【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# mai/13 · Editado por: fconde77
· votar


polonês

Camarada, acho que antes de pensar em trocar de guitarra, fazer upgrade ou sair por ai comprando pedais acho que vc deveria pensar nas pedaleira.
Antes que o puristas me crucifiquem por isso vou logo esclarecendo pq dessa minha escolha:

Com a pedaleira vc tem uma infinidade de pedais e simulações que podem dar uma noção do que vc realmente quer para o som, dai vc poderia partir para pedais individuais e montaria um set bem enxuto, se com a pedaleira ainda assim vc achar que sua guitarra precisa de um UP partiria para a captação e . Tarraxas não mudam o timbre e "super tarraxas" pra guitarra base de ponte fixa e um item secundário se seu instrumento estiver bem regulado.

overset09
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite.
Gostaria de saber se peroba é uma boa alternativa para se fazer corpo e braço de guitarra (modelo Les Paul ou Flying V).
Se não for, qual madeira me indicaria para substituição do mogno.
Cedro rosa? Outras?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


matheusandradesantos
Não. Circuitos ativos funcionam de outra forma. Tem que ser o de 25K.
Compre pela internet.
polonês
Cara, seu "set" nada tem de ruim.
Apenas faça um "up-grade" de capts em sua guitarra e compre alguns pedais (overdrive ou distorção, chorus e delay). O som está na mente e nos dedos, e não em guitarras e pedais.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


jpguitar
Pode.
overset09
braço sim, corpo, não. Para o corpo use cerdro-rosa.
Abçs

polonês
Veterano
# mai/13
· votar


MarcosMalmsteen
lehnox
fconde77
Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado a todos que me responderam! Como disse, precisava de uma ajuda para "organizar as idéias"! Com o fato de termos muitas informações e facilidades na compra de instrumentos, as vezes acabamos fazendo as coisas por impulso! Obrigado pelo "puxão de orelha"! kkk

Quero investir em algo "definitivo" (não desejo trocar os pedais e quero deixar essa guitarra como segunda, a longo prazo), gosto muito da possibilidade de ter um set de pedais e no meu caso seria algo como uma Distorção + Delay + Chorus, como sugeriu o Mauricio Luiz Bertola para início. Quanto aos capts, gosto do "combo da felicidade JB/59"! ;)

O que seria mais indicado em termos de flexibilidade para tocar um Hard Rock e uns Blues (pedais + capts)?

Abraços e obrigado!

MarcosMalmsteen
Veterano
# mai/13
· votar


polonês
Cara, qto a pedais... tem aqueles Joyo que parecem ser bem legais, um distortion + um chorus e um eq pra dar uma abrilhantada no negocio, como 'e base... ja te ajuda em mto, somando com os malagoli, acho que vc nao gastaria nem 1000, eh uma saida a se pensar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


polonês
Cara, para pedais, recomendo os Axcess da Giannini. Bons e baratos!
Para capts, recomendo os H777 da Sound/Malagoli. Excelentes!
Abç

polonês
Veterano
# mai/13
· votar


MarcosMalmsteen,

Tempos atrás tinha uma promoção num site gringo de 3 pedais Joyo por US69! Porém, agora que eu preciso, não tem mais... No DX está U$40 cada e com Free Shipping para cá.


Mauricio Luiz Bertola,

Dei uma olhada nos pedais Axcess no ML e vi que estão entre R$120 e R$150 cada. Como citado acima, consigo comprar o Joyo por U$40 cada. Existe algum fator que torne o Axcess mais interessante para compra?
Quanto aos capts, seria o H777 nas duas posições?

Abraços e obrigado pelas respostas! ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


polonês
Apenas o fato de vc encontrar com muita facilidade.
Quanto aos capts, pode ser, mas, se vc entrar no site www.captadores.com.br vc verá inúmeras boas opções.
Abç

maxdsp
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa noite !
O que o senhor acha da qualidade dos captadores tops da malagoli e cabrera,em comparação aos modelos mais conhecidos da seymour duncam e dimarzio ?
A diferença de preço equivale à de qualidade,ou a diferença não é tão grande?
Abç !!!

thiagojamaico
Veterano
# mai/13 · Editado por: thiagojamaico
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia

Comprei uma Les Paul SX gg1 standart, vou fazer um upgrade colocando 2 caps SD 59, tarraxas com trava e nut graphtec, gostaria de saber se é importante também trocar toda a parte elétrica da guitarra ou não vai fazer diferença, vi um kit da gibson com potenciometros CTS a venda em um site.

abraço

andrelfbf
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Seguindo suas dicas, comprei as tarrachas Kluson e os caps Traditional Texas da Malagoli.

vc indica algum luthier para fazer a instalação nos arredores da Barra da Tijuca?

Posso me aventurar a instalar os caps em casa ou eh algo muito complicado?

Abs!

A. Strateiro
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, eu levei minha guitarra no luthier para fazer uma regulagem e instalar um captador, só que ele acabou baixando demais a ação das cordas, principalmente a mizona.
Eu tenho a chavinha que regula a ação das cordas p/ aqueles dois parafusinhos allen. Eu mesmo posso fazer isso? E aumentar um pouquinho a ação das cordas ou poderia trazer algum problema, como a curvatura do braço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


maxdsp
Qualidade mui boa. A diferença existe mas não é gritante.
thiagojamaico
Não há necessidade de trocar a "parte elétrica".
andrelfbf
Instalar não basta. Há que re-regular tudo. Leve a um bom luthier... Na Barra.... No momento não me recordo...
A. Strateiro
Sim, pode. Isso não ocasiona nada.
Abçs

polonês
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola,

Seguindo seu conselho, decidi ficar com minha Shelter Nashville 300 e colocar uns capts Malagoli nela. Fui falar com o Luthier meu amigo sobre a instalação dos capts e mais algumas coisas. Ele acabou de pegar uma LP Strinberg com um par de H777 e disse que trocaria comigo "pau-a-pau", pois para ele as duas teriam o mesmo valor e me ajudaria, já que eu economizaria com a compra e instalação dos capts.

Gostaria de saber de você, se as guitarras realmente são "equivalentes" e eu teria o ganho de já ter os capts da Malagoli.

Abraços e obrigado!

EddieVanHalen
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola

Eu tava vendo esses violões aqui de aço da Giannini GF-2

Gostaria de saber o que você acha deles? Eles tem um preço de 400,00R$, você recomendaria ele? Poderia me dizer algum outro violão até 500m00R$ pra eu analisar tambmém?

Giannini

Obrigado pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


polonês
Sua Shelter é superior à essa Strinberg....
Compre vc mesmo, pelo site que te indiquei os capts e peça ao seu luthier para instalar e regular a guitarra.
EddieVanHalen
Cara, desconheço esse violão, portanto, não posso opinar...
Abçs

metallicasnake
Veterano
# mai/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite Bertola

Estou fazendo a blindagem com folha de cobre e tenho as seguintes dúvidas:
- O parafuso que segura o captador e aquela base onde fica o parafuso podem ficar em contato com a parede forrada com a folha de cobre ou causa alguma interferência??
- A chave seletora pode ficar em contato com a folha de cobre?? Como ela é de metal, já seria feito o terra à partir dela ou preciso ligar um fio dela para a parede da cavidade??

Obrigado pela ajuda
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
O parafuso pode, mas não deve. A chave não pode de jeito nenhum; isole-a.
Abç

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A chave não pode de jeito nenhum; isole-a.

Entendo. Mas só pra ser mais claro, estou falando da parte da chave que é parafusada no corpo, não a parte do fundo onde se soldam os fios.
Devo então passar fita isolante na parte que vai aparafusada ao corpo, sendo o aterramento da chave feito pela fio que é ligado ao pot de volume??

abç

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


Eu tenho uma PRS SE, uso Ernie Ball 0.10 com a 6° um pouco mais grossa (não lembro se é 0.47 ou mais). Toco geralmente com Drop C#, e o restante em bemol.
Quando toco as cordas abertas (digo C#, G#, C#....) a 6° corda vibra muito e chega a encostar no traste, dando aquele leve "zunido". Isso é comum? Ou preciso aumentar a altura da corda? No restante isso não acontece, no máximo na 5° corda acontece mas pouco. Ou mudando para cordas 0.10 normais (sem a ultima mais grossa) resolveria?

Estou com as cordas velhinhas também no momento, acho que estou com elas 2 meses, já passou o tempo de trocar, isso influência?
Outro detalhe, as cordas velhas podem dar a sensação de uma guitarra desafinada?

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
Não, não precisa. O que precisa é isolar o fundo mesmo.
Jochims
Troque as cordas. Cordas com 2 meses já não servem pra nada.
Abçs

Raphxp
Membro
# mai/13
· votar


Bom dia galera. É o seguinte, tava praticando ontem quando minha namorada sem querer puxou o cabo da guitarra, quando fui colocar o cabo começou a fazer um chiado muito alto e a guitarra nao fazia nenhum som, só quando eu encostava nos captadores que o chiado aumentava mais ainda. Como nao tinha nada pra testar eu liguei um cabo aux na caixa pra testar o auto falante dela e estaa funcionando normal. O que pode ter acontecido com a guitarra?

HortaRates
Membro
# mai/13
· votar


Raphxp

O máximo que pode ter acontecido é ter estragado o cabo.

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelas dicas!!!
Abç

Henrique_Monteiro
Veterano
# mai/13
· votar


Raphxp

1) Pode ter danificado seu cabo, mais especificamente as soldas do plug;
2) Pode ter danificado ou "bagunçado" o jack.

De qualquer forma, a solução é simples para ambos os casos.

sandro1909
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luis Bertola

E ae mestre, blz ? Estou pensando em comprar um amp valvulado de vez ! Curto um som mais limpo, tipo blues, rock etc. Qual hand made me aconselharia , melhor custo-benefício ? Como sou de Poa, Rs, andei pensando nos Horse Power, será que vale ? Eu vi os amps Serrano, acabamento impecável, mas é bem mais caro..... Tbm vi na net os Aliens, Aucedo, Tubeamps, entre outros. Me dê uma dica.


Vlw.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


sandro1909
Acho que um Acedo tem custo-benefício legal...
Abç

Raphxp
Membro
# mai/13
· votar


Henrique_Monteiro

Valeu pela dica, era o cabo mesmo, ja troquei por um blindado. ficou show sem ruidos, vlw!

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola Bertola

So pra constar, fiz a blindagem aqui com folha de cobre por cima da tinta condutora. A única mudança que fiz em relação à blindagem anterior foi soldar um fio da carcaça do potenciômetro para a parede da cavidade.
Continuou a mesma coisa de antes com a blindagem à tinta. O mesmo ruído e microfonia na distorção, etc.

Tenho uma dúvida:
O que acontece se eu inverter (girar) o captador do braço?? Daria algum problema?? (Ele tem os polos com parafuso virado para o head, eu colocaria esses polos virado para o lado da ponte).

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji