Review: Gambiarrocaster (corpo GFS + braço Shelter)

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# out/11


E aí, galera!!!

Bom, esse é um projeto eu queria há muito tempo!!!
Historinha...hehehehe:
Ultimamente, não tenho feito muitas apresentações... e quando faço, quase sempre preferi levar a Stratocaster ao invés da Jaguar (guitarraça!!!). Mesmo quando eu só pegava a guitarra pra ensaiar/estudar, em 90% das vezes usava a Strato. Aí pensei: "carai... manter uma Jaguar parada, 'mofando' em casa é um desperdício". Resolvi que ia vender a Jaguar (mesmo pq preciso angariar fundos pra comprar meu apartamento, né? rs). Pois então, vendi a Jaguar e resolvi montar uma guitarrinha (strato, claro!!!) pra ficar de reserva da Fender, e que fosse barata. Dei uma olhada no site da GFS e vi que estavam disponíveis corpos de strato... aí li uns reviews falando bem deles, e resolvi arriscar (mesmo tendo a má experiência com o braço).

CORPO: GFS vermelho, 40mm de espessura, madeira maciça (tive que abrir um pouco com furadeira pra poder encaixar o pot de volume, aí deu pra ver) mas bem leve. O acabamento é muito bonito, porém, frágil. Encaixei o braço e acabou por arrancar um pedaço da tintura facinho quando desencaixei (essa vai relicar logo...hehehehe). O braço de Shelter que tinha comprado encaixou bem apertadinho (ui!).

ESCUDO: comprei um 3-ply na GFS e tive que desgastar um pouco a abertura pra encaixar no braço (claro que ficou uma bela merda pq eu errei a mão na lixa... hehehe... mas tá bem disfarçadinho!!!).

BRAÇO: Há algum tempo, eu havia comprado um braço da Shelter SST-01 ou 02, não sei ao certo... 22 casas, escala rosewood com o nut meio zuadinho, mas tava até que valendo no momento. Ele é medida padrão, mas ficou meio apertado no corpo da GFS... com jeitinho deu certo. A furação das tarraxas é na medida pras tarraxas Vintage (furo de 8mm ou algo assim). O headstock é "bico-de-papagaio", mas fazer o que, né??? rs... Usei o neckplate e os parafusos que eram da Fender, as furações bateram na boa e ficou o braço bem preso e firme!!! Raspei o nome da Shelter no head com estilete (deu uma detonada no acabamento) e vou assinar...hehehehe

TARRAXAS: As tarraxas que vieram no braço Shelter são padrão das guitas chinesas. Logo tirei e coloquei umas SX que comprei do erico.ascenção, pq acho essas tarraxas muito lindas... mais pra frente eu troco por umas Wilkinson Deluxe. As buchinhas eu usei umas que tinha do jogo que comprei na GFS pois as originais da Shelter são de plástico.

POTS/KNOBS: Usei o pot de volume GFS que eu já tinha de outra compra e os knobs que estavam tb lá em casa largados, e comprei mais 2 pots na Malagoli um A e outro B, mas só pra segurar os knobs (que pra minha "felicidade" comprei de 500k, mas como não vou liga-los...).

JACK: usei um da GFS.

PONTE: Usei a da Fender e troquei os saddles por uns vintage de uma ponte da Dolphin. Comprei um blocão de aço na GFS pra colocar na base da ponte Fender e junto com os saddles vintage da ponte Dolphin (chequei medidas, todos de 10,5mm de centro de uma corda a outra).

CAPTADORES: utilizei os Malagoli (Alnico 50 braço e Traditional Texas na ponte) e comprei os parafusos pra prender a capa do captador do meio decentemente.

CHAVE SELETORA:Utilizei uma de 3 posições e no final das contas, não inverti polaridade dos captadores nem nada... tudo com HUM.

Não consegui gravar uns sons com ela ainda, mas assim que puder faço aquele vídeo ou gravina bacanudo pra galera.

FOTOS:

Braço
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4646Custom.jpg

bloco
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4645Custom.jpg

ponte+caps
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4644Custom.jpg

caps
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4643Custom.jpg

headback
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4642Custom.jpg

headfront
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4641Custom.jpg

guita
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4640Custom.jpg

+fender back
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4638Custom.jpg

+fender front
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4637Custom.jpg


Abç

Will Bejar
Veterano
# out/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


O som dela eu achei bem interessante... Como ainda não gravei nada, não sei quais as diferenças sonoras pro som da Fender (mesmo pq os captadores são bem diferentes dos da Fender).

O Custom 50 tem os graves bem "na cara", talvez possa ser característica do captador mesmo... necessário uma conferência ainda, pq tenho tocado muito com essa guitarra e perdido a referência. O timbre é de stratocaster mesmo, só "achei" que tem mais graves.
O Texas Traditional timbrou muito bem com o corpo e o valvuladinho!!! Dá pra tocar uns sons mais hi-gain na boa (9k), só que com um timbre mais ardido por ser single. O som dele limpo eu não curti muito não, achei meio fechado em relação aos de alnico, mas dá pra tocar na boa.

Marcosrcf
Veterano
# out/11 · Editado por: Marcosrcf
· votar


Will Bejar
Ficou show de bola!

To na agonia aqui, ainda esperando o braço pra minha teleca! (Maldito correio)
Não vejo a hora de acabar!



[EDIT]
Em tempo, podiamos fazer uma JAM só de Guitarras-Frankenstein!

rafamoraes
Veterano
# out/11
· votar


Po, curti. Tenho planos de fazer algo parecido, já andei olhando no site da GFS. Talvez eu monte uma Tele assim..

E a ponte/tarraxas, tão trabalhando bem com a afinação?

Abraço

rafamoraes
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Tu podia recortar esse bico do head, acho q seria algo simples e ficaria estilo Fender anos 60/70!!!

A escala de strato e tele pra mim tem que ser maple tb, num tem jeito! Mas ficou muito show, parabéns.

Abraço

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Marcosrcf
Ficou show de bola!
Valeu, mano!!! Quero ver a sua quando ficar pronta!!! Sobre a jam, agora é mais fácil pra eu gravar com o Triefx... hehehehe

rafamoraes
E a ponte/tarraxas, tão trabalhando bem com a afinação?
As tarraxas são daquelas genéricas de SX, estão trabalhando bem. Da uma desafinada com uns bends mais violentos, mas não dá pra exigir muito dessas tarraxinhas, né??? hehehehe... comprei elas mais pq sabia que elas iam ficar paradas com o erico.ascençãoe me vendeu baratinho... quando puder vou trocar pelas Wilkinson que vende na GFS que são muito melhores (tenho um jogo dessas na Fender.

Po, curti. Tenho planos de fazer algo parecido, já andei olhando no site da GFS. Talvez eu monte uma Tele assim..
Valeu, cara... monta sim, é um processo muito legal, só precisa ter atenção pras medidas das peças, senão vc compra e vai ficar parado.

Abç

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


rafamoraes
Tu podia recortar esse bico do head, acho q seria algo simples e ficaria estilo Fender anos 60/70!!!
Já chequei as medidas... o máximo que daria pra fazer é algo parecido com as Fender standard.

A escala de strato e tele pra mim tem que ser maple tb, num tem jeito! Mas ficou muito show, parabéns.
hauhauuha... eu gosto mais da escala escura.

Bigtransa
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar
Eu adoro essas partscaster.... a sua ficou bem legal.... curti o visual dela tb....

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Bigtransa
Valeu, mano... preciso providenciar uns vídeos...

rafamoraes
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Já chequei as medidas... o máximo que daria pra fazer é algo parecido com as Fender standard.

Po, tb nao precisa ficar 100% na medida padrão. Acho q se arredondar apenas o bico do papagaio já ia ficar show de bola...

Abraço

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


rafamoraes
Tô pensando ainda... vejamos o custo disso.... hehehe

Marcosrcf
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar
To quase terminando, só faltam os caps, mas ainda não decidi se coloco um single (Fender Noiseless, por exemplo) ou se coloco dois HB (Hot Rails, Little 59)!

O corpo tá assim:
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/317692_2938478 87299420_100000226337736_1442965_1221721007_n.jpg

Esse é o braço que comprei, é de uma Fender Pawn Shop 2011 (MIJ):
http://i.ebayimg.com/t/Fender-Pawn-Shop-51-Telecaster-NECK-Tele-Strat- 1951-/00/$(KGrHqEOKisE5,Vu2LvNBO,qbo6D,Q~~_12.JPG

Caio Bittencourt
Veterano
# out/11
· votar


ficou legal!

ogner
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Ficou bacana! Mas a pergunta é:

Ela esta afinando, oitavas/entonação, tudo bacana tb??

Marcelo Bico
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar
Boa, véio!
Tenho a maior inveja de quem consegue montar esses brinquedinhos! Quero ouvir!!

p.s.: você nem precisa de stand prá guardar a guita. Com esse headstock, é só pendurar no cabide.

he he.
Abração, doido

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Marcosrcf
Eu colocaria os singles... hehehe...

Caio Bittencourt
ficou legal!
Valeu, mano!!!

ogner
Ficou bacana!
Valeu, mano!!!

Mas a pergunta é:
Ela esta afinando, oitavas/entonação, tudo bacana tb??

Tá sim... achei que ia dar "gato" na hora de ajeitar a ponte, mas foi fácil. O lance foi encaixar o escudo, ajeitar a ponte com uma mizinha e uma mizona provisórias só para colocar no lugar certo. Marca com uma caneta daquelas pra CD onde vai ser a furação dos parafusos e pronto. Depois, regulei as oitavas e ficou muito bom.
Outra coisa que achei que ia dar gato era a altura da escala em relação ao corpo, mas ao contrário que pensei, a ação das cordas ficou muito boa e os carrinhos bem baixos.

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Marcelo Bico
Boa, véio!
Tenho a maior inveja de quem consegue montar esses brinquedinhos! Quero ouvir!!

Valeu, mano!!! Como já disse, é um processo muito bacana... com o tempo bate uma certa segurança pra fazer esse tipo de esquema!!!

p.s.: você nem precisa de stand prá guardar a guita. Com esse headstock, é só pendurar no cabide.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... ri alto aqui no trampo!!! Mas é verdade, muito feio esse headstock. Mas por enquanto não vou mexer... por enquanto...

Nilo Dantas
Veterano
# out/11
· votar


Acredita que da minha teleca só está faltando o captador da ponte pra montar? Enviado em 11/7 e até agora nada... Já estou dando como perdido, vou comprar outro e ver se chega antes do natal.

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Nilo Dantas
Carai, mano... vc comprou onde??? Na GFS???

ogner
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Maravailha!!!! o/

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# out/11
· votar


Po cara, chave de 3 posições numa strato?

=/

Se possem 2 P90, beleza demais, mas com 3 singles?

Poe uma chave de 5 ai mano!

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


ogner
Maravailha!!!! o/
é nóis!!! hehehe

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Po cara, chave de 3 posições numa strato?

=/

Se possem 2 P90, beleza demais, mas com 3 singles?

Poe uma chave de 5 ai mano!

São 2 singles Malagoli: Custom 50 no braço e Traditional Texas na ponte... hehehehe...

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar
Ah! isso ai no meio é só um dummy?
hehehe entendi
Po, nesse caso ta limpo =)

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
É nóis!!! kkkkkkkkkkkkk

Nilo Dantas
Veterano
# out/11
· votar


Não, eBay mesmo, sem rastreio. Correios foi foda em junho/julho, tanto que o vendedor agora só vende pro Brasil com rastreio. Soda. Vou ver se pego aqui mesmo ele e termino a teleca que está parada dentro de caixas e caixas.

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Nilo Dantas
hehehe... demorou...

UUUUP

LipeGuitarrero
Veterano
# out/11
· votar


Cara gostei demais, ficou Show de bola. Parabéns.

Agora uma duvida, muitas fotos de guitarras strato que vejo o pessoal não usa o escudo traseiro. Ai eu pergunto: Porque tirar o escudo traseiro?

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


LipeGuitarrero
Cara gostei demais, ficou Show de bola. Parabéns.
Valeu, mano!!!

Agora uma duvida, muitas fotos de guitarras strato que vejo o pessoal não usa o escudo traseiro. Ai eu pergunto: Porque tirar o escudo traseiro?
Dependendo da regulagem da ponte, o bloco traseiro onde vão as cordas não vai ficar alinhado com a furação pra troca das cordas. Outros tiram pq vivem mexendo na regulagem da ponte.
Como eu uso a ponte "colada" no corpo da guitarra (não gosto de usar alavanca), não dava pra trocar as cordas, aí tirei o da Fender e nem coloquei o dessa guitarra aí... hehehehe... abç!!!

LipeGuitarrero
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Entendi. Eu achei que era alguma coisa de som mesmo, tipo timbre melhor sem escudo, ou algo assim.

theblackstrat
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar
fico bem bacana a guita,parabéns cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Gambiarrocaster (corpo GFS + braço Shelter)