【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Bereta
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a diferença prática de uma ponte com espaçamento de 10,5mm (padrão méxico) pra uma de 11,3mm (padrão americano), já que, no caso desta última, algumas cordas parecem não se alinhar ao centro dos respectivos pólos dos caps?

Abç

Bruno Natham
Membro
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
As guitarras seizi (em especial a seizi stone) são boas guitarras ou tem coisa melhor na faixa de preço.
OBS.: To começando agora, não quero nada muito caro. Um vendedor da foxtrot mim indicou essas seizi, mas sabe como é vendedor né, por isso queria saber a opinião de quem conhece.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Homem Cogumelo
Não, cêra de carnaúba é para acabamento. É cêra para polimento de pintura de carro, abrasiva.
Bereta
Nenhuma, apenas a distância entre os carrinhos.
Bruno Natham
Não conheço especificamente.
Abçs

metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Bom dia Bertola
So pra lembrar, eu to com ruído nos captadores que surgiu depois de fazer a limpeza e passar esmalte nos polos dos caps (HH777 e Custom 59).

Percebi no ensaio ontem que o ruído não é só na distorção, até no Clean ta com ruído.
Quando coloco a mão no Jack da guitarra, este ruído diminui bastante, as vezes para totalmente.

O que pode ser?? Aterramento??

Obrigado mais uma vez

abç

123nove
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake
Ja trocou o jack?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake
Aterramento.
Abç

Bereta
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Além de novas furações, há alguma outra preocupação ao se trocar uma ponte de 10,5 por uma de 11,3?

Abç e obrigado pelas dicas!

metallicasnake
Veterano
# fev/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aterramento
Vou torcer pra que seja isto, ja que pra tirar esse esmalte seria complicado...rs
Opa...mas não preciso blindar não...ou preciso??

123nove
Ja trocou o jack?
Ola pco. O jack nunca foi trocado.

abç

EddieVanHalen
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho um violão de nylon Di Giorgio de 1983, com um som impecável.
Agora estou querendo comprar um de aço e vi que Di Giorgio fábrica violões de aço.

Gostaria de saber se os violões da Di Giorgio continuam bons como antes? Especificamente os modelos Violão Folk Genesis e o Violão Folk Western

Obrigado

krixzy
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola existe algum tipo de friso/filete pra colocar como um adesivo, ou só os de plásticos que são pro luthier colocar na construção?

guitar_93
Veterano
# fev/13 · Editado por: guitar_93
· votar


Mauricio Luiz Bertola

to construindo uma les paul em cedro rosa, se eu fizer o braço nesta madeira terei problemas futuros?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Bereta
O braço.... Talvez as cordas fiquem muito próximas da borda impedindo a "tocabilidade"...
metallicasnake
Blindar é sempre legal... E troca logo o "jack"...
EddieVanHalen
Gostaria de saber se os violões da Di Giorgio continuam bons como antes?
Isso depende da linha... Mas esses aí eu não conheço, portanto, não posso opinar...
guitar_93
Sim, essa madeira não serve pra braço de guitarra. Faça em pau-marfim e escala em ipê ou jacarandá.
Abçs

EddieVanHalen
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendo, pois é eu também nunca ouvi falar desses violões epiphone.

Mas o que você me indicaria como violão folk na faixa de 500,00R$-800,00R$?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


EddieVanHalen
Cara, violão é muito mais difícil de indicar e tem muito mais variações de sonoridade. Sugiro que vc vá a uma loja e teste o maior nº possível de instrumentos.
Abç

Bereta
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O braço.... Talvez as cordas fiquem muito próximas da borda impedindo a "tocabilidade"...

Pois é. Vi isso agora há pouco. Fiz umas medições e vi que vai ficar muito na borda. Talvez eu mantenha a ponte e troque apenas as molas. Sei lá. Ainda preciso decidir isso.

Obrigado pela ajuda.

metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Blindar é sempre legal... E troca logo o "jack"...

Nesse caso precisaria trocar o jack?? Não pode ter sido um fio solto do aterramento??

Bereta
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake

Cara, troque o jack! Coloque um estéreo pra travar melhor o cabo, de boa qualidade e solde-o com capricho que vc pode esquecer dele depois. Vale a pena e é baratinho =)

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake
Leia o que o Bereta falou.....

metallicasnake
Veterano
# fev/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bereta
Entendo...vou procurar trocá-lo!!
Qual marca me aconselhariam??
Este seria um "bom" Jack??:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457395733-jack-stereo-para-guit arra-switchcraft-aberto-_JM

Gostaria de saber também se é "sempre" recomendável trocar o Jack em guitarras mais baratas (menos de R$ 1.000,00) ou se devo trocá-lo por conta desse ruído e aterramento que terei que fazer.

**Não é um questionamento, mas sim uma dúvida mesmo a nível de conhecimento**

Obrigado pela ajuda mais uma vez

Grande abraço e bom carnaval a todos!!

Bereta
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake

Qual marca me aconselhariam??

Gotoh tá umas 20 dilmas, mais ou menos, aqui no Brasil.

Gostaria de saber também se é "sempre" recomendável trocar o Jack em guitarras mais baratas (menos de R$ 1.000,00) ou se devo trocá-lo por conta desse ruído e aterramento que terei que fazer.

O Bertola é mais indicado pra responder essa, mas eu acho que os benefícios vão além da qualidade do Jack e é muito barato pra trocar. Como eu disse, colocar um estéreo ajuda a fixar melhor o cabo e evitar ruídos devido à movimentação do plug internamente ou por puxões acidentais no cabo. Só pra constar e acredito que você já saiba disso, sua guitarra continuará mono. É só um "macete" devido ao desenho do Jack estéreo em relação ao mono. A ligação é idêntica à do Jack mono. É só você observar com atenção antes de soldar.

**Não é um questionamento, mas sim uma dúvida mesmo a nível de conhecimento**

O fórum é pra isso mesmo! =)

Grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake
Jack de saída tem que ser trocado assim que dá qualquer defeito. Ademais, tem sempre que ser reapertado (como, aliás, TODOS os parafusos e porcas de sua guitarra). Outra coisa mui importante: SEMPRE passe o cabo pela correia, pois isso minimiza a movimentação do plug no "jack", que é o que o afrouxa e quebra.
No mais, é o que o Bereta falou...
Abç

gabi.sa
Veterano
# fev/13
· votar


As capas dos captadores são todas padrão ou tem diferença de marca? Tenho uma Seizi Vision, queria trocar a capa dos captadores de preto para creme. A mesma coisa com o knobs. Se eu comprar um daqueles kits da fender, ele vai ser compatível sem problemas?

metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bereta

Obrigadão Bertola e Bereta pela ajuda

Bom carnaval!!!

abçs

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


Bertola,

Tava fuçando na internet atrás de mod para acabar com a chiadeira do meu equalizador Ogner GE-70 e acabei encontrando no mesmo site um tutorial de como montar um P90, até ai tudo bem mas no final do processo ele envolvendo o captador com folha de cobre ficando assim.
A minha dúvida é se isso é funcional, quais os cuidados devemos tomar para esse procedimento e se é possível em captadores single de Strato ou JB.
Se interessar ou ajudar o link é esse
http://assabbi.com/diy/p90/index.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


gabi.sa
Há sim diferenças de tamanho, e só levando a capa original vc poderá ter certeza.
fconde77
Sim, é. Isso gera o efeito "gaiola da Faraday" deixando-o silencioso. Mas isso tem que ser mui bem feito, para evitar contatos e "curtos"
Abç

123nove
Veterano
# fev/13
· votar


Bereta
Mano, fiquei com uma duvida do que vc falou. Quando é estereo, o que vai mudar no som se a guitarra é mono?

AudiLW12
Membro
# fev/13
· votar


Eu to com um Tagima Dallas, com corda 0.10...
e acontece que eu não sei qual modelo de corda é, acredito que seja a D'addario... eu não posso comprar qualquer corda da A'addario e colocar no meu violão, posso?

fconde77
Veterano
# fev/13 · Editado por: fconde77
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw, minha maior dúvida era sobre os cuidados para evitar curtos. Achei muito válido, principalmente para captadores de JB na ponte, que fica mais complicado blindar por não ter escudo
E existe alguma diferença que possa apontar sendo a mais eficiente entre a "tradicional", onde blinda a cavidade e o escudo, ou essa?

Bruno Natham
Membro
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A sx sst 57/62 ainda é uma boa escolha para um iniciante ou tem coisa melhor no mercado?

metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Levei pra fazer a blindagem...foi usada uma espécie de "tinta" (não sei como é o nome). Testei aqui e nada de ruído...mesmo usando a distorção da pedaleira e com o volume do amp alto.

Parece que o esmalte deu alguma interferência e causou aquele ruído...enfim, problema resolvido...até o momento, pelo menos....rs.

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji