【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado. Valeu de novo.

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
desculpe incomoda-lo de novo mas descobri um tipo de ponte chamdo stetsbars na qual dizem que não precisa fazer perfurações no corpo da guitarra e dizem que da pra fazer algumas alavancadas radicais o que vc me fala ?

http://www.youtube.com/watch?v=ZOG_nPeZqBo

HortaRates
Membro
# mai/13
· votar


rockblues

Interessante essa ponte cara, ontem vi o Lulu Santos no faustão (domingo é foda!) tocando com uma Gibson SG com uma dessa, nunca tinha visto e não sabia do que se tratava. Deve ser tipo uma Bigsby incrementada.

clguitar
Membro
# mai/13
· votar


Bertola
Obrigadíssimo pela ajuda. Abraço!

Caike_bend
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola, vale a pena trocar os trastes da minha clp2 por uns da Dunlop de Alpaca?

Valeu!

A. Strateiro
Veterano
# mai/13
· votar


Bertola quero leva minha guitarra no luthier, mas antes gostaria de identificar o problema para não ser passado pra trás.
A minha strato(ponte tremolo) está com alguns trastejamentos somente em algumas casas (11ª casa corda G e 14ª casa corda B). O trastejamento só fica mais perceptível quando toco ela desligada. Só que como sempre estou treinando com ela assim (desligada) é sofrível escutar aquele barulho da corda nos trastes. Então quero levar ela no luthier.
Uma regulagem corrigiria este problema? Ou seria algo mais serio como uma retifica nos trastes. Há muita variação de preço entre esses dois serviços?
OBS: ação das cordas média-baixas.

fconde77
Veterano
# mai/13
· votar


A. Strateiro
O trastejamento só fica mais perceptível quando toco ela desligada.
Se o trastejamento só é notado quando esta desligada então não é problema e não vale a pena mexer.

lukas.moreira
Veterano
# mai/13 · Editado por: lukas.moreira
· votar


Post errado, desculpem o engano =s

João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Escudo de madeira altera muito o som das guitarras?

Estou precisando reformar minha guitarra e o motor do carro de minha esposa inviabilizou todos os meus gastos supérfluos. Mas vi uns desses na internet hoje e isso eu sei fazer com madeira, além de encontrar alguns pedaços sobrando nas madeireiras daqui.

Obrigado mais uma vez por responder a enormidade de perguntas que faço.

fconde77
Veterano
# mai/13
· votar


João Pedro Strabelli
Escudo de madeira altera muito o som das guitarras?
Não, em nada.

João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/13 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


fconde77
Valeu.

Agora eu termino a reforma da minha guitarra.
É que eu decidi ter um instrumento mais ou menos profissional antes dos cinquenta.

SkyHawk
Membro
# mai/13
· votar


Caro amigo,

A dúvida é a seguinte: quais peças de uma Fender stratocaster servem perfeitamente em uma Squier Deluxe ??? Sei que a alavanca do tremolo é de espessura diferente !!!! O que serve e o que não vai servir de uma para a outra ????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


rockblues
Não conheço essa ponte, portanto não posso opinar...
Caike_bend
Estão danificados à ponto de precisar trocar?
João Pedro Strabelli
Não.
SkyHawk
Em princípio, todas. Agora, se vc quer algo específico, como a ponte, terá que trocar toda ela.
A. Strateiro
O trastejamento só fica mais perceptível quando toco ela desligada
Se não "aparece" no amp, NÃO é trastejamento. Como dizem os paulistas: "desencana"
Abçs

SkyHawk
Membro
# mai/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Caro Bertola, me falaram que as furações dos escudos frontal e traseiro são totalmente diferentes..... Eu pensei em comprar um escudo loaded com caps fender custom shop texas special e potenciometros CTS para minha Squier Deluxe, aí me disseram que não ia servir !!!! Então.... como é isso ??? Quero saber se é só desaparafusar o antigo e aparafusar o novo ??? Ou seja perfect fit !!!!
Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


SkyHawk
Cara, essa questão de escudo é complicada, e, provavelmente não "...é só desaparafusar o antigo e aparafusar o novo..." . Outrossim, isso não é tão relevante assim, pois bastaría tapar os furos antigos (que eventualmente não "casem"), e fazer novos onde é necessário. Isso não ocasiona prejuízo algum ao instrumento, nem mesmo estético, pois o escudo serve pra isso.
Abç

SkyHawk
Membro
# mai/13
· votar


Muito obrigado pela informação !!! Eu sou totalmente chato com adaptações, e perfeccionista com minhas coisas, queria saber se eu mesmo poderia instalar. Agora sei que não, logo se comprar levo direto para o luthier para um serviço perfeito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


SkyHawk
Exatamente. Até porque, sua guitarra terá que ser totalmente re-regulada.
Abç

felipelfln
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que potenciometros se usariam numa telecaster com um p90 no braço e um single de tele na ponte? um master volume e um master tone
Pra ponte de telecaster você indicaria a com as cordas passando pelo corpo ou sem passar pelo corpo? Os braços de strato das giannini antigas sao bons?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


felipelfln
250K mesmo.
Não acho fundamental o esquema de cordas passando pelo corpo. Algumas das teles que construí não eram assim e tinham... som de tele...
Depende.... Tem alguns bons, outros.......................
Abç

Caike_bend
Veterano
# mai/13
· votar


Os trastes da minha CLP2 não estão danificados a ponto de trocar, só queria valorizar a guitarra, por algo melhor. Vale o gasto ou é melhor juntar uma grana e por um aço inox? Ou é melhor não mexer?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


Caike_bend
só queria valorizar a guitarra
Isso é subjetivo...
aço inox
Não recomendo....
Abç

felipelfln
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou fazer sem passar pelo corpo mesmo. E que me parece pouco resistente.
Sabe se são bons os quarter pound para ponte na tele? O modo 'tapped' consegue um timbre mais limpo?

Valeeu, abraçao

Voltzinho
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, falando sobre conservação das cordas... Existe algum problema em deixar minha guitarra no suporte, ou é melhor guardar no bag sempre que terminar de tocar? Sinto que minhas cordas estao ficando pretas rapido demais! hahahahah

Gabriel.RJ
Membro
# mai/13 · Editado por: Gabriel.RJ
· votar


Bertola, você conhece a guitarra condor CT20? Se sim oq me diz dela? Boa guitarra?

http://www.orangorock.com.br/product.php?id_product=364

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola Bertola
O potenciômetro influencia na microfonia??
Pergunto isso, pois quando estou tocando com distorção (as vezes no talo), ao mexer no pot de volume e diminuir so um pouco, ja entra uma microfonia danada.
Isso é normal ou o "pot" pode estar com problema??

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Voltzinho
Ao deixar as cordas no "tempo", como o próprio Bertola ja respondeu aqui, elas ficam sujeitas a ação da umidade atmosférica e poeira, com isso oxidam mais rápido. Além disso tem que se limpar com pano seco sempre que terminar de tocar.
Espero ter ajudado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


felipelfln
Os "quarter pounds" tem saída maior.
Voltzinho
No bag, ou no suporte, há que limpá-las depois de tocar.
Gabriel.RJ
É uma guitarra legal sim, nada demais, mas legal...
metallicasnake
Dimuir dá microphonia? Muito esquisito....
Abçs

felipelfln
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sei.. Valeu bertola. Quando terminar minha tele posto aqui pra vc dar uma olhada!

Abraço

metallicasnake
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Dimuir dá microphonia? Muito esquisito....

Pois é. Tocando com o pedal da microfonia qd aumento os médios e hoje percebi que ao mexer no pot do volume a microfonia aumenta tbm.
Tem hora que o som ta com ruído, tem hora que não. E a microfonia se faz presente sempre q as regulagens do pedal estão altas.

Eu toco a +/- 1m do amp (meu quarto é pequeno) e deixo o amp virado de lado pra minha guitarra.

Os captadores começaram a dar ruído depois q passei esmalte nos polos. Levei para fazer blindagem e melhorou. Agora q comprei o pedal, estou na luta para diminuir hora o ruído, hora a microfonia.
Estou começando a achar que é o captador!!

O que você acha?? Será captador?? Potenciômetro?? Amplificador??
Sei que a rede elétrica dá ruído, mas nunca ouvir dizer q tem algo haver com microfonia.

Obrigado pela ajuda

Ramosdan
Veterano
# mai/13
· votar


Olá...

Já perguntei aqui sobre o violão, mas preciso confirmar uma coisa.

Eu tenho um violão e ele só trasteja a 6ª corda nas casas 2, 3 e 4. Então, Bertola pediu que levasse para um luthier.

Bom, eu levei para um, paguei R$ 150,00 e ele fez retífica de trastes. Continuou trastejando.

Agora levei em outro que ia fazer a regulagem e recebi a informação que não deu para deixar a ação mais baixa pq vai trastejar nessas casas. Pra resolver isso só tirando todos os trates, lixando a escala e colocando novos. Isso confere? Deve ser isso mesmo ou nada a ver?

Eu pergunto pois já paguei para arrumar e não ficou bom, o Luthier falou que era normal, e agora vem essa ideia meio estranha de tirar os trastes e lixar a escala... Fiquei com o pé atrás e com medo de perder dinheiro mais uma vez.

Esse serviço compensa ou pode estragar o violão?

Obrigado desde já.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji