【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
metallicasnake
Veterano
# ago/12 · Editado por: metallicasnake
· votar

Ola Bertola

Ja vi alguns relatos que passar esmalte de unha incolor no imã dos caps atrasa a oxidação.

Minha dúvida é quanto a cola de silicone

1) Usar cola silicone (aquela de colar aquário) neste caso, teria algum dano à sonoridade ou ao captador??
2) Ajudaria a adiar a oxidação, já que se usa silicone também para revestir emendas de fios e evitar o contato com o ar??

*Obs: A questão é que estou pensando em comprar os HH777 e gostaria que demorassem de oxidar, ja que moro em cidade litorânea (aí ja viu, neh?!...rs).

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Edumiguel
Cara, acabamento é algo de somenos importância, embora um acabamento mal cuidado rebaixe o preço do instrumento (em caso de venda).
metallicasnake
Cola de silicone é anti-condutora, portanto, não serve para isso.
Abçs

Edumiguel
Veterano
# ago/12
· votar

Valeu Bertola, aqui vai mais uma duvida.

Sempre deixo minha Explorer no case. Como meu quarto eh pequeno, tenho dificuldade para quardar. Qual a melhor posicao pra deixar o case? Posso colocar ele embaixo da cama com a guitarra virada para cima? Colocar em pe emcostado na parede? Colocar em pe na posicao de maleta enconstado no canto? Qual a melhor posicao para eu guardar? E ate q ponto isso influencia? Abraço!

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cola de silicone é anti-condutora, portanto, não serve para isso.

Então devo presumir que não há alternativa contra oxidação nesse caso, ou há algum jeito de, pelo menos, retardar o processo (p.ex. usando esmalte)??

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Edumiguel
Se está em um "case", pode guardar de todas as formas que vc citou.
metallicasnake
Exatamente. Como dizem os paulistas: "desencane" disso, e mantenha sua guitarra limpa.
Abçs

metallicasnake
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Exatamente. Como dizem os paulistas: "desencane" disso, e mantenha sua guitarra limpa.

rs...entendo...esse é um probleminha incomodativo, mas tudo bem.
O que importa é não interferir na tocabilidade e sonoridade.

abç e obrigado pelas dicas.

Pierdjan
Veterano
# ago/12
· votar

sabes me dizer se a blacktop strat da fender hh com floyd tem aquele som de single tipico das outras statos mesmo sem ter single ou eu estou inventando coisa? '-' chega perto pelo menos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Pierdjan
Não. Tem som de Strato com Hb... Nas posições intermediárias chega perto.
Abç

Jorge.Guitar
Veterano
# ago/12
· votar

Ola Bertola, sou novo aqui no Forum, ja mecho um pouquinho com guitarra, so de curiosidade msm, mas como a Minha Cort Kx5 Fr e nova ( comprei pela net ) eu n arrisco, e recentemente troquei as cordas de 0.10 pra 0.11 percebi q a Mizona trasteja um pouco a partir da 10, 12 casa por ai, percebe-se um pouco quando e toco com ela ligada mesmo, sera um pequeno empenamento do Braço? Acho q na prox troca de cordas vou levar a um Luthier, e se for pra levantar a altura so se ficar bem alta pra sair totalmente o trastejamento

Pierdjan
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola

Minha cort x2 toda vez q faço um bend mais forte a corda desafina eu queria saber se isso ocorre devido a qualidade das tarraxas ou da ponte tremolo ou dos dois :) vlw

Jorge.Guitar
Veterano
# ago/12
· votar

Nao sei se devo me intromenter, mas posso adiantar uma resposta pra voce, o Lock nut da sua guitarra ta bem travado? ( sao aqueles 3 parafusinhos q fica no começo do braço ) ponte mal regulada tbm pode causar isso mas acho q nao com essa frequencia de todo bend, os carrinhos da ponte tbm tem q estar bem acoxados para q a corda nao tensione e venha se "soltando" da ponte, eh isso q posso te informar

Mas espere a resposta de um profissional, alias tem bem mais experiencia que eu = D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Jorge.Guitar
Há que se fazer os ajustes necessários (da ponte e do tensor).
Pierdjan
Pode ser um monte de coisas, inclusive molas gastas, "top-lock" mal preso, cordas velhas, etc.
Abçs

Farenrheith
Veterano
# ago/12
· votar

Boa tarde Bertola ^^ Desculpa estar postando isso aqui, mas...

Eu dei uma olhada nessa guitarra cort aqui ( http://www.cortguitars.com/en/product/g210-1 ), entendo pouco de guita, gostaria de saber a sua opinião sobre ela... ( Se puder me informar o preço dela eu fico agradecido, pois não consegui achar loja que informasse... )

E esse cubo meteoro ( http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=14 ), o que acha ?

Meu tipo de música.: Gun's, Metallica, Iron, Ac/Dc, Kiss, Nirvana, Extreme, 14 bis, Red Hot....

Obrigado desde já.!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Farenrheith
Cara, essa Cort aí eu já ví em lojas. Uma guitarra correta. Mas existem outras opções no mercado.
O ampzinho só serve pra estudar mesmo, nada mais.
Abç

Farenrheith
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, essa Cort aí eu já ví em lojas. Uma guitarra correta. Mas existem outras opções no mercado.
O ampzinho só serve pra estudar mesmo, nada mais.
Abç

Bá cara, obrigado pela resposta, não quero um amp pra show e tals SUHHAUHS Até porque sou " intermediário ", não toco tão mal, nem tão bem ^^. E a guita eu gostei dela, e dei uma pesquisada no preço não está muito cara ( +/- 800,00 reais ).

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

Farenrheith
Com pouco mais da metade vc compra uma SX SST 57/62....
E investe num amp melhor ou em uns pedais, ou em aulas como Marcos DeRos...
Abç

musicrock
Veterano
# ago/12 · Editado por: musicrock
· votar

Bertola.

Perdoe-me.Sei que nao é o tópico certo, mas gostaria de saber de voce sobre delay: line 6 ddl4 e o tc eletronic nova delay são totalmente digitais? compensaria usar dois delays da mxr carbon copy?

É mais vantajoso usar pedais: modulações (boss e mxr) e drives (fulltone, mxr, tone bone) ou um rack de modulações tc eletronic G-major e um pre tech 21 Sansamp PSA mais o controlador midi?

Bertola, o que voce me diz dos amplificadores pedrone: pegasus, SLO 3 mod.?

Desde já agradeço a sua atenção e colaboração!
Abraço.

João Pedro Strabelli
Veterano
# ago/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar

Bertola
Dúvida que apareceu depois que li seu post dizendo que amp de baixo pode fazer um bom par com guitarra. Minhas ferramentas de pesquisa, Youtube e falante de notebook antigo dão uma noção do som, mas não ele perfeito. Fiquei curioso em saber as diferenças entre eles. Se você souber, por exemplo, qual é a diferença entre um Bassman com falante de 15 e um Marshall com um de 12, além de frequência mais grave?
É um curiosidade sonora, por assim dizer, sem nada de prático, pois jamais terei um amp desses. Mas de vez em quando eu ficou procurando sons diferentes só para ouvir.
Obrigado

musicrock
Veterano
# ago/12
· votar

Primeiramente boa noite.
Sr. Bertola, tem alguma diferença uma Gibson standard 2001 para as de 2011?

Grato.

fconde77
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola,

Me ofereceram como pagamento de dívida um baixo Ibanez BTB-205, pesquisando o valor de um novo acho que posso pegar esse por um bom preço, mas queria mesmo era saber se é um bom instrumento, principalmente pra quem pretende começar a estudar?

Eliseu_Augusto
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola, eu tava tocando em um lugar grande com meu Meteoro NDR15. ele tava com o volume no máximo. ae do nada o som parou. o amp tava ligado, mas o som não saia ! vi se o problema era no fusivel, mas o fusivel tava intacto. e o amp não tem nem 1 mês de uso ! o falante que deve ter queimado ou pode ter sido outra coisa ?
Abraço

diasleocadio
Veterano
# ago/12
· votar

pô eu tenho uma dúvida e pra muitos pode até ser banal mas minha guita a ponte é trêmulo eu posso colocar floyd rose nela ??

Pierdjan
Veterano
# ago/12
· votar

bertola
numa guitarra fender telecaster o que é que da o som tipico da telecaster?
é somente o single tele ou todo o conjunto?

a proposito estou de olha nessa guitar ai
http://www.fender.com/en-BR/products/classic-series-72-telecaster-cust om

busterchair
Veterano
# ago/12
· votar

Sei que não é o tópico certo, mas preciso de uma indicação para luthier em SP, de preferência nas imediações da Teodoro Sampaio (moro perto).

Preciso arrumar meu violão, nada grave, mas está trastejando bastante nas cordas mais graves e um pouco nas agudas. Faz uns 6 anos que o comprei e só agora está apresentando alguns barulhinhos.

Se possível me mandem um inbox.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

musicrock
Cara, esse Line 6 é excelente...
Quanto ao rack, eu não posso opinar.
Já os amps do Pedrone são muito bons.
Já sobre as Gibsons, dizem que houve uma queda na qualidade de alguns anos pra cá. Isso é relatico, mas um amigo (que tocou comigo) teve uma Studio que era tão boa ou melhor que a Standard que ele comprou depois...
fconde77
Cara, eu não conheço esse baixo não em particular... Mas pra estudar, está muito bom....
Eliseu_Augusto
o falante que pode ter queimado ou pode ter sido outra coisa
Só um técnico habilitado poderá, ao examinar seu amp, responder com exatidão.
diasleocadio
Pode. Mas nem sempre compensa.
Pierdjan
todo o conjunto
Essa guitarra é legal...
Abçs

rockbluesjazz
Veterano
# ago/12
· votar

Prezado Bertola,

Comprei na Guitarfetish um termolo, tipo bisby, especifico para telecasters...Quando instalei, vi que a roller bridge levantou muito as cordas...O que deveria ser feito para as cordas baixarem ? Pela ponte não é possivel...Seria pela regulagem do braço ? Obrigado. Abs.
Link do tremolo :
http://www.guitarfetish.com/Xtrem-Top-Mounte-Vibrato-Roller-Bridge-Com bo-Chrome-Finish-_p_4417.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/12
· votar

rockbluesjazz
Retire o braço e coloque um calço (um pedaço de caixa de fósforos de madeira) no fundo da cavidade e recoloque o braço. Assim vc terá maior angulação.
Abç

rockbluesjazz
Veterano
# ago/12
· votar

Bertola

Muito obrigado.

Abs.

may99ln
Veterano
# ago/12
· votar

vale a pena pagar 1300 numa jackson randy rhoads professional ex japonesa? ano 92

segue o link
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-246783978-jackson-randy-rhoads- ex-japonesa-_JM

Wpotato
Veterano
# ago/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estou querendo comprar uma telecaster, estava pensando numa tagima t505 ou na Walczak GT-500, mas elas tem corpo de cedro e cedro-rosa respectivamente e ambas com braço em marfim, pelo que pesquisei essas madeiras do corpo são mais semelhantes ao mogno do que ao alder e ash, que são madeiras mais características desse modelo de guitarra. Resumindo, telecaster de cedro ou cedro-rosa fica legal? tipo, timbre de tele mesmo, com o estalado e agudo desse modelo, tenho intenção de usá-la para timbres mais blues.
Vc poderia me indicar alguma outra guitarra modelo telecaster no valor de até 1000 reais?

Agradeço desde já

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji