【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


HBR Guitar
Cara, vc precisa verificar isso nos sites das referidas marcas, pois não há padrão entre os fabricantes...
Abç

Calime
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, blz?

Qual a melhor opção de potenciometros (1 ton e 1 vol) para uma guitarra que possui dois humbucker e possui um som puxado pros graves? Pretendo tornar o som dela uma pouco mais equilibrado, com mais médio-agudos. Toco rock e os caps são considerados de ganho médio alto.

Acha interessante usar algum tipo de capacitor tambem? qual tipo e especificação do mesmo nesse caso?

Mensonstratosx
Veterano
# set/12
· votar


me cobrarão 120 numa regulagem geral (cartel em Recife dos luthiers [pelo menos os que eu conheço]), não aceitei e fui para casa
a duvida é: se eu ficasse e fizesse, teria sido assaltado?

Megadave
Veterano
# set/12
· votar


Bertola, obrigado mais uma vez, digo 12, pois os kits só contém 6 e de mesmo calibre(circunferência) só que em todas as guitarras que vi essas buchas, o calibre de entrada é maior que o de saída, logo, vou ter que comprar um kit com 6 de um calibre(saída) e outro kit com 6 de calibre maior(entrada). descobri que também são chamadas de Ferrules. Abraço.



luckasgibson
Veterano
# set/12
· votar


E aí bertola! Blz? Tem como fazer um esquema elétrico para uma guitarra H-S-H com 3 tones (ponte e braço 500K e meio 250K (por ser single) e um volume master 500K?

Bloody_Rage
Veterano
# set/12
· votar


Olá Bertola e Seiji,tenho duas perguntas á fazer:

se eu deixar a ponte tremolo de minha stratocaster levemente inclinada(tipo á do yngwie malmsteen) irá danificar a guitarra?

e outra duvida,se eu trocar o captador single da ponte de uma strato por um humbucker é obrigatoria a troca de um potenciometro tbm?se eu ñ trocar os potenciometros o humbucker só irá ser mais fraco? se ficar mais fraco ainda irá ter o ruido com distorção?e se for um single stack?

kzumoable
Veterano
# set/12
· votar


Mas Bertola, a Floyd Rose Orginal perde muito pras Gotoh ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Calime
Use o vol de 500K e o tone de 1M. Capacitor de 0.047uF.
Mensonstratosx
Não comento preços meu rapaz, isso é anti-ético e vc já devia saber disso e nem sequer perguntado...
luckasgibson
Não.
Bloody_Rage
Não e não....
kzumoable
Ao contrário....
Abçs

Mensonstratosx
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
acho q não entendeu, a pergunta não foi direcionada, gostaria de saber um preço justo, qualquer um poderia responder, e postei nesse topico pq foi o q achei mais logico fazer

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Mensonstratosx
Pode até existir "preço justo", mas aqui vc não terá a MINHA opinião. Ok.

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar


Ola Bertola, blz?

1) Você sabe me informar se os captadores Wilkinson da Golden Les Paul são melhores que os Bluebucker que vem com a Cort X-5??
2) Acha que vale a pena fazer um UP na X-5?? To pensando em colocar os HH777.

Valeu pela ajuda.
abç

thatsraphael
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou querendo uma stratocaster com microafinação, pensei em pegar a Seizi Mosh, mas observei que existe uma Seizi Alien que é praticamente o mesmo preço. Gostaria de saber o que a Alien tem que a Mosh não tem (questão de captação, ponte FD ou madeira melhor)? E se compensa pegar a Alien no lugar da Mosh?

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu fiz uma pergunta a alguns posts atrás e ninguém me respondeu. Foi sobre um curso on line de luthieria. O que eu queria saber exatamente é se dá pra aprender alguma coisa satisfatória dessa maneira. Além do que eu só teria a minha única guitarra para acertar e errar me arriscando a fazer uma regulagem. Pareceu que fui ignorado, mas enfim, se puder responder fico agradecido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


metallicasnake
1) Pergunta difícil de responder... Não sei.
2) Sim.
thatsraphael
Não sei informar pois não conheço as guitarras citadas.
Guinervauscko
Simplesmente porque não sei o que responder...
Abçs

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


Ok. Obrigado então.

Pierdjan
Veterano
# set/12
· votar


Bertola

Sabes me dizer se pontes floyd rose edge zero da ibanez são boas?
Me refiro especificamente ao modelo rg
Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Pierdjan
São legais sim.
Cara, em se tratando de pontes desse tipo, não se pode economizar....
Abç

G123
Veterano
# set/12 · Editado por: G123
· votar


em relçação as tarraxas blindadas da wilkinson....

coloquei elas no lugar das Condor, mas percebi que ao olhar a guitarra de lado, aquela haste fina das tarraxas (que fica do lado da frente do headstock) não estão na mesma altura

queria saber se isso é normal nessas tarraxas, se vieram com defeito ou foram colocadas de forma errada?

e gostaria de saber qual a forma correta para passar as cordas e enrrolar nesse tipo de tarraxas que possuem 2 furos

obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


G123
Isso é uma "evolução" das tarrachas. As mais baixas são para as cordas primas.
Como assim "dois furos"? Não entendí!
Abç

G123
Veterano
# set/12 · Editado por: G123
· votar


Mauricio Luiz Bertola
estava observando aqui e vi que 2 são maiores e as outras 4 são do mesmo tamanho
então essas 2 seriam para quais cordas?

essa tarraxa tem 2 furos para passar a corda por eles
então como seria a ordem correta de passar pelos furos?
e qual o comprimento correto de corda que tem que enrolar?


obg

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar


1) Você sabe me informar se os captadores Wilkinson da Golden Les Paul são melhores que os Bluebucker que vem com a Cort X-5??

1) Pergunta difícil de responder... Não sei.

-Nesse caso devo considerar que são captadores de qualidade semelhante, correto??
-Seriam de qualidade "baixa-mediana": estou correto ou equivocado nesta afirmação??

Valeu mais uma vez.
abç

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


G123
As maiores são para os bordões cara.
A corda é pra enrrolar o mínimo possível.
metallicasnake
O que me lembro é que os Wilkinson são melhores. Sãp capts medianos.
Abçs

busterchair
Veterano
# set/12
· votar


Prezados,

Tenho um violão de aço há 6 anos e nunca levei em um luthier. Sinto que ele está fazendo alguns barulhos nas cordas mais graves. Parece que está "batendo" em algum lugar pois faz um barulho tipo trastejamento, meio metalizado.

Acredito que a pestana esteja desgastada, deixando as cordas mais baixas e ocasionando isto. É fácil trocar esta parte ou requer mão-de-obra especializada?

Abraços!

Daniel Sathierf
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, tô querendo comprar uma guitarra pra ensaiar com a minha banda e tocar em igreja, nada demais. Como aqui em Brasília tá uma onda muito legal de arrombamento de carros e furto de instrumentos e equipos, to querendo comprar uma guitarra mais barata e tranquila para andar por aí.

Gostei muito da Giannini GGX 1S, pela faixa de preço e pelo conforto que senti ao tocar.

A pergunta é: o sr. acha que compensa pegar uma dessas e dar um up nela?

Muito obrigado!

Sauro
Veterano
# set/12
· votar


Bertola,

Seizi television (teleca rsrsrs) é uma boa opção pra brincar de tocar country? Estou querendo iniciar os estudos nessa praia de country e country rock... É uma boa guitarra pra um upgrade futuro?

G123
Veterano
# set/12 · Editado por: G123
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas há somente 2 tarraxas maiores
então elas seriam para os bordões E e A?

eu posso arrumar isso qualquer dia, ou tem que esperar um certo período de tempo já que as tarraxas foram trocadas ontem?

as cordas foram trocadas no mesmo dia das tarraxas....
elas terão que ser trocadas novamente ao tirar as tarraxas?

obg

Pierdjan
Veterano
# set/12
· votar


Bertola

toquei numa strinberg hss floyd rose hj e achei alem de bonita o braço muito bom e confortalvel ( prefiri mais ate do que a rg da ibanez). mas como eu nao conheço muita essa marca fico com o pe atras em relação a qualidade dela como todo e o floyd rose. queria saber vc conhece a marca.
http://www.strinberg.com/product_detail.php?id=4&category=2

PS: gostei muito do braço mas tenho a possibilidade de uma jackson dinky dk2, que ainda nao toquei. vlw

Pierdjan
Veterano
# set/12
· votar


a guitarra custa 625 reais e pretendo muda seus captadores..

jackie morrison.
Veterano
# set/12
· votar


Bartola

Achei essa fender 62 reissue no ebay, tenho uma amiga que mora lá e vai traze-la pra mim, gostaria da sua opinião se já viu uma da mesma época e se são boas guitarras? essa do ebay parece um pouco gasta. abraço!

http://www.ebay.com/itm/1991-Fender-Stratocaster-62-Reissue-Electric-G uitar-/350591575910?pt=Guitar&hash=item51a0e2e766#ht_9823wt_1045

thatsraphael
Veterano
# set/12
· votar


Minha dúvida é sobre o jack da minha guitarra, tenho uma Les Paul Michael e o jack dele tirando a porca que tem por fora ele é muito solto dentro da cavidade da madeira no corpo. E quando eu coloco qualquer cabo ele fica falhando quando me movimento, mas se estiver preso na correia (quando toco em pé). Gostaria o que posso fazer pra resolver isso? Eu mesmo posso resolver?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji