmos estão dando chiado quando mexo e já que vou fazer a blindagem, vou aproveitar para trocá-los.

1) Coloco os dois de 500K A ou o tone tem que ser B??
2) Tem alguma marca que você considere ser ruim??
3) Indicaria alguma marca?? As marcas CTS e Alpha são boas??

[EDIT] 4) Achei um pot de volume da marca Dolphin custando R$ 3,50. Achei barato demais em relação aos Alpha, Fender e CTS que estão na faixa de R$ 30-40. O que você acha desse Dolphin??


Obrigado mais uma vez
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
1) coloque os dois logarítmicos(A).
2) Não.
3) Sim
4) Não é ruim, mas é inferior aos outros.
Abç

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

4) Não é ruim, mas é inferior aos outros.

Esse inferior você se refere à durabilidade do mesmo ou teria influencia na questão sonora??

Obrigado pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
Isso depende, da peça em sí... Na verdade eu não julgo essa questão importante...
Abç

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Isso depende, da peça em sí... Na verdade eu não julgo essa questão importante...

Obrigado!!!

abç

Fugitivo
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, vou limpar a minha escala e depois colocarei oleo de peroba, por isso vou ter que tirar todas as cordas né? dai a minha pergunta, quanto tempo a guitarra pode ficar sem as cordas para que não cause dano braço/tensor?

Jo3
Veterano
# mai/13
· votar


Estou com uma strato da strinberg, acho q ta precisanu levar ao luthier. se eu for gastar uns R$1000 nela vale? ou entao é melhor eu comprar uma nova? ( to d olho numa washburn R$1174 )

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Fugitivo
Não esquenta com isso não...
Jo3
se eu for gastar uns R$1000 nela vale?
De jeito nenhum.....
Abçs

SuicideGuy
Membro
# mai/13
· votar


Olá Bertola.

Vou comprar uma Shelter Nasvile 305 Les Paul nessa segunda, o problema é que a loja que eu encontrei mais barato não tem no centro do RJ. Eu vou ter que levar em um luthier para fazer a regulagem inicial, blindagem e troca dos captadores que eu já comprei. Como não queria ficar me deslocando de um bairro para o outro, gostaria de saber se você conhece algum luthier de confiança que pudesse me indicar em algum desses bairros onde tem a loja. Pode ser em Cascadura, Madureira ou Duque de Caxias.

Por acaso você conhece alguém pra fazer este serviço?

Abadia
Veterano
# mai/13
· votar


Estou montando uma telecaster,
Quero colocar captadores bons para rock, heavy metal e para solo, e se possivel um bom som limpo, qual seria um recomendado?
seria melhor caps ceramicos ou de alnico?
e qual desses seria bom para o que busco?
Tele Neck 63 vintage 7,8k
Tele vintage 52 neck 6,6k
Neck hard vintage esse foi o unico que ouvi o som e gostei, porem nao conheço os outros
Vintage neck Alnico

Abraço

vitorrock
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então no caso para deixar H-S-S em HH ele teria que cavar alguma coisa na guitarra? Pensei que só fosse trocar de escudo e os potênciômetros...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


SuicideGuy
Não conheço luthier em nenhum desses bairros, só na Tijuca.
Abadia
Nenhum desses cara.
Mas sim esse:
http://www.guitarfetish.com/Power-Rock-neovin-Noiseless-Tele-Pickup-Pa ir_p_626.html
vitorrock
Isso depende do corpo que vc possui.
Abçs

matheusandradesantos
Veterano
# mai/13
· votar


olá,

ganhei dois captadores emg 81/85, porem não tenho os potenciometros de 25k, gostária de saber se posso instalar ele em potenciometros 250k, e se caso não for possivél, onde acho esses potenciometros pois não consigo achar de jeito nenhum na net nem nas lojas da minha cidade, Minha guitarra é uma BCRich asm Standard.

polonês
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola e demais,

Cenário atual: possuo uma Shelter Nashiville 300 que comprei para aprender a tocar e ficar 100% no quarto. Porém, depois de 3 meses de estudo, estou tocando numa banda de Hard Rock com amigos (sou guita base) e está ficando sério. Recentemente comprei um Valvestate 8080 e plugo ela diretamente nele (não possuo pedal)..

Problema atual: meu set está deixando a desejar (pela guitarra e falta de um pedal/pedaleira) e após ler inúmeros posts e reviews aqui no fórum, não sei exatamente o que fazer.

Preciso de uma ajuda para organizar as idéias sobre minhas possibilidades em geral. Como já li bastante, minhas opções são as seguintes:

- fazer um upgrade na guitarra (trocar tarraxas e captadores) e comprar alguns pedais ou uma pedaleira;
- vendê-la e comprar uma guitarra BEM melhor;
- vendê-la e comprar uma guitarra melhor + um pedal/pedaleira;

Vejo muitas opções e opiniões diferentes sobre isso, mas gostaria de opiniões sérias e sem influencia da GAS (se isso é possível..rsrs) para alguém que quer tocar com qualidade, mas como hobby! ;)

Abraços!

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


polonês
Cara... Ibanez RG 350YM + Tonelab... E isso não é GAS heim hauahuahua (olha só quem fala) =D

Ramsay
Veterano
# mai/13 · Editado por: Ramsay
· votar


matheusandradesantos

Se vc usar pots de 250K com EMG 81/85 o som vai ficar hiper estridente e insuportável.
Pots de 25K vc encontra no link abaixo:
http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=38&products_i d=7649

jpguitar
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

meu amigo, aqui eu outra vez enchendo teu saco, é o seguinte preciso fazer a blindagem de 2 guitarras, uma cobaia outra eu uso pra fazer shows e tals..

agora é o seguinte, eu aqui pesquisando sobre a tinta condutiva, você diz que não é EFICAZ, eu já comprei o material pra fazer a tinta...

se realmente não for eficaz posso pintar e depois colocar fita de cobre??(pra não perder o material comprado)

obrigado pela atenção

lehnox
Veterano
# mai/13
· votar


polonês

Sem querer entrar na frente do bertola aqui, mas meu conselho é vc trocar os captadores da sua shelter. (de preferência por uns desses http://www.guitarfetish.com/VEH-Vintage-Extra-Hot-Nickel-The-BROWN-Sou nd-_c_166.html que o bertola sempre recomenda, esses http://www.guitarfetish.com/Alnico-Fat-Pat-Boutique-Humbucker-Chrome_c _43.html, que eu tive numa ibanez minha e gostei mto deles. o bertola tb costuma indicar os malagoli, mas nunca usei pessoalmente eles e sou fã dos GFS) Trocando os captadores já dá pra sentir uma diferença boa no som. Com relação aos pedais e/ou pedaleira, meu conselho vai depender se vc tem alguma experiência com efeitos ou não. Se tiver vai comprando os pedais conforme sentir a necessidade pra sua banda, caso não tenha compre uma pedaleira para aprender a sonoridade dos efeitos e como regulá-los a contento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji