【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# ago/12
· votar


Velvete

Tem em spray, pode ser mais prático
http://fctintas.com.br/Produto-Colorgin-Casa-e-Decoracao-Colorgin-Sela dora-para-Madeira-Incolor-Spray-versao-864-1527.aspx

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Velvete
Sim, mas a madeira tem que estar bem lixada e limpa.
fconde77
Também funciona, mas essa em spray é ideal para passar depois das 1ªs demãos da "normal".
Abçs

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Isso é característica de alto-falantes de 8pol.....
Essa é uma das razões o porque de se preferir falantes de 12pol.


Uhm, entendo. Infelizmente ainda não encontrei um amp de 10 ou 12" (e dentro de meu orçamento) que me agradasse.
Testei o Digitech DG3012 (o sucessor do Maverick), mais não entendi o pq da potencia ser tao baixa. Não sei se o amp da loja estava com algum problema...o fato é que meu amp de 15w fala "bem" mais do que este que testei...e olha que coloquei o volume dele no "talo"- o meu não chego na metade e ja doi o ouvido.

Enfim...estou ainda à procura.

abç

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


E ai galera.....

To com um problema sério =P

Eu uso uma Condor CLP Set Zebrawood, quanto coloco muito drive o som dela embola..... usei outras les paul, Clp1, e Epiphone Std e com mt drive não embolou, eu comprei ela pq curti o som com pouco drive e limpo, mas agora to querendo tocar um coisa com bastante ganho e não ta dando.....

O maior problema é que normalmente poderia pensar, a colocar um seymour d. JB na ponte que resolve, pois o som dela, é mt fechado e o JB é bem agudo, MAS. nao sei se fica a parte somente da captação. .. pois ela é toda em Mogno, mas o tampo dela não é em Maple, e sim em Zebrawood.....

O resultado do som ser bem fechado e ser bem limpo, com muito pouco ganho, é responsavel somente da captação e trocar ela resolve, ou a madeira (zebrawood), tem mt influencia neste história?

fconde77
Veterano
# ago/12 · Editado por: fconde77
· votar


metallicasnake

Isso pode ser apenas impressão, se o ambiente da loja onde testou o amplificador for bem maior que o lugar onde toca com seu amplificador de 15w e 8".
Na loja o som se dissipa pelo ambiente ser bem maior, já com o seu em casa, ou nos lugares em que costuma tocar, o espaço deve ser menor e seu amplificador "enche" o ambiente... Talvez por isso essa sensação que o som ficou baixo.


Jeff.gomes
Cara antes de pensar em partir para a troca de captação, leve sua guitarra a um luthier... pode simplesmente que os captadores estejam muito próximo as cordas.

Quanto a madeira do top ser de Zebrawood essa madeira tem características semelhantes ao Rosewood, ou seja, tende a ter mais "médio e graves"... Mas não conheço bem essa madeira nem essas novas Condor então não dá pra falar se essa camada e grossa o suficiente pra fazer uma diferença significativa no som.

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


fconde77
Valeu, ela tava reguladinha, mas vou falar com um luthier, pedir para dar uma baixada, ver como fica, talvez colocar um outros caps seja legal, ja estava pensando em trocar para melhorar a guitarra... Iria de Jazz e JB, mas o Jazz já é grave, talvez outro caps seja legal dai, tipo o 59" ou outro... pesquisar melhor;.

abraço.,

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar


fconde77
.......Na loja o som se dissipa pelo ambiente ser bem maior, já com o seu em casa, ou nos lugares em que costuma tocar, o espaço deve ser menor e seu amplificador "enche" o ambiente... Talvez por isso essa sensação que o som ficou baixo.

Pensei q poderia ser isso tbm. Mas ja toquei com o meu amp aqui no quintal de casa (local aberto) e deu de boa, o volume não chegou nem no 4!!! Ja testei outros amps em loja e quase que derrubei as coisas das prateleiras (rsrs...exagerei um pouco, mas foi quase isso)...o gerente veio pedir pra abaixar o som (e estava longe do máximo).
Esta loja aonde testei o Digitech 3012 era pequena e apertada...testei um Staner Gt50 (30w e 8") e este falou mais alto que o Digitech (Só que o Staner eu não coloquei no talo e o Digitech, sim!!!).
Bom, fiquei bastante frustrado, pois quando vi o DIgitech ja fui logo querendo comprar, pois não estava achando em lugar nenhum. Mas quando testei......
Acho que o da loja devia estar com algum problema...não justifica um amp com falante de 12" ser tão "fraquinho" (Isto em comparação a outros de 8" ou 10").
E o "único" Maverick (Maverick mesmo!!!) que encontrei estava com defeito no Drive.

abç

Gilbertinho
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

oi vc é luthier?
to com uma dificuldade, lá no começo do forum um cara falo q tava apredendo a mexe numa strato barata eu faço isso com a minha tb só q to com umas dificuldades pra regular

tipo deixei a altura das cordas quase na msm altura e tentei deixar reto os carrinhos...(ta certo?)

no tensor eu nao consigo deixar muito ele reto pq quando tento deixar a ponta do braço reta parece q o meio fica um pouco alta (precisa ser com as cordas afroxadas? ou n tem muita diferença?) e dai vem o mais chato na minha opiniao...

a regulagem de oitavas, q ta ruim pq eu regulo as oitavas normalmente mas ao longo do braço algumas cordas em algumas casas ficam um pouco fora da afinaçao, a pior delas é a corda G q na casa 10,9,8 e 7 nao fica perfeita a afinaçao e eu percebo a diferença e incomoda rs

se vc teve paciencia de ler e falar oq acha, se essa guitarra tem jeito...ou alguma outra pessoa q queira ajudar eu agradeço pq ta difícil. Tentei ser claro espero ter sido

Vlw falo

Gilbertinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gilbertinho
· votar


Mauricio Luiz Bertola
andredraw
regulagem de entonação.


oq é regulagem de entonaçao? é o msm q oitavas?
ja ouvi essa expressao mas pensei q fosse oitavas

edit:

ja pesquisei é a msm coisa, euacho rs

fconde77
Veterano
# ago/12 · Editado por: fconde77
· votar


Gilbertinho
tipo deixei a altura das cordas quase na msm altura e tentei deixar reto os carrinhos...(ta certo?)
Não, os carrinhos ou saddlles acompanham a curvatura do braço, pode usar um gabarito de raio pra ficar perfeito ou ir no "olhometro"

no tensor eu nao consigo deixar muito ele reto pq quando tento deixar a ponta do braço reta parece q o meio fica um pouco alta (precisa ser com as cordas afroxadas? ou n tem muita diferença?) e dai vem o mais chato na minha opiniao...
O tensor é regulado com as cordas afinadas. Como exemplo poso citar que na troca de cordas para um jogo de espessura um nível maior ou menor tem que girar apenas 1/4 de volta. Aconselho a levar a um luthier pra acertar isso... eu regulo as minhas guitarras mas não mexo no tensor.

a regulagem de oitavas, q ta ruim pq eu regulo as oitavas normalmente mas ao longo do braço algumas cordas em algumas casas ficam um pouco fora da afinaçao, a pior delas é a corda G q na casa 10,9,8 e 7 nao fica perfeita a afinaçao e eu percebo a diferença e incomoda rs
As oitavas são reguladas com a guitarra afinada, depois pressionando as cordas no 12º traste vc encontra a mesma nota da corda.

Tudo isso é melhor explicado nesse .PDF
https://skydrive.live.com/?cid=c01f1f438deef1a9&id=C01F1F438DEEF1A9%21 413&Bsrc=Share&Bpub=SDX.SkyDrive

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Voltando a questão que tinha perguntado... pegar uma guitarra que puxa para os graves e colocar uma captação que puxa para os agudos, e um ampli que puxa para médios, isso equilibra o som ou ferra tudo, e o melhor já é pegar um guita com madeira equilibrada e ir se ajustando?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


Gilbertinho
O que vc deve fazer é levar sua guitarra a um luthier profissional...
Jeff.gomes
Cara, cada caso é um caso e só testando para saber.
Abçs

donái nanain
Veterano
# ago/12
· votar


Vou comprar uma tagima Vulcan sábado e pretendo no final do ano trocar a Ponte,vou colocar ou a gotoh ou a Edge III,da pra instalar na Vulcan sem precisar adaptar nada?vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


donái nanain
Cara, embora eu não conheça essa guitarra, acho que ela é bem carinha, portanto, ele deve ter uma ponte tipo FR de qualidade, não?
Abç

BJAofficial
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

olá bertola...
acabo de comprar um amplificador novo.. e sempre fico com um pé atrás com a impedancia...
pode me confirmar aqui rapidinho?
aqui estao as fotos das entradas e saidas dos 2:

Cabinet
Head

é um head marshall jvm 205h e uma caixa marshall 1960A...

pelo meu pouco conhecimento sobre impedancia, tenho que ligar a saida de 1x16ohm na entrada da direita do cabinet.. é isso?
e se por acaso eu quiser ligar numa outra caixa de 8ohm, só pra testar, é só ligar pela saida 1x8ohm, mesmo que ela seja pra stereo?

BJAofficial
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

outra.. tem alguma diferença usar 4ohm ou 16ohm?

Felippe Rosa
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E a minha pergunta ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


BJAofficial
Cara, tá bem claro alí nas saídas do amp. Tu vais colocar a caixa em 4 ohms e ligar na saída correspondente do amp. 16 ohms seria para ligar em estereo, o que não é o caso.
Felippe Rosa
Trocar o parafuso por outro maior. Aproveite para colocar uma espuma embaixo do capt.
Abçs

aensid
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu nivelei a floyd como vi em um tutorial, o braço ta reto, mas ta trastejando, o que eu faço ?

E outra, na minha floyd rose ( original special series, esp ltd mh 401 ) , não da pra dar bend em uma corda, e tocar a outra no mesmo tempo, pois vai desafinar.

Tipo, algo como


E---------------------
B--------12--------
G--------14^------
D--------------------

^= Bend


Quando eu der o bend na corda G, a tensao vai puxar a floyd pra frente e desafinar todas as outras cordas....

E agora ? A floyd ta nivelada, e o braço ta regulado, uso 0.10 afinada em EB...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


aensid
No caso do braço, talvez haja a necessidade de "rebatimenti" de trastes e nivelamento.
Quanto as desafinações, instale mais e mais novas molas.
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# ago/12
· votar


Bertola

Estou dando uma olhada nesses captadores para baixo Fender Jazz Bass Noiseless. Já sei que a ideia deles é pra retirar os chiados e ruidos, mas o que eu perco em termos sonoros usando essas captadores?

Você poderia me dizer se existe algum captador da Malagoli com essa função ou você recomenda os originais da fender?

Obrigado

Gilbertinho
Veterano
# ago/12
· votar


fconde77
vlw a ajuda, sim eu tava fazendo td com a guitarra afinada, e afinando as oitavas assim tb to com esse problema com a corda G e as outras cordas tb um pouco...
nao entendo o meu tensor pq quando parece estar reto dai eu regulo as oitavas e la na casa 10,9... a nota ta um poco fora, talvez é pela meio estar um pouco pra cima (parece q tá), mas o Mauricio Luiz Bertola tem razao to quebrando a cabeça pra tenta faze certo mas naosei oq é...


e sobre os carrinhos tipo vc disse q tem q deixar eles assim : >--< (ignore os negocinhos apontando pra cima) eu tentei deixar assim mas com o cararrinho reto apenas mudando a altura dele... =/ vo compra uma guitarra nova s Deus quizer e leva num luthier mas sou muito teimoso nao consigo para d tenta regula kk af...vlw ai a ajuda


Mauricio Luiz Bertola
Vlw a sugestao!

Gilbertinho
Veterano
# ago/12
· votar


fconde77

ossa fico bem da hora deixar o carrinho desse jeito fico com a msm distancia em tds as cordas do traste e o Mizao deu pra oitava agora pq ja tava apertado no max antes...


mas ainda to com o problema da guitarra estar afinada nas oitavas mas acilar muito em algumas regioes do braço..mas vlw

Gilbertinho
Veterano
# ago/12
· votar


só mais uma duvida só...

é preciso fazer a regulagem de oitavas com a guitarra deitada?

pq ja vi em muitos videos tds faziam assim... é q tenho preguiça d faze assim mas se for preciso eu faço

aensid
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas se eu instalo, eu tenho uma strato aqui sem uso, eu ja tentei isso, colocar mais molas, mais ai a tensao da ponte fica maior que a das cordas, e a floyd fica desnivelada.

rafael77
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou querendo ajustar o tensor da minha Epiphone G400 1966... A principio achei q tivesse q usar a chave canhão original da gibson, mas verifiquei q deve ser uma chave allen... Qual a medida exata da chave?

grun
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, sou novo no fórum to com duas dúvidas, comprei minha primeira guitarra há uns 6 meses.

É uma Les Paul da Vintage (V100), quando eu toco a corda Mi o som sai "arranhando"/"raspanado", não tinha notado direito, mas agora tá incomodando, não sei o termo 'técnico' pra isso e nem como resolver no "faça vc msm". O que poderia ser?

Como gostei da Vintage, comprei uma outra, uma Stratocaster V6, porem, comprei pela net e odiei a pintura. Mandei email para uns 4 luthiers mas apenas um retornou, o preço tá entre 400-500 reais, o meu medo é pagar esse valor e ter muita modificação no timbre, pode acontecer isso? Teria alguma indicação para me passar de profissionais de confiança para esse tipo de trabalho?

Desculpa o wall-of-text, mas desde já agradeço

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


EddieVanHalen
A Malagoli não tem esse tipo de capts.
Equivalentes são os DiMarzio DSP.
Gilbertinho
Não.
aensid
Pra isso tem que regular...
rafael77
Compre logo um jogo e experimente...
grun
Isso é trastejamente. Procure seu luthier.
Pintura não muda timbre...
Procure o pessoal da Musikolor.
Abçs

aensid
Veterano
# ago/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

No caso, eu coloco mais molas, e afloxo os 2 parafusos que seguram a chapinha onde as molas ficam presas para compensar a tenção das molas novas ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar


aensid
Sim...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji