【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
metallicasnake
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ele possui o "buffer". Agora, se é de boa qualidade ou não, não sei dizer.

Valeu Bertola!!
Mas novamente...e pra finalizar....prometo!! rs

Se ele não tiver um bom "buffer", como eu poderia proceder??
Devo comprar um pedal de buffer??
Existe alguma maneira de usar a minha G2nu (zoom) para dar um buffer no pedal ou algo assim??

Obrigado pela ajuda

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

deboraiommi
Depende do que vc quer. A ponte com carrinhos de latão proporciona uma sonoridade mais "dôce" (a diferença é sutil).
Vai trocar trastes porque? Existe a necessidade? Os trastes estão dinificados? Foi feita uma retífica? Não gosto de trastes de aço inox (nem da sonoridade, nem de instalá-los - é MUITO mais difícil).
Esse baixo aí era vendido nos anos 80. Se eu fosse vc não gastaría nada com ele...
metallicasnake
Cara, simplesmente não faça nada...
Abçs

metallicasnake
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, simplesmente não faça nada...

Valeu!!
abç

deboraiommi
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vai trocar trastes porque? Existe a necessidade? Os trastes estão dinificados? Foi feita uma retífica?
Sim ,estão muito baixos e alguns bem amassados ,fiz uma retifica faz um tempinho e o luthier falou que na proxima teria que trocar.

nos anos 80. Se eu fosse vc não gastaría nada com ele
obrigada, não vou gastar mesmo ,só vou instalar a ponte do outro quando colocar a wilkinson no principal.É que achei ele encostado e achei que seria um up legal ! rsrsrs

obrigada

123nove
Veterano
# dez/12
· votar

deboraiommi
Mais uma Tonante RESSURGE!

Syny
Veterano
# dez/12
· votar

Eu tenho uma guitarra giannini ggx 1hh .

Ela até que não me deixa na mão, mas gostaria de saber quanto custa para regular, e ajeitar a chave seletora ( a minha entortou).
E onde posso encontrar aquela porca pro jack da guitarra?
Desde já agradeço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

Syny
Cara, leia os tópicos e vc saberá que NÃO SE COMENTAM PREÇOS AQUI.

Sthuartq
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
fala bertola!
estou aqui para incomodar novamente rs
não sei se lembra de mim, mas eu estava atrás da cort x11, mas ela fugiu do meu orçamento nesse fim de ano :/ voltei-me então para as LP, e vejo que vc fala muito bem das Vintage.. andei pesquisando, e vi que a cort cr200 ( na mesma faixa de preço das vintage v100, e que cabe no meu bolso rs) é muito bem falada aqui... na sua opinião, sem mudança nenhuma ( inicialmente ) na configuração das guitarras, qual delas vale mais a pena? obrigado!

Yuri Harrison
Veterano
# dez/12
· votar

Mrdbm001 depende de que guitarra pretende fazer...de qualquer forma pode colocar uma chapa fina de 5 a 8 mm de maple ou tauari branco(mais barato) no tampo que vai dar um timbrao, o tampo pode fazer em 2 ou 3 peças, ai fica bem barato.

Sds,

GLS
Veterano
# dez/12
· votar

Minha guitarra VINTAGE V 100 lp tem captadores PAF da Wilkinson é nova estava sem problemas, mas der repente ela ficou com um som tipo efeito Rotary se alguém puder ajudar fico agradecido.

GLS
Veterano
# dez/12
· votar

Minha guitarra VINTAGE V 100 lp tem captadores PAF da Wilkinson é nova estava sem problemas, mas der repente ela ficou com um som tipo efeito Rotary se alguém puder ajudar fico agradecido.

Yuri Harrison
Veterano
# dez/12
· votar

po, ninguem me respondeu ai? podem me dizer se da para colocar um captador p90 da wilkson num violao aço, um eko ranger VI?

hcunha
Veterano
# dez/12 · Editado por: hcunha
· votar

pessoal, eu lixei minha guitarra para deixa-la em sua cor natural, no entanto quando fui comprar a seladora, fiquei em dúvida sobre o uso do thinner ou não. aqui no fórum tem informações dúbias, ai gostaria de saber se é necessário realmente diluir em thinner ou posso passar direto, e qual a diferença?

edit: não sei muda algo, mas a marca é norcola.

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

Sthuartq
Eu prefiro a Vintage...
Yuri Harrison
Cara, eu já respondi e vc não viu. Não recomendo que vc faça isso....
hcunha
Necessariamente não. Existem seladoras já preparadas para aplicação imediata.
GLS
Como assim cara!?
Abçs

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar

Yuri Harrison

Cara o Bertola respondeu a sua pergunta na página anterior
"Isso me parece "gambiarra". Até porque terá que furar o tampo, o que é uma péssima ideia..."

Sem falar que:
1º - Ao usar captador de guitarra num violão vc terá de usar cordas de guitarra pq as do violão, mesmo de aço, não ficam legais;
2º - Se vc já tocou em guitarra semi-acústica deve saber como é chato timbrar usando distorção pra não dar microfonia, imagina então num violão....

hcunha

Se vc comprou a seladora Laca (Lata Vermelha) vc deve usar o thinner recomendado pelo fabricante... (leia na embalagem).
Mas é muito importante lembrar que se vc não sabe ou nunca fez e mesmo assim quer fazer, peça ajuda de alguém mais experiente... thinner queima a pele a arde PKCT.

Leia esse post que vai te ajudar bastante.
http://madeiraemforma.blogspot.com.br/2011/11/como-lustrar-madeira-com -boneca-e.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

fconde77
È isso aí...
Abç

Msess
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
pode tirar a mola que fica atrás do carrinho? é que na hora de regular as oitavas falta espaço.

GLS
Veterano
# dez/12
· votar

E tipo quando faço uns power chord fica um efeito tipo Rotary dei uma regulada nas oitavas hoje a tarde e deu uma melhorada.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tudo bem??

Seguinte, to com um violão cordas de aço regulado aqui, perfeitamente! O problema é que ele apresenta um trastejamento bem irritante na 6° corda até a 3 casa e na 3° corda, solta.
Um simples ajuste de tensor resolveria esse problema ou o jeito seria um calço no nut??

Obrigado.

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar

Slash_1989

violão cordas de aço regulado aqui, perfeitamente! O problema é que ele apresenta um trastejamento bem irritante na 6° corda até a 3 casa e na 3° corda, solta.
Camarada, então a regulagem não esta tão perfeita como vc imagina, acredito que uma resposta dessas sem estar com o instrumento em mãos pra analisar será um chute....
Pode ser que os sulcos do NUT nessas cordas estejam muito fundos ou os trastes precisam der nivelados ou rebatidos.... Mexer no tensor, ainda mais se o braço estiver OK, não seria a solução

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar

fconde77
sim... por isso perguntei pro bertola!

A principio pensei no nut, ja que eh perto da primeira casa que trasteja... mas no caso da mizona vai até a 3 casa o trastejamento, nao sei onde o nut interferiria ai!

NinjaNano02
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A Epiphone Les Paul Standard é boa? Quais suas impressoes sobre ela? Pesquisei no forum, mas nada como opinião de alguem experiente como voce.
Abç

123nove
Veterano
# dez/12
· votar

fconde77
Cara, vc devia ser luthier (se já não é)! Parabéns ai, pela participação no fórum, e nesse topico!

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mexer no tensor causa alguma mudança na altura das cordas?

hcunha
Veterano
# dez/12
· votar

lixei minha guitarra, no entanto algumas partes próximo ao braço e ponte (que não consegui retirar por que os parafusos estão todos corroídos e com muita pressão) ficaram com tinta, então resolvi deixar ela estilo uma relic. a minha dúvida é se eu posso passar o selador por cima da tinta.

cheidpuga
Veterano
# dez/12
· votar

Eae mestre Bertola, Fender Mexicana Ritchie Sambora com Pickups EMG Steve Luckather ou Fender Crafted in Japan 1996 HSS Floyd Rose
Lembrando que a Mexicana é 1.000 barão mais cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/12
· votar

Msess
Pode.
GLS
Isso é falta de ajuste de entonação (8ªs).
Slash_1989
Seu violão precisa de uma "visita" a um bom luthier. Problemas na pestana e, provavelmente no traste também...
Sim, altera, mas não tanto quanto vc pensa.
NinjaNano02
Em matéria de custo-benefício, as Condor CLP são melhores (mais baratas e com, madeiramento e construção melhor, enquanto as Epi STD tem melhores capts e acabamento um pouquinho mais caprichado).
hcunha
Não vai "pegar", mas pode...
cheidpuga
E....
Abçs

fconde77
Veterano
# dez/12
· votar

123nove
Obrigado, mas minha participação nesses e em outros tópicos e sempre na intenção de ajudar.
Quanto a ser luthier, adianto que não sou, no que palpito foram coisas que aprendi, experiências profissionais e muitas vezes uma análise pura e simples da "mecânica"do instrumento.
Pelo fato das perguntas serem direcionadas ao Bertola e ele ser o profissional da área procuro não ser taxativo nas respostas e deixo para ele a palavra final.

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, eu percebi que quanto estou tocando com minha guitarra as molas da ponte flutuante vibram com a vibração das cordas, e isso causa um som tipo feedback, ou uma microfonia de leve, mais perceptível quando paro de tocar, ai quando eu coloco a mão por tráz da guitarra, nas molas elas param de vibrar e a microfonia para, vc conhece alguma solução pra isso?

123nove
Veterano
# dez/12
· votar

krixzy
Isso acontece com uma de minhas guitarras tambem.. BERTOLA!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji