【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

G123
Cara, eu desconheço esse produto...
Abç

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar

Ola Bertola
Tenho um encordamento Elixir na minha Cort que coloquei setembro do ano passado, ou seja, fará 1 ano que estou com ele na guitarra e o mesmo está como "novo" tanto na tocabilidade (maciez), quanto na aparência (brilho e sem indícios de oxidação).
Comprei um encordamento da D'addario (desses de R$ 20,00) e estou com pena de tirar os Elixir, ja que D'addario so dura um mês comigo e oxidam em menos de 2 semanas.

A questão é: Esse encordamento Elixir, mesmo que com aparência de "zerado" perde muito em termos de sonoridade por conta do tempo de uso??

*obs: gostaria de saber sua opinião sobre esses encordamentos que levam tanto tempo sem oxidar e com que frequencia os mesmos deveriam ser trocados.

grande abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

metallicasnake
Sim, já perdeu faz tempo...
Aliás, ele apenas parece novo, pois na parte de baixo, onde há contato com os trastes e a escala, ele já está gasto e oxidado....
A frequencia de troca depende do uso e da pessoa (quantidade de suor da mesma). Mas nunca pode ser superior a 2 mêses.
Abç

assacinodeemos
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola

Boa tarde,
Ultimamente ando escutando um barulho tipo tec-tec ou poc-poc no som , testei o ampli sozinho e nada , liguei varios cabos e nada liguei um pedal e percebi que ai começou o ruido , tentei pedais com true by pass e o barulho continua,alias lembra aquele que as cercas eletricas fazem rsrs , pedais com buffer não fazem esses estralhos tão alto.
Existe algo que possa ser feito?Não sei se sempre foi assim e eu não reparei ...
ps.:a maioria dos pedais são boss,mxr e joyo ,cabos santo angelo ,Pw ,george ls,amp laney 50w

obrigado!

Rock With Salad
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola ! Preciso da sua ajuda novamente (:
Minha corda B acabou de estourar ( ela era 0.011 ). Se eu trocar por uma E 0.011 terá alguma diferença ? Agradeço

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Sim, já perdeu faz tempo...
Aliás, ele apenas parece novo, pois na parte de baixo, onde há contato com os trastes e a escala, ele já está gasto e oxidado....
A frequencia de troca depende do uso e da pessoa (quantidade de suor da mesma). Mas nunca pode ser superior a 2 mêses.

Eh...esperava por essa resposta. Estava com pena e precisando de um insentivo pra trocar o encordamento...rsrsrs....ja que o D'addario tenho que trocar de mês em mês.

Obrigado mais uma vez

abç

G123
Veterano
# ago/12
· votar

da pra trocar as tarraxas em casa, sem precisar ir no luthier? to com medo de tirar e não conseguir colocar as novas

vc conchece algum site ou video que ensine a trocar?
já procurei mas não achei

obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

assacinodeemos
Limpe os potenciômetros com spray limpa-contato...
Rock With Salad
Não.
G123
Depende... Mas se vc não sabe... Não tente.....
Abçs

Pierdjan
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola
Não sei se já tem um tópico sobre isso mas queria saber qual a diferenca de qualidade entre as pontes floyd rose se há uma melhor enfim
Vlw

metallicasnake
Veterano
# ago/12 · Editado por: metallicasnake
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Limpe os potenciômetros com spray limpa-contato...

Aproveitando a dúvida do colega...essa limpeza com WD (ou semelhantes), no caso do potenciômetro, pode ser feita pelo lado de fora da guitarra ou tem que abrir a parte elétrica e aplicar?? Deve ser usado da mesma forma na chave de captadores??

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Pierdjan
Pontes tipo FR, só de qualidade comprovada, como Schaller ou Gotoh. Fora isso, é jogar dinheiro fora...
metallicasnake
Em 1º lugar JAMAIS use WD-40 para isso, mas sim spray "limpa-contatos".
Aplica-se no interior dos potenciômetros, portanto, caso necessário, tem-que se abrir a parte elétrica.
Abçs

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Em 1º lugar JAMAIS use WD-40 para isso, mas sim spray "limpa-contatos".

Opa...falha minha...achei que era WD, ja que ele é usado tbm em circuitos elétricos.

E no caso da chave seletora de caps, pode ser usado esse limpa contatos também??

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

metallicasnake
Sim.
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# ago/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa tarde, estou com um problema ao regular as oitavas da minha CLP II, tenho a imprensão de que não muda nada quando mexo o carrinho, as respectivas notas da 12 ª casa sempre ficam abaixo da nota da corda solta afinada, e por mais que eu tente não adianta....
EDIT
As cordas são Ernie Ball Regular Slinky 0.10, já as tenho há uns bons 4/5 meses...

Pierdjan
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola

Nos modelos hsh o ruído do single do meio êh eliminado?e na distorção?

Tonho Cruz
Veterano
# ago/12
· votar

fconde77
Pô mas independente do tamanho do traste isso vai acontecer... acho melhor vc mudar de instrumento e procurar um Theremin... rsrsrs... brincadeira

Cara, não sei se sua intenção realmente é ajudar os iniciantes mas de qualquer forma agradeço sua iniciativa apesar de você não ter fornecido a resposta que eu precisava. Quanto a minha dúvida, pude conferir diversos tópicos desse forum que trastes + bends + vibratos + conforto são termos diretamente ligados segundo veteranos daqui e segundo também um cara que conheci aqui que está na estrada há pelo menos 20 anos, confirmou também. Se eu chegasse aqui me queixando de dedos arrebentados e informasse que sou iniciante e que estaria usando encordoamento 0,11 você provavelmente não daria nenhuma solução. Buscaria ridicularizar e até mesmo indicar tirar as cordas pois pelo que percebi, você não está aqui pra ajudar. Quando você ler alguma dúvida minha, pode deixar pra os veteranos responderem caso julguem necessário. Ok. Boa sorte!

fconde77
Veterano
# ago/12 · Editado por: fconde77
· votar

Para o tópico não fugir do assunto vou esclarecer o mau entendido por MP.

Synyster
Veterano
# ago/12 · Editado por: Synyster
· votar

Bertola

Uma duvida velho .. tenho uma Mlp 100 gostei muito dela mas agora que comprei uma pedaleira ela vem apresentando uns certos chiados quando uso distorção. Ja verifiquei cabo, pedaleira, caixa .. enfim todos os lugares que toco ela fica com esse chiado. Ela tambem faz chiados quando balança o fio que pode ser o jack ... enfim abri a guitarra para ver o jack e vi que só tem um fio indo ao jack que vem da chave seletora ... então achei que nao estaria aterrada .. estou certo ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Felippe Rosa
Cara, tente mudar de encordoamento (marca)...
Pierdjan
Tem menor ruído...
Synyster
Que o "jack" está frouxo e mal aterrado, isso é fato. Ademais, os capts dessa sua guitarra são de baixa qualidade. Seu luthier resolverá isso de forma adequada ao trocar os capts.
Abçs

Synyster
Veterano
# ago/12 · Editado por: Synyster
· votar

Bertola
eu vo levar no luthier nessa sexta-feira que vem para algumas regulagens. Ele concerteza deve ver de cara que ta com problemas de aterramento. Mas só poderei comprar um novo captador no meiado do proximo mês. Será que pelomenos aterrando some um pouco disso ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Synyster
Sim, embora o ideal sería fazer tudo logo, não?!
Abç

Synyster
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola
É sim, mas meu objetivo é uma guitarra superior a ela. Acho que o melhor a fazer mesmo é pegar o dinheiro que vo gastar com ela, vender ela e pegar uma melhor... só que de todo o jeito ela tem que ir no luthier né...
valeu bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Synyster
Cara, "guitarra superior" é muito relativo....
Abç

pedroditz
Veterano
# ago/12
· votar

Pessoal, já que este tópico é tb sobre equipamentos, talvez possam me ajudar: estou querendo estudar guitarra, e aguardo a chegada da minha strato. Entretanto, só tenho um amp que uso no violão, no caso, o ACX 1800 da Behringer. Será que quebra um galho na guitarra? Ele possui dois falantes de 10", mas não tem tweeter.

LucasBKuhn
Veterano
# ago/12
· votar

Uma pergunta aos experts da luthieria (principalmente os que entendem sobre madeira), é seguro torcer o braço da guitarra para fazer efeitos de desafinar? Parece simples e bem pouca coisa, mas pode ter algum dano fazer isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

pedroditz
Apenas "quebra o galho"...
LucasBKuhn
Evite isso....
Abçs

hddigital
Veterano
# ago/12 · Editado por: hddigital
· votar

Mauricio Luiz Bertola blz, boa tarde
sei que existe aqui nesse topico mesmo a mesma pergunta, mas devida tantas paginas vamos dizer assim que nao obtive sucesso achar, bom , comprei uma guitarra SX sst57,e gostaria de troca os captadores dela, usar um captadores melhores que nao perdesse o timbre de strato, gosto de tocar blues, rock, capital, legiao, pink floyd, aquele som da strato estalado, um jogo de captadores que nao sejam caros, porque usarei a guitarra para minhas gravaçoes e sem fim de tocar ao vivo ok, obrigado Mauricio Luiz Bertola pela resposta, fique com deus

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vc fez um review da "condor set" em 2008, após 4 anos que se passaram, vc pegou recentemente alguma condor set? Continuam com a mesma qualidade, superior as epiphone e próximos de uma gibson studio?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

hddigital
www.captadores.com.br
Jeff.gomes
Aquele modelo "Lemon Drop" era um modelo especial. As atuais não são tão boas quanto ela, mas continuam excelentes, e as comparações feitas continuam válidas.
Abçs

Edumiguel
Veterano
# ago/12
· votar

grande Bertola!!

Estou com uma dúvida. Estou estudando a compra de uma gibson q tem pintura fosca, um gothic. em um das guitarras que tenho em vista, o dono é bastante leigo e costuma limpar a gutiarra com lustra móveis. O acabamento fosco já ficou brilhante. Este produto pode comprometer o instrumento? Depois de saber disso confesso que perdi um pouco o interesse pelo mesmo. Estou sendo mto exigente ou realmente é melhor evitar esta compra?

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji