【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pode até ser que com WD-40 facilite....

Valeu Bertola!! Vou tentar aqui...

Ramsay
Também pensei nessa alternativa da "alavanca"...vou ver se vai funcionar...se caso nem assim funcione, eu compro um litro de gasolina e resolvo o problema....rsrsrs

Valeu pela ajuda!!
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


phi_aff
mogno.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Gabriel.RJ
Se vc consegue com R$ 100, eu não sei... Mas é o que vc terá que fazer mesmo...
Abç

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Ola Bertola
Gostaria de tirar uma dúvida sobre o seguinte:

Quando toco com o pedal de distorção, ao encostar a mão nas cordas, o ruído aumenta (não deveria diminuir??)...fica um "zooommm" mais alto.
Já ao encostar a mão no jack o ruído quase que some, acontecendo o mesmo ao encostar a mão no pedal, que é de metal (Metal End King da Byiang).
Um detalhe meio bobo, mas não sei se influencia no "diagnóstico": ao tirar o pé do chão (tocando sentado) o ruído também diminui, e ao colocá-lo, ele volta (nesse caso seria por conta do aterramento, acredito eu).

Nesse caso, fazendo a blindagem com a fita de cobre (ja foi feita com tinta condutora) eu consigo diminuir esse ruído??
Seria algum problema de aterramento na parte elétrica??

Ja comprei a fita, estou esperando chegar. Mas esse ruído é irritante...as vezes está mais alto, outras vezes mais baixo.

abç

romulo528
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok , já que você diz, vou acreditar, vou ficar com a Condor, por 900 reais usada, mais pra frente compensaria trocar os caps? colocar um EMG por exemplo? ou os caps originais são bons?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
Bem estranho....
Aguardemos o resultado da blindagem.... Por vía das dúvidas, verifique a fonte...
Abç

metallicasnake
Veterano
# mai/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bem estranho....
Aguardemos o resultado da blindagem.... Por vía das dúvidas, verifique a fonte...


Valeu!!

Eu testei o amp (Digitech 3012) ligando direto na tomada, ligando num estabilizador Hexus da APC e ligando numa "régua". Aparentemente o ruído é pior usando a régua.
Ja o pedal eu uso com bateria (Duracell), pois ainda não achei a fonte pra ele.

Vou fazer a blindagem e posto aqui o resultado.

Existe algum teste pra saber se é o captador ou so trocando eles pra saber??
*Uso o par Custom 59 e HH777*.

Obrigado mais uma vez
abç

Edumiguel
Veterano
# mai/13 · Editado por: Edumiguel
· votar


Bertola, preciso de uma ajudinha!

Recentemente o fret buzz da minha guitarra tem me incomodado um pouco. Veja o cenário: Toco afinado em Eb com corda 010, minha guitarra tem traste extra jumbo. A altura das cordas no traste 12 é certa de 1,8mm, isso é considerada ação baixa demais?

Detalhe: Se eu tocar mais fraco na corda, o buzz minimiza bastante ou simplesmente nao ocorre. mas pra isso tenho q aliviar mto na palhetada.

Gravei um som bem rapidinho para que voce ouça o buzz. N repare na tocabilidade pois so estava tentando reproduzir um pouco o som do buzz. Vc acha que esse buzz é fruto de algum problema? Está dentro de níveis aceitáveis? Em momento alguem o buzz mata a nota, so chega a ser chato. Isso esta me deixando cada vez mais encanado e gostaria de ouvir sua opiniao. Ja levei no meu luthier, e segundo ele, nao existe nada de anormal. Aguardo sua opiniao, abraço!

Link: https://soundcloud.com/edumiguel/grava-o

Gabriel.RJ
Membro
# mai/13 · Editado por: Gabriel.RJ
· votar



Mauricio Luiz Bertola
Gabriel.RJ
Se vc consegue com R$ 100, eu não sei... Mas é o que vc terá que fazer mesmo...
Abç


Pq? 100,00 seria pouco dinheiro? Muito obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
Captador não é...
Edumiguel
Estou na universidade, aqui não abre esse tipo de site...
Agora, se "...Em momento alguem o buzz mata a nota...", então o problema não é nem altura nem traste....
Gabriel.RJ
Não é nem muito, nem pouco....
Abçs

mpmegas
Veterano
# mai/13 · Editado por: mpmegas
· votar


Grande mestre Bertola! Estou pensando em comprar outra Groovin(Me apaixonei por essa porcaria), com floyd, e queria saber se os problemas dessas floyds são apenas por causa de molas e nut,ou tem mais problemas "Pesados"???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


mpmegas
Cara, eu não compraria guitarra alguma dessa marca, e com ponte tipo FR então... Problemas na certa.....
Abç

Edumiguel
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, o buzz nao mata a nota em momento algum. Mas ouça o audio e me fala oq vc acha, ok? abraço!

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Comprei uma guitarra de 8 cordas e agora fiquei meio cabreiro que possa danificar o amplificador (fender frontman 212r) por causa das 2 cordas mais graves. Tem algum perigo para o amp?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


d.u.n.h.a.
Depende da sua equalização... Não exagere nos graves....
Abç

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola, to usando com poucos graves mesmo....

Edumiguel
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, outro fato interessante...se eu tocar a corda mais proxima ao captador do braço, o buzz diminui muito. Se tocar na altura do cap da ponte, aumenta um pouco...

metallicasnake
Veterano
# mai/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Captador não é...

Valeu Bertola!!

Vou aguardar a fita de cobre.

Bom final de semana!!

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Bertola,
Montei uma Les Paul com braço colado e, por inexperiência minha, deixei o braço num ângulo maior que o devIdo. Se der para compensar isso aumentando a altura da ponte, você acha que o problema está resolvido? perco muito em timbre por a ponte estar muito alta?
Obrigado!

rockblues
Veterano
# mai/13 · Editado por: rockblues
· votar


so por curiosidade existe alguma ponte estilo floyd rose (ou seja que dá pra fazer alavancadas agressivas estilo evh e montley crue) qude caiba no lugar de uma tremolo normal de strato(estilo fender) sem fazer alterações no corpo ??

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


alguem ?

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


rockblues

Que faça o movimento de alavancada para frente e para trás? Ao fazer o movimento para trás (puxando a alavanca pra cima), tem que ter a cavidade da largura da ponte para ela poder abaixar com a alavancada. Aí vai ter que fazer alterações no corpo.

Desconheço alguma ponte que funcione como uma floyd rose flutuante que não precise ter a abertura da cavidade no corpo.

mpmegas
Veterano
# mai/13
· votar


Mestres, teria como eu fazer uma retifica e ajustes dos trastes em casa? Se tiver como, devo fazer de qual maneira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


clguitar
É o que vc terá que fazer.... Não há "perda de timbre"
rockblues
Todas cabem... Mas alterações sempre haverão.....
mpmegas
É um procedimento que exige aprendizado "in loco" e experiência, bem como algumas ferramentas específicas de luthiería....
Abçs

vitorrock
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola para transformar minha strato que é H-S-S em H-H ou em H-S-H é complicado?

Fugitivo
Veterano
# mai/13
· votar


Mestres, teria como eu fazer uma retifica e ajustes dos trastes em casa? Se tiver como, devo fazer de qual maneira?



rockblues
Veterano
# mai/13 · Editado por: rockblues
· votar


renatocaster
Mauricio Luiz Bertola
num precisa fazer igual a floyd rose...so fazer algumas aalavancadas um pouco mais agressivas...para tocar algumas musicas como:eruption,dr feelgood,wild side,kickstar mye hearts,panama e etc....eu tava dando uma pesquisada e vim umas pontes da wilkson e fender que so tem 2 pivos ao inves de 6 dos tremolos normais, ai fala que esse tipo de ponte com 2 pivos e ponte flutuante,e que da pra fazer alavancas igual floyd rose....
ex:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-480497567-ponte-wilkinson-fl utuante-wvp-push-on-system-flutuante-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475779908-ponte-fender-american -series-tremolo-system-completa-usa-_JM

agora so pra eu aprender mais sobre pontes
de guitarra me corrigem se eu estiver errado:

tipos de ponte:

ponte fixa: são aquelas que não faz nada so segura as cordas.ex:tune-o-matic

ponte tremolo:ponte normal com alavanca,na qual só da pra fazer algumas "batinhas" na alavanca .ex:tremolos fender

ponte flutuante:ponte semelhante a do tremolo porem so possui 2 pivos e nesse tipo de ponte vc pode abusar a vontade das alavancadaas,vc pode alavancar pra frente até as cordas baterem no captador ou alavancar para tras.ex:pontes de 2 pivos fender e wilkson

ponte flutuante com micro afinação: igual a flutunate so que tem travas na corda no nut e afinação das cordas na ponte,que faz que ao usar não desafine a guitarra.ex:floyd rose

ponte tremolo estilo cordal ou big sby:são tremolos normais so que se estedem até o lugar de por a correia atras da guitarra e são recomendados mais para guitarras como semi acusticas,telecaster e modelos gibson.ex:big sby e vibrola

se eu errei ou confudi-me, me corrijam pois que entender mais sobre pontes.

o.b.s:tava lendo que para transformar um tremolo normal em tremolo com 2 pivos era so tirar 4 pivos da ponte e deixar so 2 na extremidade deixando a ponte meio que flutuante ehe verdade ?pois tem pessoas que dizem que isso estraga a ponte....se isso for verdade da pra fazer com essa ponte ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475778728-ponte-fender-american -vintage-tremolo-system-completa-usa-_JM

Edumiguel
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, tudo bem?

Conseguiu ouvir o audio que postei? Gostaria de ouvir sua opniao. Abraço!

rockblues
Veterano
# mai/13 · Editado por: rockblues
· votar


up !por favor respodam....

fconde77
Veterano
# mai/13
· votar


rockblues

1º - Para instalação de uma ponte tremulo com 2 pivôs terá que fechar a furação dos 6 parafusos d fixação e abrir novos para os pivôs, com essa ponte vc pode até conseguir pequenas alavancadas para traz mas fica uma porcaria.

2º - Usar um tremolo tradicional com 6 parafusos e retirar os 4 do meio, ou até 2 além ter o risco de estragar o corpo e espanar a rosca da madeira vc só vai conseguir pequenas alavancadas para traz mas fica uma porcaria.

3º - Já estive com uma Washburn WG-580 toda desmontada pra comprar, o dono tinha lixado toda a pintura do corpo pra uma reforma mas tinha faltado grana e estava vendendo, quando olhei atentamente o corpo vi que ele estava cheio de rachaduras na trócula e nas cavidades do pivô, provavelmente pq alavancava para traz. (apesar de ter negado)
Pode até ser legal mas stressa muito o corpo do instrumento e sua guitarra vai degradando muita mais rápido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji