【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


EddieVanHalen
o som da minha Strato parecido ao som da strato do Stevie Ray Vaughan?
Vc JAMAIS conseguirá. Mas pode tentar instalando um jôgo de Sound/Malagoli Custom AlNiCo Blues ou o novo Custom Dallas.
Abçs

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Poxa que triste...

Mas tu entendeu o que eu disse até aqui? o que eu disse não seria possível então?

Velvete
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Prof.,

O que acha desse produto:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462452670-braco-de-guitarra-map le-p-stratocaster-telecaster-novo-_JM#questionText

?

Não há outras opções de braço maple/maple no mercado por esse preço.

Outra coisa, esse tal tensor de "dupla barra" é meio que furada, não?

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


hellgod
Não, não seria possível num corpo preexistente. Vc tería que construir outro.
Velvete
Achei interessante... Acho até que vou comprar uns pra poupar trabalho...
tensor de "dupla barra" é meio que furada, não?
Não, não é...
Abçs

Velvete
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Será que eles compraram daqui:

http://pt.aliexpress.com/item/Electric-Guitar-Neck-Maple-22-Fret-For-F ender-Stratocaster-Strat-Clear-Finish/583484833.html

?

Tenho receio de comprar e o braço vir torto, tensor quebrado, trastes mal colocados... mas isso só avaliando pessoalmente, né!

Obrigado

EddieVanHalen
Veterano
# fev/13
· votar


Bertola

Pois é eu tinha escrito a palavra IGUAL, mas depois eu vi que é impossível então mudei para PARECIDO.

Obrigado mesmo assim

Thejapamuri
Veterano
# fev/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Queria saber se é normal que os trastes tenham uma aparencia de que foram "raspadas" quando a guitarra é nova (1 mês). (Eu troquei o encordoamento 1 semana depois que eu comprei a guitarra)

E quando se coloca um encordoamento novo, bem, quantas voltas é o minimo ideal para se colocar naquele pino da tarraxa???

Edit:

Também queria saber se é normal que uma ponte fixa fique meio inclinada, por exemplo, no parafuso da mizinha fica bem colado com o corpo e no parafuso da mizona fica um pouco longe (coisa de 1mm)

GRRS
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, gostaria de saber se por 200 mangos compensa comprar um corpo de Giannini usado estilo jaguar/jazzmaster.

Abs

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado pelas explicações e por me aturar heuaheau fiz tantas perguntas...

Brigadão, abrç...

bicinh
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí Bertolão, beleza?
então, cara.. você já teve contato com algum corpo / braço da nova leva da GFS? ganhei um vale presente lá e tava pensando em montar uma telezinha com as peças de lá.. caso ja tenha tido contato, o que me diz em relação a espessura e a paulwonia? valeu, irmão!! obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Velvete
Exatamente...
Thejapamuri
Não, não é. Os trastes tem que estar arredondados.
Deve-se lacear a corda e voltear 3 ou 4 vezes.
GRRS
Tá barato....
bicinh
Cara, não tive não... Kiri japonês(Paulwonia) é uma madeira asiática dura e leve. Nunca usei ou ví.... Deve ter mais de 40mm de espessura (o ideal é 45mm).
Abçs

emachado
Veterano
# fev/13
· votar


Bertola
E um staner bx 100, este tem saída de fones? Ficaria interessante para uso misto entre guitarra e baixo?

O achei a vista por 830, duzentos a mais que o Digitech 3012.

Eliseu_Augusto
Veterano
# fev/13
· votar


existe o risco da madeira de um violão, guitarra etc sofrer dilatação devido a uma mudança de temperatura ou na fabricação do instrumento ele é, digamos, preparado pra isso? mas caso ele sofra, a dilatação não vai ser algo que prejudique na hora de tocar não né?
abraços

Thejapamuri
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hm... é que eu toquei por 1 semana com umas cordas meio oxidadas, deve ser por isso... mas ja troquei o encordoamento e é bem pouco mesmo, não ta aquela concavidade no traste que atrapalhe em algo.

Ah, queria saber sobre isso:

Também queria saber se é normal que uma ponte fixa fique meio inclinada, por exemplo, no parafuso da mizinha fica bem colado com o corpo e no parafuso da mizona fica um pouco longe (coisa de 1mm)

Ah, obrigado pelas duvidas retiradas.

WebTiago
Veterano
# fev/13 · Editado por: WebTiago
· votar


Olá Mauricio!

O meu violão de captação piezo está com problemas de chiado. Quando estou plugado, o violão fica com um ruido zuuuuuummmmmmm, se colocar a mao no cabo aonde esta plugado o ruido some. Isso seria aterramento?

edit: na captação existe dois plugs, um da bateria e outro fio do rastilho, quando encosto nele o ruido some. O que poderia fazer?

WebTiago
Veterano
# fev/13
· votar


Fio terra solto.

junnyor
Veterano
# fev/13 · Editado por: junnyor
· votar


Eliseu_Augusto
Pode empenar seu instrumento o que vai dificultar um pouco pra vc tocar SIM
Thejapamuri
Bem acho que é normal sim, pois as cordas tem espessuras diferentes

EduBluesMan
Veterano
# fev/13 · Editado por: EduBluesMan
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá professor.
Ganhei esse produto aqui hoje
http://www.musiccenterbrazil.com.br/products.php?product=GUITARRA-BENS ON-CUSTOM-PRIME-LES-PAUL-VINHO
pelo que pesquisei, o tal ArchTop nas guitarras LP, referem-se àquela barriguinha protuberante no centro que dá a forma do instrumento.
Agora a dúvida que surge é com relação à esse tal de multi-binding referido.
O que seria isso? Seriam os frisos laterais?
Outra coisa, essas tarrachas Kluson Turners são conhecidas?
O que poderia me falar sobre isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


emachado
Não sei, mas acho que não... Dá uma olhada no site da Staner...
Eliseu_Augusto
Mudanças de temperatura e umidade bruscas SEMPRE são danosas para os instrumentos de corda e devem ser evitadas à todo custo e podem danificar seriamente um instrumento.
Thejapamuri
NUNCA toque com cordas velhas, Troque-as assim que oxidarem.
A altura das crdas varia. As primas mais baixas que os bordões.
EduBluesMan
Multi-binding é apenas um friso mais bonitinho...
Tarrachas Kluson são uma marca tradicional de tarrachas do tipo fechada (mas não blindada).
Abçs

Midgard
Veterano
# fev/13
· votar


esse tensor visivel perto do captador do braço é apenas um detalhe de construção do instrumento ou eh um tensor diferente dos normais q ficam todos escondidos?

http://www.nzaganin.com.br/estoque/img/zoom/flow2.jpg

Invalid User
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala, Mestre!
Minha situação é a seguinte: comprei uma Gibson Les Paul Standard usada, quando fui trocar as cordas, tirei todas elas para conferir um detalhe no captador e o nut da guitarra caiu. Acontece que ele só fica no lugar quando as cordas estão tensionando o suficiente, isto é, se eu trocar uma por uma ele não cai, porém se afrouxar as três últimas, por exemplo, ele desloca, tirando todas ele sai, como se nem tivesse encaixado. Então surgiu uma dúvida, o cara que me vendeu a guitarra disse que a única coisa modificada no instrumento foi a troca de trastes. Gostaria de saber se o sr. já viu alguma coisa parecida com nuts das Gibsons vindo de fábrica desse jeito. Obs.: a guita é do ano de 1990. Abraço!

Eliseu_Augusto
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entendi..mas caso aconteça, deve-se levar a um luthier ou ja era ?

Thejapamuri
Veterano
# fev/13 · Editado por: Thejapamuri
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, acho que me expressei mal quanto a minha segunda duvida, o que eu quis dizer foi que a ponte fixa em si, é normal que em um lado a ponte fique colada ao corpo enquanto no outro lado a ponte fique 1mm do corpo sendo ela fixa... Ou se é para ficar totalmente colado na guitarra...

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/13 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Bertola
Uma audição vale mais que mil palavras
Realmente valeu mais do que mil palavras.
Até agora eu nunca tinha pensado nesta guitarra nem nestes captadores, mas comecei a achar a SG com P90 algo especial.
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Midgard
É só um tipo de construção... Nada mais...
Invalid User
Cara, cola ele... A cola deve ter saído...
Eliseu_Augusto
Leve a seu luthier...
Thejapamuri
é para ficar totalmente colado na guitarra
João Pedro Strabelli
Pódiscrê!
Abçs

123nove
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Grande Bertola,

Tenho uma Shelter Nashville 300, creio que você conhece pessoalmente! Estou com um pouco de dinheiro, suficiente para comprar uma ponte Bigsy e pagar um luthier.

A minha pergunta é: compensa? Acho muito bonito, mas pelo que vi no forum, desafina demais. Confere?

Invalid User
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não tem resquícios nenhum de cola. Aliás, já me disseram que o nut entra apertado ali no espaçamento entre o braço e o headstock, fazendo com que a pressão entre as paredes dessa cavidade o mantenha no lugar. Qual cola o sr. me sugere para colar o nut? Abraço.

Synnot
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Mauricio , minha guitarra vem apresentando uns estalos no som que incomoda muito , principalmente quando mexo no na entrada do cabo no jack da guitarra , parece que está com mal contato ( Já abri , soldei novamente , apertei os parafusos para não ficar frouxo e comprei cabos novos mas o problema continua ) . Você saberia como eu resolvo esse problema ?

Obrigado !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


123nove
Não, não compensa...
Invalid User
Qualquer uma que segure a pestana no lugar... Pode ser até mesmo cola branca
Synnot
Troque o "jack" de saída (P-10 fêmea) e o cabo...
Abçs

Fisherman
Veterano
# fev/13 · Editado por: Fisherman
· votar


Tudo bem?
Me diga qual desses blocos servem para uma Squier Classic Vibe.
Abç.
http://www.guitarfetish.com/Solid-Steel-Upgrade-tremolo-Blocks_c_221.h tml

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji