【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Les Guitar
Veterano
# fev/13
· votar


Descobri que a chiadeira do meu baixo desaparece ao zerar um dos tones. Seja o primeiro ou o segundo - ou ambos -, quando zerados, o chiado some. Qual a causa?

Gilbertinho
Veterano
# fev/13
· votar


Rick_Monteiro
Ahh ta eh q nao conheco nada de ferramentes por isso nem sabia dessa lima, vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


João Pedro Strabelli
o pré e o captador para ver se o problema está nele?
No pré não está... No capt, pode ser, mas cada violão reage de uma forma...
jcGomes
que seja moderno, porém vintage também
Ou é uma coisa, ou outra.
Cara, não é apenas o capt que vai definir isso, mas o sistema como um todo (amp, equalização, pedais, cordas, vc mesmo, etc).Apenas instale bons capts com as características de ganho que vc quer (consulte o site da SD), e "construa" seu timbre.
Rick_Monteiro
A fábrica que as construía era a mesma das Squiers. Eram um tanto inferiores às atuais, mas não eram más guitarras.
krixzy
Não. Uma hora vai dar problema.
ficar alternando os captadores
Não é uma boa idéia.....
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Ramsay
li as 34 páginas do tópico sobre a Lemon...
Porque? Alguma dúvida? Algo que vc não concorda? Se for o caso, diga (até porque eu ando esquecido... É a idade...Rs,rs,rs....!!!)
Cara, da onde a madeira vem, não importa. Se vc não sabe, a China, no início dos anos 2000 comprou a maior parte do estoque mundial de mogno (e outras madeiras) para o trabalho de sua indústria. Madeira é um insumo industrial como outro qualquer, e as fábricas compram conforme o mercado disponibiliza. Outra coisa: Não existe "mogno asiático", mas plantações dessa árvore em países como Índia, Paquistão, etc (climas adequados para tal árvore). O "mogno asiático" é um grupo de madeiras denominada keruing (Dipterocarpus spp), e não tem nada à ver com o mogno brasileiro (swietinia m. king), ou seus "parentes" das Américas (Honduras, Equador, Caribe, Venezuela, Bolívia, etc), embora a resposta tonal seja semelhante.
Como é possível uma guitarra feita na Korea, de uma marca brasileira, que não goza de renome no mercado internacional, utilizar mogno hondurenho e não asiático?
Como vc pode perceber, sua pergunta não procede, e também não importa a marca, o que importa é o contrato feito entre ela e a fábrica e as especificações do mesmo, assim como a grana envolvida nisso (o principal!). Algumas das guitarra e baixos que construí tem madeiras MUITO superiores às comumente disponíveis no mercado, nem por isso uma guitarra ou baixo meus custa R$ 10mil (pra vc ver como as pessoas pagam - caro - por marcas...)!
Como vc aferiu isto??
Mais de 20 anos trabalhando com isso... E, se houvesse uma dúvida minha, o próprio dono da Condor afirmou isso, e eu não tenho nenhuma razão para contestá-lo (ao contrário, até porque uma das guitarra é dele...).
Cara, não interessa tanto de qual madeira a guitarra é feita, interessa é a sua qualidade geral, e essas guitarras, são imbatíveis nesse quesito. Isso é fato.... Mas, como era uma série limitada a 12 instrumentos (se bem me recordo)...
e por ser um dos melhores luthiers do país
Cara, eu estou bem longe disso.... Mas agradeço sua consideração...
Les Guitar
Aterramento mal feito.
Abçs

WebTiago
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Mauricio!
Minha guitarra estava parada há algum tempo. Fui pegar ela hoje e tinha umas manchas brancas em todo o braço. O que ocasionou isso? E como proceder a limpeza?

Abraços

krixzy
Veterano
# fev/13 · Editado por: krixzy
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia Bertola!

Estou pensando em comprar uma nova guitarra modelo LP, e estou pensando nas SX's na Ibanez arz400 e nas Vintage V100 se vc tiver conhecimento sobre a qualidade delas poderia comentar um pouco pra me orientar qual seria a melhor escolha?

Caso conheça alguma outra marca melhor nessa faixa de preço pode citar.

metallicasnake
Veterano
# fev/13
· votar


Boa tarde Bertola

Ontem fiz a troca de cordas, limpeza, etc, na minha Cort.
Comprei recentemente um par de caps Malagoli (HH777 e Custom 59) e passei uma camada de esmalte incolor nos polos para retardar a oxidação, ja que moro em área de litoral e tal (o proprio fabricante me recomendou a usá-lo).
O problema é que quando ligo a distorção (distorção mesmo leve), fica um ruído danado no som. Coloquei o dedo sobre um dos polos e o "mesmo" ruído ficou mais alto.

O esmalte pode ter causado isso?? O que pode ser??

**No mais...usei limpa contatos na chave seletora**

Obrigado pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


WebTiago
Fungos. Limpe com óleo-de-peroba ou lustra-móveis...
krixzy
Fique com a V100.
metallicasnake
O esmalte pode ter causado isso?? O que pode ser??
Não. Não sei, mas pode ser aterramento...
Abçs

WebTiago
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela resposta.

metallicasnake
Veterano
# fev/13 · Editado por: metallicasnake
· votar


Não. Não sei, mas pode ser aterramento...
Valeu.
Uma outra coisa que não mencionei é que quando coloco a mão nas cordas ou ponte, esse ruído aumenta também. Daí fica complicado tocar com distorção.
O normal não deveria ser o ruído parar quando colocasse a mão nas cordas??

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


metallicasnake
O normal não deveria ser o ruído parar quando colocasse a mão nas cordas??
Exatamente...
Abç

Ramsay
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, Bertola, por esclarecer!!
Quer dizer então que o mogno plantado na Asia não é superior ao mogno das Americas e, dessa forma, se duas guitarras iguais forem construídas na mesma fábrica, usando essas duas espécies diferentes de mogno, a entonação dessas guitarras vai ser semelhante, confere?

junnyor
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá gostaria de saber o que vc sabe sobre essa guitarra é a NEMESIS DLX da BENSON versão custom

Corpo: Ash
Braço/ escala: Maple uma peça única
Ponte e Tarraxa: Wilkinson
Captadores: Wilkinson (3 captadores )

achei interessante pelos captadores e ferragens em geral só me estranha o fato de ser Tele com 3 captadores e gostaria de saber o que seria "Braço/ escala: Maple uma peça única"?

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


junnyor

achei interessante pelos captadores e ferragens em geral só me estranha o fato de ser Tele com 3 captadores e gostaria de saber o que seria "Braço/ escala: Maple uma peça única"?
Essa configuração é chamada de Nashville e existem modelos originais da fender que já vem com essa configuração. Esse nome foi dado porque era uma modificação comum pedida pelos músicos de estúdio de Nashville.
É exatamente como o que esta descrito... em algumas guitarras com braço e escala de "Maple" são feitos de uma única peça de madeira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Ramsay
Cara, nenhuma guitarra tem som exatamente igual à outra, mesmo sendo construída com as mesmas madeiras, ferragens e captadores. Isso não é importante.
Mogno, é mogno (as espécies swietenia), não importa onde seja plantado. Existem madeiras semelhantes ao mogno, capazes de proporcionar um timbre semelhante (como o cedro-rosa, nato e o keruing). O que importa é a qualidade da peça de madeira utilizada.
junnyor
É uma forma de construção do braço. Nada mais.
Abçs

LorD Theu
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu peguei uma tagima k1, aquela com signature do Kiko Loureiro. Só que tive um problema com a ponte floyd rose dela, devido ao uso do antigo dono. Eu queria trocar a ponte e colocar uma totalmente nova. Mas assim, qualquer ponte floyd rose que eu comprar vai ser compativel com ela? Se vs conhece o modelo e tal, me da essa dica a, to com medo de pedir a ponte pela net (porque na minha cidade não encontrei floyd rose) e o modelo não dar certo nela. Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


LorD Theu
qualquer ponte floyd rose que eu comprar vai ser compativel com ela?
Não. Esse é um problema, pois existem inúmeras variações nesse modelos de pontes tipo FR e nem sempre elas são compatívei. Vc terá que retirar sua ponte e, com ela, procurar uma de boa qualidade que se encaixe na sua guitarra.
Abç

LorD Theu
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas o problema é esse, na minha cidade eu não encontro uma floyd rose, tenho que pegar pela internet. O meu problema é esse :/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


LorD Theu
Cara, se vc me permite... O problema foi vc comprar uma guitarra com esse tipo de ponte, que não é "fácil" e exige qualidade....
Eu costumo dizer para meus clientes que comprar uma guitarra de baixo custo com ponte tipo FR de baixa qualidade, é compra um monte de problemas.....
Abçs

leandrohage
Veterano
# fev/13
· votar


Grande Bertola, não sei como agradecer a você por toda essa força que vc tem nos dado aqui no forum, eu confesso que todos os dias estou por aqui lendo e acompanhando.

Agora tenho outra dúvida: Os instrumentos da marca Waldman, a exemplo das telecaster que eles tem lançado e que inclusive tem varios pra vender no mercado livre. Esses instrumentos são confiaveis? são realmente bons? tem bom timbre? você compraria um?
pq eu penso da seguinte forma (posso estar errado), acho que existe muito preconceito com marca de instrumentos, ou talves um vicio, devido a grandes marcas caras que tem no mercad, marketing.
Paul Mccartney por exemplo começou a carreira com um baixo da marca Hofner (uma marca desconhecida na epoca), na verdade ele queria um fender mas não tinha recursos suficientes pra adquirir naquela epoca, e optou pelo hofner mesmo que pagou bem mais barato e deu certo. Agora será que esses instrumentos novos tem comparacão com esses instrumentos antigos? mesmo com tanta tecnologia será que esses captadores de hoje não são melhores que naquela época?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


leandrohage
Cara, obrigado... Faço o possível...
Bem, eu não conheço essa marca de guitarra (nunca trabalhei com ela nem as ví para vender aqui no RJ), portanto, não posso opinar.
Quanto ao instrumento ser barato... Bem, dentro de determinados parâmetros pode-se sim comprar um instrumento de custo mais baixo e melhorá-lo e produzir um ótimo som com ele. Isso vai depender de vc e de como vc timbra seu equipo.
Abç

Eliseu_Augusto
Veterano
# fev/13
· votar


Bertola, o que tu acha do violão Accord AFK - 342? é um bom violão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Eliseu_Augusto
Não conheço nem mesmo essa marca aí... Sorry!
Abç

junnyor
Veterano
# fev/13 · Editado por: junnyor
· votar


Eliseu_Augusto

Bertola, o que tu acha do violão Accord AFK - 342? é um bom violão?

O violão é legal pra quem quer custo benefício e não uma tremenda qualidade.

Rick_Monteiro
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, a madeira Teca é adequada para uso em luthieria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Rick_Monteiro
Não.
Abç

Shapu
Veterano
# fev/13
· votar


LorD Theu

AH tagima K1 da pra por gotoh meu caro, no maximo vai precisar ajustar o buraco dos pivôs. Isso um bom luthier faz.

Homem Cogumelo
Veterano
# fev/13
· votar


Bertola

Eu terminei de passar a seladora nitrocelulose na minha guitarra (passei 3 demãos, lixando direitinho...). Posso usar cera de carro (Carnu) para encerar ela?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/13
· votar


Homem Cogumelo
Use cêra específica de polimento.
Abç

Homem Cogumelo
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Achei cera de carnaúba num supermercado aqui perto de casa... ela serviria para fazer o polimento? Essa cera específica q tu fala tem algum nome?

Abraço e obrigado pela ajuda!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji