【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Olá Bertola! Estou em dúvida entre duas guitarras modelo LP:

Cort CR200
Vintage V100

Você poderia me ajudar? Qual dessas vc considera melhor?


Toquei em uma cr200 , é da hora , madeira passa confiança , ferragens da hora , só o que não me agradou foi os caps , achei sem agressividade , mais acho que é porque sou fissurado em Hi-gain , acho que é uma boa

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


guitarluiz
Cara, ambas são mais ou menos semelhantes, com ligeira vantagem para a V100.
Não espere capts "high gain" numa guitarra dessas...
Abç

Lucaswho
Veterano
# set/12
· votar


opa bertola, beleza cara? então, sobre a minha sx sg, vou trocar os caps e as tarrachas como vc me recomendou... então, sobre os caps, quais vc recomenda botar? quero tocar de blues a hard rock... vou comprar na loja guitarcenter.com, tenho 150 dolares pra gastar com caps, qual vc recomenda? e as tarrachas grover? são boas?

guitarluiz
Veterano
# set/12
· votar


Cara, ambas são mais ou menos semelhantes, com ligeira vantagem para a V100.
Não espere capts "high gain" numa guitarra dessas...
Abç


Até por isso não curto muito lp , acho que é uma boa pra tocar de tudo , trocando os caps , por um nervoso

EddieVanHalen
Veterano
# set/12
· votar


Bertola

Então eu já comprei aqui 4 capacitores diferentes e queria montar algum sistema elétrico onde eu possa testar cada um utilizando aqueles fios com ponta jacaré. Só que eu não tenho a mínima ideia de como fazer esse sistema, será que você poderia me dar uma ajuda? Conhece alguma outra maneira de testar capacitores sem precisar soldar-lós antes?

Obrigado

Kaah_lol
Veterano
# set/12
· votar


Então: Tenho uma pergunta pra vcs... Eu já postei a pergunta em uns tópicos mas aí vai..

Para o Bertola, Seiji ou a galera que souber ai ^^

É o seguinte: Tenho uma Squier Jaguar Vintage Modified aqui cmg. A uns meses foi trocada a chave seletora e colocados capinhas nos captadores. Na mesma época, foi arrumada minha fonte de pedais, que tinha queimado, e, na época, usei uma da Onerr (a minha fonte é da Landscape ps8). Quando fui pro estúdio com minha banda, minha guita começou a apitar sem parar, de modo horrível, parecendo microfone apontado pra caixa de som. Principalmente quando ligava o Overdrive ou Distorção. Peguei minha fonte, já arrumada e comprei um pedal, o OS-2 da Boss (usado). A tintura estava horrível, então tirei a tinta original e passei uma tinta nova por cima. Ta legal, mas quando ponho o pé nela, os ruídos são cortados. Usei meu set atualizado no ultimo ensaio, com a fonte nova e outro pedal. Foi uma merda. Microfonia horrível. Experimentei desligar o microfone e nada. Tive que usar volume baixo no amp e tirar quase todos os médios do amp. O som, certamente ficou uma merda. Mudei o amp no ensaio. Mesma coisa. Não conseguia alcançar um certo volume e começava a microfonia desgraçada. Isso ocorria quando ligava overdrive ou distorção. Agora pouco fui testar tudo no meu amp em casa. Peguei minha strato e comecei a aumentar o volume, com distorção, e tocava. Não dava microfonia. Deu microfonia, mas o volume estava super alto e eu tocava tranquilo, pois, quando tocava, não dava microfonia. Mas peguei minha Jaguar e toquei.. Deu a microfonia, mais ou menos, no mesmo volume. E eu tocava e a microfonia não seguia enquanto eu tocava, como acontece no estúdio, o que me impede de tocar. O que deve ser isso? Problema na minha guitarra? Algum problema elétrico? Pois, antes disso, nunca deu nada. Pedal, acho que não é, pq quando tava só com overdrive, tava dando esse som horrível. Pensei que fosse algo a ver com as capinhas do captador ou a elétrica da guita. Tem a ver? Ajudem ae ^^
Valeu, desde já

E foi mal pelo texto grande kk

Kaah_lol
Veterano
# set/12 · Editado por: Kaah_lol
· votar


post duplicado

Kaah_lol
Veterano
# set/12 · Editado por: Kaah_lol
· votar


triplicado
perdão

Tom.Morello
Veterano
# set/12
· votar


Vale a pena trocar minha Epiphone SG G400 por uma condor les paul coreana com captadores Seymour Duncan JB na ponte e 59 no braço?

Eu voltaria no máximo uns 350 reais.

João Pedro Strabelli
Veterano
# set/12
· votar


EddieVanHalen
Só que eu não tenho a mínima ideia de como fazer esse sistema

Receita caseira de gambiarra (testada e aprovada!)

Na minha eu fiz assim, algumas décadas atrás: não aguentava mais parafusar e desparafusar o escudo, então tirei um dos potenciômetros, pelo buraco dele passei os fios e, como não tinha nenhuma garra jacaré, usei o que tinha mais a mão, no caso, os prendedores de roupa da minha mãe e até segurar com os dedos. Quando achei que o som estava do jeito menos mau (era uma Tonante), soldei e coloquei tudo no lugar. Não sei se foi sorte de principiante, mas funcionou.

Com um pouco de paciência e outro pouco de teimosia você consegue.

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ola Bertola.
Venho aqui mais uma vez tirar dúvida sobre amps, já que o meu Roland 15x voltou a dar problemas no ensaio ontem.

A questão é:
1) Você já tocou no Crate GX 80?? O que acha dele??
**Encontrei ele usado de um studio aqui por R$ 700...compensa?

2) Estou em dúvida dele (Crate usado) ou o Staner GT 100 (novo) por volta de R$ 900,00...você recomendaria qual dos dois?

Obrigado pela ajuda
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


Lucaswho
Cara, compre os Sound/Malagoli H777 que são muito bons,ou os Cabrera Fire.
guitarluiz
Instale nela os Sound/Malagoli Intruder Pro.
EddieVanHalen
Não conheço.
A pergunta é: Pra que isso?
Kaah_lol
Cara,aquime parecem existir multiplos problemas.Desde aterramento,até problemascom a fonte.
Tom.Morello
Não sei te responder. São guitarras totalmente diferentes.
metallicasnake
Muito bom amp,eu optaria por ele.
Abçs

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar


Muito bom amp,eu optaria por ele.

Valeu Bertola. Isso em relação ao Crate, n eh?
Ja o Staner GT 100, você tem alguma opinião sobre ele?

abç

EddieVanHalen
Veterano
# set/12
· votar


Bertola

Acho que me interpretei mal rsrsrsrs, vou tentar novamente:
Estou reformando a parte elétrica do meu Jazz Bass e comprei 3 capacitores diferentes, com medidas e materiais diferentes. De acordo com a teoria cada capacitor vai dar um resposta diferente ao som.

Gostaria de saber alguma maneira para poder testar os 3 capacitores sem precisar soldar cada um no knob tone. Por que se não vou precisar comprar 3 pots para pode testar cada capacitor.

Acho que agora dá pra entender melhor, valeu!!

Lucaswho
Veterano
# set/12
· votar


po é por que eu vou pedir com meu primo q ta nos eua, ai acho que sai mais em conta eu pegar uns seymou duncan ou dimarzio mesmo, alguma indicação? esses cabrera e sound que vc me indicou são do mesmo nível dos SD ou dimarzio? vlw

Velvete
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá! Por acaso vc conhece a guitarra Condor Cpv-ll ??? É algo no padrão das Condor CLP 2?

Abraços

girino98
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola tire está minha duvida!

O orifício onde a gente encaixa o parafuso da ponte (floyd rose) da minha guitarra está se abrindo e como eu faço pra deixar normal?

Tensoohvisky
Veterano
# set/12
· votar


Velvete
Cara, o nome é o mesmo, só que escrito em algarismos Romanos... KK.

fconde77
Veterano
# set/12
· votar


Tensoohvisky
Rapaz, acho que vc se confundiu, é CPV e não CLP...
CPV
http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-condor-cpv-ll-_MLB-F-3130689709_092 012.jpg
http://bimg1.mlstatic.com/guitarra-condor-cpv-ll-_MLB-F-3130689778_092 012.jpg
http://bimg2.mlstatic.com/guitarra-condor-cpv-ll-_MLB-F-3130689829_092 012.jpg
http://bimg2.mlstatic.com/guitarra-condor-cpv-ll-_MLB-F-3130671624_092 012.jpg

vocal_aclive
Veterano
# set/12
· votar


Bertola

Me diz uma coisa???

Entre uma vintage v100 Lespaul, ou uma epiphone standard korea braço PARAFUSADO, qual vc ficaria??

Queria agradecer a seus posts, sempre quando estou com dúvida, busco ajuda em algum comentário, ou resposta sua! Obrigado mesmo.

Velvete
Veterano
# set/12
· votar


Tensoohvisky
fconde77
Hehe... O que eu sei é que no google nao tem quase nada dela. Abraco

fconde77
Veterano
# set/12 · Editado por: fconde77
· votar


Velvete

pois é.. a Condor lança ou lançou vários modelos ou séries que duraram pouco e que quase ninguém viu pq eram raras de encontrar em lojas.. essa é uma dessas.

Lembro que tinha uma série exotic e em particular uma Super Strato com Floyd Rose, H-S-H sem escudo que era chamado de "New York" mas que nunca vi ao vivo nenhuma delas!

jonasdecorte
Veterano
# set/12 · Editado por: jonasdecorte
· votar


Bertola, tenho uma banda que tá tirando um som que vai do grunge ao estilo arctic monkeys/queens of the stone age... tenho uma CLP2 e tava pensando em montar um set de pedais com um Pro Co Rat 2 e um TS-808, acha que vale a pena?

Aqui no Rio tá difícil pegar um Pro Co novo por menos de 400 pila...

Abraço!

Thiagoham
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ae Bertola, blz? Brother, vc sabe alguma coisa sobre essa guitarra? Ja procurei muito e nunca encontrei nada. Segue uma foto, abraço.

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/293455_34615337 8806124_1133940955_n.jpg

Kaah_lol
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então cara, já fiz teste com outras fontes, deu a mesma coisa. Mudei de amp no estúdio e aconteceu isso também. Troquei de guitarra só em casa mesmo. Mas antes de eu mandar a guita no luthier e arrumar a fonte, não dava esse problema (e a gente ensaiava no mesmo estúdio). É problema elétrico mesmo (pedais, aterramento, fonte, etc) ou seria algum problema na guitarra (captação, blindagem, elétrica da guita)??

Abração

Velvete
Veterano
# set/12
· votar


fconde77

Pois é, cara. Na internet não encontrei as especificações da guitarra. Apenas alguns relatos sobre isso que vc descreveu.

De qualquer forma, obrigado.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


metallicasnake
Apesar de robusto, não gosto desse amp. As séries para baixo são os melhores amps nacionais (BS 120/150 e BX200).
EddieVanHalen
Cara, o que muda é a resposta. Se vc usar 0.022uF o "corte" de agudos será menor; se usar o de 0,047uF será maior. Apenas isso...
Lucaswho
Pega os SD SH-1 '59 model. "pau-pra-toda-obra" e clássico...
Velvete
Ainda não trabalhei com nenhuma dessas.....
vocal_aclive
V100.
jonasdecorte
Cara, creio que seja o ideal, pois o RAT (ou seus "clones") pode produzir sons de distorção e fuzz, e o TS 808 de overdrive. Consulte os "handmades" nacionais, como EFX, Beggiatto, Landscape, Blacksnake, Furhman, Giannini Axcess, BR Tech, M Roxi, etc...
Thiagoham
Isso aí é uma Dolphin...
Não é lá essas coisas não...
Kaah_lol
Cara, tô achando que é tudo isso junto.... Vc terá que levar sua guitarra e sua fonte a um profissional gabaritado...
Abçs

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar


Valeu Bertola.
Vou precisar de mais uma ajuda sua.

1) Em relação a pedaleira: Eu uso os efeitos da pedaleira normalmente no volume 90 e o amp no máximo no volume 3.
Nesse caso a pedaleira poderia estar empurrando potencia demais e o amp não estar aguentando ou não tem haver esses dois fatores?
Seria melhor diminuir os volumes dos efeitos e aumentar o volume do amp??

2) Em relação a minha Cort X-5 (caps Bluebucker):
Tenho notado que os graves estão muito acentuados e os agudos bastante estridentes. Testei ela num Fender 25r e ele não segurou bem os graves (isso sem usar o amp no talo).
Minha dúvida é: aumentando a distancia dos captadores pras cordas, melhoraria esse problema??
Existe alguma relação com o "amadurecimento" da madeira ou algum problema elétrico nesse caso??

Desculpa essa "alugação" essa semana...
É que to correndo atrás pra resolver esse meu problema essa semana.

Obrigado pela atenção novamente.
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/12
· votar


metallicasnake
Pedaleira não "empurra potência". O que pode acontecer é o sinal enviado por ele estar acima do nível "ótimo" de entrada do pré. Por conseguinte, diminua o nível de saída do sinal da pedaleira e aumente o do amp. Isso fará com que vc tenha uma resposta mais "plana" da amplificação.
Sim, procure abaixa a altura dos capts. Nesse caso também há o problema do próprio falante do amp (10pol.) e da sua equalização.
Abç

metallicasnake
Veterano
# set/12
· votar


Sim, procure abaixa a altura dos capts. Nesse caso também há o problema do próprio falante do amp (10pol.) e da sua equalização.

Valeu. Na verdade meu amp é o Roland 15x de 8"...rs.
Eu uso equalização Flat com a pedaleira e baixo um pouco o grave em alguns "presets" por conta do grave da minha Cort.

Qual altura dos dois Humbuckers vc recomenda?? E se n me engano eles ficam em alturas diferentes, n eh isso??

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji