【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Boa tarde Bertola

Você conhece esta guitarra Cort Cr 100?? É uma boa guitarra (construção, ferragens, etc)??

Estou em vista desta do anuncio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463925292-cort-les-paul-cr-100- baixei-pra-vender-n-epiphone-gibson-_JM

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Fisherman
Difícil dizer... Só medindo mesmo...
metallicasnake
Guitarrinha barata....Pelo menos o corpo não é de compensado...
Abçs

metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Guitarrinha barata....Pelo menos o corpo não é de compensado...

Valeu Bertola.
Acho que ela aumentou de preço ultimamente, pois está custando quase 1000 contos...por isso fikei na dúvida.

Então uma Shelter Nashville ou Golden les paul (das atuais) são mais em conta ou similares??

Estou à procura de uma LP.

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake
Então uma Shelter Nashville ou Golden les paul
Bem melhores que essa aí...
Abç

123nove
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Por que?

juniorlp
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual é o melhor combo da Mesa Boogie?abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


123nove
Custo-benefício...
juniorlp
Todos. nunca ví (ouví) um ruim....
Abçs

123nove
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hum, entendi. Obrigado!

PS: So tira minha curiosidade, esse lance de que a Bigsy desafina muito é verdade?

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


Tenho um violão eletrico e há algumas semanas atrás ele caiu. Desde então quando fazemos uma nota (mesmo estando desligado) o som sai com uma especie de interferencia.

O que pode ser isso?

emachado
Veterano
# fev/13 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Olá mestre. Não conheço nada de eletrônica, mas gostaria de tentar criar algo totalmente analogico (contato aberto/contato fechado) semelhante ao Pentaswitch do Pedrone, com o uso de chaves 3PDT e diodos retificadores ou algo que impeça o "retorno" do sinal elétrico...

Você conhece? Com ele, por meio de uma chave dip e 8 canais, (entre outras coisas, acho que tem rele também) é possível fazer patches com pedais.

Minha pergunta, para poder fazer algumas experiências é:

Se o sinal de um pedal passar por várias chaves mini toggle switch daquelas de três pinos, será que irá comprometer a qualidade sonora que o amp recebe?

Você poderia me sugerir algum diodo específico que funcione como uma "válvula" que impeça o retorno do sinal para o próprio pedal? O 1N4001 opera com 1 Ampere e max 50 volts, o que pode ser insuficiente considerando-se a corrente gerada pelos caps e pedais...

Não sei se fui claro o suficiente.
Quero tentar algo como o True Bypass Looper da EFX, mas com o sinal de todos os pedais ou combinações deles chegando aos canais, mas com a possibilidade de cortar este sinal com chaves Mini ou até mesmo a chave DIP.

Fiz um rascunho de esquema e na teoria parece que dá, mas ...

Bertola, será que vale a pena tentar ou estou viajando demais?

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola,

Se eu abrir uma pequena cavidade embaixo da ponte de um precision bass e colocar um captador piezzo igual a esse:
http://www.exfac.com/aussie_bray/Hydro_Images/Piezo-Buzzer.jpg
colado na ponte, o som fica bom? vai captar muito feedback? Para usar esses piezzos o instrumento tem que ser um instrumento preferencialmete "hollow" (oco)..., ou possuir ponte de madeira?

Gilbertinho
Veterano
# fev/13
· votar


nao achei um topico especifico no violao, entao vou perguntar aki..
comprei cordas novas pro meu violao de nylon dai fui colocando e tal soh q achei q coloquei mal a B e soltei pra colocar de novo, agr nem a B nem a mizinha eu to conseguindo coloca, quando eu vou enrolando a corda ela fica voltando a afinaçao e nao afina nunca... dei uma olhada no nó e as tava um pouco levantado..alguem pode ajuda a resolver ai? vlw

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/13
· votar


Gilbertinho
Corda de náilon demora mesmo para afinar, pois ela laceia muito. Dependendo das condições, vai até uma semana para estabilizar a afinação nas cordas mais finas.

Em todo o caso, você pode verificar os laços (nó) nas cordas neste vídeo aqui do cifraclub (http://www.youtube.com/watch?v=YiE0a0wJrXY).

Eu costumo passar a corda duas vezes por baixo nos laços (mais ou menos aos 2:00 no vídeo).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


123nove
Sim. Vc tem que instalar uma ponte com roletes para não desafinar.
Rednef2
Difícil dizer... Só examinando mesmo...
emachado
Se o sinal de um pedal passar por várias chaves mini toggle switch daquelas de três pinos, será que irá comprometer a qualidade sonora que o amp recebe?
Sim, pois componentes eletrônicos possuem resistência.
Cara, eu nunca ouví falar de "retorno de sinal", e creio que o esquema que vc pretende foi construído pelo Pete Cornish, com acionadores (DPDT/3PDT) de pedais em paralelo.
hellgod
Não entendí o que vc pretende com isso, mas instalar piezo não é tão simples (pois são frágeis). Não precisa ser instrumento semi-sólido para instalar esse tipo de capt, mas é preciso instalar um sistema "elétrico" com chaves e eventualmente até outro "jack" de saída ou um "mixer"...
Gilbertinho
Vc laceou as cordas?
Abçs

Gilbertinho
Veterano
# fev/13
· votar


João Pedro Strabelli
eu sei q demora mas nesse caso a corda sequer esta aumentando a afinacao, eu aperto ela volta, aperto ela volta, na msm hora...eu fiz o laço no cavalete soh q percebi q o laço ficou um pouco levantado, com um espacinho..

vou ver o video, aah eu ateh assisti esse video pra por, pq nao lembrava...eu fiz assim mas vou repetir de novo o processo dai eu falo como foi

Mauricio Luiz Bertola
hum se vc tiver falando de dar o laço, sim mas se eu dei uma puxada nela pra lacear dai nao

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
minha intenção é tirar um som diferente e mais perto de um contra-baixo acústico... com caps piezzo...

metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Bem melhores que essa aí...

Obrigado pela dica.

abç

vitorrock
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, o que você acha dos captadores da Malagoli?
Andei olhando no site deles,e encontrei umas opções interessantes de captadores.
Tem bom custo benefício?
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


hellgod
mais perto de um contra-baixo acústico
quase impossível... O que vc vai ter é... Som de piezo... Ademais, o problema é a amplificação, pois os parâmetros são distintos e vc terá que usar um pré
vitorrock
Eu uso e recomendo.
Abçs

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


Boa tarde, Bertola!

Estou com um problema em meu pedal Chorus da Giannini: ao acioná-lo após um longo período sem usá-lo, ele dá um baita de um pipoco. Um estalo forte pra caramba. Aí, posso desativá-lo normalmente e ativá-lo que não acontece nada. Porém, se eu ficar um longo período de tempo sem ativá-lo novamente, dá o mesmo estalo.

Isso é normal? Estou com medo de danificar o amplificador.

OBS. 1: estou usando fonte e não bateria.

OBS. 2: ele está no meio de uma cadeia de pedais, os anteriores não produzem esse estalo e nem os posteriores.

Agradeço desde já pela ajuda!


Kleber Blacklock

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
quase impossível... O que vc vai ter é... Som de piezo... Ademais, o problema é a amplificação, pois os parâmetros são distintos e vc terá que usar um pré

ah sim, entendo..

Obrigado

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


Mauricio Luiz Bertola
respirar, mesmo que sem querer o pó da guitarra quando lixada (pintura/verniz) faz mal para saude, né?

estou usando mascara.. porém antes não.. :medo:

estou trabalhando nisso..
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/197936/p57#8641661

como proceder?
lixar ela toda até o verniz/seladora? lixar até a madeira? só tapar as madeiras espostas com verniz? usar verniz ou seladora? Depois de serlar/ envernizar que tinta usar?

ou seja trabalho com madeiras 101

Ps. já fiz tudo isso sem ajuda de luthier por não querer e melhor não ter $$$ para gastar com isso.. porém tenho medo com relação a minha saúde, porque esses pós de pintura, a seladora e o verniz tem cheiros horríveis... uff e muito possivelmente tóxicos... :medo:

Obrigado

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


vitorrock
Pode ir de malagoli q tu nao vai se arrepender! Eu uso dois (de tres) na minha guitarra, sendo que o outro é um dimarzio paf pro e posso dizer que, em qualidade se o malagoli nao estiver igual esta bem proximo e nao faz feio! Basta saber qual se encaixa mais no seu perfil!
Abraçao

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Tudo bom Mestres Bertola e Seiji

Fiz uma besteira ao tirar os covers dos meus humbuckers de uma Epiphone Les Paul Standard. Acho que quando tirei a parafina, acabei cortando a camada isolante branca (a borrachinha que reveste pra isolar o fiozinho branco) de um fio que ligava diretamente ao humbucker da ponte. Mas me parece que isso não influenciou nada, pois o captador que deu problema foi o do braço. Ainda no processo de tirar a parafina, volta e meia eu acabava roçando uma especie de fita isolante preta que envolvia o captador e assim acabava expondo o cobre interior. Logo, empurrei a ''fita preta'' contra o cobre para não deixa-lo exposto. Na segunda vez, no captador do braço, eu fui mais cauteloso ao tirar a parafina que ficava grudada ao fiozinhos, mas mesmo assim, eu acabava a cutucando volta e meia. Depois de tudo parafusado e bonitinho chegou a hora de testar a guitarra. Acabou que o captador do braço não tinha mais influencia no som. Ele não capta mais o som das cordas, nem mesmo de batidinhas nele com a palheta. Parece que quando balanço ele pra cima e pra baixo o amplificador faz uns ruídos de acordo com o movimento. Estou desesperado pois acho que realmente danifiquei o captador. Por favor, se puderem me dizer o que fazer, que não seja levar à um luthier, eu ficaria MUITO agradecido. Obrigado, Cassius Jaques

Abraço Bertola e Seiji

Gabe Lima
Veterano
# fev/13 · Editado por: Gabe Lima
· votar


Fui trocar as cordas da minha guitarra floyd, não sabia que precisava de um suporte, então a ponte afundou e saiu uma peça, acho que ela regula a altura dela. Como não tenho luthier nas redondezas, queria saber se ainda tem jeito, ou se o melhor seria comprar outra(ponte ou guitarra).

edit: descobri que o nome da tal peça é pivot.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock
Isso é normal, pois o capacitor de entrada está "carregado". Tem como eliminar o "pop", instalando um resistor de 1M antes do capacitor de entrada.hellgod
Cara, tem que usar a máscara sim.
Vc pode lixar até o verniz e depois polir com lixa dágua 1200.
cassiusmj
Vc danificou o capt.
Troque-o, pois não há o que fazer (economicamente falando).
Gabe Lima
Recoloque o pivô no lugar e cole-o. Depois recoloque essa ponte...
Abçs

vitorrock
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
Valeu mesmo cara! meu perfil é mais hard rock e heavy metal principalmente metallica. Um outro amigo do fórum disse que o tem o intruder e o hh777.
Mas também tem outros como o dirty,distortion,evo.
Você já testou algum deles?
Valeu cara! Abraço

Philipi
Veterano
# fev/13 · Editado por: Philipi
· votar


Mauricio Luiz Bertola
[b][/b][i][/i]
Existe algum problema de usar poteniometro B linear para tone e para volume?
Ou tem que usar B no volume e A no tone?

Sabe me dizer se existe algum material barato que eu possa utilizar na confecção de escudos de guitarra?

Grande abraço.

Rick_Monteiro
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde!

Atualmente tem alguma strato que preste por menos de R$ 500?

Grato

valts
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estive dando uma pesquisa em alguns pedais valvulados e acabei encontrando esse do vídeo. Não encontrei informações em portugues sobre ele... você conhece ou já ouviu falar? Vale a pena?




Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji