【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Funancio
Nunca ví.... Mas já comprei muita coisa neles...
Abç

fconde77
Veterano
# jan/13
· votar


O potenciômetro para um P90 seria de 250, 300 ou 500k?
Levando em consideração que o esse P90 será instalado no braço e na ponte um single.

Symptom
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Essa guitarra que eu estava comentando tem precisamente esta configuração. Até hoje não consegui descobrir o que fica melhor e olha que já tentei um monte de coisa, se quiser trocar uma ideia sobre o assunto, manda uma mp que falamos por e-mail.

acmro
Membro
# jan/13
· votar


Olá senhores veteranos
irei fazer um upgrade em minha guitarra e gostaria de tirar algumas dúvidas com o auxilio dos senhores.
A guitarra é uma tagima Ja2, estou usando cordas 011 e o tensor do braço esta no último aperto porém ainda assim percebo que as cordas estão um pouco altas... será que ele esta empenado ou não suporta essa numeração?

pretendo colocar o seguinte trio de captadores:
Seymour Duncan Sh-1n - Braço
Seymor Duncan Vintage Rails - Meio
Seymour Duncan Pa-tb1n Parallel Axis - Ponte

O que vocês acham dessa combinação?
Ficarei muito grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77
250 ou 300K...
acmro
Cordas altas nem sempre tem à ver com empeno de braço.....
Quanto aos capts... São bons... Isso basta.
Abçs

Gilbertinho
Veterano
# jan/13
· votar


João Pedro Strabelli
Eh isso q eu vou fazer msm.. Vlw
Mauricio Luiz Bertola
Cara sao abreviacoes comuns todo mundo entende, e to no celular eh chato digitar aqui...vou seguir as dicas vlw
Rick_Monteiro
Achei um blog brasileiro q vende essas pecas importadas eu acho, a lima tava carinha msm tava 125 sera q nao encontro mais barata? Esse musictools eh uma loja gringa?

lukas.moreira
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essa ponte aqui: http://store.guitarfetish.com/Wilkinson-Stainless-Saddle-Trem-Fits-ALL -Strats-Sparkling-Chrome_p_895.html
Ela é uma marca própria da guitarfetish, certo (não é Wilkinson, é uma espécie de clone, correto?)
Ela é boa? Vale a pena importa-la ou seria melhor pegar uma VS-100 da Wilkinson mesmo?
Uma última dúvida, é verdade que quando o produtos vem de fora do país como peça de reposição não se paga imposto?
Desde já agradeço!

Caike_bend
Veterano
# jan/13
· votar


Bertola, comprei um captador pra por na minha CLP2, e o luthier cobrou 40 mangos pelo serviço.. Acredito que esteja caro, e que o serviço seja, relativamente, simples.

Meu pai tem total conhecimento em eletrônicas, ele se propôs a fazê-lo, caso soubesse como é o esquema de ligação, onde cada fio vai etc.. Há algum tutorial? Procurei pelo FCC e Youtube, mas não achei nada bom...

Valeu!

lukas.moreira
Veterano
# jan/13 · Editado por: lukas.moreira
· votar


Caike_bend
Cara, junto com o captador vem o esquema de ligação dele. Se não veio vá no site do fabricante e procure.

Rick_Monteiro
Veterano
# jan/13 · Editado por: Rick_Monteiro
· votar


Gilbertinho

Musictools é brasileira. Site:
http://luthierexpress.blogspot.com.br/p/ferramentas-para-fretwork.html

Importada conheço a loja Stewmac. Site:
www.stewmac.com

Mas cara, se vc vai fazer isso uma vez só, não é melhor usar uma lima triangular mesmo? O resultado é muito bom... e é muuito mais barato...

Procura no google por "arredondar trastes com lima triangular", e da uma olhada nesse topico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294021/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


lukas.moreira
É da Wilkinson sim...
Até US$ 50 não paga imposto, acima disso paga (às vezes não, por sorte).
Caike_bend
Não comento preços aqui não. Mas te digo: Não está...
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/
Abçs

lukas.moreira
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas você acha que vale a pena ela ou é melhor pegar uma vs 100 by gotoh?
O frete conta nesse limite de US$ 50,00?
Abraço.

Homem Cogumelo
Veterano
# jan/13
· votar


Bertola,

comprei um corpo de telecaster de mogno (na madeira mesmo, sem selador nem nada) e gostaria de saber como faço pra escurecer ela. Vou usar selador incolor (umas 4 camadas), lixar com lixa 220 em cada passada de selador e depois encerar... ainda assim, tenho certeza q a peça de mogno não ficará com a coloração que desejo (uma marrom escuro semelhante a walnut).

Você tem alguma dica de como posso fazer pra obter essa coloração?

Abraço e obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


lukas.moreira
Vele à pena. O frete conta...
Homem Cogumelo
Use um produto tingidor chama vieaux-chenne (pronuncia-se "viôchene"). Aplique na madeira pura, lixada; lixe e aplique de novo sucessivamente, depois proceda o acabamento.
Abçs

Homem Cogumelo
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tu sabe me informar onde posso comprar esse produto? Será que lojas de material de construção vende?

Outra dúvida... quantas demãos de vieaux-chene são necessárias? Vai de acordo com a tonalidade que eu desejar?

Obrigado!

diego_guitar06
Veterano
# jan/13
· votar


acmro
Pra regular a altura das cordas é basicamente mexer nos parafusos do pivo da ponte, cara! Po, toma cuidado com esse tensor ae pq se apertar demais pode estragar teu braço de vez, aí nao é legal e só fazendo outro em um luthier! Da pra regular o braço em casa msm, mas é so ter uma certa cautela q da tudo certo!
Tenta apertar os pivos da ponte pra açao das cordas baixar até vc sentir que a guitarra esteja trastejando muito a ponto de prejudicar nas notas (pq a captaçao da guitarra em muitos casos disfarça o trastejamento)! E tbm existem varios sites e topicos aqui do fcc ensinando a regular o braço, caso vc ja tenha o desregulado devido a esse aperto q vc deu!
Abraço!

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei se você também trabalha com violões de nylon, mas vou arriscar perguntar: meu violão está com um pré da Artec e a corda si está com som muito mais alto do que as outras. Qual pode ser a causa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Homem Cogumelo
Madeireiras e lojas de material de construção. Umas 3 ou 4 demãos.
João Pedro Strabelli
Pode ser um monte de coisas... Desde a corda, até o contato do rastilho...
Abçs

Rick_Monteiro
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpe a pergunta ignorante, mas vc sabe se existe algum nut bom que eu possa comprar já pronto, para uma stratocaster? Ou tem que mandar fazer?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Rick_Monteiro
Ter tem, mas aqui no Brasil, em lojas, dificilmente vc vai encontrar... No E-Bay tem...
Abç

Rick_Monteiro
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Bertola, eu desconfiava disso...

Tentei fazer um nut de osso, mas como não tenho o ferramental adequado, não ficou bom...

Vou pesquisar no E-Bay e fazer uns orçamentos em luthiers, e ver qual fica mais agradável ao meu bolso...

Aproveitando o post, esses dias eu toquei com um Bertola´s fuzz, feito por um amigo meu, gostei bastante! Logo farei o meu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Rick_Monteiro
Usa-se morsa, serra de metal, limas, etc
Que bom que vc gostou....
Abç

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola, tudo bem?
Para saber se o tensor do meu violão esta bem regulado o procedimento padrao é colocar um capotraste na primeira casa e apertar a casa de junção do braço com o corpo, no caso, a 15° casa, certo?

Uma vez feito isso, quantos milimetros de distancia deve ficar o 6/7 traste da corda?

obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/13
· votar


Slash_1989
Não precisa de capotraste, faz com o dedo mesmo....
Não se mede por um traste específico, mas sim pelo espaço que sobra entre a corda e os trastes. Se estiver perceptível, ajuste o tensor para diminuir essa distância até quase tocar no traste.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
[sobre o violão com uma corda com mais som]
Na verdade já estou pensando no que fazer se tudo der errado. O violão está no luthier e vou buscar a semana que vem. Antes disso, passou pelo cara da loja que instalou e um guitarrista que sabe regular. Amenizou mas não ficou bom.

Existe alguma forma de testar o pré e o captador para ver se o problema está nele?

É que, se o pré tiver funcionar bem, compensa eu pegar um violão bom e instalar o Artec nele, e instalar um captador de contato neste violão.

Obrigado mais uma vez.

jcGomes
Veterano
# jan/13
· votar


Olá Bertola,

Tenho uma Ibanez RG 350 MZ (Amarela com escala em maple), gostei muito da tocabilidade da guitarra.

Estou pensando em fazer um upgrade na captação dela (HSH). O corpo dela é Basswood, estou procurando um timbre de captador que seja moderno, porém vintage também, nada de ganho extremo, algo bem balanceado, tipo o som dos captadores do mestre guthrie govan.

Voce teria alguma sugestão de modelos captadores Seymour Duncan ou Dimarzio que se encaixe neste perfil?

obrigado
Juliano

Rick_Monteiro
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sabe alguma coisa sobre as Fender Mexicanas fabricadas no ano de 1995, como madeiras, capsw, ferragens, etc..? Elas foram fabricadas pela Squier?

krixzy
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola!

Estou com uma dúvida, comprei um captador novo pra minha guitarra, e a tara de testa-lo foi tão grande que eu mesmo fiz a troca, mas como não tenho ferro de solda, "coloquei os fios nos lugares certos e amarrei com linha de costura" kkkk... é serio, fiz isso pra quando eu tiver um tempinho levar em alguma eletronica e pedir pro cara soldar, só que está funcionando normalmente do jeito que está, e não tem nenhuma microfonia anormal.

Então queria saber se posso deixar como está, ou se eu soldar os fios vai melhorar alguma coisa no timbre ou ganho, algo do tipo?

Porque penssei na possibilidade de não soldar e ficar alternando os captadores dessa forma uma vez ou outra, claro que não pretendo fazer isso diariamente, mas de vez enquando pra sentir a diferenssa entre os caps.

jcGomes
Veterano
# fev/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola,

Tenho uma Ibanez RG 350 MZ (Amarela com escala em maple), gostei muito da tocabilidade da guitarra.

Estou pensando em fazer um upgrade na captação dela (HSH). O corpo dela é Basswood, estou procurando um timbre de captador que seja moderno, porém vintage também, nada de ganho extremo, algo bem balanceado, tipo o som dos captadores do mestre guthrie govan.

Voce teria alguma sugestão de modelos captadores Seymour Duncan ou Dimarzio que se encaixe neste perfil?

obrigado
Juliano

Ramsay
Veterano
# fev/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Bertola, lí as 34 páginas do tópico sobre a Condor Lemon Drop e na página 1 vc afirma que a guitarra do Maurício Bahia é feita com mogno hondurenho.
E, por vc ser um dos melhores luthiers do país, eu pergunto:
Como é possível uma guitarra feita na Korea, de uma marca brasileira, que não goza de renome no mercado internacional, utilizar mogno hondurenho e não asiático?
Como vc aferiu isto??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji