【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Kroos
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Qual guitarra seria boa por uns 800 reais, com humbuckers.

GRRS
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá novamente grande Bertola... Uma pequena dúvida aqui:

Tem problema em misturar madeiras diferentes no corpo da guitarra?

É que eu estava vendo esse corpo de telecster, e pelo que consta o dito é feito de cedro rosa e marupá, daí me bateu a dúvida se isso atrapalha o timbre de algum jeito... Digo, eu to ligado que existe guitarra com topo e fundo de madeiras diferentes (uma LP por exemplo), mas colado lateralmente assim é um conceito inédito pra mim

Enfim, obrigado pela atenção e desculpa qualquer coisa

Abç

Crisprn
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola eu tenho uma rg350ex e a ponte é cosmo black. Isso é um problema pra min pois eu transpiro muito e a ponte fica meio manchada como posso resolver isso?

NicoRox
Veterano
# dez/12
· votar

Bartola qual tipo de ponte voce me recomendaria para musicas estilo metalcore?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

Willie Adler
Condor "Set neck"
Eliseu_Augusto
Acho esse tipo de guitarra da Ibanez super dimensionada. Não é uma guitarra ruim, mas se paga muito pela marca...
Kroos
Tem vários modelos de LP e SG, da Condor, SX, Shelter, etc de boa qualidade e custo-benefício.
GRRS
Não atrapalha em nada, mas, nessa configuração, o timbre básico será o do marupá; a questão é mais estética mesmo.
Crisprn
Não tem nada à fazer...
NicoRox
Qualquer uma; isso não existe....
Abçs

deboraiommi
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A Gibson Les Paul Studio 50s tribute é uma boa guitarra?Fiquei muito desconfiada quando vi o preço,e a sg esta ainda mais barata!!Na hora pensei ser chinesa ou alguma mutreta dessas ,mas vi que não o preço esta certo mesmo...
Qual sua opinião sobre essa serie tribute?
Caso seja boa,vale a pena fazer buracos pra humbuckers?

obrigada!

j_-_hetfield
Veterano
# dez/12
· votar

Bertola, minha guitarra é vintage com peças originais, e o luthier que eu levo minha guitarra, disse que próxima vez que eu fosse regular, teria que trocar a ponte, que já estava velha.

Confere, ou isso não existe?

rodrigoraad
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Hoje eu fui mexer na altura da ponte da minha memphis sg100. Queria abaixar pq as cordas estavam altas. Tem algum problema em mexer nessa altura? Obrigado!!

Eliseu_Augusto
Veterano
# dez/12
· votar

ah sim, entendi. o nome da marca e o modelo de serie pesam na hora do preço ne? é verdade. Valeu Bertola. Um abraço

Fernando Rios
Veterano
# dez/12
· votar

Pessoal estou afim de comprar uma Les Paul, mas não tenho muita grana para comprar uma guitarra de fabricação americana. Estava pesquisando e encontrei a Cort Cr 280 http://www.cortguitars.com/en/product/cr280 , me falaram muito bem dela, mas só uma coisa que eu percebi nela que tá me deixando em dúvida, a junção do braço da guitarra com o headstock parece ser colado ou prensado de acordo com as fotos que eu vi http://farm9.staticflickr.com/8358/8267732412_d8f8c0bb87_z.jpg . Gostaria de saber até que ponto isso compromete a qualidade da guitarra e sua longevidade. Por facor, alguém que conhece e possa me ajudar, ficarei grato!

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar

Fernando Rios

Não compromete em nada. 99% das guitarras com o head angulado tem essa emenda

Fernando Rios
Veterano
# dez/12
· votar

Valew fconde77 pela ajuda. na verdade eu desconhecia isso. tenho uma guitarra aqui estilo strato e ela tem o braço todo da mesma peça de madeira. Quero usar cordas 011 e afinação padrão nessa Les Paul e me recordo de um colega que teve problemas na guitarra dele no lugar dessa emenda. Quero aproveitar então para pedir as impressoes de vcs sobre a Cort Cr 280. grato!

billkrek
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tauari serve pra fazer corpo de strato ? e quais são as suas características tonais ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

deboraiommi
Sim, é uma ótima guitarra. E, se eu fosse vc não faria nada nela, pois a desvalorizaría.
j_-_hetfield
Não sei... Não ví o estado da sua ponte... Pode ser que sim, pode ser que não...
rodrigoraad
Não.
billkrek
Acho uma madeira muito dura para esse fim.... Prefira o marupá.
Fernando Rios
O nome disso é "mão espanhola", e é uma forma de construção como outra qualquer. Se a guitarra do seu amigo teve problemas nessa colagem, é porque estava com defeito de fabricação.
Abçs

Fernando Rios
Veterano
# dez/12
· votar

ValewMauricio Luiz Bertola pela dica! abraços.

NinjaNano02
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, qual guitarra é 'mais guitarra', a Squier Deluxe ( Basswood, braço e escala em Maple e captaçao Duncan Designed) ou a Epiphone LesPaul Standard ( 'Mogno', com braço em mogno e escala em rosewood. Tarraxas Groover, e veneer em Flamed Maple)? Vou comprar por fora e pagaria a mesma coisa nelas.
Toco hard rock, Guns, Slash, Alter Bridge, AC/DC, Aerosmith, Rolling Stones etc...

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

NinjaNano02
Ambas são legais. Mas, pra seu caso, eu pegaría a LP.
Abç

Abixibarraba
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Quero dar um UP na minha telecaster Squier Affinyt, e estou em duvidas entre duas pontes...
essa essa aquihttp://www.guitarfetish.com/3-Brass-Saddle-Tele-Bridge-Chrome--IN-STOCK_p_30.html e mais essahttp://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Compensated-Tele-Bridge-Brass-Saddles_p_873.html .
a pergunta é, na telecaster influencia no som se troca da ponte? (ja comprei os cap GFS NEOVIN HARD VINTAGE, conhece?)
e qual das duas você me recomendaria....Ja que o motivo principal da troca é "estética" e as duas atendem esse quesito....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

Abixibarraba
Recomendo essa:
http://www.guitarfetish.com/Vintage-Style-6-Saddle-Tele-Bridge_p_67.ht ml
Não influencia muito não....
Esses capts são bons.
Abç

Otto Mann
Veterano
# dez/12
· votar

Boa noite, Bertola.

Estou interessado nos captadores da guitarfetish para minha Tagima T 635. Você indica alguma série deles em específico?

Gostaria de um som bem definido, e, se for possível, que não "embole" com distorções moderadas.

Desde já, muito obrigado e um excelente 2013 pra você.

Abraço

123nove
Veterano
# dez/12
· votar

Bertola, sabe onde consigo essas peças verdes da foto?

http://images4.tcdn.com.br/img/img_prod/34302/1781_4_20120914134337.jp g

que tipo de lugar vende?

Boas festas e feliz 2013!

l.m.g
Veterano
# dez/12
· votar

Bertola, estou com uma dolphin modelo explorer aqui pra reformar, ela está dando aquele hum característico de guitarra não aterrada, quando põe a mão nas cordas ou partes metálicas, para.
Em stratos, eu sei que era ligado um fio na ponte da guitarra, perto das molas. Mas nessa explorer não tenho como soldar o fio na ponte, pois ela é fixa, onde eu faço essa ligação? no terra do jack?

Abraço.

Abixibarraba
Veterano
# dez/12 · Editado por: Abixibarraba
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw..... mas vou ficar com o outro modelo mesmo so com 3 carrinhos, questão estética, sei q vc escolheu e recomenda esse pq deve ser melhor para ajustar as oitavas........

ahhh cara te fazer uma pergunta "besta"..... tenho uma squier com escala em rosewood e ela é bem preta, mas bem preto mesmo e as outras guitas q eu vejo (fenderes, epiphones, e td+) q tbm tem escala em rosewood é são "amarronzada"....o q é? existem varios tipos de rosewood, ou é pq a minha é mais velha (minha squier é de 94)....nao sei so curiosidade mesmo...

Tonho Cruz
Veterano
# dez/12
· votar

Caras, tenho uma Strato Condor básica e percebi que o captador do meio tem 1 fio vermelho enquanto o do braço e ponte são brancos. São captadores que vieram nela. Há possibilidade de estarem montados errados ou as cores dos fios não tem relevância? Abraços.

flaviosilva
Veterano
# dez/12
· votar

Bertola
Minha guitarra fica com o som meio "ondulado", sabe, tipo um tremolo, e aqui na minha cidade não tem luthier (pelo menos que eu conheça) tem alguma coisa que posso fazer?

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar

123nove
O nome disso é conector Borne, esse no caso é fermea de 3 terminais. Vc encontra em lojas de eletrônica

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

Otto Mann
Esse é da série especial da GFS:
http://store.guitarfetish.com/Boston-Blues-Alnico-Strat-Pickup-Set-Tex as-Wound-SUPER-blues-Power_p_141.html
123nove
Não faço a menor idéia...
l.m.g
Se quando vc bota a mão o ruído para, é sinal de que está aterrada...
Compre capts de melhor qualidade.
Abixibarraba
sei q vc escolheu e recomenda esse pq deve ser melhor para ajustar as oitavas........
Exatamente.
existem varios tipos de rosewood
Exatamente (2).
flaviosilva
Guitarra desregulada.
e aqui na minha cidade não tem luthier
Pesquise na internet o profissional mais próximo de sua residência.
Abçs

l.m.g
Veterano
# dez/12 · Editado por: l.m.g
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Blindei ela com papel aluminio e o ruído diminuiu uns 80%.
Mas vou sim trocar os caps, pelo menos o da ponte, até pelo som deles. To pesquisando aqui um custo-benefício bom. Abrç.

Edit: Não adianta, vou ter que refazer toda a elétrica da guitarra, ela esta fazendo HUM mesmo com o pot de volume todo fechado, coisa que a minha strato com singles não faz... acho que tem algo em curto circuito ou solda fria.

heliofacts
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá, tudo bem?
tenho uma memphis mlp 100 e gostaria de trocar as tarrachas, qual você me aconselha? vale a pena colocar gotoh? quais são as outras boas opções?

E também quero saber quantos potenciometros tem uma guitarra e de que tipos eles são? um push pull substituiria algum deles?

filipi_metal
Veterano
# dez/12
· votar

Boa Tarde Bertola,

Estou com um pequeno problema em minhas 2 guitarras. Ambas fazem uma espécie de chiado (parecido com rádio fora do ar, independentemente da distorção ligada ou não), e por causa disso troquei os potenciômetros, pois pensei ser o motivo do problema, porém o chiado continua. Poderia a causa ser a chave seletora? o aterramento? Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji