【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# set/12
· votar

JJJ
Não sei se o corpo que vc comprou segue os mesmos padrões, mas de uma olhada no post do Will Bejar que montou uma guitarra do corpo da GFS...
Uma coisa que me chama atenção são as dimensões inferiores ao padrão Fender (40mm em vez de 45mm).

JJJ
Veterano
# set/12 · Editado por: JJJ
· votar

fconde77

Opa! É, já tinha falado com ele, que falou bem da madeira (exceto pelo fato de ser muito leve), mas queria saber a opinião do Bertola. Valeu.

Miguelito.
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, já rodei todas as lojas daqui de Brasília atrás da Vintage V6M e da SX SST 57, encontrei a Vintage V6 (a diferença é que a escala é em rosewood, a V6m é maple), somente, e realmente é uma boa guitarra, agora a SX não encontro de jeito algum.

A pergunta seria se a Vintage V6M valeria a diferença de preço, em questão de construção, madeiras e parte elétrica, já que ela tá na faixa de 1200 e a SX tá na faixa de 449, dando tranquilamente pra incrementar e botar captação, pontes e tarrachas novas, com o meu orçamento, mesmo que aos poucos.

Se puder ajudar, eu realmente não to em condições no momento de viajar pra Sampa só pra testar ambas, brigadão! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

xxxtonhãoxxx
Vc já levou sua guitarra a um bom luthier? Saiba que isso é imperativamente necessário...
kzumoable
SX.
Washburn Mercury = guitarra de baixa qualidade, alguma séries de compensado...
PabloKapp
Não entendí isso meu rapaz!!! Como pode uma corda com a espessura 5 vezes maior que a outra soar aguda como aquela!?
guitarfilth
Pode trocar...
vitorrock
Ponte com rebarbas. Proceda a limagem e o lixamento dos sulcos dos rastilhos
slipknotcr7
Todas são mais ou menos equivalentes, com vantagem para a Ibanez.
thatsraphael
Apenas leve sua guitarra a seu luthier para que ele instale bons capts nacionais (Cabrera, Sound/Malagoli, Sérgio Rosar ou Stellfner), com 4 fios para a possibilidade de "splitar" as bobinas.
123nove
Cara, eu nunca fiz isso ou conheço guitarras que tem essa característica, portanto não posso opinar.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

Alex guitar man
Não vejo vantagem alguma... Aliás, só riscos... Humidade e instrumentos são inimigos...
JJJ
Cara, o corpo de sua Fender MIM é CERTAMENTE superior à esse que vc comprou. Eu não faria essa troca...
Miguelito.
Cara, essas Vintage são boas guitarras sim.
Abçs

JJJ
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, o corpo de sua Fender MIM é CERTAMENTE superior à esse que vc comprou. Eu não faria essa troca...

Pô, mas é tão bunitinhuuuu... hehehe...

Bom, existe outra opção... Eu tenho uma Strato Applause (da Ovation, Coréia, década de 80) que tem o corpo em plywood (compensado laminado). Tirando esse fato (a madeira do corpo), a guitarra é boa (acho que na época estavam "experimentando" madeiras e outras soluções, então, de resto a guitarra é legal - acabamento, ferragens, o braço de maple é excelente). Então, eu posso trocar esse corpo pelo novo e deixar a MIM intacta...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

JJJ
Acho uma idéia MUITO melhor...
Abç

Drinho
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Professor qual capacitor me sugere para tonalidade de jazz bass?

qual o valor e se é poliester, etc... ?

andreimg
Veterano
# set/12
· votar

Olá Bertola! Estou em dúvida entre duas guitarras modelo LP:

Cort CR200
Vintage V100

Você poderia me ajudar? Qual dessas vc considera melhor?

JJJ
Veterano
# set/12 · Editado por: JJJ
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Acho uma idéia MUITO melhor...

Ok, essa caixa alta me convenceu... rsrs

Valeu Bertola!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

Drinho
0.047uF poliéster.
andreimg
Vintage.
Abçs

Daniel Sathierf
Veterano
# set/12 · Editado por: Daniel Sathierf
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mestre, o que o sr acha das guitarras Seizi? São razoavelmente boas (em especial os modelos Vision SSS, Stone HSS e Television Telecaster)

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

Daniel Sathierf
Cara, eu só as conheço de ver em lojas. Não trabalhei com nenhuma até agora. As que ví eram guitarras comuns, de nível semelhante às do mercado. Essa minha análise portanto é parcial.
Abç

Alex guitar man
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Conversei com o cara, ele disse que o msm luthier que fez o violão recomendou, mas não soube dizer a vantagem de deixar a madeira umida...

Achei pra vender na internet:

http://www.mensageiromusical.com.br/produto/umidificador-palnet-waves- violao-gh-24463.html

Daniel Sathierf
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ah, sim. Então, eu, na dúvida entre as strato Seizi e a SX SST57, preferencialmente devo ir em qual?

E uma última coisa: é possível colocar humbucker na SX SST57?

Muito obrigado.

JJJ
Veterano
# set/12
· votar

Alex guitar man

Caramba... umedecer violão? Vivendo e aprendendo... Sempre achei que umidade acabava com os instrumentos!

Bom... filosofando um pouco... talvez seja interessante em climas EXTREMAMENTE secos... pra deixar uma umidade "normal", mas não pra MOLHAR o instrumento, né? Sei lá... com a palavra o Bertola! rsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

Alex guitar man
Cara, acho estranho isso, nem nunca ouví falar de qualquer outro colega meu que recomende isso...
Daniel Sathierf
Não sei... A que vc gostar mais...
Sim, é.
Abçs

billkrek
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

qual é a madeira nacional para substituir o maple no top de uma les paul com o corpo em mogno ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

billkrek
Pau-marfim ou imbúia (essa é mais figurada).
Abç

PabloKapp
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não ela não soa como a mizinha, eu me expressei mal, vou lhe explicar melhor.

Afinei a MIZONA e ela fica muito frouxa, e para ele ficar firme, só afinando uma oitava acima, só que o som dela solta fica como se fosse na 12 segunda casa dela afinada normalmente. Ou seja por que a corda quando ta afinada fica muito frouxa ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

PabloKapp
Cara, que cordas vc está usando?
Está afinando com afinador eletrônico?
Isso que vc está falando não faz sentido...
Abç

Mr. John
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eu comprei um amplificador landscape predator 20 triefx, mas ele está com um chiado muito chato quando aumenta algum dos botões do equalizador, principalmente o Treble e piora quando ligo a distorção.Eu testei sem conectar a guitarra para ver se podia ser os captadores ou cabos e mesmo assim continua o chiado e a tomada que testei possui aterramento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

Mr. John
Cara, isso só um técnico em eletrônica poderá te responder.
Abç

Tensoohvisky
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Quando é possível dizer, que os trastes não tem mais "vida" ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

Tensoohvisky
Cara, se bem entendí o que vc quiz dizer, os trastes precisam ser trocados quando o desgaste deles impedirem a "tocabilidade".
Abç

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar

Ola Bertola
Aproveitando a dúvida do colega sobre trastes, a retífica (ajuste?) dos trastes precisa ser feita periodicamente? Tipo, levo ao luthier a primeira vez, ele ajeita tudo certinho e depois não precisa ser feito novamente ou os trastes com o tempo, precisam passar por retífica?

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

metallicasnake
Cara, retífica de traste só se faz quando necessário, e em função do desgaste dos mesmos.
Abç

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, retífica de traste só se faz quando necessário, e em função do desgaste dos mesmos.

Obrigado.
abç

EddieVanHalen
Veterano
# set/12
· votar

Bertola

Bertola comprei 3 capacitores para testar com a mesma capacitância porém com voltagens diferentes, segundo o vendedor.

Gostaria de saber se a voltagem indicada no capacitor influencia em algo? Qual deve ser voltagem utilizada?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar

EddieVanHalen
De 80/100 à 350mV (em Hb's).
Quanto maior a voltagem, maior a "saída". Óbvio que isso está relacionado à capacitância/indutância.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji