【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Philipi
Não tem problema algum.
Alumínio é barato....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Rick_Monteiro
SX SST 57/62.
valts
Aqui não abre esse vídeo.
Abçs

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Bertola
O que é melhor? Captação original de uma Epiphone Les Paul Standard ou Hot Rodded Set SD? Se for SD, qual combinação usar? Toco SRV, Hendrix, RHCP, Guns, Ramones, Led Zeppelin... Não gosto nem um pouco de heavy metal, o metal mais pesado que toco são algumas do Metallica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Instale os SD SH-1 59 model que é um HB de baixa saída, bem "vintage".
Abç

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Instale os SD SH-1 59 model que é um HB de baixa saída, bem "vintage".
Abç


Blz entao. Eu estava disposto a comprar o set vintage blues 59 pelo mercado livre por 515 reais. Sendo eles de baixa saida, eu nao perderia um pouco do ganho? amanha vou comprar um ampli top. MG50DFX. Acho que vai ficar mtu bom a combinaçao da guitarra + set 59 + ampli né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Cara, ganho vc tem no seu amp e nos seus pedais, o que interessa é que, com os capts de baixa saída vc terá um timbre mais limpo e mais sutíl. Se quiseres ganho, distorção, os pedais estão aí pra isso.
vou comprar um ampli top. MG50DFX
Cara, esse NÃO é um amp top. Na verdade, amps com efeitos "on board" são furada...
Abç

Velvete
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual a forma correta de guardar um braço de strato que não está instalado?

Deve-se afrouxar o tensor totalmente?

Abraços

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


putz ehuehuehueh valeu entao pela dica. o bom mesmo é um valvulado hehehe mas a grana é um baita fator. é que meu primo tem um mg30dfx e eu curto muito ele dae ele me disse que o de 50 ja quebraria o galho pra tocar na rua e que o 30 nao. nao tenho pedal, mas curto muito um timbre mais limpo e tocando com uma pegada boa fica um passo da perfeiçao. o que acha do preço de 515 nesse set vintage blues 59 da SD? qual a media de preço para mandar a guitarra a um luthier para ele regular o tensor e ponte, trocar os caps e colar os knobs pois estao descolados da madeira la na parte interior do corpo. Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Velvete
Deve-se afrouxar o tensor totalmente?
Não. Afrouxe apenas para que ele fique reto.
cassiusmj
pra tocar na rua
Mais uma razão para não comprar os com efeito "on board"......
Abçs

cassiusmj
Veterano
# fev/13 · Editado por: cassiusmj
· votar


Cara, tava discutindo sobre push pull com um amigo aqui do forum, e queria saber se ele influencia no som quando eu for usar os humbuckers de forma normal, com os potenciometros para dentro. Influencia ou nao? Push pull é recomendado para set de SD 59? Nao vai piorar o som do humbucker em si? E o som de single, como fica? É parecido com o de uma Fender? Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Fica parecido com o som de um Hb "splitado". O fato de se colocar esse dispositivo não altera nada.
Abç

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Obrigado. Pretendo comprar mesmo assim o set de 59 e fazer push pull. Vale a pena, mesmo que tenha perda, fazer o push pull? um knob controla quais bobinas? ex: o knob de baixo controla as bobinas nas quais tem os parafusos (uma do cap da ponte e outra do cap do braço). o knob de cima controla as bobinas que tem os polos (uma do cap da ponte e outra do cap do braço).
Como acontece? Eu abaixo todos os knobs e tenho um original humbucker. Levanto um e abaixo o outro ou vice versa e tenho duas bobinas ligadas e duas desligadas. e quando levando os dois knobs? tenho todas bobinas desligadas???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Não é assim.
Quando vc usa o "push-pull" ( e é um pot apenas - o de volume) vc desliga ou liga uma das bobinas. Nada mais.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


valts
Desconheço esse pedal.
Abç

valts
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vlw pela atenção.

Agora tenho outra dúvida que me persegue já faz um tempo... Estou querendo comprar 2 singles (braço e ponte) malagoli para minha strato. Estou na dúvida entre o alnico 50, alnico blues e o texas especial. Quais seriam os resultados obtidos com cada um?

Abraço

valts
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Corrigindo... são os captadores Alnico 50, Alnico Blues e o Traditional Texas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


valts
O Traditional Texas é cerâmico. O AlNiCo 50 é feito dessa liga e tem baixa saída, o AlNiCo "Blues" também é mais tem maior saída. Recomendo que vc troque logo os 3, sendo dois AlNiCo 50 para braço e meio (esse de polaridade invertida), e um AlNiCo "Blues" para a ponte.
Abç

valts
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Legal, eu havia pensado nessa configuração também, mas o alnico blues na ponte não vai uma diferença de volume em relação aos outros caps?

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não é assim.
Quando vc usa o "push-pull" ( e é um pot apenas - o de volume) vc desliga ou liga uma das bobinas. Nada mais.

é que vi uma imagem na qual mostrava dois pots levantados.
Imagem de dois pots levantados
Um pot controla o liga/desliga de uma das bobinas. Qual bobina seria? E se fossem dois pots com push pull, eu teria a opção de desligar duas bobinas? pra que?

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Cara, é pq cada um splita um captador! Vc pode colocar só um knob pra splitar os dois ou colocar mais de um pra splitar cada um em separado!
Sendo q um tone serve pra controle de tonalidade de um captador, ou seja, meio que um filtro de agudos! Nao tem essa de o tone de baixo controlar a parte da bobina que tem parafusinhos e etc... nem sei como se faz isso!
É bem mais simples do que vc pensa: Nesse caso um tone controla o captador INTEIRO da ponte ou do braço e vice/versa. E pra splitar, o tone continua controlando o captador inteiro, mas como ele vai estar splitado so vai controlar a parte do cap q vc ouve.. É bem simples!

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


diego_guitar06
Entendi, mas entao com 2 pots teria como deixar so 3 bobinas ligadas e uma desligada ( um pot levantado e outro nao ou vice versa) né? desse modo da pra levantar os dois pots e deixar so duas bobinas trabalhando, certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


valts
O capt da ponte TEM QUE ter mais saída que os outros.
cassiusmj
Cara, vc não está entendendo!
Cada pot (ou chavinha) desliga UMA bobina da CADA captador específico.
Se vc usar o "push-pull", aquele capt terá uma bobina desligada... ô!
Abçs

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Basicamente isso!
Tudo vai depender de como vc quer o seu som ;)

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cada pot (ou chavinha) desliga UMA bobina da CADA captador específico.
Ultima duvida. Sabe qual bobina do captador é desligada? A de parafusos ou a outra? Tem diferença entre as duas?
Entao se eu for querer ter a opção de escolher qual dos captadores terao uma de suas bobinas desligadas eu terei de fazer push pull em 2 knobs. Certo?

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj

Para entendimento das respostas vc tem que ter em mente que o captador para ser splitado tem que ter 4 fios + o terra, ou seja um par para cada bobina mais o terra que é compartilhado.

http://farm9.staticflickr.com/8098/8488763261_b9e9caf2c1.jpg

Vc tem várias opções para splitar os captadores.
1 - Splitar somente 1 (ponte ou braço): Assim usa-se apenas um potenciômetro push-pull ou chave de alavanca
2 - Splitar os 2 ( ponte e braço) : Usa-se apenas 1 potenciômetro push-pull ou chave de alavanca. Dessa maneira os 2 captadores (ponte e braço) seriam splitados ao mesmo tempo.
3 - Splitar os 2 (ponte e braço): Usam 2 potenciômetros push-pull ou chaves de alavanca. Dessa maneira os 2 captadores (ponte e braço) seriam splitados individualmente, ou seja: Vc pode splitar o braço e deixar a ponte como Humbucker e vice-versa, splitar os 2 ao mesmo tempo e outras inúmeras possibilidades

Sabe qual bobina do captador é desligada?
Vc decide na hora da instalação

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre,

Ainda sobre o Chorus Giannini Axcess: se eu não fzer a modificação no pedal e ele continuar estourando, corro o risco de danificar o amplificador?

Agora sobre outro pedal que adquiri a pouco tempo: NIG Dual Drive. Adorei as possibilidades que o pedal oferece, porém, após alguns dias me familiarizando com ele, notei algo estranho que pode ou não vir do pedal: usando o captador do braço da Les Paul, ao tocar no modo Hyper Overdrive, da corda D para cima (A e E) o som dá uma diminuída no volume e perde aquela encorpada. Percebo isso em solos. Com o captador da ponte isso nâo acontece. Tentei com uma strato, acontece a mesma coisa. Tentei com outro pedal de drive, não acontece esse problema. Pensei em excessos de graves, será que é isso? O problema é que cortei todo o grave do ampli (um hand made valvulado cuja atenuação é mínima) e não houve diferença. Detalhe, o ampli possui apenas o canal clean.

Poderia ser algum outro fator? Alimentação, amplificador?

Agradeço desde já o retorno que me deu sobre o Axcess.

Abraço.


Kleber Blacklock

cassiusmj
Veterano
# fev/13 · Editado por: cassiusmj
· votar


fconde77
Vc decide na hora da instalação
Ok. Agora entendi tudo certinho. Mas tem diferença entre as bobinas do mesmo captador? O set de 59 tem os fios necessarios para fazer a sua opção 3 de push pull né?

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
Mas tem diferença entre as bobinas do mesmo captador?
as bobinas são iguais então se existir alguma diferença no som será muito pequena. "Eu" ao splitar o cap do braço deixaria ativa a bobina mais próxima do braço e no da ponte a bobina mais próxima a ponte... Resumindo: Os dois extremos
O set de 59 tem os fios necessários para fazer a sua opção 3 de push-pull né?
Essa pergunta é séria mesmo? Só nessa página vc fez 8 perguntas sobre isso e nem sabe se o captador que quer tem 2 ou 4 fios???
Faz o seguinte, entra no Google e pesquisa sobre o captador... na minha opinião o primeiro lugar que vc deve ir é no site do fabricante.

cassiusmj
Veterano
# fev/13
· votar


fconde77
Essa pergunta é séria mesmo? Só nessa página vc fez 8 perguntas sobre isso e nem sabe se o captador que quer tem 2 ou 4 fios???
Faz o seguinte, entra no Google e pesquisa sobre o captador... na minha opinião o primeiro lugar que vc deve ir é no site do fabricante.

É muita pergunta mesmo juehuehueheu desculpa. A primeira coisa que eu vi era se dava pra faze push pull e sim, da, tanto que tem ate uma foto das ligaçoes normais dele e outra pra splitar e trazer um som de single coil. So estava me certificando mesmo heuheueh

diego_guitar06
Veterano
# fev/13
· votar


cassiusmj
é raro encontrar caps que tenham apenas 2 fios! Quase todos eles possuem 4

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji