【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


vitorrock
O escudo, as cavidades e a parte "elétrica" terão que mudar...
Edumiguel
Cara, não há nada de errado com sua guitarra. Apenas ouví uma execução não muito boa. Aliás, certos "trastejamentos" (o nome não é bem esse), são até "bem-vindos" por conta da expressividade que conferem à música.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


rockblues
Cara, em 1º lugar tenha calma, pois não sou pago para responder às questões formuladas aqui. Sou pai-de-família e profissional, portanto, meu tempo é escasso.
Em princípio eu não recomendo esse tipo de alteração, pois pode resultar em fragilidade do corpo, como aliás, o fconde77 bem observou.
Outra questão é o custo. Pontes do tipo FR, ou são boas (Originais, Gotoh ou Schaler), ou não são NADA. Aliás, são sim: Fonte de problemas, muito mais que soluções.
Se vc quer uma guitarra com uma ponte tipo FR; ou vc compra um instrumento realmente PROFISSIONAL, ou então vá se acostumando a ter problemas, a não ter confiabilidade, a sofrer com desafinações e a gastar mais e assim por diante...
Abç

Edumiguel
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, obrigado pela ajuda!

Entao esse buzz q da pra ouvir no som que gravei é normal? A execução foi ruim mesmo, apenas gravei para ilustrar o som do buzz.

rockblues
Veterano
# mai/13 · Editado por: rockblues
· votar


fconde77
com essa ponte vc pode até conseguir pequenas alavancadas para traz mas fica uma porcaria.
tem certeza ? http://www.youtube.com/watch?v=wDuFV-6TbX4

2º - Usar um tremolo tradicional com 6 parafusos e retirar os 4 do meio, ou até 2 além ter o risco de estragar o corpo e espanar a rosca da madeira vc só vai conseguir pequenas alavancadas para traz mas fica uma porcaria. ok.


Mauricio Luiz Bertola
Cara, em 1º lugar tenha calma, pois não sou pago para responder às questões formuladas aqui. Sou pai-de-família e profissional, portanto, meu tempo é escasso.me desculpe minha intenção foi só upar o topico para ele não ser esquecido na lista de topicos.se vc se estressou por isso mil perdões...


mas será que posso dar alavancadas meio agressivas em tremolos normais(6 pivos) ? pois tem muitas musicas que precisa dar essas alavancadas e eu fico com medo de estragar o tremolo e o corpo da guitarra...

fconde77
Veterano
# mai/13 · Editado por: fconde77
· votar


rockblues

tem certeza ? http://www.youtube.com/watch?v=wDuFV-6TbX4
Não tenho não, gosto de ficar perdendo tempo escrevendo besteira aqui. Acho inclusive que vc deveria colocar uma ponte dessa na sua guitarra e sair barbarizando por ai com alavanca.

Vc só pode estar de sacanagem... vc vê um vídeo de 15 seg de um sujeito, que com o devido respeito não posso depositar nenhuma credibilidade, afinal seus vídeos do são apenas para anunciar no ML, e baseado nisso vem me perguntar se eu, mesmo não sendo luthier, e de quebra o Bertola que entende para cacete(afinal em sua resposta concordou com meus comentários) temos certeza é no mínimo uma puta falta de respeito pra quem perdeu tempo em ler, abrir os links pra ter uma resposta.

Agora se vc quer saber se tenho certeza, posso dizer que sim, já tive uma guitarra com uma ponte Wilkinson wv-50 montada sobre pivôs e tive a infeliz ideia de testar isso... como disse ficou uma merda...

1º - Pra regular e achar e acertar a afinação
2º - A estabilidade dessa afinação não existe
3º - O som fica morto e sem graça pq perde o sustaim
4º - A tocabilidade fica uma porcaria,

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


fconde77
calma veio so perguntei ,num precisa dar patada não...

rockblues
Veterano
# mai/13 · Editado por: rockblues
· votar


fconde77
Agora se vc quer saber se tenho certeza, posso dizer que sim, já tive uma guitarra com uma ponte Wilkinson wv-50 montada sobre pivôs e tive a infeliz ideia de testar isso... como disse ficou uma merda...
okay...

me desculpa se onfendi vc e o bertola ,não foi a intenção....


agora se vc poder me responder: mas será que posso dar alavancadas meio agressivas em tremolos normais(6 pivos) ? pois tem muitas musicas que precisa dar essas alavancadas e eu fico com medo de estragar o tremolo e o corpo da guitarra... mas por favor se for me responder, não me responda com patadas ...

fconde77
Veterano
# mai/13 · Editado por: fconde77
· votar


rockblues

2º - Usar um tremolo tradicional com 6 parafusos e retirar os 4 do meio, ou até 2 além ter o risco de estragar o corpo e espanar a rosca da madeira vc só vai conseguir pequenas alavancadas para traz mas fica uma porcaria.

3º - Já estive com uma Washburn WG-580 toda desmontada pra comprar, o dono tinha lixado toda a pintura do corpo pra uma reforma mas tinha faltado grana e estava vendendo, quando olhei atentamente o corpo vi que ele estava cheio de rachaduras na trócula e nas cavidades do pivô, provavelmente pq alavancava para traz.
Pode até ser legal mas stressa muito o corpo do instrumento e sua guitarra vai degradando muita mais rápido.


1º - Pra regular e achar e acertar a afinação
2º - A estabilidade dessa afinação não existe
3º - O som fica morto e sem graça pq perde o sustaim
4º - A tocabilidade fica uma porcaria,


rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


fconde77
2º - Usar um tremolo tradicional com 6 parafusos e retirar os 4 do meio, ou até 2 além ter o risco de estragar o corpo e espanar a rosca da madeira vc só vai conseguir pequenas alavancadas para traz mas fica uma porcaria.

3º - Já estive com uma Washburn WG-580 toda desmontada pra comprar, o dono tinha lixado toda a pintura do corpo pra uma reforma mas tinha faltado grana e estava vendendo, quando olhei atentamente o corpo vi que ele estava cheio de rachaduras na trócula e nas cavidades do pivô, provavelmente pq alavancava para traz.
Pode até ser legal mas stressa muito o corpo do instrumento e sua guitarra vai degradando muita mais rápido.

1º - Pra regular e achar e acertar a afinação
2º - A estabilidade dessa afinação não existe
3º - O som fica morto e sem graça pq perde o sustaim
4º - A tocabilidade fica uma porcaria,

essa parte eu já entedi...agora eu quero saber se um tremolo normal que vem em qualquer strato eu posso abusar um pouco nas alavancadas ....se vai ou não danificar a guitarra.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


rockblues
essa parte eu já entedi...agora eu quero saber se um tremolo normal que vem em qualquer strato eu posso abusar um pouco nas alavancadas ....se vai ou não danificar a guitarra.....
Não, não pode, mormente de uma guitarra de baixo preço.
Alavancas de tipo "vintage" e mesmo modelos mais modernos como as Wilkinsons, NÃO são para isso.
Como eu disse acima, se vc quer "alavancadas mais radicais", compre uma guitarra de alta qualidade com uma ponte "Floyd-Rose" idem.
Abç

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado !!!! por ter tirado minhas duvidas e por cima ter me respondido com educação .

fconde77
Veterano
# mai/13
· votar


rockblues

O efeito é o mesmo, alavancar para traz só traz prejuízo a estrutura da guitarra, vc pode rachar a trocula, espanar a madeira onde fixa a ponte além e prejudicar a estabilidade da afinação e tocabilidade.
Como o Bertola falou:
ou vc compra um instrumento realmente PROFISSIONAL, ou então vá se acostumando a ter problemas, a não ter confiabilidade, a sofrer com desafinações e a gastar mais e assim por diante...

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


fconde77
okay obrigado por responder.

João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou pedir mais um favor: qual a diferença sonora entre os captadores Alnico Blues, Alnico Texas e Vintage da Malagoli?

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


João Pedro Strabelli
O nível de saída.
Abç

HortaRates
Membro
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, não há nada de errado com sua guitarra. Apenas ouví uma execução não muito boa. Aliás, certos "trastejamentos" (o nome não é bem esse), são até "bem-vindos" por conta da expressividade que conferem à música.
Abçs


Bom dia Bertola,

Esse som que o cara postou pra mim é som de cordas (neste caso, bordões) novas. Por que cordas novas tem esse som? O que o gera?
Obrigado!

metallicasnake
Veterano
# mai/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia Bertola
Me surgiu mais algumas dúvidas em relação à blindagem, se puder me ajudar:

1) Li em alguns lugares que pode ser feita blindagem de captador com cêra ou parafina. Ate onde isso ajuda na blindagem?? Se for útil, posso "forrar" a parte do fundo dos caps com fita isolante??

2) Há importância da espessura do fio que liga as cavidades durante a blindagem na eficiência da mesma?? Um fio de telefone, por exemplo, teria a mesma eficiência de um fio comum (desses de ventilador, etc)??

3) Estando o pot de volume ligado ao tone e a chave seletora, e a chave seletora estando em contato com a madeira do corpo (forrada com cobre), ainda assim preciso ligar um fio do pot do volume para a parede da cavidade (aterramento)?? Pergunto isso, pois a chave seletora é de metal e estará em contato com a folha de cobre, servindo como um "terra" (??) ou não??

Obrigado no que puder ajudar mais uma vez.

abç e boa semana!!

fconde77
Veterano
# mai/13 · Editado por: fconde77
· votar


metallicasnake
1) Li em alguns lugares que pode ser feita blindagem de captador com cêra ou parafina. Ate onde isso ajuda na blindagem?? Se for útil, posso "forrar" a parte do fundo dos caps com fita isolante??
Seu captador já vem parafinado, não é necessário refazer o serviço, que alias não tem nada a ver com blindagem...

2) Há importância da espessura do fio que liga as cavidades durante a blindagem na eficiência da mesma?? Um fio de telefone, por exemplo, teria a mesma eficiência de um fio comum (desses de ventilador, etc)??
O que normalmente une os contatos entre a cavidade é o escudo, mas nada impede de interligar as cavidades com um fio fino.

3) Estando o pot de volume ligado ao tone e a chave seletora, e a chave seletora estando em contato com a madeira do corpo (forrada com cobre), ainda assim preciso ligar um fio do pot do volume para a parede da cavidade (aterramento)?? Pergunto isso, pois a chave seletora é de metal e estará em contato com a folha de cobre, servindo como um "terra" (??) ou não??
Se esta em contato ótimo, mas não custa em nada soldar o terra num potenciômetro e garantir um serviço bem feito e evitar mau contato no futuro.

felipelfln
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bom dia. Pode me dar alguma dica para saber como diferenciar um tampo sólido de um laminado em um violão?

Hoje testei alguns. Entre eles um Di Giorgio F102, que eu gostei bastante do som. Fui olhar o tampo e parecia uma coisa só, nao pareciam folhas coladas umas sobre as outras

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


HortaRates
O fato de estarem novas apresenta esse som mais "brilhante".
metallicasnake
1) Esse tipo de coisa não é blindagem, mas isolamento. Tem que ser feito por um profissional gabaritado. A maioria dos capts HB's "de marca" hoje em dia são parafinados. Isolar os possíveis contatos com a folha metálica é uma necessidade.
2) Sim.
3) Sim.
felipelfln
folhas coladas umas sobre as outras
Vc mesmo respondeu à sua pergunta.... No caso de laminado....
Abçs

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Valeu fconde77!!!
que alias não tem nada a ver com blindagem...

Pois é, no caso é isolamento e não blindagem. Bertola acabou me corrigindo...rs

O que normalmente une os contatos entre a cavidade é o escudo, mas nada impede de interligar as cavidades com um fio fino.

Isso para guitarras que tem escudo.

Mauricio Luiz Bertola

2) Sim.

Não entendi. Esse segundo sim, é para:
"Há importância da espessura do fio que liga as cavidades durante a blindagem na eficiência da mesma??"
OU
"Um fio de telefone, por exemplo, teria a mesma eficiência de um fio comum (desses de ventilador, etc)??

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


metallicasnake
A 2ª cara...
Abç

felipelfln
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah, obrigado! haha
E vejo uns violões com tampo mais grosso e outros mais finos. O que seria melhor? Grossura é só caracteristica ou pode ser um defeito?

Abraço

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A 2ª cara...

Obrigado Bertola!!
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


felipelfln
Isso depende de qual madeira e qual a qualidade dela. Há que testar sempre.
Abç

Pedroviski
Veterano
# mai/13 · Editado por: Pedroviski
· votar


Post editado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Pedroviski
NÃO SE COMENTAM PREÇOS AQUI!

Pedroviski
Veterano
# mai/13
· votar


Tranquilo, não sabia que não se podia comentar... Editei o post já.

João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Um complemento de minha pergunta anterior: um jogo de Malagoli Alnico Blues numa Tagima antiga, com o headstock igual da Fender, ficaria bom?

E outra dúvida: parar travar a ponte desta guitarra é necessário um bloco de madeira que se encaixe com alguma firmeza atrás da ponte? É que tenho um pedaço de mogno quase do tamanho apropriado e pensei em eu mesmo fazer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


João Pedro Strabelli
Sim e sim.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji