【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

123nove
Não muda nada cara. O "jack" é estereo, mas é ligado em mono.
AudiLW12
Porque vc não o leva a um luthier que vai instalar as cordas novas, regular a ação e o tensor do violão?
fconde77
Não.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

Bruno Natham
A SX SST nem é bem pra iniciante... Mas sim as Condor RX20, Shelter, Giannini, etc
metallicasnake
Ótimo.
Abçs

Bruno Natham
Membro
# fev/13 · Editado por: Bruno Natham
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Na verdade eu ja toco violão a mais ou menos 1 ano e decidir passar para guitarra que é o que gosto. Quero uma guitarra boa mas não quero nada caro e as sx sst são bem em conta e bem faladas aqui no forum.

A SX SST nem é bem pra iniciante, isso quer dizer que ela está acima ou abaixo da opções da por você?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

Bruno Natham
Acima.
Apesar de barata, essa guitarra é bem construída, com bons materiais. O que deixa à desejar nela são os capts, que podem ser facilmente trocados por outros melhores. A ponte também não é lá essas coisas, mas, se vc não usar a alavanca, ela cumpre sua função, assim como as tarrachas.
Compre a guitarra e leve-a imediatamente a um luthier profissional para a regualagem geral inicial.
Abç

Bruno Natham
Membro
# fev/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela atenção, agora estou mais seguro com a escolha.

EddieVanHalen
Veterano
# fev/13 · Editado por: EddieVanHalen
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estou querendo trocar as tarraxas da minha Strato por umas Gotoh, no Mercado Livre estão vendendo o modelo Gotoh Sgm 07, você já trabalhou com esse modelo? São tarraxas boas?

Obrigado

Bereta
Veterano
# fev/13
· votar

123nove

Como o Bertola disse, embora o jack seja estéreo ele é ligado em mono. A única mudança é na pressão do cabo, que fica mais firme com ele.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

EddieVanHalen
São.
Abç

emachado
Veterano
# fev/13
· votar

Bertola

Finalmente consegui a grana para comprar o BX200 para usar principalmente com a guitarra e pouco com baixo, mas somente agora me dei conta que ele não tem saída pra fones, sendo que para mim são imprescindíveis.
Vi shout 110g e também o de baixo (ambos de 100w) por uma valor próximo ao Digitech 3012 e todos estes têm saída de fones.

Vale a pena pegar o Staner 110b de baixo para uso com guitarra? Já tenho um pedal equalizer.

Estou pensando que com um destes staner dá até para ensaiar numa boa
caso retome o contato com minha antiga banda (baixo e/ou guitarra). Já com o Digitech, ficaria limitado em questão de potência.

Esta lógica procede Bertola?
Você conhece esta linha de 100w? Vale a pena com alguns pedais e simuladores, já que dizem que o Staner é ruinzinho pra timbrar?

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola me bateu uma dúvida aqui.

A ponte tem que ser colocada no lugar correto certo?
Do nut até a 12° casa é metade da corda, e tem que ter esse mesmo comprimento até os carrinhos da ponte. OK

Mas veja:
nut----------12°---------carrinho

e se eu colocar um capo na 3° casa

nut---C-------12°--------carrinho

eu pensei, o capo agora equivaleria ao nut agora e a metade da escala seria o 15° traste, mas a ponte não se mecheu e as notas estão corretas...

Isso que dizer que se eu colocar um braço que fosse igual ao meu porém menor, que a 1° casa equivalesse a 4° desse braço com capo daria certo? sem mover a ponte de lugar? Entendo que se o braço antigo tiver 21 trastes esse terá 18 trastes...

Nut*-------|---------carrinho

*onde seria o capo 3°casa
| seria a 12° segunda casa do braço antigo, mas agora não é mais a metade..

Não estou pensando em fazer nada disso na prática só estive filosofando aqui... E então Bertola?

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar

Galera, sei que ja é assunto batido mas...

Minha Gibson Les Paul Studio voltou do luthier mes passado, e agora está trastejando na Mizinha, da corda solta até a terceira casa mais ou menos...

Já troquei as cordas, mas não resolveu...

Algo que eu mesmo possa fazer, ou vou ter que voltar no luthier?

Abraços!

Bereta
Veterano
# fev/13
· votar

MacB0y

O trastejamento tá saindo no amp? Porque às vezes ouvimos o trastejamento "acousticamente", mas não ouvimos no amp, que é o que realmente importa =)

Abç

emachado
Veterano
# fev/13 · Editado por: emachado
· votar

Bertola

Está bastante confuso fazer a escolha do ampli. Li bastante, mas ainda restam várias dúvidas.

Quase peguei um Laney cub8 por um preço bacana, mas também não tem saída de fone.

Pensei no Bugera V5 que, além do fone, tem o atenuador de 5W, 1W e 0,1W, por 900 Dilmas. Esta marca tem um histórico confiável, caso você os conheça? Creio que 5W valvulado dá pra fazer um som com os amigos. Dá? Outra vantagem dele é que tem saída para conectar outro falante de 4ohms e dá para fazer um ugrade no futuro (posso montar eu mesmo com dois falantes de 12 para guitarra)

O Laney LV100 usado sai por 1000, mas neste patamar já vale a pena um valvulado.

Entrei em contato com o Acedo e o Pedrone (média de 1400 dilmas e falante de 12), mas ambos não têm o fone.

No final de tudo, talvez fique com o Digitech 3012 por 600 mais despesa com viagem para retirar (100).

Desculpe a amolação Bertola, mas meu Sheldom de 15W e falante de 6" é horrível, principalmente nas distorções.

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/13 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar

Port duplicado (powered by Vivo Internet).

Bloody_Rage
Veterano
# fev/13
· votar

e aí Bertola td bom? estava pensando em trocar o cap da ponte da minha strato por um hot rails de 11k,mas li q se ñ trocar o potenciometro por um de 500k o som fica mto abafado,isso atrapalha muuuito pra quem toca no quarto por hobbie ou ñ faz tanta diferença?

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/13
· votar

Bertola
Uma dúvida sobre captadores, em especial o P90, que nunca vi ao vivo. Pelas guitarras que já toquei, os humbuckers tem um som que me parece um pouco mais comprido que os singles, que tem uma amplitude maior de volume. Como o P90 é em termos de dinâmica de palhetada, sustentação, ataque?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

emachado
Cara, essa linha nova eu não conheço, mas já ouví dizer ser menos robusta que os BS e BX. No mais, dá pra ensaiar sim com 100WRMS.
hellgod
Errado. Se vc colocare um braço menor haverá deslocamento da posição central e o instrumento nunca afinará.
MacB0y
A obrigação do luthier é rever a regulagem se há problemas. Agora, se não aparece no amp, não é trastejamento.
Bloody_Rage
Se for trocar o da ponte apenas não tem que mudar pot.
João Pedro Strabelli
Uma audição vale mais que mil palavras:
http://www.youtube.com/watch?v=yTD7xyQ76vk
Abçs

Caike_bend
Veterano
# fev/13
· votar

Bertola, continuando a minha saga de upgrades na minha CLP2,

To pensando em por um nut de osso. Vale a pena ou é frescuragem de mais, tendo em vista que ela não desafina comumente?

Valeu!

guitar_VLP
Veterano
# fev/13 · Editado por: guitar_VLP
· votar

Bertola,

Qual a melhor forma de limpar uma guitarra com pintura fosca? Parece que só uma flanela ou pano microfibra não são o bastante em guitarra com esse tipo de pintura, é bem difícil chegar a um resultado legal como em guitarras com a pintura normal.

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

Caike_bend
Não tem necessidade...
guitar_VLP
Só pano limpo e sêco...
Abçs

MacB0y
Veterano
# fev/13
· votar

Bereta

Ta trastejando bastante até no ampli...

emachado
Veterano
# fev/13
· votar

Bertola

Mas este Bugera V5 valvulado de 5W, ou mesmo outros modelos da marca, são produtos, digamos, frágeis?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

MacB0y
O problema me parece ser na pestana. Leve de volta a seu luthier, pois é obrigação dele revisar o serviço.
emachado
É o que dizem...
Abçs

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Então como um capo funciona?

http://learnguitar2.com/wp-content/uploads/2011/10/guitar-capo-3rd-fre t.jpg

imagine que o nut estivesse exercendo a função desse capo (trava as cordas na 3° traste), o braço seria o mesmo de fato, começaria da 4° casa.. mas como ele não poderia afinar então, se o capo funciona, como um nut em seu lugar não funcionaria?

E como eu disse anteriormente, se o braço tinha 21 casas, agora terá 18...

Tataum
Veterano
# fev/13 · Editado por: Tataum
· votar

Opa, Bertola, eu recentemente refiz o shape do braço de uma squier standard, baseado no chassis de uma Fender American Standard, ficou muito confortável, dei acabamento com lixa 1600, eu realmente preciso aplicar a seladora, ou posso deixar apenas na madeira? Obrigado.

hellgod
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola
acredito que é assim que esse baixo feio funciona, veja a ponte lá atrás, e o núreo de casas (15), as casas com tamanho menor...

http://www.artichokeguitars.com/published/our_collection/dat/bass_v-sn bst-front_b.jpg

e então?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

hellgod
A questão não é o n° de trastes, mas a relação (fruto de uma notação matemática) entre eles. Na verdade não importa o nº de trastes, mas sim a distância entre a pestana e a ponte. Quando vc coloca um capotraste, vc não muda essa relação (se fosse assim, ao fazer uma posição, desafinaría tudo...).
Se vc retirar os trastes, vc não poderá mudar a relação entre eles.
Repare que nesse baixo aí (o Fender V, de 1965), o nº de trastes é menor, mas a relação entre eles é exatamente a mesma de uma escala padrão Fender (34pol.).
Tataum
Sim, precisa.
Abçs

hellgod
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É exatamente isso que eu estou falando!! A relação seria a mesma!

Colocaria outro braço mas com a mesma relação, imagine que esse fender V, tivesse um braço padrão, com uma relação X, daí eu resolvo fazer o que eu disse, trocar o braço, como se tivesse um capo traste colocado em uma casa (seria onde o nut ficaria), esse braço seria menor mas teria a mesma relação X

tan dan! então estou certo? o novo brao não mudaria a relação X (matemática), o número de trastes pouco emporta foi só para ter uma visualização metal do que estava falando..

EddieVanHalen
Veterano
# fev/13
· votar

Bertola

Com seus conhecimentos nos captadores da Malagoli, você acha que existe algum específico que possa tornar o som da minha Strato parecido ao som da strato do Stevie Ray Vaughan? Ou você me aconselha comprar o Fender Texas Special Custom Shop?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar

hellgod
O problema é que, se vc mudar o braço por um com menos trastes, a distância entre o fim do braço na trócula e a ponte AUMENTARÁ, o que fará com vc vc não possa fazê-lo em um corpo preexistente. Vc não reparou que a distância entre o fim do braço do Fender V e a ponte é MAIOR que num Fender P-Bass ou J-Bass? Se vc colocar o braço dele num P-Bass (por exemplo), ele NUNCA AFINARÁ (e vice-versa).
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji